quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Rio de Janeiro > Ale Jordão – "Cars Never Die" > Artista transforma lataria de Fuscas e Mini Coopers em objetos de arte-design

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil






MEMO (Mercado Moderno)
Abertura: 3 de setembro de 2013, às 18h
Exposição: 4 a 24 de setembro de 2013
Entrada franca


O Mercado Moderno (MEMO) apresenta a exposição “Ale Jordão – Cars Never Die”, com 16 obras inéditas do artista paulistano, que une artes plásticas e design em seu trabalho. As peças foram feitas a partir da lataria de carros do tipo Fusca e Mini Cooper, transformados em objetos de arte-design, como mesas e cadeiras. Essas obras foram apresentadas nas exposições “Cars Never Die VW”, no Superstudio Piu, em 2012, e " Cars Never Die – VMINI”, na Piazza dei Mercanti, em abril deste ano, ambas em Milão. Para esta exposição no MEMO, foi feita uma seleção das obras mais emblemáticas apresentadas na Itália.

Graduado em Artes Plásticas pela Faap, Ale Jordão já expôs em importantes instituições no Brasil e no exterior, como no MUBE, em São Paulo, em 2002 e 2012, no Grand Pallais, em Paris, em 2009, 2010 e 2012, e na Stroke ArtFair em Munich, este ano.

O número de carros abandonados nas ruas de metrópoles brasileiras tem crescido a cada dia. Ao observar isso, o artista Ale Jordão passou a documentá-los e depois a retirá-los das ruas. “Vou atrás do carro que fotografei ou vi na rua em leilões, levo para a oficina, trabalho calandrando, dobrando, soldando, e o devolvo em forma de mesa ou de cadeira para seu antigo dono”, conta o artista.

Na exposição no MEMO, serão apresentadas “obras de carros adquiridos em ferros velhos ou leilões, mas que se transformaram em um trabalho único em suas formas, texturas e na sua nova utilidade, eternizando a carroceria do carro”, conta.

Todos as obras do artista são peças únicas, já que são feitas manualmente, uma a uma. “Cada amassado é diferente. A finalização da peça é sempre uma surpresa”, afirma o artista.


SOBRE O ARTISTA
Alessandro Jordão nasceu em São Paulo em 1973. Em 2000, criou o estúdio Mãos, onde produziu suas primeiras peças. Em 2001, graduou-se em Artes Plásticas com especialização em grafite e aquarela pela Faap, e estudou na Domus Academy, em Milão, na Itália. A partir de 2002 participou de diversos eventos internacionais de arte e design. Em 2010 incorpora em seu trabalho matérias primas e referências industriais criando o Estúdio Ale Jordão. A partir dessa data inicia sua carreira solo. Recebeu os seguintes prêmios: melhor conceito de arte contemporânea brasileira/ MUBE, em 2002; Prêmio de Arte Contemporânea de Roma/ Guiseppe Selvage, em 2002, e Salone Satellite/ Milão, em 2008. Mias informações sobre o artista: www.alejordao.com.


Serviço: Ale Jordão – Cars never die
MEMO (Mercado Moderno)
Abertura: 3 de setembro de 2013, às 18h
Exposição: 4 a 24 de setembro de 2013
De segunda a sexta, das 10h às 17h. Sábado, das 10h às 13h. 
Entrada franca
Endereço: Rua do Lavradio, 130 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2508.6083


Mais informações: CW&A Comunicação
                               Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos Noronha
                               21 2286.7926 e 3285.8687
                               claudia@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br / marcos@cwea.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.