sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 29 de dezembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

WEBCAM's
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Nova York > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York > Madison Square http://is.gd/WlhHJt
Los Angeles > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Holanda: Um passeio por Amsterdã, ao vivo http://is.gd/0YyUwe
Lapônia – Finlândia > Abra em tela cheia) http://is.gd/BXK5gs

- “Brasil – 100 Anos de República”, 309 páginas grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

29 de dezembro de 2012.
364º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 2 dias para acabar o ano.


Em 29/12/1900, morre o pintor ítalo brasileiro Giovanni Battista Castagneto
Giovanni Battista Felice Castagneto, também conhecido como João Batista Castagneto, (Gênova, 27 de novembro de 1851 — Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 1900) foi um pintor, desenhista e professor ítalo-brasileiro. Na Itália, Castagneto era marinheiro. Nada se sabe sobre haver ele ou não frequentado academias ou ateliês onde teria iniciado estudos artísticos. Porém, é certo que possuía forte vocação para as artes, pois só esse fato explica que, logo ao chegar ao Rio de Janeiro em 5 de outubro de 1874, acompanhado de seu pai Lorenzo, também marinheiro, tenha procurado ingressar na Academia Imperial de Belas Artes. Foi um importante pintor do estilo marinhista (representação de cenas ligadas ao mar), assim como o também ítalo-brasileiro José Pancetti, e seu estilo evidencia influências desde o Romantismo, passando pelo Realismo, até incorporar traços impressionistas. Saiba mais

Em 29/12/1903, nasce o pintor Candido Portinari
Cândido Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956, e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro).  
Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. Saiba mais

Em 29/12/1942, nasce o pintor Guilherme de Faria
Guilherme Caiuby de Faria (São Paulo, 29 de dezembro de 1942) é um pintor, desenhista e gravador brasileiro. Iniciou sua atividade artística em 1962. O seu tema preferido é o corpo feminino destacando sua sensualidade e erotismo. Atualmente trabalha quase que exclusivamente com gravuras. Participou de inúmeras exposições coletivas, quer no Brasil, quer no exterior, sempre com grande sucesso. (Wikipedia) Veja curriculo no Itaú Cultural


Em 29/12/1949, nasce o pintor Ivald Granato
Ivald Granato (Campos dos Goytacazes, 29 de dezembro de 1949) é um pintor e escultor brasileiro. Começou a pintar cedo, sob influência do cubismo. Ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1967. Na década de 1970 e 80 apresentou diversas performances e intervenções, recorrendo ao vídeo e à fotografia para documentá-las. Sua obra também é composta por telas e litografias e é autor de vários livros. Em 1970, viajou pela América Latina para estudar cores. Em 1979 recebeu da Associação de Críticos de Arte o prêmio de Melhor Desenhista. Vive e trabalha em São Paulo. (Wikipedia)



      534 - Publicado o Codex repetitae praelectionis (Segundo Código de Justiniano), uma atualização do Digesto, repositório de direito de Constantinopla. Saiba mais

    1482 - A Ilha do Pico é integrada à Capitania do Faial.
    1816 - Maceió é elevada à categoria de vila.
    1821 - A Gazeta do Rio de Janeiro passa a se chamar Gazeta do Rio.

    1844 - Trava-se a Batalha de Quaró, a última da Guerra dos Farrapos, em território uruguaio, na margem direita do Rio Quaraí.

    1845 - Texas torna-se o 28º estado norte-americano.
    1864 - Forças paraguais combatem os homens comandados por Antônio João Ribeiro no Forte Dourados durante a Guerra do Paraguai.

    1864 - É fundado em Lisboa o Diário de Notícias, mais antigo jornal diário português. Veja edição de hoje Abaixo, a capa da edição de 29/12/1864.

    1889 - O Hino 15 de Novembro é instituído como Hino do estado do Rio de Janeiro

    1891 - Thomas Edison patenteia o rádio.

    1898 - O coronel John Patterson consegue caçar o segundo dos dois leões assassinos que mataram cerca de 140 pessoas na região de Tsavo, no Quênia.

    1902 - Criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Brasil.

    1911 - Sun Yat-sen torna-se o primeiro presidente da China.

    1913 - Guerra do Contestado: o governo brasileiro monta uma Força Pública Catarinense de 200 homens para se dirigir àquela região.

A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina. 
Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa. 
A região fronteiriça entre os estados do Paraná e Santa Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato de que os agricultores contestaram a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Como foi uma região de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, por ser uma região de disputas de limites entre os dois estados brasileiros. Saiba mais

    1917 - Lei estadual de São Paulo proíbe o trabalho noturno infantil e feminino.
    1937 - O Estado Livre da Irlanda passa a se chamar apenas Irlanda quando uma nova constituição é adotada.

    1943 - Josip Broz Tito torna-se marechal, na clandestinidade.

    1949 - A Hungria nacionaliza suas indústrias e o país passa a viver sob regime comunista.
    1949 - Começa a operar a primeira estação de televisão UHF, em Bridgeport, nos Estados Unidos.

    1959 - Inaugurado o Metropolitano de Lisboa, ou simplesmente "metro" (pronúncia > métro e não metrô, como no Brasil)

    1965 - Uma comissão executiva foi formada para cuidar o projeto definitivo de construção de uma ponte ligando as cidades de Rio de Janeiro e Niterói.
    1972 - Os 14 sobreviventes do acidente aéreo na Cordilheira dos Andes são resgatados após 71 dias; membros de um time uruguaio de rúgbi, eles comeram a carne das pessoas mortas para sobreviver.
    1975 - Uma bomba explode num terminal do Aeroporto de La Guardia em Nova Iorque, matando 11 pessoas.
    1975 - Dom Cláudio Hummes sucede Dom Jorge Marcos de Oliveira como Bispo de Santo André.
    1978 - Golpe militar de 1964 - sancionada a nova lei de segurança nacional, que prevê penas mais brandas, possibilitando a redução das penas dos condenados.

    1980 - Descoberta na província chinesa de Yunnan, um crânio humano de aproximadamente oito milhões de anos.

    1981 - Para cobrir o rombo, o presidente João Figueiredo aumenta a alíquota da previdência.
    1987 - Massacre de São Bonifácio
    1992
        Fundação do Independente Esportes Clube Macaé.

        Fernando Collor de Mello renuncia à Presidência da República do Brasil e Itamar Franco assume o cargo definitivamente.

        Acordo entre Estados Unidos e Rússia sobre o Tratado de Redução de Armas Nucleares Estratégicas.

    1994 - O presidente brasileiro Itamar Franco aprova a lei que garante a homens e mulheres não casados o direito a pensão alimentícia e a herança de companheiros mortos.

    1996
        A Coreia do Norte pede desculpas oficiais pela incursão de um submarino nas águas da Coreia do Sul; as tropas sul-coreanas mataram 24 dos 26 ocupantes da embarcação.
        Guerrilheiros e líderes governamentais da Guatemala assinam um acordo, pondo fim a 36 anos de conflito civil no país.
    1997 - Rebeldes integralistas muçulmanos matam 42 pessoas em províncias da Argélia; em um dos ataques, um grupo invade uma mesquita e atirou nos fiéis durante as orações.

    1998 - Líderes do Khmer Vermelho pedem perdão pelo genocídio que cometeram em Camboja na década de 1970, matando mais de um milhão de pessoas.
Khmer Vermelho (em khmer: ខ្មែរក្រហម, Khmer Krahom, lit. "Khmers vermelhos") foi o nome dado aos seguidores do Partido Comunista do Kampuchea, partido governante no Camboja de 1975 a 1979, liderado por Pol Pot, Nuon Chea, Ieng Sary, Son Sen e Khieu Samphan. O regime liderado pelo Khmer Vermelho de 1975 a 1979 foi conhecido como Kampuchea Democrático. 
Esta organização é lembrada principalmente por suas políticas de engenharia social, que resultaram em um genocídio. Suas tentativas de reforma agrária levaram à fome generalizada, enquanto sua insistência na autossuficiência, até mesmo nos serviços médicos, levou à morte de milhares de pessoas em conseqüência de doenças tratáveis (tais como malária). Execuções brutais e arbitrárias e tortura praticadas por seus oficiais contra elementos considerados subversivos, ou durante expurgos em suas próprias fileiras entre 1976 e 1978 são consideradas como tendo constituído um genocídio. Saiba mais

    1999 - O índice Nasdaq (Alta Tecnologia) da bolsa de valores de Nova Iorque bate um novo recorde, ultrapassando 4000 pontos.
    2004 - Criação da Diocese de Castanhal.


    1709 - Isabel Petrovna, Imperatriz da Rússia (m. 5 de janeiro de 1762)

    1721 - Madame de Pompadour, amante e conselheira do Rei Luís XV da França (m. 1764)

    1766 - Charles Macintosh, químico e inventor britânico(m. 1843).

    1800 - Charles Goodyear, inventor do processo de vulcanização (m. 1860).

    1808 - Andrew Johnson, presidente dos Estados Unidos (m. 1875).
    1816 - Carl Ludwig, fisiologista alemão (m. 1895).
    1859 - Venustiano Carranza, político e militar mexicano (m. 1920).
    1876 - Pablo Casals, violoncelista, diretor e compositor espanhol (m. 1973).
    1879 - Clodomir Cardoso, político, jurista, escritor e jornalista brasileiro (m. 1953).
    1888 - Gustavo Barroso, escritor brasileiro (m. 1958).
    1891 - George Marshall, cineasta estadunidense (m. 1975)
.
    1896 - David Alfaro Siqueiros, pintor mexicano (m. 1974).

    1900 - Osvaldo Orico, escritor brasileiro (m.1981).
    1901 - Jáder Moreira de Carvalho, escritor brasileiro (m. 1985).
    1910 - Ronald H. Coase, economista do Reino Unido.
    1922 - William Gaddis, escritor estadunidense.
    1929 - André Lajoinie, político francês.
    1931 - Rebecca Pan, cantora e atriz chinesa.
    1937 - Maumoon Abdul Gayoom. ex-presidente das Maldivas.
    1938
        Bart Berman, pianista e compositor neerlandês-israelense.
        Jon Voight, ator estadunidense.
    1942 - Rajesh Khanna, ator, produtor de cinema e político indiano (m. 2012).
    1947 - Ted Danson, ator estadunidense.
    1951 - João Nunes dos Santos, pastor brasileiro.
    1953 - Carlos Neder, médico e político brasileiro
    1956
        Christine Errath, patinadora artística alemã.
        José Carlos Aragão, escritor e desenhista brasileiro.

    1963 - Luis Carlos Perea, ex-futebolista colombiano.
    1965 - Dexter Holland, músico e empresário estadunidense.
    1967 - Larry Wachowski, cineasta estadunidense.
    1969
        Allan McNish, piloto escocês de corridas.
        Jennifer Ehle, atriz norte-americana.
    1970 - Hidetoshi Mitsusada, piloto japonês de corridas.
    1971 - Niclas Alexandersson, futebolista sueco.
    1972
        Jude Law, ator inglês.
        Jaromír Blažek, futebolista tcheco.
    1973 - Musa Otieno, futebolista queniano.
    1974 - Mekhi Phifer, ator norte-americano.
    1977
        Tuomo Könönen, futebolista finlandês.
        Katherine Moennig, atriz norte-americana.

    1978
        Victor Agali, futebolista nigeriano.
    1979 - Diego Luna, ator mexicano.
    1980 - Corrêa, futebolista brasileiro.
    1981 - Vjatšeslav Zahovaiko, futebolista estoniano.
    1986 - Ilie Cebanu, futebolista moldavo.
    1987 - João Pedro, futebolista português.
    1988
        Ágnes Szávay, tenista húngara.
        Lynn Styles, atriz Irlandesa
    1989
        Renan Oliveira, futebolista brasileiro.
        Kei Nishikori, tenista japonesa.


    1170 - Thomas Beckett, Arcebispo de Cantuária e chanceler da Inglaterra, canonizado em 1173.(assassinado) (n. 1115)
    1673 - D. Manuel Luís Baltazar da Câmara, nobre português (n. 1630)
    1815 - Saartje Baartman, foi a mais famosa de, pelo menos, duas mulheres hotentotes usadas como atrações secundárias de circo na Europa do século XVIII (n. 1789)
    1860 - Romualdo Antônio de Seixas, bispo católico (n. 1787)
    1862 - François Nicholas Madeleine Morlot, cardeal francês (n. 1795)
    1891 - Leopold Kronecker, matemático alemão (n. 1823)

    1916 - Grigori Rasputin o "diabo sagrado", místico russo (n. 1864)

    1919 - William Osler, físico canadense (n. 1849)
    1926 - Rainer Maria Rilke, poeta austríaco (n. 1875)
    1965 - Kosaku Yamada, compositor japonês (n. 1886).
    1980 - Tim Hardin, compositor e cantor de música folk (n. 1941)
    1988 - Mike Beuttler, ex-piloto inglês de F-1,por complicações da AIDS (n. 1940)
    1989 - Hermann Oberth, um dos precursores da moderna astronáutica (n. 1894)

    2001 - Cássia Eller, cantora e violonista brasileira (n. 1962)

    2004 - Julius Axelrod, bioquímico estadunidense (n. 1912)


    Dia de São Thomas Beckett, Santo Segundo e São Primiano - Santos da Igreja Católica

    Data nacional do Nepal - Evento Nacional local

    Mitologia nórdica: dias das Nornas - Evento local da Noruega

    Aniversário de emancipação política do Município de Cortês - Pernambuco

    Feriado municipal em São Bonifácio (Santa Catarina) - Aniversário da cidade


Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.