terça-feira, 16 de julho de 2013

Rio de Janeiro > Últimos dias para as inscrições dos cursos gratuitos da EAV Parque Lage


Os interessados têm até o dia 19 de julho para se inscrever nos cursos gratuitos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – espaço da Secretaria de Estado de Cultura. São eles: Programa Fundamentação; Programas Especiais de Imagem Gráfica e Fotografia; Iluminação para a Arte; Laboratório de Artes Visuais e Redes Sociais; Capacitação de Mediadores e Meios Múltiplos | Desenvolvimentos de Projetos. A Convocatória completa está no site (www.eavparquelage.rj.gov.br). Informações: 3257-1800. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico. Os cursos são destinados a estudantes a partir dos 18 anos.

Mais informações sobre os cursos e programas gratuitos:
Programa gratuito semestral, destinado a estudantes a partir de 18 anos, que visa oferecer formação inicial aos alunos. É composto por três disciplinas: Estudos do plano, Estudos do espaço, Teoria e História da arte, além de palestras mensais aos sábados.
São oferecidas 120 vagas por semestre distribuídas em três turnos: manhã, tarde e noite.

PROGRAMAS ESPECIAIS DE IMAGEM GRÁFICA E FOTOGRAFIA
http://www.eavparquelage.rj.gov.br/pdfs/Convocatoria_Concepcao_2013.2.pdf
Os programas possuem três disciplinas obrigatórias. No programa escolhido, os alunos passam cinco semanas em cada um dos três cursos. Os Programas Especiais de Imagem Gráfica e Fotografia destinam-se àqueles que desejam se aproximar das linguagens da gravura e da fotografia. São oferecidas 45 vagas em cada programa. De 12 a 29 de novembro.
Programa I
Gravura em Metal, por Bia Amaral
Quinta-feira, das 14h às 17h
Serigrafia, por Evany Cardoso
Quinta-feira, das 14h às 17h
Fotografia, por Thiago Barros
Quinta-feira, das 14h às 17h
Programa II
Xilogravura, por Julio Castro
Sexta-feira, das 10h às 13h
Litografia e gravura digital, por Tina Velho
Sexta-feira, das 10h às 13h
Fotografia, por Simone Rodrigues
Sexta-feira, das 10h às 13h

ILUMINAÇÃO PARA A ARTE, por Rogério Emerson Magalhães
http://www.eavparquelage.rj.gov.br/pdfs/Convocatoria_Capacitacao_2013.2.pdf
O curso tem como objetivo a compreensão básica da iluminação cênica do teatro, das artes plásticas e do cinema, proporcionando aos alunos o conhecimento da história da iluminação, da observação das mais variadas fontes de luz, e com o contato dos mais variados tipos de materiais empregados nas diferentes atividades de artes. Processo seletivo. Segunda-feira, das 19h às 22h. De 12 de agosto a 15 de novembro. 


LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS E REDES SOCIAIS, por Marília Martins
http://www.eavparquelage.rj.gov.br/pdfs/Convocatoria_Capacitacao_2013.2.pdf
O curso faz um panorama do mercado de publicações digitais na internet, faz uma análise das modalidades de hipertexto multimídia, multiplataforma e multitoque, aborda as diferenças de linguagem e arquitetura virtual entre sites, blogs, celulares e tablets, aponta tendências a partir do estudo de jornais e revistas de artes plásticas e dos agregadores mais acessados, comenta o tratamento de imagens na internet e tematiza os novos padrões de interatividade nas redes sociais. Serão apresentadas aos alunos ferramentas para fazer uma publicação digital: apuração, redação, edição de textos, sons e imagens interativas para sites, tablets e celulares, exercitando na prática os conceitos debatidos nas aulas. Gratuito para estudantes. Processo seletivo. Segunda-feira, das 9h às 12h.

CAPACITAÇÃO DE MEDIADORES, por Cristina de Pádula, Maria Tornaghi e Tania Queiroz
http://www.eavparquelage.rj.gov.br/pdfs/Convocatoria_Mediadores_2013.2.pdf
Programa gratuito, destinado a estudantes universitários de artes visuais e áreas afins, a partir de 18 anos e do 4º período. O programa visa capacitar os alunos a trabalhar em monitorias de exposições em museus e centros culturais. São oferecidas até 20 vagas por edição. Gratuito para estudantes. Processo seletivo.
 
MEIOS MÚLTIPLOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS, por Cadu, Giodana Holanda e Tina Velho
http://www.eavparquelage.rj.gov.br/pdfs/Convocatoria_Desenvolvimento_2013.2.pdf
O curso se destina ao desenvolvimento de trabalhos na área de meios múltiplos. Os projetos dos alunos serão acompanhados pelos professores, analisados e discutidos em aula. É destinado àqueles que desenvolvem trabalhos neste campo e tenham interesse em discutir sua produção. A seleção é realizada através de apresentação de portfólio, projeto e entrevista.
Turma 1, por  Giodana Holanda
15 de agosto a 28 novembro
Quinta-feira, das 10h às 13h
Turma 2, por Tina Velho
12 agosto a 25 de novembro
Segunda-feira, das 14h às 17h
Turma 3, por Cadu
12 de agosto a 25 novembro
Segunda-feira, das 19h às 22h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.