terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Rio de Janeiro > No dia 19, o Instituto MESA lança o primeiro número da revista digital MESA > Publicação contemplada pelo Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, c
lique em http://is.gd/PQIvZ3



O Instituto MESA (organização sem fins lucrativos) – dedicado a pesquisas, projetos e publicações transdisciplinares, que realizam e aprofundam os encontros entre arte, cultura e sociedade –, vai lançar o primeiro número da Revista MESA – uma publicação inteiramente digital –, no dia 19 de dezembro (quinta-feira), às 19h, no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica. Esta é a primeira de quatro edições, contempladas por recursos do Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010 (Funarte/MinC).

O lançamento incluirá uma breve apresentação desta 1ª edição seguida por uma conversa com alguns contribuidores e colaboradores: a critica Tânia Rivera, o artista José Rufino, e o curador/diretor do Museu de Arte Contemporânea, Luiz Guilherme Vergara, entre outros.


A Revista MESA é um periódico bilíngue (português e inglês), publicado semestralmente pelo Instituto MESA, que objetiva tornar visível a complexidade das interações públicas da produção artística contemporânea com a sociedade e explorar as mudanças éticas e estéticas que embasam as práticas sociais, atravessando os campos de arte, curadoria e educação em seus distintos formatos. Com artigos críticos, "think piece" contribuições, estudos de caso nacionais e internacionais, vídeos, entrevistas e ensaios fotográficos, a publicação pretende apresentar as reflexões criticas sobre arte e sociedade, baseando-se em experiências dos profissionais atuantes neste campo complexo – artistas, curadores, educadores, pesquisadores e ativistas –, bem como em pesquisas a partir de uma ampla gama de disciplinas – história da arte, estudos latino-americanos, museologia, educação, antropologia, sociologia, geografia e filosofia. Com uma circulação nacional e internacional, MESA busca um diálogo entre as práticas críticas e criativas em seus distintos contextos, formatos e situações.

A revista nasce com uma personalidade própria, singular no campo editorial da arte contemporânea. Jessica Gogan (curadora e educadora independente baseada nos EUA e no Brasil, e Diretora do Instituto MESA) e Luiz Guilherme Vergara (Curador- Diretor do MAC de Niterói, professor adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (RJ), e co-fundador do Instituto MESA) integram perspectivas profissionais diversas reunindo situações e contextos da arte contemporânea com experiências críticas nacionais e internacionais. Assim, A Revista MESA tem como ênfase um olhar sobre os territórios de processos, onde as práticas criticas são pautadas não pela distância, mas pela proximidade, pela escuta, pela observação e pelo cuidado que garantem a cumplicidade e testemunho como porosidades relacionais e éticas.

Nesta edição inaugural, os curadores internacionais Claudia Zeiske e Nuno Sacramento exploram estas práticas artísticas e curatoriais em contextos rurais e na potência de arte na produção de um novo comum.  Um artigo sobre o processo colaborativo entre o artista Brasileiro José Rufino e pacientes com a doença de Alzheimers – que fez parte de uma residência e exposição no Museu Andy Warhol nos EUA – mostra também as possibilidades críticas e criativas inauguradas em novas proximidades entre artistas e públicos. Tania Rivera (crítica e pesquisadora) foi convidada para explorar esta “proximidade” e contribuir em um ensaio sobre a responsabilidade da contaminação poética e a ressonância transformadora da arte sobre o indivíduo, a sociedade e o mundo.

Também contribuíram e colaboraram com este primeiro número os artistas/educadores – Anita Sobar, Bernardo Zabalaga e Bianca Bernardo – e a pesquisadora Virginia Kastrup, com ensaios sobre experiências com públicos diferentes e a obra oBichoSusPensoNaPaisaGen, 2012, do Ernesto Neto. O pesquisador Leonardo Guelman apresenta um ensaio fotográfico do mundo religioso e popular nordestino. Além disso, está incluído dois vídeos: um deles apresenta a entrevista com diretor de Observatório de Favelas, Jailson de Souza e Silva, e o outro mostra uma seleção editada de entrevistas com artistas, curadores, educadores e participantes na 8ª Bienal do Mercosul.
“Presenciamos nas últimas décadas o que vem sendo chamado por críticos europeus e americanos de ‘viradas’, sejam etnográficas, sociais e educacionais, mas que diretamente conduzem a uma busca para novas formas de critica fora dos valores do mercado e também novas convergências entre práticas artísticas, curatoriais e pedagógicas. Mas, talvez, seja menos a questão de uma virada específica, que poderia implicar uma certeza com relação ao seu direcionamento, e mais um indicativo de estado de mudança e questionamentos contínuos que subvertem os papéis e valores dos territórios e práticas de produção e recepção dos sentidos públicos da arte. Esperamos que o próprio papel da Revista MESA seja também um território desta prática crítica, criativa e dispersiva”, finaliza Jessica Gogan.

Créditos:
Revista MESA
Editores
Jessica Gogan
Luiz Guilherme Vergara
Coordenação geral
Jessica Gogan
Produção Executiva
Sabrina Curi

Assistente Editorial
Taisa Moreno
Site Design
Monocromo

1ª edição: Territórios e Práticas em Processo

Editorial
Jessica Gogan
Luiz Guilherme Vergara

Think Piece
Tânia Rivera
“A arte, no mundo”

Estudos de caso (Nacional)

8ª Bienal do Mercusol
Ensaio
Jessica Gogan e Luiz Guilherme Vergara     
“Uma coleta de múltiplas vozes: a pedagogia no campo ampliado na 8ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil”

Vídeo
“A coleta de múltiplas vozes: Encontros com 8ª Bienal do Mercusol”

Encontros com a obra do Ernesto Neto oBichoSusPensoNaPaisaGen, 2012

Ensaios
Anita Sobar
“O Pescador de Pérolas”

Bernardo Zabalaga
“O Corpo do encontro”

Bianca Bernardo
“O Corpo de memórias: vínculos afetivos tramados no tempo quando estamos juntos. Papel Pinel visita Bicho Suspenso na Paisagem”

Virgínia Kastrup
“Devires e acessibilidade estética numa visita com cegos e videntes”


Estudos de caso (Internacional)

Deveron Arts
Claudia Zeiske
“A cidade é o espaço: arte, comunidade e lugar”
Scottish Sculpture Workshop
Nuno Sacramento
“Makers’ Meal e a produção do novo common”

Artigo
Jessica Gogan
Curare: José Rufino, Manchas de Esquecimento: Arte, resistência e a pratica da memória”

Ensaio fotográfico
Leonardo Guelman
“O universo singular da Casa de Milagres”

Vídeo Entrevista
“O legítimo Novo Carioca” com Jailson de Souza e Silva

Realização
FUNARTE

Projeto foi contemplado com o Prêmio Procultura de Estímulo as Artes Visuais 2010




Serviço:
Lançamento da revista digital MESA
Dia 19 de dezembro (quinta), às 19h
Centro Municipal de Arte Helio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68 – Centro
Informações: (21) 2242-1012/ 2232-4213/ http://www.facebook.com/CMA.HelioOiticica
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.