segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Brasília > Até 8 de janeiro, no Palácio do Planalto, a exposição "Assis Horta – A Democratização do Retrato Fotográfico através da CLT"

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



Assis Horta – A Democratização do
Retrato Fotográfico através da CLT


Palácio do Planalto, Brasília
[Foyer]
Exposição: 3 de dezembro de 2013 a 8 de janeiro de 2014
Pesquisa e curadoria: Guilherme Horta
Fotografias: Assis Horta
Expografia: Flávio Vignolli
Coordenação executiva: Sérgio Rodrigo Reis
Produção: Studio Anta Impressão e Comércio de Arte Ltda
Projeto contemplado pelo XII Prêmio Marc Ferrez
de Fotografia da FUNARTE 2012
Realização: IBRAM e Governo Federal
Patrocínio: SESI/FIEMG
Entrada franca


No dia 2 de dezembro de 2013, data do aniversário de D.Pedro II, primeiro brasileiro fotografado no país, será inaugurada, para convidados, e no dia seguinte para o público, a exposição “Assis Horta – A Democratização do Retrato Fotográfico através da CLT”, no Palácio do Planalto, em Brasília. Com curadoria do fotógrafo e designer Guilherme Horta, a mostra reúne cerca de 200 retratos de trabalhadores feitos pelo fotógrafo Assis Horta, entre as décadas de 1940 e 1970, para atender à exigência da recém-criada carteira de trabalho. As fotos foram feitas no estúdio que Assis Horta, hoje com 95 anos, mantinha em Diamantina, Minas Gerais. A exposição, contemplada pelo XII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Funarte/2012, na categoria de Reflexão Crítica sobre Fotografia, foi apresentada de maio a junho deste ano no Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG, em Ouro Preto, Minas.

A exposição resgata a história do país e marca os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituída pelo presidente Getúlio Vargas em 1° de maio de 1943, que gerou o novo documento, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, que exigia fotografia em formato 3x4 de seu usuário. Por conta disso, milhares de pessoas que nunca haviam sido fotografadas tiveram pela primeira vez o seu próprio retrato.

A fotografia, até então, era um luxo disponível apenas para a burguesia. As fotos para a carteira de trabalho possuíam uma placa indicando a data em que foi feita, uma obrigatoriedade. Os trabalhadores fotografados por Assis Horta são representantes do momento que era vivido em todo o país. Após a fotografia obrigatória, muitos cidadãos de Diamantina voltaram ao estúdio de Assis Horta com o intuito de possuir outros retratos. Assim, na exposição, há fotos não só dos trabalhadores, mas também de suas famílias. Neste período, o retrato fotográfico começou a ser democratizado, e todos começam a entender o seu verdadeiro valor. “O retrato entra na vida do trabalhador, realiza sonhos, dignifica, atenua a saudade, eterniza esse ser humano, mostra a sua face”, ressalta o curador. “Fascinante reconhecer o gene do nosso povo através de um fotógrafo com rara sensibilidade para a execução do retrato. A coleção Assis Horta com os portraits desses primeiros operários legalmente registrados é uma pérola na história brasileira”, afirma o curador Guilherme Horta.

A exposição promove uma democracia através da fotografia, fazendo com que esses trabalhadores da década de 1940 “entrem” no Palácio do Planalto através de seus retratos. O convite para a exposição em Brasília veio da Presidenta da República, Dilma Rousseff, e enfatiza o momento democrático vivido no país. O curador ressalta a importância de a exposição ser apresentada neste local: “O convite para expor no Palácio do Planalto em Brasília é um fato marcante na história do país. É uma legítima demonstração da democracia brasileira através da fotografia”, diz Guilherme Horta.

ESTÚDIO FOTOGRÁFICO
Na mostra, além das fotografias, será apresentada uma instalação onde será reproduzido um estúdio fotográfico de época. Haverá uma cadeira de palhinha, um tapete arraiolo e ao fundo uma grande foto de Assis Horta, medindo 230cm x 320cm. A exposição terá, ainda, uma vitrine onde estarão caixas de filmes antigos, envelopes de pedido de fotos de Assis Horta, retratos 3x4, carteiras de trabalho, entre outras relíquias.

A proposta do projeto expográfico é interagir com a arquitetura do Palácio do Planalto. Para isso, a exposição convida o visitante a passear pelo ambiente descobrindo os detalhes da exposição.

O encerramento da exposição será no dia 08 de janeiro de 2014, quando se comemora o dia nacional do fotógrafo, por ser a data em que chegou o primeiro daguerreótipo ao Brasil, em 1840, quatro meses após o registro do invento da fotografia.

Serviço: Assis Horta: A Democratização do Retrato Fotográfico através da CLT
Abertura: 02 de dezembro de 2013, às 18h
Exposição: 03 de dezembro de 2013 a 8 de janeiro de 2014
Palácio do Planalto, Brasília
Foyer
Praça dos Três Poderes, Brasília - DF
Telefone: (61) 3411.1221
De segunda a sexta, das 9h às 18h. Domingos, das 9h30 às 14h.
Não funciona nos feriados.
Entrada franca


Mais informações: CW&A Comunicação
                               Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos Noronha
                               21 2286.7926 e 3285.8687

                               claudia@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br / marcos@cwea.com.br





_____________________________



 O operário conhece a câmera nas fotografias 3x4.




Após a Consolidação das Leis do Trabalho (C.L.T.) em 1° de maio de 1943, milhares de trabalhadores sentaram diante de uma câmera fotográfica, provavelmente pela primeira vez, para regularizar o seu registro profissional (art 13.) e aplicar o seu retrato 3x4 na C.T.P.S.- Carteira de Trabalho e Previdência Social (art. 16).

A fotografia, que até então se destinava a retratar a sociedade burguesa, começa a ser descoberta pela classe operária.

O Retrato entra na vida do trabalhador: realiza sonhos, dignifica, atenua a saudade, eterniza esse ser humano, mostra a sua face.

Assis Horta, fotógrafo, hoje com 95 anos, manteve estúdio fotográfico em Diamantina, Minas Gerais, entre as décadas de 40 e 70 registrando, em chapas de vidro, praticamente toda a sociedade diamantinense da época. Seu acervo fotográfico da classe operária brasileira, representa um CORTE nessa nova possibilidade da fotografia no Brasil e é o objeto da pesquisa vencedora do XII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Funarte.

Fascinante reconhecer o gene do nosso povo através de um fotógrafo com rara sensibilidade para a execução do Retrato. A Coleção Assis Horta com os “portraits” desses primeiros operários legalmente registrados, é uma pérola na história brasileira.

O convite para expor no Palácio do Planalto em Brasília-DF é um fato marcante na história do país. É uma legítima demonstração da democracia brasileira através da fotografia. Meus sinceros agradecimentos ao Presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, que teve a sensibilidade de reconhecer a importância da obra e projetá-la para o centro do poder nacional.

Guilherme Horta
curador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.