terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 26 de dezembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

WEBCAM's
Lapônia (Escandinávia), a terra do Papai-Noel (Abra em tela cheia) http://is.gd/BXK5gs
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
5ª Avenida (New York) > http://is.gd/Zd2hT3
Madison Square Avenue (New York) http://is.gd/WlhHJt
Hollywood Boulevard - Los Angeles http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 pg), grátis para baixar http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

26 de dezembro de 2012.
361º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 5 para acabar o ano.


Em 26.12.1929, morre o pintor Pedro Weingarten
Pedro Weingärtner (Porto Alegre, 26 de julho de 1853 — Porto Alegre, 26 de dezembro de 1929) foi um pintor e gravurista brasileiro. 
Filho de imigrantes alemães, provavelmente foi introduzido na arte por seu pai, que era um desenhista diletante. Com 24 anos decidiu dedicar-se à pintura e foi estudar na Europa às suas próprias custas. Depois de algum tempo passou a ser financiado pelo imperador Dom Pedro II. Permaneceu vários anos frequentando academias famosas e recebendo orientação de distinguidos professores. Depois de terminada sua preparação instalou um atelier em Roma, mas viajava com freqüência para o Brasil, onde fez muitas exposições e conheceu a fama, sendo considerado um dos melhores pintores brasileiros em atividade. Nos seus últimos anos fixou-se em Porto Alegre, mas passou a enfrentar a concorrência dos pintores da nova geração, inclinados para a estética modernista. Saiba mais



    1559 - É eleito o Papa Pio IV, sucedendo ao Papa Paulo IV

    1788 - Inconfidência Mineira: reunião conspiratória na casa do tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade
Francisco de Paula Freire de Andrade (Rio de Janeiro, 1752 - 29 de março de 1808) foi um militar brasileiro, participante da Inconfidência Mineira.  Filho natural do 2º conde de Bobadela, seguiu como seus antepassados a carreira militar, foi tenente coronel dos dragões do regimento de Minas Gerais em 1789. Apesar do posto militar, patrocinou muito a conspiração republicana do Tiradentes chamada Inconfidência Mineira, e não só entrou nela, como franqueava a casa para ali se reunirem os conjurados. Quando se descobriu a conspiração, foi preso, mas escapou à morte, talvez por pertencer à nobre família dos Freire de Andrade. Seu castigo foi o desterro para Pedras d'Angola, Moçambique, para onde partiu em 1792.  
Apesar do seu grande desejo de voltar à pátria, só obteve licença em 1808, depois que a família real partiu para o Rio. Mas o destino não o deixou realizar o desejo pois morreu em viagem em março do mesmo ano.


    1792 - Julgamento final de Luís XVI da França começa em Paris

    1825 - É aberto o Canal de Erie, ligando o lago Erie ao rio Hudson, no Estado de Nova York.

    1845 - O Texas torna-se o 28º estado estadunidense

    1898 - Marie Curie anunciava a descoberta da pechblenda à Academia de Ciências de Paris O que é
Foi numa amostra de pechblenda que Marie Curie e Pierre Curie conseguiram isolar 2 elementos muito mais radioativos o urânio, que foram o polônio (Bem mais radioativo que o urânio), e o rádio (Cerca de um milhão de vezes mais radioativo que o urânio). Mineiros de pechblenda apresentavam alta incidência de câncer de pulmão.

    1925 - Fundação do Partido Comunista Indiano

    1929 - O deputado federal brasileiro Sousa Filho é assassinado a tiros por Simões Lopes no plenário da Câmara dos Deputados
No dia 26 de dezembro de  1929, na sacada da Câmara Federal, o filho do deputado Luís Simões Lopes, em inflamado discurso, fez algumas referências irônicas e desairosas sobre o deputado governista Sousa Filho, arrancando aplausos do público. O parlamentar, que se achava na sacada, ouviu e não gostou. 
Mais tarde, quando os oposicionistas se recolhiam ao interior do prédio, Souza Filho interpelou o moço, agressivamente, dirigindo-lhe uma série de impropérios. No ardor da mocidade, Simões Lopes (filho) rebentou sua bengala nas costas do agressor que, em revide, sacou de um punhal. 
Numa reação instintiva, Simões Lopes (filho) deu alguns passos atrás mas, tendo sido interceptado em seu caminho, sabe-se lá por quem, caiu, ficando à mercê do agressor, pronto para fincar-lhe o punhal. Nesse momento, então, o velho deputado Simões Lopes, acorrendo ao socorro do filho, sacou de um revolver e deu um tiro certeiro e fulminante no desafeto. Na confusão, os deputados   aliancistas Plínio Casado e Adolfo Bergamini retiraram do local o agressor e o levaram para lugar seguro. 

No dia seguinte, pela primeira vez em muito tempo, houve quorum na Câmara Federal, para a sessão de homenagem ao deputado assassinado, cujo velório acontecia no salão nobre. Apesar de ameaçados, os aliancistas também compareceram, já que Souza Filho era um grande adversário, mas um bom amigo de todos eles. Em nome da Aliança Liberal, discursou o deputado Lindolfo Collor, lamentando o acontecimento e enaltecendo a personalidade do falecido. 
O trágico acontecimento arrefeceu os ânimos da campanha no edifício da Câmara Federal, mas não diminuiu as atividades de um e outro lado para fazer de seu candidato o escolhido das urnas. Cinco dias depois, encerra-se o período legislativo e cada um viaja ao seu Estado para acompanhar as eleições, que ocorreriam em  1º de março de 1930. Tudo isso faz parte dos acontecimentos que antecedem o fim da Primeira República > Saiba mais Abaixo, o Palácio Tiradentes, que era, na época, a sede da Câmara Federal.

    1933 - A rádio FM (Frequência Modulada) é patenteada
A invenção do rádio por Marconi permitia apenas a emissão uma onda básica por centelhamento, que permanecia no ar uma fração de segundo.  O brasileiro Landel de Moura conseguiu a transmissão de rádio por onda contínua, entre a Avenida Paulista e o bairro de Santana, mas o sinal continuava sem modulação, servindo apenas para telegrafia, como o de Marconi. Mais tarde, foi introduzida na onda contínua a modulação por amplitude, ou amplitude modulada (AM), que serviu de base para as primeiras rádio "broadcasting" e que é usada até hoje, nas frequências mais baixas (550 a 1600 khz). Foi então que se inventou a modulação por frequência, ou frequência modulada (FM), que passou a ser usada em VHF (88 a 106 MGz), com melhor qualidade de áudio, e que é usada hoje por praticamente todo tipo de transmissão em áudio, no rádio e na TV. Embora patenteada em 1933, a frequência modulada só passou a ser usada no Brasil a partir dos anos 60, primeiro só para ligar os estúdios de AM aos transmissores e depois, com programação independente, mas com audiência muito baixa, por falta de aparelhos receptores, que eram muito caros na época. 
    1933 - A empresa de produção de automóveis Nissan é organizada em Tóquio, Japão

    1943 - Segunda Guerra Mundial: O navio de guerra alemão Scharnhorst é afundado.
    1944 - Segunda Guerra Mundial: A ofensiva alemã nas Ardenas é retida pelas tropas americanas em Bastogne (Bélgica)
    1947 - 66 centímetros de neve caem em 16 horas na cidade de Nova Iorque
    1953 - É instalado o município de Malta (Paraíba).

    1963 - Lançamento, em nível nacional, no Brasil, da Campanha da Fraternidade.

    1975 - Primeiro vôo da aeronave Tupolev Tu-144

    1977 - É promulgada a lei que institui o divórcio no Brasil. 
Até então, só se admitia o desquite (separação judicial de bens), mas não desvinculação do contrato de casamento. A luta pela implantação do divórcio vinha desde 1945, por esforço pessoal do senador Nelson Carneiro, mas a conquista foi muito limitada, pois que só permitia o divórcio uma única vez, criando uma situação jurídica sui generis: se um homem já divorciado se casasse com uma mulher solteira, ela poderia, em tese, requerer divórcio, mas ele não. A mudança de mentalidade, através dos anos, permitiu a evolução da lei em termos mais amplos, a despeito da forte resistência da Igreja Católica, cuja posição retórica continua a mesma, de condenar o divórcio em qualquer circunstância.

    1982 - O Homem do Ano da revista Time foi dado pela primeira vez a um não-humano, o computador

    1986 - A primeira telenovela de longa duração estadunidense, Search for Tomorrow, passa seu episódio final após 36 anos no ar.
    2003 - Um sismo de magnitude 6,5 devasta a antiga cidade persa de Bam, no Irão, causando pelo menos 30 000 mortos.
    2004 - Um terramoto no Oceano Índico, provoca tsunami que causa destruição no Sudeste Asiático, no Subcontinente Indiano, e atingindo também a Somália.


    1194 - Rei Frederico II da Germânia (m. 1250)
    1687 - Johann Georg Pisendel, compositor alemão.
    1716 - Thomas Gray, poeta inglês.
    1762 - Michael Kelly, tenor irlandês.
    1780 - Mary Somerville, matemática escocesa.
    1791 - Charles Babbage, matemático britânico (m. 1871).
    1803 - Friedrich Reinhold Kreutzwald, médico e escritor estoniano (m. 1882).
    1809 - José Estêvão Coelho de Magalhães, jornalista, político e orador parlamentar português (n. 1862).

    1819 - Hermann Blumenau, fundador da cidade de Blumenau (m. 1899).

    1853 - René Bazin, escritor francês.
    1855 - Arnold Ludwig Mendelssohn, compositor alemão.
    1872 - Ralph Norman Angell Lane, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993 (m. 1967).
    1891 - Henry Miller, escritor estadunidense (m. 1980).
    1893 - Mao Tse-tung, político, revolucionário e governante da China (m. 1976).
    1894 - Raymond O. Faulkner, egiptólogo inglês (m. 1982).
    1903
        Arminda Correia, cantora lírica portuguesa (m. 1988).
        Elisha Cook, Jr., ator norte-americano (m. 1995).
    1904 - Alejo Carpentier, escritor cubano (m. 1980).
    1905 - Anfilogino Guarisi, futebolista ítalo-brasileiro (m. 1974).

    1911 - Renato Guttuso, pintor italiano (m. 1987).

    1921 - Steve Allen, músico, comediante e escritor estadunidense (m. 2000).
    1922 - Asdrúbal Fontes Bayardo, piloto uruguaio de Fórmula 1 (m. 2006).

    1926 - Gina Pellón, pintora cubana. 
Por viver na França, sua arte está desvinculada da pintura pós revolucionária cubana e ganhou expressão própria e independente. Veja a pintura cubana contemporânea praticada por outros artistas residentes no país http://is.gd/IhbzuY

    1930 - Marisa Prado, atriz brasileira (m. 1982), que se notabilizou por sua participação no filme "O Cangaceiro", da Cia. Cinematográfica Vera Cruz.

    1935 - Moises Solana, piloto mexicano de Fórmula 1 (m. 1969).
    1937 - Gnassingbé Eyadéma, Presidente do Togo (m. 2005).
    1942
        Marco Vinicio Cerezo Arévalo, político guatemalteco.
        Gray Davis, político norte-americano.
    1947 - Dominique Baratelli, ex-futebolista francês.

    1949 - José Ramos Horta, político de Timor-Leste, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1996.

    1958 - Adrian Newey, engenheiro britânico.
    1962 - Jean-Marc Ferreri, ex-futebolista francês.
    1963
        Suzane Carvalho, automobilista brasileira.
        Lars Ulrich, baterista do Metallica.
    1965
        Daúto Faquirá, treinador moçambicano de futebol.
        Mazinho, ex-futebolista brasileiro.
    1969 - Thomas Linke, ex-futebolista alemão.
    1970 - Simon Gopane, ex-futebolista sul-africano.
    1971
        Jared Leto, ator estadunidense e vocalista da banda 30 Seconds to Mars.
        Mika Nurmela, futebolista finlandês.
        Jacek Trzeciak, futebolista polonês.
    1972 - Artur Jorge Vicente, ex-futebolista cabo-verdiano.
    1975
        Nilson, futebolista brasileiro.
        Marcelo Ríos, ex-tenista chileno.
    1977 - Fatih Akyel, futebolista turco.
    1979 - Fabián Carini, futebolista uruguaio.
    1980 - Pascal Kondaponi, futebolista nigeriano.
    1981 - Ilia Kandelaki, futebolista georgiano.
    1983
        Alexandre Slaviero, ator brasileiro.
        Romicio Lopes, futebolista guinéu.
        Labinot Kelmendi, futebolista sueco.
    1984 - Ahmed Barusso, futebolista ganês.
    1985 - Kyryll Lobaniv, futebolista ucraniano.
    1986
        Darío Bottinelli, futebolista argentino.
        Hugo Lloris, futebolista francês.
    1987
        Adilio Augustin, futebolista surinamês.
        Dagoberto Currimilla, futebolista chileno.
        Emmanuel Sarki, futebolista nigeriano.
    1989 - Sofiane Feghouli, futebolista franco-argelino.
    1990 - Aaron Ramsey, futebolista inglês.

    1991 - Eden Sher, atriz americana, que interpreta Sue Heck na série The Middle.


    268 - Papa Dionísio, 25º papa.
    418 - Papa Zósimo, 41º papa.
    1627 - Simon Marius, astrônomo alemão (n. 1573)
    1771 - Claude Adrien Helvetius, filósofo francês (n. 1715)
    1869 - Jean-Louis-Marie Poiseuille, médico e físico francês (n. 1797).
    1890 - Heinrich Schliemann, arqueólogo alemão, descobridor de Tróia (n. 1822)
    1923 - Dietrich Eckart, um dos membros-chave do início do Partido Nazi Alemão (n. 1868)
    1933 - Eduard Vilde, jornalista e escritor estoniano (n. 1865)
    1961 - Kristofer Uppdal, escritor norueguês (n. 1878)

    1972 - Harry S. Truman, 33º presidente dos Estados Unidos (n. 1884)
Harry S. Truman (Lamar, 8 de maio de 1884 – Kansas City, 26 de dezembro de 1972) foi o 33º presidente dos Estados Unidos. O último running mate de Franklin D. Roosevelt em 1944, Truman chegou à presidência em 12 de abril de 1945 após a morte de Roosevelt. Em sua presidência, os EUA terminaram a Segunda Guerra Mundial; após o conflito, as tensões com a União Soviética cresceram, iniciando a Guerra Fria. Saiba mais

    1977 - Howard Hawks, cineasta estadunidense (n. 1896)
    1999 - Shankar Dayal Sharma, ex-presidente da Índia (n. 1918)

    2006 - Gerald Ford, ex-presidente dos Estados Unidos (n. 1913). Era vice Presidente e assumiu pela renúncia do presidente Nixon, derrubado pelo escândalo do Watergate.

    2010 - Dary Reis, ator brasileiro (n. 1926)


    Boxing day - países da Commonwealth

    Day of Goodwill - África do Sul

    Dia de Santo Estêvão (feriado na Alsácia, Áustria, Catalunha, Croácia, República Checa, Alemanha, Hong Kong, Itália, República da Irlanda, Luxemburgo, Polónia e Eslováquia)

    Dia da Independência da Eslovênia

    Primeiro dia do Kwanzaa - período religioso afro-americano

    Antigo Egito: nascimento de Hórus, deus solar com cabeça de falcão - Ligado a mitologia egípcia.

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.