quarta-feira, 31 de julho de 2013

Rio de Janeiro > Reinhild Gerum abre exposição na Escola de Artes Visuais do Parque Lage > Uma parceria entre a EAV e a Galeria Gedok, de Munique


 A artista alemã Reinhild Gerum vai abrir exposição, no dia 31 de julho, quarta-feira, às 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – espaço da Secretaria de Estado de Cultura. A mostra é fruto de uma parceria entre a EAV e a Galeria GEDOK, de Munique, na Alemanha, e apresenta o resultado do trabalho desenvolvido pela artista durante o período de residência na EAV Parque Lage.

Na mostra, é possivel apreciar seu interesse por cores e espaço, quando se entra em sua instalação (walk-in) toda feita de material plástico. Análise sobre a situação atual é o título da série de trabalhos que fez, utilizando pastéis a óleo sobre papéis previamente pintados de vermelho, os quais raspa em seguida – quase que inteiramente – com um cortador de carpete, criando assim uma intensa conexão entre a pintura vermelha por baixo e os pastéis na superfície.  Reinhild começou estas marcantes séries logo após o fatídico ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, quando as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center foram atingidas por dois aviões. ‘’Tendo ficado aterrorizada diante daqueles terríveis eventos, eu senti uma necessidade imperativa de lutar com todas as minhas forças contra a depressão e a vulnerabilidade que me rodeava ’’, diz ela. ‘’... As cores, e particularmente o vermelho como símbolo de energia, tornaram-se instrumentos que me permitem sentir minha própria força e transmiti-la em meu trabalho... ’’, explica. Tais trabalhos estão constantemente sendo criados pela artista como uma observação do seu eu interior e uma análise da situação do mundo à sua volta e podem ser vistos ao entrar na instalação walk-in.

Walk-in é feita de tiras de filme de PVC transparentes, que estão conectadas a argolas de plástico de um diâmetro de aproximadamente 120cm. As tiras individuais foram elaboradas a partir de vários materiais e técnicas usando cores, manuscritos e diversos impressos. Na composição das mesmas, é possível distinguir detalhes pessoais e referências do cotidiano representadas por manchetes de jornais. Como acontece com as telas mosquiteiro, esta cortina de tiras de filme plástico cria um espaço interno e um externo, demonstrando que tudo aquilo que vemos é uma variedade de experiências que colaboram para o nosso enriquecimento pessoal – conhecimento proporciona confiança e segurança. No mesmo instante, fica evidente para o visitante que ele é um prisioneiro do seu próprio pensamento. Só causando movimento é que ele pode atingir futuras perspectivas pessoais ou globais, ao olhar através da cortina, dependendo da localização desta instalação.

Reinhild Gerum oferece aos visitantes a oportunidade de analisar sua própria situação e os convida a avaliar sua experiência e refletir sobre suas ações. Dependendo da localização, por exemplo, num parque ou nas ruas, o indivíduo é capaz de observar o mundo através de suas próprias experiências. Não obstante, este olhar pode ser imparcial, considerando a bagagem cultural, assim como as crenças e realizações de cada um. “Esta cortina de tiras de plástico forma um espaço seguro e proporciona orientação, mas ao mesmo tempo nos revela os nossos limites”, finaliza a artista.

Mais sobre a artista:

Nasceu em Munique, na Alemanha. Estudou Filosofia e Ciências Políticas. Em 1985, terminou a pós-graduação em artes plásticas (pintura). Cursou Pintura com KF Dahmen, na Academia de Belas Artes, em Munique. Recebeu diversas Bolsas e Prêmios, entre eles a Bolsa de Kunstfonds e.V., Bonn (1994); Breve bolsa na Haus Rissen, Hamburgo (2001); e o Prêmio da Kunstverein Bad Wörishofen (2005).  Em 1986, foi professora de desenho experimental na Academia de Belas Artes de Munique; atualmente dá aulas na Universidade de Ciências Aplicadas de Munique (desde 2002) e promove aula prática, na Associação Bulgara de Arteterapia, Sofia (Bulgaria). Em 2010, foi artista-em-residência (a-i-r) da GEDOK Munique, na Bulgária; Simpósio (trabalho e exposição), em Cuba. Atualmente é artista-em-residência (a-i-r) na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.

Serviço:
Abertura da exposição, da artista alemã Reinhuld Gerum
Dia 31 de julho, quarta-feira, às 19h
Galeria EAV
Visitação: diariamente, das 9h às 17h
Em cartaz até 25 de agosto de 2013
A EAV Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Mais informações: 3257-1800/ www.eavparquelage.rj.gov.br

Assessoria de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ www.eavparquelage.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.