terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Milestones > Eventos em destaque no dia 6 de fevereiro de 2013 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


WEBCAM's
São Paulo: Edifício Copan, Hilton e Igreja da Consolação http://is.gd/WbADcG
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Oxford (Inglaterra) agora http://is.gd/7UBxWO
Inverno em Quebec (Canadá) > A rua e o rinque http://is.gd/rz2sn0
Nova York > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Los Angeles > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Holanda: Um passeio por Amsterdã, ao vivo http://is.gd/0YyUwe
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
São Petersburgo (Rússia) http://is.gd/8GR8Oc 
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Lapônia – Finlândia > Abra em tela cheia) http://is.gd/BXK5gs

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V


6 de fevereiro de 2013.
37º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 328 dias para acabar o ano.


Em 06/02/1874, nasce o pintor Enrico Vio
Enrico Vio (Veneza, 6 de fevereiro de 1874 — São Paulo, 22 de novembro de 1960) foi um pintor, desenhista e professor universitário ítalo-brasileiro. Realizou seus estudos de arte e pintura na Instituto de Belas Artes de Veneza, tendo como mestres Ettore Tito e Guglielmo Ciardi, dois importantes pintores italianos. Na Itália, entre os anos de 1904 e 1908, realizou exposições nas cidades de Veneza, Milão e Turim. 
Decide emigrar para o Brasil e, depois de uma breve estada em Minas Gerais, se estabelece na capital paulista em 1911, onde se torna professor do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e do Liceu Dante Alighieri. 
A partir de 1929, é nomeado professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (Wikipedia) Veja também biografia e comentário crítico no Itaú Cultural

Em 06/02/1944, nasce o pintor luso brasileiro Alberto Lume
José Alberto Nascimento Gomes Lume (Ilha da Madeira, 6 de Fevereiro de 1944) é um pintor e artista português, ativo em São Paulo, que assina suas obras como Lume. 
É um artista também preocupado em atravessar todos os caminhos possíveis da arte e que tem para si um conceito pessoal de beleza que se funde à ideia de imaginar, reinventar e criar novas formas de um modo todo seu, muito mais livre. 
Ele se encontra em um universo onde a pintura representa, acima de tudo, uma evolução espiritual. Enfim, um talento capaz de renovar os temas, reestudar a cor e unir seus conhecimentos para transmitir em um quadro toda uma gama de emoções. 
O fotógrafo publicitário René declara: Cada cena criada por ele nos leva ao íntimo do sentimento de sua alma, sem que nenhum processo de articulação secundária seja necessário. O lirismo de sua obra nos traz para os olhos uma cena poética que nos deixa gratificados.[carece de fontes] 
E o colecionador Raul A. A. da Silveira comenta: No seu estilo há toda uma gama que vai desde o quase abstrato até o acadêmico. Nos seus temas fundem-se a singeleza, o bucólico e a ingenuidade das expressões, com uma leve nota de sensualidade natural e que é - contrariamente ao usual - bonita para os olhos e profundamente repousante para o espírito. Os pontos de equilíbrio entre as cores, os temas e os personagens denotam uma sensibilidade incomum neste pintor que toca profundamente o apreciador ou possuidor de seus quadros e isto eu considero altamente gratificante e raro.

Em 06/02/1962, morre o pintor Cândido Portinari
Candido Torquato Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956,[1] e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 
Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. Saiba mais



    46 a.C. – Batalha de Thapsus: os Populares liderados por Júlio César derrotam a facção conservadora em África.
    337 – É eleito o Júlio I, 35º papa, que sucedeu o Papa Marcos.

    1294 – Lançada a primeira pedra para a construção do Castelo do Alandroal.
O Castelo do Alandroal, no Alentejo, ergue-se na vila do Alandroal, freguesia de Nossa Senhora da Conceição, distrito de Évora, em Portugal. 

Não existem informações acerca da primitiva ocupação humana de seu sítio. 

Erguido sob o reinado de D. Dinis (1279-1325), de acordo com a inscrição epigráfica sobre uma das portas, a sua primeira pedra foi lançada em 6 de Fevereiro de 1294 por D. Lourenço Afonso, Mestre da Ordem de Avis. Uma segunda inscrição, no alçado Oeste da Torre de Menagem (hoje integrado na Sala do Tesouro da Igreja Matriz), informa a conclusão de sua edificação, em 24 de Fevereiro de 1298, sendo Mestre da Ordem, o mesmo D. Lourenço Afonso. Uma terceira inscrição, no torreão à direita do portão principal, datada críticamente entre 1294 e 1298, refere o nome do seu construtor, que se identificou apenas como "Eu, Mouro Galvo". Saiba mais


    1336 – Casamento por procuração do herdeiro do trono português D. Pedro, o Justiceiro, com Constança Manuel.

    1694 – O aldeamento principal do Quilombo dos Palmares foi destruído pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.

    1778 – Guerra da Independência dos Estados Unidos: É assinado em Paris o tratado de aliança e o tratado de amizade e comércio com a França, que reconhece oficialmente a nova república
    1788 – Massachusetts torna-se o sexto estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana.
    1796 – O território do Tennessee criou sua primeira constituição.
    1818 – Carlos Frederico Lecor recebe o título de Barão da Laguna.
    1819 – Fundação de Singapura por Thomas Stamford Raffles
    1840 – Nova Zelândia: Assinatura do Tratado de Waitangi
    1857 – Fundação dos condados de Alpena e Antrim.
    1862 – Guerra Civil Americana: tomada do Fort Henry pelo general Grant.
    1884 – Fundação do Condado de Bent.
    1889 – Araraquara é elevada à categoria de cidade.
    1890 – Caratinga é elevado à categoria de município.
    1903 – Pogrom de Kishinev: Michael Ribalenko, foi encontrado morto na cidade de Dubossary (hoje Dubăsari), a cerca de 35 quilômetros a norte de Chişinău.
    1914 – Elevação da Diocese da Paraíba à categoria de Arquidiocese, pela bula "Maius Catholicae Religionis Incrementum" do Papa Pio X.
    1922 – É eleito o Papa Pio XI, 260º papa, que sucedeu o Papa Bento XV.
    1941 – Segunda Guerra Mundial: Tropas britânicas e australianas capturam Benghazi, na Líbia.

    1952 – Coroação da Rainha Elizabeth II do Reino Unido.
Na imagem abaixo: Andy Warhol - "Queen Elizabeth II of the United Kingdom 1985" -  Screenprint on paper - 1000 x 795 mm - Lent by the American Fund for the Tate Gallery, courtesy of Eileen and Peter Norton 2000 The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc./ARS, NY and DACS, London 2009

    1958 – Desastre aéreo de Munique: um avião que levava jogadores e directores do Manchester United, mais jornalistas e alguns adeptos, se despenhou numa tempestade de neve quando tentava descolar pela terceira tentativa.
    1959 – Realizado, com sucesso, de Cabo Canaveral, o primeiro lançamento de um míssil.
    1974 – A ilha de Granada, nas Caraíbas, torna-se independente.

    1984 – Começa a operar na Antártida a Estação Comandante Ferraz.

    1985 – Steve Wozniak deixa o comando da empresa que ajudou a fundar, a Apple Inc..
    2000 – O amestrador de cães Edson Néris da Silva é espancado até a morte por um grupo de skinheads em São Paulo. É o primeiro caso de morte por ódio contra homossexuais no Brasil, que teve repercussão na imprensa e nos órgãos de defesa dos direitos humanos.
    2004 – Explosão no metrô de Moscou cometido por um suicida matando 40 pessoas e ferindo 120. Este atentado é reivindicado por um grupo terrorista checheno.
    2006 – A Sonae anuncia a intenção de lançar uma OPA (hostil) sobre a Portugal Telecom.


    1452 – Santa Joana, princesa de Portugal (m. 1490).
Após recusar veementemente várias propostas de casamento, Joana juntou-se ao convento dominicano de Jesus, em Aveiro em 1475. Seu irmão, até então, foi dado um herdeiro, para que a linha da família não estava mais em perigo de extinção. Ainda assim, ela foi obrigada várias vezes para deixar o convento e voltar à corte. Ela recusou uma proposta de casamento de Carlos VIII de França, 18 anos mais novo que ela. Em 1485, ela recebeu outra oferta, do recém-viúvo Ricardo III de Inglaterra, que era apenas oito meses mais novo. Este era para ser parte de uma aliança de casal conjugal, com sua sobrinha Isabel de Iorque se casar com seu primo, o futuro D. Manuel I. No entanto, sua morte em combate, do qual Joana supostamente teve um sonho profético, suspendeu esses planos. Joana nunca chegou a professar votos de freira dominicana por ser princesa real e potencial herdeira do trono. No entanto viveu a maior parte da sua vida no Convento de Jesus de Aveiro, desde 1475 até à sua morte, seguindo em tudo a regra de vida e estilo das monjas. (Wikipedia)

    1465 – Scipione del Ferro, matemático italiano (m. 1526)
    1564 – Christopher Marlowe, poeta e dramaturgo inglês (m. 1593).
    1608 – Padre António Vieira, S.J., diplomata e escritor português (m. 1697).
    1655 – Rainha Ana I da Grã-Bretanha (m. 1714).
    1664 – Mustafa II, sultão otomano (m. 1703).
    1778 – Ugo Foscolo, escritor italiano (m. 1827).
    1829 – Francisco de Serpa Saraiva, nobre português (m. 1850).
    1882 – Walter Jakobsson, patinador artístico finlandês (m. 1957).
    1892 – William Parry Murphy, médico estadunidense (m. 1987).
    1897 – Alberto Cavalcanti, cineasta brasileiro (m. 1982).
    1902 – Louis Nizer, escritor britânico (m. 1994).

    1911 – Ronald Reagan, ex-ator e quadragésimo presidente dos Estados Unidos (m. 2004).

    1912
        Christopher Hill, historiador inglês (m. 2003).
        Eva Braun, amante e esposa de Adolf Hitler (m. 1945)

     1913 - Dona Zica, sambista brasileira (m. 2003) > Zica e a turma do "I love Rio"

    1917 – Zsa Zsa Gabor, atriz húngara, radicada nos Estados Unidos.
    1930 – Affonso Felippe Gregory, bispo brasileiro.
    1932
        François Truffaut, cineasta francês (m. 1984)
        Camilo Cienfuegos, revolucionário cubano (m. 1959)

    1934 – Mino Carta, pintor, editor, jornalista e escritor ítalo-brasileiro (Segundo fontes, ele pode ter nascido em 6 de setembro de 1933).
As pinturas de Mino carta http://is.gd/84Nms9

    1939 – Jair Rodrigues, cantor e compositor brasileiro.

    1941 – Dave Berry, cantor britânico.
    1945 – Bob Marley, cantor e compositor jamaicano (m. 1981).
    1945 – Kamalei Alexander, surfista havaiano (m. 1985).
    1947 – Charles Hickcox, nadador americano, campeão olímpico.
    1949 – Jim Sheridan, diretor de cinema irlandês.

    1950 – Natalie Cole, cantora estadunidense.

    1951 – Marco Antônio Feliciano, ex-futebolista brasileiro.
    1952 – Ricardo La Volpe, treinador de futebol argentino.

    1952 – Helena Isabel, atriz portuguesa.

    1956 – Natalia Linichuk, patinadora artística e treinadora russa/soviética.
    1962 – Axl Rose, cantor norte-americano da banda de Hard Rock Guns N' Roses.
    1963
        Cláudia Ohana, atriz brasileira.
    1966 – Rick Astley, cantor britânico.
    1968
        Patrick Lemarié, piloto francês de corridas.
        Adolfo Valencia, ex-futebolista colombiano.
    1969 – Massimo Busacca, árbitro de futebol suíço.
    1970
        Patrice Loko, ex-futebolista francês.
        Afshin Peyrovani, ex-futebolista iraniano.
    1972 – Barbara Fusar-Poli, patinadora artística italiana.
    1974 – Javier Navarro, ex-futebolista espanhol.
    1977 – Orkut Büyükkökten, programador turco, que desenvolveu o orkut.
    1978 – Marcelo Sosa, futebolista uruguaio.
    1979
        Ivan Bošnjak, futebolista croata.
        Pablo Orbaiz Lesaca, futebolista espanhol.
        Dan Bălan, músico moldávio (O-Zone).
    1980 – Ludovic Delporte, futebolista francês.
    1981
        Samuele Dalla Bona, futebolista italiano.
        Kohei Miyazaki, futebolista japonês.
    1982
        Juan, futebolista brasileiro.
        Thiago Arancam, tenor brasileiro.
        Alice Eve, atriz inglesa.

    1983 – Branko Ilič, futebolista esloveno.
    1984
        Darren Bent, futebolista inglês.
        Olberdam, futebolista brasileiro.
        Piret Järvis, guitarrista estoniana.

    1986
        Michele Paolucci, futebolista italiano.
        Carlos Moreno, futebolista colombiano.
    1989 – Craig Cathcart, futebolista norte-irlandês.
    1992 – Wellington Nem, futebolista brasileiro.


    891 – Fócio, um dos maiores patriarcas de Constantinopla (n. 820)
    1617 – Prospero Alpini, médico e botánico italiano (n. 1553)
    1685 – Carlos II de Inglaterra (n. 1630)
    1699 – José Fernando da Baviera, Príncipe das Astúrias (n. 1692)
    1740 – Papa Clemente XII (n. 1652)

    1804 – Joseph Priestley, inglês, descobridor do oxigênio (n. 1733)
Joseph Priestley (Birstall, 13 de Março de 1733 (Velho estilo) — Northumberland, 6 de fevereiro de 1804) foi um teólogo, clérigo dissidente, filósofo natural, educador, teórico e político britânico que publicou mais de 150 obras. A ele normalmente é creditada a descoberta do oxigênio, apesar de Carl Wilhelm Scheele e Antoine Lavoisier também a reivindicarem, por ter Priestley escondido a descoberta do novo gás. Saiba mais

    1905 – Joseph Cotten, ator estadunidense (n. 1905)
    1908 – Hermann Baumgarten, jornalista brasileiro, fundador do primeiro jornal da cidade de Blumenau: o Blumenauerzeitung (n. 1856)

    1918 – Gustav Klimt, pintor simbolista austríaco (n. 1862)

    1941 – Salvador Edward Luria, microbiologista estadunidense (n. 1912)
    1952 – Jorge VI do Reino Unido (n. 1895)

    1986 – Minoru Yamasaki, arquitecto americano de origem japonesa (n. 1912)

    1989 – Chris Gueffroy, ultima pessoa morta a tentar fugir pelo Muro de Berlim (n. 1968)
    1993 – Arthur Ashe, tenista estadunidense (n. 1943)

    1994 – Jack Kirby, ilustrador de banda desenhada estadunidense (n. 1917)

    1996 – Guy Madison, ator estadunidense, mais lembrado pela série de TV Wild Bill Hickok (n. 1922)
    1998 – Falco, músico austríaco (n. 1957)
    1999 – Danny Dayton, ator estadunidense. (n. 1923)
    2000 – Leopoldo Rassier, cantor e advogado brasileiro(n. 1936)
    2002 – Max Perutz, químico austríaco (n. 1914)
    2003 – José Craveirinha, escritor moçambicano (n. 1922)
    2011
        William Morais, futebolista brasileiro (n. 1991)
        Gary Moore, guitarrista irlandês de blues (n. 1952)

    2012 - Antoni Tàpies, pintor catalão (n. 1923)
Antoni Tàpies i Puig, marquês de Tàpies (Barcelona, 13 de dezembro de 1923 - Barcelona, 6 de fevereiro de 2012[1]), foi um pintor catalão, considerado como um dos mais importantes do século XX. Saiba mais


Igreja Católica
    Dia de São Gonçalo Garcia, padroeiro dos mestiços católicos.
    Dia de Santa Doroteia (da Capadócia).
    Dia de São Paulo Miki e Companheiros, Mártir.

Nova Zelândia
     Feriado em comemoração do Tratado de Waitangi.

Brasil
    Dia do Agente de Defesa Ambiental.

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.