segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Rio de Janeiro > Duas mostras na EAV Parque Lage: “Espelho seu”, de Ricardo Becker, e “O som do mundo – arte sonora”, dos alunos do artista Floriano Romano


No dia 16 de agosto (sexta), às 19h, duas exposições serão abertas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – espaço da Secretaria de Estado de Cultura: “Espelho seu”, do artista Ricardo Becker; e ”O som do mundo – arte sonora”, dos alunos do curso homônimo, ministrado pelo artista sonoro Floriano Romano, na EAV. Esta última fica em cartaz apenas este dia, até as 22h.


Na exposição de Ricardo Becker, uma caixa com materiais reflexivos forma um fluxo de imagens, onde a escultura se apresenta como evento. No salão principal das Cavalariças, uma grande estrutura de madeira com placas de vidro convidam o espectador a entrar. No interior, um chão de espelho forma um fluxo de imagens. O visitante participa da obra como reflexo, em constante alteração, por meio das variações de posição e movimento, não escapando da própria imagem. Essa interação faz com que o espectador hesite entre a observação das imagens refletidas e a percepção de si mesmo. Um efeito de nebulosidade nas imagens no chão e na obra é proporcionado pelo talco, jogado nas paredes. Prolongamentos de madeira formam um visual labiríntico e induzem o espectador a percorrer esse caminho caótico, que se confunde e se integra com a arquitetura do prédio.

O espelho, como superfície refletora, não é ele próprio uma imagem, mas um receptáculo de imagens. Colocar diante dele o vidro é como querer refletir o transparente – um paradoxo. Um terceiro elemento nega ainda mais uma vez a imagem: o talco. O vazio entre as duas superfícies é preenchido por uma névoa imagética.

“O observador, sem o qual nenhuma obra se completa, não escapa da própria imagem nestes trabalhos de Ricardo Becker. Ele participa como reflexo e como aquele que, voluntária ou involuntariamente, enquadra as imagens através de sua posição e do seu movimento. Ele participa com o olhar e, de modo literal, com sua imagem virtual. Mas é subtraído o que a imagem especular tem de duplicata perfeita – e às vezes inclemente. Pelo movimento do corpo, estes trabalhos se expandem no espaço real. Eles são simultaneamente óticos e simbólicos; planares e espaciais – embora extrapolem o quadro sem sinal físico. Eles trafegam entre o diáfano e o extensível.” diz o crítico Fernando Gerheim.

"O espelho é uma prótese que produz uma experiência limiar entre a significação e a percepção. Ele está presente na mitologia grega – Narciso desfaz a própria imagem refletida na superfície do lago ao tocá-la –, na literatura de Borges – 'Os espelhos e as cópulas são terríveis porque multiplicam os seres' (...), e na filosofia de Nietzsche – 'Se queremos ver as coisas no espelho, só vemos o espelho, se queremos ver o espelho, só vemos as coisas nele'. A relação entre o duplo e o um de que esta superfície refletora fala num nível metafórico, pode ser vista ainda na contraditória frase de Rimbaud – 'Eu é um outro', explica Ricardo Becker.


A mostra “O som do mundo – arte sonora” apresenta quatro trabalhos realizados ao longo do curso de mesmo nome, ministrado por Romano, no primeiro semestre de 2013, na EAV. São eles: “Terra em trânsito”, de Sidney Schroeder, que utiliza projeções audiovisuais; “Situação de rua – sonora”, de João de Albuquerque, que representa uma instalação sonora; “Lembrança”, de Thiago Assis, um objeto sonoro; e “Salve o senhor das folhas” – uma interferência sonora –, de Fabio Campos.

As obras vão estar expostas nos arredores do prédio principal do Parque Lage. Um mapa indicando a localização dos trabalhos vai ser fornecido aos visitantes.


Mais sobre os trabalhos de “O som do mundo – arte sonora”
  1. “Terra em trânsito”
Artista: Sidney Schroeder
Técnica: Projeções audiovisuais

Glauber Rocha de volta ao Parque Lage. Do transe ao trânsito. Da palavra ao ritmo. Da razão ao corpo. O que quer a multidão? Como traduzir o desejo? Inspirado pelas manifestações que tomam as ruas do país, a intervenção consiste em uma projeção de vídeo e trabalho sonoro a partir de trechos do filme Terra em Transe de Glauber Rocha.

  1. “Situação de rua – sonora”
Artista: João de Albuquerque
Técnica: Site specific / Instalação sonora

Situação de Rua é uma investigação iniciada em 2011 que propõe criações artísticas poéticossociais multissensoriais, apropriando-se das relações de atrito entre sociedade e moradores em situação de rua. O trabalho apresentado aqui, denominado 'sonora', aborda um momento íntimo específico do cotidiano desses moradores em situação de rua, que se dá exatamente na não-relação entre eles e a sociedade.

  1. “Lembrança”
Autor: Thiago Assis
Técnica: Objeto sonoro.

Neste trabalho, convidados anônimos cantam músicas que os remetem a uma lembrança de sua vida. Por meio da canção, o autor nos conduz a um jogo de memória afetiva entre participantes e expectadores, destacando a voz como potência expressiva e marca individual de cada pessoa. 

  1. “Salve o senhor das folhas”
Artista: Fabio Campos.
Técnica: Site specific / Interferência sonora 

Ossaim recebera de Olodumare o segredo das folhas. Ele detinha todo o conhecimento sobre seus poderes. Umas traziam a sorte, a glória, outras, as doenças e os acidentes. Os outros orixás não tinham poder sobre nenhuma planta, eles dependiam de Ossaim para manter sua saúde ou para o sucesso de suas iniciativas. Mas os ventos sopraram, e tudo mudou de lugar. A floresta é a casa de Ossaim, o seu território por excelência, onde as folhas crescem longe da interferência do homem. É também o território do desconhecido, do invisível. Convido-os a penetrar em sua morada.


Mais sobre os artistas responsáveis por ambas as exposições:
Ricardo Becker – professor da EAV. Diretor de arte em publicidade no RJ e em Lisboa, de 1983 a 1998. Desde os anos 80 participa de exposições destacando-se as individuais Projeto Cisco (Casa de Cultura Laura Alvim, RJ, 2012), Desfazer Imagem (Galerias Eduardo Fernandes – SP-2010) e Novembro(RJ-2007) e Projeto Belvedere (Galeria Novembro - RJ-2005) e as coletivas: Espelhos Reflexos e Reflexões ( Galeria Marilia Razuk – SP – 2008)
 Novas aquisições | Coleção Gilberto Chateaubriand(MAM, RJ, 2004 e 2001) e V Salão MAM-Bahia (1998), em que recebeu o Prêmio Aquisição.

Romano - Artista Sonoro, participou da 7ª Bienal do Mercosul, Grito e Escuta em 2009. Em 2007, produziu a performance com mochila sonora "Falante", premiada no Salão de Abril, Fortaleza. Em 2002, produziu o programa de rádio "Oinusitado", na Rádio Madame Satã, Lapa, um programa de radioarte carioca realizado pelos artistas convidados. Ganhador de diversos prêmios, entre eles, a Bolsa de Estímulo as Artes Visuais da FUNARTE de 2008 e o Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea. É mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ e professor do Instituto de Artes da UERJ.


Exposição “Espelho seu”
Abertura: 16 de agosto de 2013 (sexta)
Visitação: diariamente, das 10h às 17h
Em cartaz até 20 de outubro de 2013
Cavalariças da EAV Parque Lage
Exposição “O Som do mundo – arte sonora”
Dia 16 de agosto de 2013 (sexta), das 19h às 22h
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Mais informações: 3257-1800
www.eavparquelage.rj.gov.br                                                                                                                                                                                                                                        


Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.