segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

São Paulo > Até 14 de dezembro, a exposição "Pés & Livros", de Juliano Lopes, na Galeria Arte Aplicada

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, 



A galeria Arte Aplicada abre a mostra Pés & Livros, do artista plástico gaúcho Juliano Lopes, com curadoria de Sabina de Libman. Composta por uma série inédita de 18 obras, entre desenhos e pinturas sobre tela e livros antigos, os trabalhos nos mostram que “os pés” e “os livros” nos levam a todos os lugares, tanto fisicamente como em nosso imaginário.

Nesta nova série, a inspiração de Juliano nos remete a momentos do cotidiano, da contemporaneidade, da vida atual. Com um toque de metalinguagem, Juliano utiliza livros antigos (alguns com mais de cem anos) como suporte para determinadas pinturas. Tais livros foram cuidadosamente pesquisados em busca da perfeita harmonia com os desenhos; todos os textos são de sua escolha pessoal, com conteúdos que se relacionam com a proposta e o conceito da mostra.

Na representação das suas figuras, a base técnica é o desenho em charcoal e grafite, com um cuidado anatômico realista, denso em certas partes e diluído em outras. Quanto às cores, seu critério foi o uso de variações das cores primárias e cores terrosas em tons baixos. Nas manchas da tinta acrílica somam-se às linhas e riscos na construção de uma identidade transitória, mutável e quase sem delimitações, gerando movimento e espontaneidade às obras.

Pés & Livros é a primeira exposição de Juliano Lopes em São Paulo, uma descoberta para o público paulistano que admira a arte tanto de nomes consagrados como de novos talentos. “Criativo, domina com segurança o desenho e a pintura. Fiel ao princípio de que a obra de arte deve ser mágica, se apropria de velhos livros que usa como suporte para seus desenhos. Magia Pura. A Galeria Arte Aplicada tem o prazer de trazer a São Paulo esse promissor artista.”, comenta Sabina de Libman.

Exposição                 Juliano Lopes, Pés & Livros
Curadoria                  Sabina de Libman
Período                       de 2 a 14 de dezembro de 2013.
Local                          Arte Aplicada Galeria de Arte www.arteaplicada.com.br
Rua Haddock Lobo, 1406 – Tel. (11) 3064-4725
Horário                        Segunda a sexta feira, das 10h às 19h. Sábado, das 10h às 14h
Nº de obras                18
Técnica                       desenhos, pinturas sobre telas e sobre livros antigos

Dimensões                 telas - 40x40 cm e 140x100 cm; livros nas caixas de madeira - 60x60 cm

Preço                          de R$ 2.500,00 à R$ 8.500,00


Ass. Imprensa                      Balady Comunicação - Silvia Balady/ Zeca Florentino
                                    Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br


Juliano Lopes
Artista plástico, nascido em Santa Maria / RS, em 1977. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria /RS, vive e trabalha em Porto Alegre. Ganhador de diversos prêmios como 1º lugar na categoria Desenho do VIII Salão Latino Americano de Artes Plásticas do Museu de Arte de Santa Maria/RS (1998), e o Prêmio Incentivo à Criatividade no Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre (2002 e 2006). Tem exposições coletivas e individuais em seu currículo, desde 1997, como as individuais Expressão Emocional-Corporal (2000, Secretaria Municipal da Cultura – Santa Maria/RS), Efêmeros (2004, Câmara Municipal de Porto Alegre/RS), Alados (2008 – Galeria Municipal de Arte Gerd Bornhein – Casa da Cultura de Caxias do Sul/RS; 2008 – Centro Cultural CEEE Érico Verissimo – Porto Alegre/RS; 2009 – Art at Art – Florense Goethe – Porto Alegre/RS); e Pés & Livros (2013, Galeria Escritório de Arte – Porto Alegre/RS).


A galeria

No mercado há mais de quatro décadas, a galeria Arte Aplicada tem como principal foco a diversidade. “É nisso que a galeria acredita desde a sua inauguração”, diz a marchande Sabina de Libman a respeito de seu espaço, onde trabalha com os mais variados suportes: pintura, desenho, fotografia e escultura, entre outros, sempre primando pela qualidade técnica e criativa na arte. A galeria marcou o início da carreira de artistas hoje renomados, como Guto Lacaz e Palatnik, entre muitos, e também do argentino León Ferrari no Brasil, e mantém ainda olhos abertos para o futuro, apostando sempre em novos nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.