quinta-feira, 26 de setembro de 2013

São Paulo > Galeria Paralelo expõe ALTER/NATIVAS, da artista plástica brasileira radicada em Nova Iorque Sylvia Martins.

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil






A Paralelo expõe ALTER/NATIVAS, da artista plástica brasileira radicada em Nova Iorque Sylvia Martins. Com curadoria de Sergio Zobaran, 14 trabalhos traduzem uma nova etapa no processo criativo da artista, a qual experimenta novas técnicas e desdobramentos baseados no próprio ato de pintar. 

Nesta série inédita, Sylvia Martins parte de um vazio tão intenso que o considera angustiante e, por meio de uma forte energia criativa, insere alguma informação aleatória sobre a tela em branco, como uma simples rajada de tinta, que ao escorrer cria certa textura. A partir de então, o gotejar de cor sobre cor resulta em camadas; A pintura começa a tomar forma, outras cores são introduzidas e um novo elemento surge para dar efeito de oxidação à tela: glitter. Na concepção de Sergio Zobaran, curador da mostra: “Tinta sobre tinta. E um quê de ouro, de brilho seco que transparece, mas nunca pretende dominar a tela. Um glitter que oxida, produz luminosidade, traz coerência.

Intimamente ligado ao momento presente em que Sylvia se encontra, a idéia da artista não é propor um tema específico. Em suas próprias palavras: “A natureza discursiva da minha pintura quer ser descoberta sem ser traduzida. Na maioria das telas, acho que transmito uma impressão visual de cascatas de cores. Faço uma espécie de narrativa não linear, onde cada tela tem linguagem própria. Vou do ‘very abstract’ até um figurativo sutil, porém elas (as telas) dialogam entre si.

Desprendido de modas, tendências, escolas e discursos de ocasião, o trabalho de Sylvia Martins explora abstrações e, em alguns momentos, delicados elementos alegóricos, evocando imagens da natureza e formas orgânicas. Em ALTER/NATIVAS, a artista busca alternativas para sua nova obra – tanto no momento de concebê-la quanto em sua exposição. Ou seja, as alternativas fazem referência tanto à técnica na criação das pinturas quanto à possibilidade do observador enxergar, em formas abstratas, o que seu subconsciente lhe sugere.
   

SERVIÇO
Exposição: Sylvia Martins - ALTER/NATIVAS
Curadoria: Sergio Zobaran
Coordenação: Andrea Rehder e Flávia Marujo
Abertura: 2 de outubro de 2013, quarta-feira, às 19h
Período: de 3 de outubro a 9 de novembro de 2013
Local: Paralelowww.paralelogaleria.com
Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros – São Paulo, SP
Tel: (11) 2495-6876
Horário: segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 11h às 17h

---
Zeca - Balady Comunicação
Tel.: 11-3814.3382

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.