terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Milestones > Eventos em destaque no dia 16 de janeiro de 2013 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

WEBCAM's
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/WbADcG
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Nova York > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York > Madison Square http://is.gd/WlhHJt
Los Angeles > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Holanda: Um passeio por Amsterdã, ao vivo http://is.gd/0YyUwe
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
São Petersburgo (Rússia) http://is.gd/8GR8Oc 
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Lapônia – Finlândia > Abra em tela cheia) http://is.gd/BXK5gs

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

16 de janeiro de 2013.
16º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 349 dias para acabar o ano.


Em 16/01/1932, nasce o pintor Nelson Leiner
Nelson Leirner (São Paulo, 16 de janeiro de 1932) é um pintor, desenhista, cenógrafo, professor, realizador de happenings e instalações brasileiro. 
É filho de Isai Leirner, que foi diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo e fundador da Galeria de Arte da Folha e do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea), e de Felícia Leirner, escultora; irmão de Giselda Leirner, desenhista; tio de Sheila Leirner, crítica de arte. Leirner se recusou a participar das Bienais de 1969 e 1971 durante o período da ditadura. Já no ano de 1974, criticou o regime militar através da série A rebelião dos Animais. No ano de 1998, uma série de trabalhos de Leirner (com intervenções em fotografias de crianças da fotógrafa neozelandesa Anne Geddes) foi censurada pelo juizado de menores do Rio de Janeiro, essa atitude do juizado provocou um movimento de artistas contra a censura nas artes. No ano de 2003, a galeria Brito Cimino iniciou uma exposição chamada Fora de Moda, onde o artista expôs algumas de suas obras. Com temas populares, coisas comuns, objetos que costumamos ver nas feiras e em lojas da 25 de março, além de penduricalhos que o artista transforma em procissões coloridas. A exposição tinha um ar divertido e irônico, mas longe de ser apenas brincadeira. Saiba mais

Em 16/01/1973, morre o pintor Aldo Bonadei
Aldo Cláudio Felipe Bonadei, mais conhecido por Aldo Bonadei (São Paulo, 17 de junho de 1906 — São Paulo, 16 de janeiro de 1974) foi um pintor brasileiro, e destacado integrante do Grupo Santa Helena por sua formação mais erudita.  
O interesse por diferentes áreas levou-o a desenvolver atividades em poesia, moda e teatro. O artista teve importante atuação, entre os anos 1930 e 1940, na consolidação da arte moderna paulista e foi um dos pioneiros no desenvolvimento da arte abstrata no Brasil. 
No fim da década de 1950 atuou como figurinista na Companhia Nydia Lícia - Sérgio Cardoso e em dois filmes de Walter Hugo Khoury. (Wikipedia) Currículo

Em 16/01/1997, morre a pintora Hilda Campofiorito
Hilda Eisenlohr Campofiorito (Rio de Janeiro, 3 de agosto de 1901 — Niterói, 16 de janeiro de 1997) foi uma pintora, desenhista, ceramista, tapeceira e designer de jóias brasileira. Era casada com o também pintor Quirino Campofiorito, nora de Pietro Campofiorito e mãe de Italo Campofiorito, ambos arquitetos. (Wikipedia) Saiba mais


    27 a.C. – O senado romano vota a atribuição do cognome Augustus a Octávio; a partir de então, este ficará conhecido como César Augusto; a data convenciona o início do Império Romano.

    929 – O emir Abd ar-Rahman III reclama o título de Califa de Córdoba
    1547 – Ivan IV, o Terrível, se proclama czar da Rússia
    1877 – Utilização do torpedeiro pela primeira vez em batalha, pelo almirante russo Stepan Makarov, contra um couraçado turco na guerra Russo-Turca de 1877–78.

    1906 – A expedição liderada por Sir Ernest Henry Shackleton marca o Pólo Sul Magnético

O polo sul magnético é um ponto variável à superfície da terra onde as linhas de força do campo magnético terrestre são dirigidas na vertical e para cima. Não deve ser confundido com o menos conhecido ponto chamado Polo Sul geomagnético. 
Em 16 de janeiro de 1909 três homens (Douglas Mawson, Edgeworth David, e Alistair Mackay) da expedição Nimrod de Sir Ernest Shackleton anunciaram ter encontrado o ponto do Polo Sul magnético, naquele tempo em terra. Todavia, há hoje dúvidas sobre se a sua localização era correta. Saiba mais


    1919 – É aprovada a 18ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, abrindo caminho para a Lei Volstead (Volstead Act), conhecida como Lei Seca (Prohibition).

    1939 – A prefeitura de São Paulo compra dos herdeiros da família Botelho o Jardim da Aclimação > Veja silhuetas do parque

    1946 – O Papa Pio XII atribui a Santo António de Lisboa o título de Doutor da Igreja
    1960 – O Papa João XXIII erige canonicamente a Diocese de Brasília.

    1969 – Golpe Militar de 1964: divulgada nova lista de 43 cassados, com 35 deputados, dentro eles Mário Covas, 2 senadores e do ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Peri Constant Bevilacqua.

    1969 – Primavera de Praga: em protesto contra o fim das liberdades conquistadas, o jovem Jan Palach colocou fogo em seu próprio corpo numa praça de Praga.
    1974 – Inauguração da Usina hidrelétrica de Ilha Solteira

    1979 – Revolução Iraniana: o Xá Reza Pahlevi foge do Irã com sua família e se muda para o Egito. É a instituição do império dos Aiatolás, que se inicia com o Ayatolá Kohmeini. 

O Grande Aiatolá Sayyid Ruhollah Musavi Khomeini (em persa روح الله موسوی خمینی, transl. Rūḥollāh Mūsavī Khomeynī, Khomein, 22 de setembro de 1900 — Teerã, 3 de junho de 1989) foi uma autoridade religiosa xiita iraniana, líder espiritual e político da Revolução Iraniana de 1979 que depôs Mohammad Reza Pahlavi, na altura o xá do Irã. É o fundador do moderno Estado Islâmico e governou o Irã desde a deposição do xá Reza Pahlavi até a sua morte em 1989. 
Costuma ser referido como Imã Khomeini dentro do Irã e pelos seus seguidores ao redor do mundo, e como Aiatolá Khomeini fora de seu país. Saiba mais


    1988 – A rainha do rock, Tina Turner, entra para o livro dos recordes pelo maior público pagante de uma cantora solo na história da música. O show aconteceu no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã.

    1991 – Início da primeira Guerra do Golfo Pérsico, contra Sadam Hussein, que durou 43 dias, a primeira guerra transmitida ao vivo.

A Guerra do Golfo foi um conflito militar iniciado a 2 de agosto de 1990 na região do Golfo Pérsico, com a invasão do Kuwait por tropas do Iraque. Esta guerra envolveu uma coalização de forças de países ocidentais liderados pelos Estados Unidos da América e Grã-Bretanha e países do Médio Oriente, como a Arábia Saudita e o Egito, contra o Iraque. 
Foi marcada pelo início da correspondência jornalística nas linhas de frente do combate ao vivo, com a primazia da rede americana CNN. A guerra também ganhou a alcunha de Guerra do Video Game após a conhecida difusão diária de imagens a bordo de aviões-bombardeiro americanos durante a Operação Tempestade no Deserto. Saiba mais


    1996 – O primeiro-ministro socialista da Grécia, Andréas Papandréu, renuncia por motivos de saúde.
    1997 – Criada a Região Metropolitana de Natal.
    2000 – Ricardo Lagos assume a presidência do Chile.
    2001 – Laurent-Désiré Kabila, presidente da República Democrática do Congo, é assassinado por um de seus guarda-costas.

    2003 – É lançada a missão STS-107, última e fatídica missão do ônibus espacial Columbia, que se desintegrou no espaço, na viagem de retorno.
O acidente do ônibus espacial (português brasileiro) ou vaivém (português europeu) Columbia ocorreu no dia 1 de Fevereiro de 2003, durante a fase de reentrada na atmosfera terrestre, a apenas dezesseis minutos de tocar o solo no regresso da missão STS-107, causando a destruição total da nave e a perda dos sete astronautas que compunham a tripulação. Esta missão de cariz científico teve a duração de dezesseis dias ao longo dos quais foram cumpridas com sucesso, as cerca de oitenta experiências programadas. 
Momentos após a desintegração do Columbia, milhares de destroços em chamas caíram sobre uma extensa faixa terrestre, essencialmente no estado do Texas, e na Louisiana, alguns dos quais atingiram casas de habitação, empresas e escolas. Afortunadamente entre a população ninguém ficou ferido.



    2005 – Demografia dos Estados Unidos: o Gabinete do Censo estadunidense publica a estimativa de sua população: 295.267.686 habitantes.
    2006 – Ellen Johnson Sirleaf vence as eleições presidenciais na Libéria, sendo a primeira mulher a governar um país africano.

Eventos Culturais e de Média/Mídia

    1605 – Publicação em Madrid da primeira edição de El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes.

    1970 – Buckminster Fuller recebe a Medalha de Ouro do American Institute of Architects.

    1975 – Miguel Reale é eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

    1977 – Os Irmãos Marx colocam seus nomes na Calçada da Fama.


    1409 – Renato I de Nápoles (m. 1480).
    1728 – Niccolò Piccinni, compositor italiano (m. 1800).
    1749 – Vittorio Alfieri, dramaturgo italiano (m. 1803).
    1776 – João Soares de Albergaria de Sousa, político português (m. 1875)
    1836 – Francisco II de Bourbon, último rei das Duas Sicílias (m. 1894).

    1853 – André Michelin, industrial francês, um dos fundadores da Michelin (m. 1931).

    1859 – Valentim Magalhães, escritor e jornalista brasileiro (m. 1903).
    1882 – António dos Santos Graça, etnógrafo, jornalista e político português (m. 1956)
    1894 – Mariano Pinho, sacerdote jesuíta e escritor português (m. 1963)

    1901 – Fulgêncio Batista, militar e ditador cubano (m. 1973).

    1907 – Alexander Knox, ator canadense (m. 1994).
    1911 – Eduardo Frei Montalva, político chileno (m. 1982).
    1920 – Alberto Crespo, automobilista argentino (m. 1991).
    1925 – Giovanni Gioia, político italiano (m. 1981).

    1929 – Vilma Caccuri, artista plástica brasileira.

    1933 – Susan Sontag, escritora e ativista estadunidense (m. 2004).
    1935
        Older Cazarré, ator e dublador brasileiro (m. 1992).
        Christian Heinz, automobilista brasileiro (m. 1963).
        A.J. Foyt, ex-automobilista norte-americano.
    1937 – Luiz Pereira Bueno, ex-automobilista brasileiro.
    1938
         Mestre Suassuna, capoeirista brasileiro.
        Jô Soares, humorista, escritor e apresentador brasileiro.
  
    1940 – Franz Müntefering, político alemão.
    1942
        René Angélil, empresário canadense, marido de Celine Dion.
        Walter Model, militar brasileiro.
    1948
        John Carpenter, diretor e produtor de filmes norte-americano.
        Gregorio Pérez, ex-futebolista e treinador de futebol uruguaio.

    1949 – Caroline Munro, atriz norte-americana.

    1950 – Bebeto de Freitas, ex-técnico de vôlei e dirigente de futebol brasileiro.
    1952 – Piercarlo Ghinzani, ex-piloto italiano de Fórmula 1.
    1953 – Artur Albarran, jornalista e apresentador português.
    1956 – Martin Jol, treinador de futebol holandês.
    1957 – Ricardo Darín, ator e diretor argentino.
    1958 – Andrey Bal, ex-futebolista ucraniano.

    1959 – Sade, cantora e compositora anglo-nigeriana.

    1962 – Paul Webb, músico britânico (Talk Talk, .O.rang).
    1968 – Danni Ashe, atriz norte-americana.
    1969
        Daniela Escobar, atriz e apresentadora brasileira.
        Ivo Pessoa, cantor e compositor brasileiro.
    1970 – Garth Ennis, escritor irlandês.
    1971
        Sergi Bruguera, ex-tenista espanhol.
        Ulrich van Gobbel, ex-futebolista holandês.
        Rosana Jatobá, jornalista brasileira.

    1972 – Ezra Hendrickson, ex-futebolista são-vicentino.
    1973 – Marcel Mahouvé, ex-futebolista camaronês.
    1974
        Mattias Jonson, futebolista sueco.
        Tatiana Issa, atriz brasileira.
        Kate Moss, modelo inglesa.

    1976
        Domenico Morfeo, futebolista italiano.
        Viktor Maslov, piloto russo de corridas.
    1977
        Athirson, futebolista brasileiro.
        Ariel Zeevi, judoca israelense.
    1979
        Aaliyah, cantora e atriz estadunidense (m. 2001).
        Almir Tanjič, futebolista esloveno.
    1980
        Seydou Keita, futebolista malinês.
        Jani Kauppila, futebolista finlandês.
    1981
        Nick Valensi, guitarrista norte-americano.
        Bobby Zamora, futebolista inglês.
        David García, futebolista espanhol.
    1982

        Maurizio Ciaramitaro, futebolista italiano.
        Tuncay Şanlı, futebolista turco.
        Jonathan Fabbro, futebolista argentino.
        Joana Ramos, judoca portuguesa.

    1983
        Emanuel Pogatetz, futebolista austríaco.
        Daisuke Sakata, futebolista japonês.
        Andriy Rusol, futebolista ucraniano.
    1984 – Stephan Lichtsteiner, futebolista suíço.
    1985
        Pablo Zabaleta, futebolista argentino.
        Craig Jones, motociclista inglês (m. 2008).
    1986

        Reto Ziegler, futebolista suíço.
        Paula Pareto, judoca argentina.
        Marta Domachowska, tenista polonesa.

    1987
        Adílson Warken, futebolista brasileiro.
        Park Joo-Ho, futebolista sul-coreano.
    1988
        Nicklas Bendtner, futebolista dinamarquês.
        Melanie Fronckowiak, atriz e cantora brasileira.
    1989
        Rafael Carioca, futebolista brasileiro.
        Yvonne Zima, atriz norte-americana.

    1993 – Gonzalo Bueno, futebolista uruguaio.


      309 – Papa Marcelo I, 30º papa
    1794 – Edward Gibbon, historiador (n. 1737)
    1860 – Jerônimo Coelho, presidente de províncias e ministro na época do Brasil imperial (n. 1806)
    1862 – Passos Manuel, político português (n. 1801)
    1866 – Phineas Parkhurst Quimby, pioneiro das ideias que deram origem ao Movimento do Novo Pensamento (n. 1802)
    1917 – Raimundo de Farias Brito, escritor e filósofo brasileiro (n. 1862)
    1918 – Jules Lachelier, filósofo francês (n. 1832)

    1919 – Rodrigues Alves, presidente do Brasil (n. 1848)

    1933 – Artur Ivens Ferraz, militar e político português (n. 1870)
    1942 – Villem Grünthal-Ridala, poeta lírico, tradutor, lingüista e folclorista estoniano (n. 1885)
    1942 - Carole Lombard, atriz norte-americana (n.1908)

    1957 – Arturo Toscanini, regente de orquestra italiano (n. 1867)

    1974 - Luís Inácio de Anhaia Melo, arquiteto e político brasileiro (n. 1891)

Luís Inácio de Anhaia Mello (São Paulo, 23 de agosto de 1891 — São Paulo, 16 de janeiro de 1974) foi um professor universitário e político brasileiro. 
Foi prefeito da cidade de São Paulo em dois períodos, de 6 de dezembro de 1930 a 25 de julho de 1931 e de 14 de novembro a 4 de dezembro de 1931. Professor emérito da Escola Politécnica da USP, foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, lecionou estética, composição e urbanismo. 

Também foi diretor da Cerâmica Vila Prudente, indústria pioneira da região de Vila Prudente. (Wikipedia)

    1976 – Antônio Franco de Oliveira, treinador de futebol brasileiro (n. 1906)
    1979 – Ted Cassidy, actor dos Estados Unidos (n. 1932).
    1999 – Oscar Cullmann, teólogo francês. (n. 1902)
    2007 – Benny Parsons, Piloto e comentarista da NASCAR (n.1941)

    2007 – Rudolf-August Oetker, inventor do bolo instantâneo e importante colecionador de arte (n. 1916)
Rudolf-August Oetker (Bielefeld, 20 de Setembro de 1916 — Hamburgo, 16 de Janeiro de 2007) também conhecido como "Dr. Oetker", foi o inventor do bolo instantâneo e um dos protagonistas do renascimento econômico da Alemanha do pós-guerra. 
Junto com a sua família, Rudolf-August Oetker foi um dos homens mais ricos da Alemanha, com uma fortuna calculada em 6,5 bilhões de euros. 
Em meio século de atividade, Oetker transformou a pequena sociedade de Bielefeld num colosso da indústria alimentícia, que opera em escala global com um faturamento de mais de 7 bilhões de euros. 
Em 1981, Rudolf-August Oetker deixou a direção administrativa da empresa para o filho August, mas se manteve como presidente do conselho do grupo. 
Faleceu numa clínica na cidade de Hamburgo no norte da Alemanha. (Wikipedia)

    Dia dos cortadores de cana-de-açúcar
    Dia de São Marcelo
    Dia de Felicitas, deusa romana da sorte e da fortuna.

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.