terça-feira, 17 de dezembro de 2013

São Paulo > De 23 de dezembro a 18 de fevereiro, a artista Nair Kremer apresenta, na Hebraica, a exposição "Territórios Afetivos"

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, 



Territórios Afetivos, de Nair Kremer

Nair Kremer inaugura Territórios Afetivos na Galeria de Arte “A Hebraica”, com curadoria de Berta Waldmam. A artista, arte-educadora e arte-terapeuta exibe séries compostas por diferentes suportes e técnicas, como desenhos, pinturas, serigrafias, gravuras e instalações, fazendo uma homenagem à Clarisse Lispector.

Em Territórios Afetivos, Nair pauta-se em títulos de livros da escritora, redimensionando imagens em diversas composições, conforme os espaços e suportes utilizados. Assim, “A paixão segundo G. H.” é colocada como um quebra-cabeça; “Água-viva”, em serigrafias sobre jornal; “A Descoberta do Mundo”, são serigrafias sobre papel couchet, trabalhadas com tinta acrílica; “Perto do Coração Selvagem”, gravuras; “O Ovo e a Galinha”, serão estruturas arquitetônicas em madeira; “Laços de Família”, pinturas a óleo; “A Hora da Estrela”, composições e fotomontagens.

Um paralelo entre a artista e a escritora pode ser traçado a partir do processo de criação em que ambas se baseiam, pois a construção da obra se faz por acréscimo, ou seja, fragmentos migratórios retirados de seu lugar de origem, reinstalam-se na composição de novos objetos textuais e plásticos, os quais esperam ser re-significados. “Esses diálogos em diferentes direções favorecem os efeitos circulares, as vozes em eco, que assombram tanto a ficção de Clarice quanto a obra plástica de Nair.”, comenta Berta Waldmam.


SERVIÇO
Exposição                 Nair Kremer – Territórios Afetivos
Curadoria                  Berta Waldmam
Abertura                    21 de dezembro de 2013, sábado, das 12 às 15h
Período                       de 23 de dezembro a 18 de fevereiro de 2014
Local                          Galeria de Arte “A Hebraica” – http://www.hebraica.org.br
Rua Hungria, 1.000, Jardim Paulistano – São Paulo, SP
Tel: (11) 3818-8810
Horário                        de terça-feira a domingo, das 8 às 20h
Técnica                      desenhos, pinturas, serigrafias, gravuras e instalações
Nº de obras                Aproximadamente 40
Dimensões                 30 x 20cm a 1,80 x 70 x 50cm
Preço                          R$900,00 a R$35.000,00




Ass. Imprensa           - Balady Comunicação – Silvia Balady/Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br

A Artista
Nair Kremer é artista, arte-educadora e arte-terapeuta, autora de dois livros: Deslocamentos – arte-educação na periferia de São Paulo (Edusp, 2003); e Nair Kremer - registro de sua trajetória artística, publicado pela Telefonica/Via Impressa, em 2009. Com a série de homenagens a autores que vem desenvolvendo desde 1996, entre eles, Paul Celan, Walter Benjamin e Clarice Lispector, participou de intervenções urbanas no Brasil e no exterior. Recentemente foi curadora da exposição Contrapontos, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (2012) e realizou a intervenção Between Past and Future – Remembering/Forgetting, em, Anhalter Bahnhof, Berlim (2013). Realizou palestra e workshop no Congresso Internacional em homenagem a Janusz Korczak, em Amsterdam (2013).

A galeria

A Galeria de Arte “A Hebraica” faz parte do roteiro de galerias de arte contemporânea de São Paulo. Seu objetivo é principalmente cultural, tornando-se ponto de referência para os associados do Clube A Hebraica que se interessam pelo cenário artístico. As exposições visam dar um panorama geral da arte atual e propõe-se a dar oportunidade a novos valores, assim como apresenta artistas já consagrados e aqueles que já fazem parte da historia da arte brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.