quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 7 de dezembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Pitoresco - Principal

Brasilia


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

WEBCAM's
São Paulo: Av. Paulista  http://is.gd/Sq4ncx
Rio de Janeiro (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
5ª Avenida (New York) > http://is.gd/Zd2hT3
Madison Square Avenue (New York) http://is.gd/WlhHJt
Hollywood Boulevard - Los Angeles http://is.gd/hdk4CB
Tóquio: O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N

- “Brasil – 100 Anos de República”, grátis em PDF (É só baixar) http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

7 de dezembro de 2012.
342º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 24 dias para acabar o ano.


Em 07/12/1918, nasce o pintor Inimá de Paula
Inimá José de Paula (Itanhomi, 7 de dezembro de 1918 — Belo Horizonte, 13 de agosto de 1999) foi um pintor, desenhista e professor brasileiro. 
Junto com Aldemir Martins, Antônio Bandeira e outros notáveis, fizeram parte do Movimento Modernista de Fortaleza, em 1940. Apesar do convívio com outros astros das artes plásticas brasileiras, jamais abriu mão de sua inconfundível linguagem, traduzida por uma pincelada única. É considerado o mais autêntico intérprete da chamada "sensibilidade tropical". 

Inimá foi um artesão das cores, e é considerado por muitos o maior fauvista brasileiro, o maior de todos os artistas contemporâneos mineiros, sendo reverenciado em sua terra natal. Sua pintura tem características pessoais e bem definidas, e é altamente bem elaborada e estruturada; suas pinceladas são fartas e generosas. Morou também no Rio de Janeiro, tendo pintado as paisagens de Santa Teresa. 
Ainda antes de sua morte, foi constituída em 1998 a Fundação Inimá de Paula, para cuidar de todos os assuntos concernentes à sua obra e à catalogação integral da mesma, sendo iniciativa pioneira no país, rivalizando apenas com a também impressionante iniciativa que é o Instituto Manabu Mabe. O próprio Inimá autenticou pessoalmente muitas e muitas obras
A Fundação Inimá de Paula, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, inaugurou em abril de 2008 o Museu Inimá de Paula, em antigo prédio da capital mineira. O Museu está aberto ao público e, além do seu acervo, os amantes da arte podem ver as várias exposições de artistas brasileiros que ali mostram suas obras.





    1787 - Delaware torna-se o primeiro estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana.

    1858 - Franceses e espanhóis bloqueiam a Cochinchina (Vietnã do Sul).
Em função de perseguições a missionários cristãos na Indochina, com o assassinato de padres espanhóis e franceses em 1858, culminando como a morte do Bispo Díaz Sanjurjo, Espanha e França realizaram uma expedição punitiva Franco-Espanhola contra os nativos, o que culminou com a ocupação franco-espanhola de Saigon e Da Nang, cidades mais tarde dominadas pela Indochina Francesa. O militar espanhol nessa expedição foi o General Carlos Palanca, que no ano seguinte retornou à Espanha. O governo queria saber informações sobre a Cochinchina. Palanca foi novamente enviado à região como Embaixador Plenipotenciário e Comandante-em-chefe das tropas que vieram a empreender a campanha militar junto com a França em 1860. Para obter a paz, o General Palanca levou a Espanha uma comissão indígena e tais gestões foram um sucesso, cobrindo de honras e lauréis, tanto a Espanha, como a França, onde Palanca também foi durante as negociações. 
As tropas da espanholas ficaram ainda por mais cinco anos na Cochinchina, por indecisões dos chefes militares, com a consequente falta de dinheiros e suprimentos diversos. (Wikipedia)

    1866 - Abertura da navegação do rio Amazonas e seus afluentes e do rio São Francisco aos navios mercantes de todas as nações.
A abertura de portos brasileiros a todas as nações amigas, feita por Dom João (então príncipe regente) era literalmente só para o inglês ver. Só havia, naquele momento, duas nações hegemônicas, a Inglaterra e a França de Napoleão. Como o Brasil rompera relações com a França, o único país a aproveitar-se da medida era Inglaterra, interessada nas reservas minerais de prata nas vizinhas colônias espanholas da foz do rio Paraguai. Agora, a abertura da navegação fluvial era para valer. As águas correram, o Brasil era independente, D. Pedro II estava no governo há três décadas e a possibilidade de navios mercantes fazerem incursões ao sertão brasileiro trazia a possibilidade de desenvolver o progresso nessas regiões distantes e sem outro meio de comunicação, que não fossem os rios. Era, pois, o processo de inclusão do Brasil interiorano ao mundo.

    1909 - Na França, uma nova lei fixa salários e condições de pagamento - Lei do Salário mínimo.

    1917 - Os Estados Unidos entram na Primeira Guerra Mundial e declaram guerra contra o Império Austro-Húngaro.
O afundamento do Lusitânia por um submarino foi o motivo pelo qual os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial. O navio era britânico mas o que chocou a opinião pública foi a morte de 124 cidadãos norte-americanos, que se encontravam entre os passageiros.  A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras) foi um conflito bélico mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918 e os Estados Unidos permaneceram do lado de fora, atuando apenas como fornecedores de suprimentos aos aliados europeus. Ao entrar no conflito apenas na fase final, os EUA deram um golpe de sorte, pois, ao terminar a guerra, os países europeus estavam destruídos e endividados, enquanto, os EUA eram os grandes credores, com uma fase áurea que elevou o país à categoria de primeira potência mundial. O lado negativo foi que o crescimento sem controle, com a formação de empresas sem nexo e sem condições de competição, levou ao crash da Bolsa de Nova York em 1929, e à depressão dos anos 20. A economia tem sua lógica, que funciona independente da vontade dos estrategistas de plantão.

    1921 - Áustria e Estados Unidos voltam a ter relações diplomáticas.

    1925 - Notas de 500 escudos começam a ser retiradas de circulação por ação do falsário Alves dos Reis.
    1933 - O general Cristóvão Barcelos propõe a mudança da Capital brasileira para o Planalto Central.

    1940 - No Brasil o Presidente Getúlio Vargas promulga o Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848).

    1941 - O Japão ataca Pearl Harbor, na ilha de O'ahu, Havaí, marcando a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

    1941 - O Japão ataca Hong Kong.
    1943 - A bandeira do Líbano é adotada pelos seus nacionais.
    1953 - Na noite de abertura da ópera La Wally, de Alfredo Catalani, a cantora lírica italiana Renata Scotto retorna ao palco quinze vezes para agradecer os aplausos do público.
    1961 - A NASA anuncia o plano de estender o programa espacial de voos tripulados, desenvolvendo uma nave espacial para dois tripulantes (v. Projeto Gemini).
    1965 - Promulgada a declaração Dignitatis Humanae pelo Papa Paulo VI.

    1966 - Atos Institucionais: o governo edita o AI-4, convocando o Congresso Nacional para discutir e votar a nova Constituição.
Foi o terceiro Ato Institucional assinado pelo presidente da República. Com o AI-2instituiu a eleição indireta para presidente da República, dissolveu todos os partidos políticos, aumentou o número de ministros do Supremo Tribunal Federal de 11 para 16, reabriu o processo de punição aos adversários do regime, estabeleceu que o presidente poderia decretar estado de sítio por 180 dias sem consultar o Congresso, intervir nos estados, decretar o recesso no Congresso, demitir funcionários por incompatibilidade com o regime e baixar decretos-lei e atos complementares sobre assuntos de segurança nacional. Com o AI-3, foram estabelecidas eleições indiretas para governador, com a cassação de vários deputados estaduais da oposição para garantir maioria nas Assembleias e, com esse artifício, a ditadura conseguiu eleger praticamente todos governadores. Em seguida,  o Congresso foi posto em recesso.  Com o AI-4, ainda editado por Castelo Branco, em 7 de dezembro de 1966,  convocou-se o Congresso Nacional para a votação e promulgação da Constituição de 1967, redigida no Palácio do Planalto, que revogaria definitivamente a Constituição de 1946. Conheça os 17 Atos Institucionais editados pelos governos militares http://is.gd/RktVz6

    1966 - A Síria pede a queda do rei Hussein da Jordânia.
    1966 - Cruzeiro é campeão da Taça Brasil, antigo Campeonato Brasileiro
    1972 - Lançamento da missão Apollo 17.

    1975 - A Indonésia invade Timor-Leste, depois da retirada das tropas portuguesas na sequência do 25 de Abril de 1974. Depois, foram longos anos de luta para o Timor Leste recobrar sua liberdade.
Até agosto de 1975 Portugal liderou o processo de auto-determinação de Timor-Leste, promovendo a formação de partidos políticos tendo em vista a independência do território. Quando as forças pró-indonésias atacam as forças Portuguesas no território, estas são obrigadas a deixar a ilha de Timor e refugiam-se em Ataúro quando se dá início à Guerra Civil entre a FRETILIN e as forças pró-Indonésias. Em 1999, os governos de Portugal e da Indonésia começaram, então, a negociar a realização de um referendo sobre a independência do território, sob a supervisão de uma missão da Organização das Nações Unidas. No mesmo período, o governo indonésio iniciou programas de desenvolvimento social, como a construção e recuperação de escolas, hospitais e estradas, para promover uma boa imagem junto aos timorenses. Desde o início dos anos 1990, uma lei indonésia aprovava milícias que “defendessem” os interesses da nação, em Timor-Leste, o exército indonésio treinou e equipou diversas milícias, que serviram de ameaça contra o povo durante o referendo. Apesar das ameaças, mais de 98% da população timorense foi às urnas no dia 30 de agosto de 1999 para votar na consulta popular, e o resultado apontou que 78,5% dos timorenses queriam a independência. Conheça a história do Timor Leste

    1976 - É criada a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil.
    1981 - A Espanha torna-se o mais novo membro da OTAN.
    1982 - No Texas, pela primeira vez uma execução com injeção letal é usada contra um condenado à morte nos Estados Unidos.

    1987 - O Plano Piloto de Brasília é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

    1988 - O primeiro transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor é realizado em São Paulo.

        Um sismo de 6,9 graus na escala de Richter atinge a Armênia, causando a morte de mais de 25 mil pessoas.

        O líder palestino Yasser Arafat admite pela primeira vez a existência de Israel. O Conselho Nacional Palestino declara o objetivo de criar um Estado.

    1990 - O Papa João Paulo II publica a encíclica Redemptoris Missio sobre a validade permanente do mandato missionário.

    1993 - Um conselho multirracial assume o governo da África do Sul.

    1994 - Começa o julgamento do presidente Fernando Collor e do tesoureiro de sua campanha presidencial, Paulo César Farias.

    1994 - Yasser Arafat, Presidente da Organização para a Libertação da Palestina - OLP, exige que seja respeitada a sua autoridade na margem ocidental do Rio Jordão e na Faixa de Gaza.
    1995 - A sonda Galileo chega a Júpiter numa viagem contínua pelo planeta e suas luas durante oito anos.
    1996 - Após 18 dias em órbita, a nave espacial Columbia retorna a Terra com sua tripulação. É o vôo de maior duração na história do veículo espacial norte-americano.

    1998 - Boris Yeltsin, recuperando-se de uma pneumonia, sai do hospital por três horas e demite vários de seus principais ajudantes.
Bóris Nicoláievitch Iéltsin (Butka, 1 de fevereiro de 1931 — Moscou, 23 de abril de 2007) foi um político russo, com um importante papel na história recente da União Soviética e da Federação Russa. Foi o primeiro lider russo a ser eleito democraticamente, tendo exercido o cargo de primeiro presidente da Rússia, após o fim da República Soviética. Após uma cirurgia no coração, em 1996, empreendeu um novo rumo de reformas, alterando a composição dos órgãos de decisão e do aparelho político central. Nomeou Anatoli Chubais e Boris Nemzov vice-presidentes do governo, mantendo Chernomirdin em seu cargo. Ante a ampliação da Otan, com a incorporação de novos membros do antigo Pacto de Varsóvia, Yeltsin estreitou ainda mais a cooperação com a China. Por seu delicado estado de saúde, pelas críticas que vinha recebendo ao caráter autocrático de seu governo e a casos de corrupção, Yeltsin renunciou em 31 de dezembro de 1999. Nomeou para seu posto o primeiro-ministro Vladimir Putin, que lhe garantiu imunidade contra eventuais processos judiciais. (Wikipedia)

    1999 - Editado o decreto que dissolve a Rede Ferroviária Federal.
    2004 - Hamid Karzai toma posse como presidente do Afeganistão.
    2008 - O São Paulo Futebol Clube torna-se hexacampeão do Campeonato Brasileiro de Futebol.


    1598 - Bernini, artista italiano (m. 1680).

    1810 - Theodor Schwann, biólogo alemão (m. 1882).
    1823 - Leopold Kronecker, matemático alemão (m. 1891).
    1873 - Willa Cather, escritora estadunidense (m. 1947).
    1905 - Gerard Kuiper, astrónomo holandês (m. 1973).

    1920 - Manuel Pereira da Silva, escultor português.

    1924 - Mário Soares, político português.
    1925 - Hermano da Silva Ramos, ex-piloto brasileiro de F-1.

    1927 - José Ivo Lorscheiter, bispo brasileiro (m. 2007).

    1928 - Noam Chomsky, lingüista e cientista político estadunidense.
    1931 - James Grogan, patinador artístico estadunidense (m. 2000).
    1935 - Armando Manzanero, músico e compositor mexicano.
    1937 - Ary dos Santos, poeta português (m. 1984)

    1953 - Xuxa Lopes, atriz brasileira.

    1955 - Priscilla Barnes, atriz norte-americana.
    1956 - Larry Joe Bird, jogador de basquete americano considerado uma das grandes lendas do esporte.
    1962 - Petar Aleksandrov, ex-futebolista búlgaro.
    1964 - Roberta Close, atriz brasileira.
    1966
        Shinichi Itoh, motociclista japonês.
        C. Thomas Howell, ator norte-americano.
    1971
        Vladimir Akopian, enxadrista armênio.
        Chasey Lain, atriz norte-americana.
    1973 - Damien Rice, cantor irlandês.
    1977
        Delron Buckley, futebolista sul-africano.
        Dominic Howard, baterista do Muse.
        Pape Sarr, futebolista senegalês.
    1979
        Jennifer Carpenter, atriz norte-americana.
        Lampros Choutos, futebolista grego.
        Vicente Sánchez, futebolista uruguaio.
        Sara Bareilles, cantora norte-americana.
        Kon Artis, rapper e produtor musical norte-americano.
    1980
        Canindé, futebolista brasileiro.
        Clemens Fritz, futebolista alemão.
        John Terry, futebolista inglês.
    1981
        Nicholas Addlery, futebolista jamaicano.
        Marko Ljubinković, futebolista sérvio.
    1984

        Robert Kubica, piloto polonês de F-1.
        Luca Rigoni, futebolista italiano.
        Manuela do Monte, atriz brasileira.
  
    1987
        Aaron Carter, cantor estadunidense.
        Thomas Fiss, músico norte-americano.
    1988 - Emily Browning, atriz australiana.
    1989 - Nicholas Hoult, ator britânico.
    1990 - Urszula Radwańska, tenista polonesa.
    1998 - Karina Ferrari, atriz brasileira


    43 a.C. - Cícero, político e orador romano; executado por ordem de Marco António (n. 106 a.C.)

    283 - Papa Eutiquiano
    983 - Oto II, imperador do Sacro Império Romano (n. 955)

    1848 - Martins Pena, dramaturgo e diplomata brasileiro (n. 1815)

    1894 - Ferdinand de Lesseps, diplomata e empresário francês (n. 1805)
    1906 - Élie Ducommun, ganhador do Nobel da Paz em 1902, (n. 1833)

    1927 - Carlos de Laet, jornalista, professor e poeta brasileiro (n. 1847)

    1947 - Nicholas Murray Butler, Nobel da Paz em 1931 por promover o Pacto Briand-Kellogg (n. 1862)
    1962 - Kirsten Flagstad, soprano norueguesa (n. 1895)

    1970 - Rube Goldberg, artista plástico, cartunista e escultor estadunidense (n. 1883)

    1975 -
        Beatrix Loughran, patinadora artística estadunidense (n. 1900)

        Plínio Salgado, jornalista, escritor e político (n. 1895)

Plínio Salgado (São Bento do Sapucaí, 22 de janeiro de 1895 — São Paulo, 8 de dezembro de 1975) foi um político, escritor, jornalista e teólogo brasileiro que fundou e liderou a Ação Integralista Brasileira (AIB), partido de extrema-direita inspirado nos princípios do movimento fascista italiano. 
Inicialmente um adepto da ditadura de Getúlio Vargas, foi mais tarde preso e obrigado a se exilar em Portugal, acusado de promover levantes contra o governo. Após retornar ao Brasil, lançou o Partido de Representação Popular (PRP), sendo eleito para representar o Paraná na Câmara dos Deputados em 1958 e reeleito em 1962, desta vez para representar São Paulo. Foi também candidato à presidência da República no pleito de 1955, obtendo 8,28% dos votos. Após o Golpe de Estado de 1964, que acabou por extinguir os partidos políticos, se juntou à Aliança Renovadora Nacional (Arena), obtendo mais dois mandatos na Câmara. Se aposentou da vida política em 1974, apenas um ano antes de sua morte. Foi membro da Academia Paulista de Letras, tendo também fundado alguns jornais. Saiba mais



        Thornton Wilder, escritor estadunidense (n. 1897)
    1988 - Martin Rodbell, bioquímico americano, ganhador nobel de Medicina em 1994 (n. 1925
    1990 - Joan Bennett, atriz norte-americana (n. 1910)
    1993 - Wolfgang Paul, físico alemão (n. 1913)
    2007 - António Alçada Baptista, advogado e romancista português (n. 1927)
    2009 - Mark Ritts, ator norte-americano (n. 1946)


Brasil
    Dia do Oficial de Justiça

Estados Unidos
    Pearl Harbor Day (aniversário da invasão japonesa) - Comemoração local.

Internacional
    Dia Internacional da Aviação Civil - Evento internacional criado para homenagear o setor - Comemorado no Brasil e Portugal.

Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.