segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Niteroi > RJ > Cybèle Varela expõe no Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, 
clique em http://is.gd/PQIvZ3


Cybèle Varela expõe no MAC de Niterói
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC de Niterói) inaugura a exposição “Cybèle Varela – espaços simultâneos: 2009 - 2013”, no dia 7 de dezembro de 2013, às 17h, com curadoria de Guilherme Bueno e da artista. O público vai poder ver 12 pinturas, 3 vídeos (“Travel”, “Transfer” e “N.C.G. 88’s birth”) e uma instalação composta de 17 fotografias sobre metacrilato (intitulada “De tudo e muito mais”). Na ocasião, às 16h, será lançado o catálogo da mostra com textos em português e em inglês de Luiz Guilherme Vergara, Guilherme Bueno e Lisbeth Rebollo Gonçalves.
A exposição se desenvolve em torno de um tema bem característico do universo narrativo da artista que, nas palavras de Guilherme Bueno, “é o de converter seus motivos em paisagens oníricas”. Nos trabalhos da série Transferência, um personagem é protagonista de uma viagem por diversas paisagens em mundos terrestres e imaginários. Nestas transferências pelo espaço pictórico, a artista nos propõe atravessar diversos momentos simbólicos e efêmeros da vida.
Na série Onda de Hokusai, inspirada na célebre Grande Onda de Kanagawa, do artista japonês Katsushika Hokusai (1760-1840), a artista reinterpreta este motivo visual icônico. Preocupações ecológicas, espaços novos e mundos paralelos, reflexões cósmicas são tratados com cores fortes e vibrantes que se unem às imagens e criam um novo significado entre o real e o imaginário.
Esclarece Cybèle: “’Espaços simultâneos’ é uma exposição que, em parte, surge a partir da obra ‘A Grande Onda’, do artista japonês Hokusai. Na história da arte sempre houve interesse em revisitar obras de artistas de outras épocas onde se considera a coexistência de elementos humanos e naturais. As águas trazem e levam memórias, tempos transparentes e diversos, onde o dia a dia se cruza com outras realidades”.


Na instalação fotográfica “De tudo e muito mais”, a artista nos propõe um passeio em uma floresta, entre o por e o nascer do Sol. “Trata-se de uma viagem pela noite, onde as estrelas, flores e objetos criam sonhos, sonhos que se entrelaçam e que duram enquanto o Sol não desponta no horizonte. Há sempre uma parte desconhecida de nossos sentidos que atravessa o território de nosso cotidiano”, explica a artista.
Em relação aos vídeos, eles abrangem todas estas ideias. “A imagem pode ser apresentada em movimento (vídeo) ou de maneira estática (pintura, fotografia, objetos e outros). Mesmo assim, não deixa de ser uma imagem e o interesse em volta do qual se desenvolve minha pesquisa”, diz.
Segundo Guilherme Vergara, os trabalhos que Cybèle reuniu para essa mostra “podem ser vistos como um portal de entrada para uma transferência por imagens a uma visão de mundo da artista que atravessa ou entrelaça vários sistemas de conhecimento e crença”. Já Lisbeth Rebollo Gonçalves considera que, em seus últimos trabalhos, Cybèle “consolida um caminho em que o mundo simbólico cumpre papel determinante no pensamento plástico. O espectador é levado a uma aventura cósmica, movimentando-se entre imagens que flutuam no espaço”.
A produção artística de Cybèle Varela apresenta, em suas cinco décadas, um traço comum: o de converter seus motivos em paisagens que misturam o real e o imaginário. A artista faz uso de suportes diversos para expressar o mesmo tema, as mesmas ideias.
A artista atua nas artes plásticas desde a década de 60 não só no Brasil como também no exterior. É multidisciplinar (pinturas, vídeos, fotografias, fotos digitais e objetos) com várias exposições individuais e coletivas no Brasil, incluindo três participações na Bienal de São Paulo e exposições em vários países europeus e nos USA. Sua obra está presente em inúmeras coleções públicas e privadas de relevo, no Brasil (MAC-USP, MASP, MAC de Niterói, Belas Artes do Rio e MAM-Rio e de São Paulo, coleção João Sattamini e Gilberto Chateaubriand, entre outros) e em outros países, incluindo França (tal como no Centre Georges Pompidou), Suíça (Museu de Belas Artes de Lausanne) e USA (Art Museum of the Américas, Washington D.C.).

Site da exposiçao: www.espacossimultaneos.com  
Site da artista: www.cybelevarela.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.