segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Rio de Janeiro > Noite tripla na EAV Parque Lage: lançamentos da revista digital Portfolio, do livro “Narrativas ficcionais de Tunga” e da exposição de alunos da EAV 2013

Regina Pereto - Esculturas

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage – espaço da Secretaria de Estado de Cultura – preparou uma noite de eventos especiais para o dia 6 de setembro, sexta-feira. Na programação, lançamentos do segundo número da revista digital “Portfolio”, do livro “Narrativas ficcionais de Tunga” e a exposição coletiva de alunos da EAV.
- Lançamento da revista Digital “Portfolio” (edição da jornalista e professora Marília Martins), às 19h – Trata-se da primeira publicação de artes visuais para tablets, inteiramente multimídia e multitoque. Com mais de 80 páginas de textos, cinco videogalerias, seis vídeos especiais, incluindo a capa, assinada por Tina Velho, além de fotos e arquivos sonoros, a "Portfolio" continua a permitir aos seus leitores download inteiramente gratuito de todo o seu conteúdo, disponível tanto em tablets que rodam no sistema operacional Android (como Galaxy), como no sistema iOS (caso do iPad). Sua produção mobilizou um grupo de professores e profissionais de jornalismo e design, liderados pela diretora da EAV, Claudia Saldanha. A iniciativa teve o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, que tem à frente Adriana Rattes. A publicação da EAV conta também com um conselho editorial composto em parte por professores da EAV e em parte por pesquisadores e críticos de arte convidados, vindos de outras instituições de ensino e pesquisa. Entre eles, Anna Bella Geiger, Glória Ferreira, Charles Watson, Ricardo Basbaum, Ângela Leite Lopes, Flora Sussekind, Carlos Alberto Mattos, Lilian Zaremba.

A pauta da revista contempla todas as artes visuais, da pintura à gravura, da instalação à performance, passando pelo cinema, teatro, prosa e poesia visuais, experimentos sonoros multimídia. Nas páginas desta edição, há uma visita guiada pelos curadores Eugenio Valdes e Bia Jabor, num passeio pelas salas de exposição da Casa Daros, o primeiro centro inteiramente dedicado à arte latino-americana. Os planos para a reforma da EAV e do Parque Lage, sob o patrocínio do Itau Cultural, merecem um espaço nobre na seção Panorama. As conversas entre críticos e artistas continuam a ser marca da revista, desta vez no encontro entre Arthur Omar e Liliam Zaremba, ou entre Antonio Dias e Paulo Sérgio Duarte ou, ainda, entre Carlos Alberto Mattos com o cineasta Eduardo Escorel, que comenta também o making off do seu filme mais recente, "Paulo Moura - Alma Brasileira". 

Nas páginas da seção Galeria estão artistas como Rosana Ricalde, Cristina Iglesias e Marcos Cardoso. Os happenings do coletivo Opavivará pedem passagem com um vídeo e um texto de Moacir dos Anjos. A diretora e a principal atriz  de uma das mais influentes companhia de teatro off-Broadway, The Wooster Group, fazem um balanço dos seus mais de 40 anos de trabalho cênico. Os vídeos transversais de Marcia X estão disponíveis na revista e são comentados num texto de Claudia Saldanha. 
Tem também ensaios sobre o teatro de Jefferson Miranda e sobre o cinema de Alain Resnais. Este último assinado por Marie Jose Mondzain, diretora do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris. As páginas da revista  permitem acesso a dois vídeos de Jefferson Miranda e ao primeiro filme de Alain Resnais. Há, ainda, trabalhos em vídeo de Tina Velho e Lula Wanderley, ambos temas para entrevistas com os artistas. E, na contracapa, poemas e vinhetas de um dos ícones da poesia marginal brasileira, Zuca Sardan, pseudônimo do poeta e diplomata Carlos Felipe Saldanha, que completa 80 anos em 2013.

- Exposição de alunos da EAV 2013, às 19h – ocupando quatro espaços expositivos da escola – Capela, Galerias 1, 2 e Galeria EAV – esta mostra conta com obras de vinte e três alunos/ artistas (Anitta Boa Vida, Bender Arruda, Betelhem Makonnen, Carol Chediak, Daniel Albuquerque, Daniele Ferreira, Dolly Michailovska, Edna Kauss, Fernanda Terra, Fernando Gonçalves, Gabriela Noujaim, Gustavo Torres, Hugo Correa, Inês Nin, Leo Sales, Leila Bokel, Marcelle Manacés, Marcelo Jácome, Pedro Carneiro, Rafael Medeiros, Regina Pereto, Roberta Paiva, Thomas Jeferson) e com o Coletivo Amorfo, selecionados, a partir de convocatória, pelos professores Guilherme Bueno, Ivair Reinaldim e pelo diretor da EAV no final dos anos 80, Marcus Lontra, por meio de análise de portfólios e currículos. Foram mais de 100 inscritos. Serão cerca de 50 obras entre pinturas, fotografias, esculturas, objetos e instalações, que têm como objetivo apresentar à comunidade a produção recente da EAV Parque Lage e afirmar sua configuração como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea.

- Lançamento do livro “Narrativas ficcionais de Tunga” (autora: Mara Martins/ editora: Apicuri), às 18h, com palestra com a autora – uma adaptação da tese de doutoramento da autora Marta Martins no curso de pós-graduação em Literatura na UFSC, "Entre a Grade e a espiral, narrativas ficcionais de Tunga", defendida em 2005, que aborda a obra ficcional do artista em incursões por textos e formas. Agora, transformada em livro, essas múltiplas e multifacetadas ficções retornam rearranjadas, relidas e revisitadas em tempo pós-acadêmico, e, portanto, com menos premência e mais vagar, com menos preocupação com a erudição e a competência organizatória, e mais disponibilidade para a economia e a operacionalidade nos cortes e nas montagens.

A abordagem sobre as narrativas ficcionais de Tunga contextualiza algumas de suas operações no campo das artes, por meio das complexas problematizações com as quais o artista inscreve sua vertiginosa obra, desde o final da década de 1970 até o início do século xxi. Ao longo do século xx, as artes visuais, com suas marchas e contramarchas, mudanças e dinâmicas impostas pelo tempo geraram sucessivas ações vanguardistas e terminam por configurar um conceito ampliado de arte, que nos anos 1960 alcançaria sua máxima expressão. É com base nesse contexto que a contribuição da produção de Tunga se torna pertinente.

Trata-se do nono livro da coleção PENSAMENTO EM ARTE, que busca expandir o canal de diálogo e discussão sobre o potencial do pensamento em arte por meio da publicação de textos de artistas, críticos, teóricos e historiadores, oriundos ou não da pesquisa acadêmica. Procura ser uma coleção em que fiquem nítidas a interdisciplinaridade, a excelência, a horizontalidade e a heterogeneidade nas relações entre autores e temas abordados.A coleção PENSAMENTO EM ARTE estabelece um diálogo, tanto com o mundo acadêmico — pesquisadores e estudantes universitários — quanto com o público interessado em arte, proporcionando aos leitores acesso a amplo e diversificado material para debate e reflexão.


Horário de visitação da exposição, que fica em cartaz até 20 de outubro:
Visitação: Galerias – diariamente, das 9h às 17h/ Capelinha – diariamente, das 10h às 17h
 Entrada gratuita
A Escola de Artes Visuais fica na rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Mais informações: 3257-1800 ou www.eavparquelage.rj.gov.br


Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.