terça-feira, 27 de agosto de 2013

Joseph Beuys - Res-Pública: conclamação para uma alternativa global Museu de Arte Contemporânea de Niterói – 2 de setembro a 1 de dezembro Equipe Curatorial: Silke Thomas; Rafael Raddi e Luiz Guilherme Vergara

Pitoresco - Principal









Beuys > La rivoluzione siamo Noi  > 1972

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói apresenta, de 2 de setembro a 1 de dezembro de 2013, a exposição “Joseph Beuys - Res-Pública: conclamação para uma alternativa global“, que será uma contribuição especial às comemorações do aniversário do MAC, trazendo do legado de Beuys cinco tópicos importantes e desafiadores de mudança na ordem global contemporânea – Criatividade individual e liberdade; Escultura Social – ensino e educação; Meio Ambiente e Energia; Cura, Xamanismo e Espiritualismo Material e Democracia Direta – Política.  A mostra contará com mais de 100 obras coletadas de todos os estágios criativos do artista.

Este projeto foi concebido pelos curadores Silke Thomas, Claudia Seelmann, Rafael Raddi e Luiz Guilherme Vergara, com a cooperação do Instituto Plano Cultural e da Galerie Thomas Modern. Esta exposição viajará do MAC Niterói para o Museu da República em Brasília, posteriormente para Buenos Aires, e, por último, para o MAMAM, em Recife.

O legado das obras e ideias deste artista alemão (1921-1986) nos alcança hoje como uma convocação para atualizar e resgatar as visões de  Beuys a respeito das  alternativas globais envolvendo os principais pontos críticos da arte, da cultura, da economia, do meio ambiente e da ordem social como horizontes de ação ética para o século XXI,  ainda não conscientes para a  humanidade. Este projeto, portanto, não diz respeito apenas à exibição de objetos, mas inspirados pelas ideias de Beuys, o museu será aberto como um lugar de encontro para um fórum permanente sobre criatividade, educação, democracia direta, consciência ambiental e cura por espiritualidade material e energia.

A abordagem curatorial  desta exposição se volta para 5 temas vitais distintos da arte e da vida de Beuys, que também são de grande significado para o debate local  e global e para os desafios do papel e lugar da arte na sociedade  contemporânea. Além de aparecerem consistentemente como um leitmotiv das obras de Beuys, esses temas são especialmente críticos para a grande mudança política, social e ambiental no Brasil. A arquitetura de Oscar Niemeyer e a especificidade  do local com vista para a Baía de Guanabara enriquecerá e contextualizará o  museu como  “abrigo poético”  e  utopia concreta para acomodar  a  “Res-Pública”  de Beuys. Entre os temas, estão: Criatividade e Liberdade Humanas Tripartidas - Pensamento, sentimento e vontade ("Todo homem é um artista”, "Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a ciência da liberdade"); Plástica Social/Escultura Social - Ensino & Educação (Universidade Internacional Livre), Teoria da Escultura; Defesa della Natura: Natureza – Energia - Meio Ambiente & Energia (“plantamos árvores e as árvores nos plantam“); Cura – Xamanismo - Espiritualismo Material; Democracia Direta – Utopia Concreta (filmes e vídeos de Beuys), colaboração e solidariedade.

A escolha de Joseph Beuys para comemorar os 17 anos do MAC de Niterói foi especialmente focada no legado desse artista para o século XXI, pela relevância e atualidade de suas ideias políticas, ambientais e humanitárias para a missão do nosso museu nesta cidade e no estado do Rio de Janeiro. Beuys é classificado como um dos mais inspiradores e influentes protagonistas do mundo da arte do Século XX, além de ativista ambiental, político, filósofo, educador, terapeuta social revolucionário, defensor de uma harmonia entre cultura e natureza.

Ao mesmo tempo visionário e mentor, sua obra atrai os humanos para a fascinação. A produção multifacetada de Beuys inclui formas tradicionais, tais como: plásticos, pintura e desenho, bem como múltiplas grandes instalações e performances públicas. Suas obras, no entanto, são não apenas de grande importância do ponto de vista artístico, mas também de grande significado social. Ele pregava uma extensão da definição de arte que tivesse a capacidade de mudar a sociedade inteira. Com sua ‘plástica social’, ele elevou cada pessoa à posição de artista e, desse modo, referiu-se à sua energia criativa e artística, que lhe deu a possibilidade de mudar e formar a sociedade independentemente. Consequentemente, Beuys desenvolveu um engajamento político que o fez argumentar a favor da democracia direta e da participação individual.

Paralelamente, as performances de Beuys  será sempre trazida ao primeiro plano por meio de fototografias e filmes  selecionados. Especialmente no quadro de suas ações, ele interferiu na sociedade fazendo discursos políticos e engajando-se como um ativista. Sua atividade de ensino também teve uma postura significativa, que levou ao seu dito: “ser um professor é minha maior obra de arte”.

Serviço:
“Joseph Beuys - Res-Pública: conclamação para uma alternativa global“
Abertura: 2 de setembro de 2013 (segunda), às 17h
MAC de Niterói - Mezanino
Endereço: Mirante da Boa Viagem, sem número
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos a R$6,00
Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$3,00)
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças abaixo de 7 anos e portadores de necessidades especiais.
Entrada gratuita também às quartas-feiras
Obs.: a bilheteria encerra suas atividades 15 minutos antes do horário de fechamento
do museu. Informações: 2620-2400 ou 2620-2481
Em cartaz até 1 de dezembro de 2013

Assessora de Imprensa - MAC
Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com

ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
Leonardo Caldeira - (21) 7872-5706/ caldeira.leo@gmail.com
Matheus Ribeiro - (21) 7139-5600/ matheusr419@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.