sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 13 de outubro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

13 de outubro de 2012.
287º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 79 para acabar o ano.


Em 13/10/1474,nasce Mariotto Albertinelli, pintor italiano (m. 1515).
Mariotto di Bigio di Bindo Albertinelli (1474 - 1515) foi um pintor italiano florentino da Alta Renascença, intimamente relacionado com Cosimo Rosselli e Fra Bartolomeo e influenciado por Rafael. Albertinelli nasceu em Florença. Aos 12 anos, tornou-se aluno de Cosimo Rosselli e Fra Bartolomeo, com quem abriu um estúdio próprio em 1494. Entre seus alunos estavam Jacopo da Pontormo, Innocenzo di Pietro Francucci da Imola, Giuliano Bugiardini e Visino. 
Possuiu-se tanto do estilo de Fra Bartolomeo que as obras de ambos confundem-se, sendo atribuídas a um e a outro. Fonte: Wikipedia.


 Em 13/10/1713, nasce Allan Ramsay, pintor escocês (m. 1784).

Allan Ramsay, Junior (Edimburgo, 1713 — Dover, 10 de Agosto de 1784), filho de Allan Ramsay Senior, o poeta, foi um pintor (sobretudo um retratista) escocês do século XVIII, o fundador da Select Society e uma das figuras líderes dos intelectuais de Edimburgo do seu tempo. Estudou arte em Londres e em Roma. Após o regresso a Edimburgo tornou-se um artista estabelecido, com vários pedidos de retrato. Foi depois viver para Londres, onde teve muitos clientes proeminentes, incluindo o rei Jorge III do Reino Unido, Flora MacDonald (de Bonnie Prince Charlie), David Hume, Edward Gibbon e Rousseau - este último não gostou do resultado. Tornou-se muito rico. Viveu depois em Itália e regressou depois a Dover, onde morreu. Fonte: Wikipedia.


    1296 - Ílhavo recebe foral de D. Dinis.

    1307, Sexta-Feira 13 - A Ordem do Templo é acusada de traição à Igreja, pelo Papa Clemente V, sob pressão do Rei da França Philip IV, mandando para a prisão os seus membros nomeadamente o seu grão-mestre. Este evento deu origem à superstição do azar numa sexta-feira 13.
É uma das causas (mas não a única), atribuida ao azar de uma "sexta-feira, 13". O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que, pela tradição, Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias. Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Saiba mais Esses nomes, por si só, já são mais assustadores que todo azar atribuído ao dia 13. Vade retro! Na psiquiatria, esse tipo de crença é classificado como TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo. Alguém vai se deixando levar por um tipo de lenda e crendice até chegar ao ponto em que ela começa a influir substancialmente em suas decisões e, então, é hora de procurar ajuda médica.


    1399 - Coroação de Henrique IV de Inglaterra; fim do reinado de Ricardo II, que é exilado e assassinado no ano seguinte.
É a luta cega e obsessiva pelo poder. Ricardo II Plantageneta (6 de janeiro, 1367 - 14 de fevereiro de 1400) foi rei de Inglaterra entre 1377 e 1399.  Oficialmente, é a 29 de setembro que Ricardo aceita voluntariamente ceder a coroa a Henrique. Bem que tal seja pouco provável, o Parlamento reunido a 30 de setembro aceita a demissão de Ricardo. Henrique é coroado Henrique IV de Inglaterra a 13 de outubro. O destino de Ricardo após a sua destituição não é muito clara. Ele fica na torre de Londres antes de ser levado para o castelo de Pontefract, pouco tempo antes do fim da guerra. Apesar do rei Henrique ter-lhe prometido a vida, rapidamente essa opção é posta de lado quando os condes de Huntingdon, Kent, Somerset e Rutland - retirados das posições que Ricardo lhes dera - começam a conspirar o assassínio do novo rei para recolocar Ricardo no poder. Bem que tenha sido antecipada, essa conspiração mostra os riscos para Henrique caso este deixasse Ricardo com vida. Ricardo morre captivo, por volta do 14 de fevereiro de 1400, embora existam dúvidas quanto à data exata e à causa real de sua morte. A 17 de fevereiro o corpo é levado para a catedral de Saint-Paul, antes de ser enterrado na igreja de Kings Langley, a 6 de março.Em 1413, Henrique V decide deslocar o corpo de Ricardo para a sua última morada, na Abadia de Westminster. Ali, Ricardo tinha ele mesmo preparado um túmulo onde já se encontrava o corpo de sua esposa.

    1534 - É eleito o Papa Paulo III.


    1792 - Colocação da pedra fundamental/angular da Casa Branca em Washington, D.C., Estados Unidos, pelo arquiteto James Hoban.

    1797 - Porto Feliz é elevada à categoria de vila.

    1867 - Estrada de Ferro Central do Brasil chega a Entre Rios (hoje Três Rios) no entroncamento com a Estrada de Rodagem União e Indústria.

    1884 - Determinado o meridiano de Greenwich como ponto de referência para determinação dos fusos horários. O lado oposto é o anti meridiano. Quanto em Greenwich é meio dia, no anti meridiano é meia noite e os países mais próximos a ele começam a entrar no dia seguinte. Um deles é a ilha de Tuvalu e, logo a seguir, Auckland e Nova Zelândia.

    1890 - Criação pelo Barão de Drummond do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro.

    1890 - Em sua viagem sem rumo, Anton Tchekhov parte para Vladivostok.

    1917 - No mês de Outubro ocorreu o Milagre do Sol, assistido por milhares de pessoas, em Fátima.

    1930 - O Bispo de Leiria torna público, oficialmente, as aparições de Nossa Senhora em Fátima.

    1943 - Segunda Guerra Mundial: O novo governo italiano se une aos aliados e declara guerra à Alemanha. 
Os acontecimentos se precipitam, pelo menos para a Itália. Mussolini é localizado em seu esconderijo e morto com sua amante. A Itália se junta aos aliados contra a Alemanha. Apenas uma tropa de "Cavalieri", com seu general comandante, decide permanecer ao lado de Hitler e se incorpora ao exército alemão. Já proxímos do filan da guerra, alemães e "cavalieri", com seus respectivos generais, se rendem à Força Expedicionária Brasileira e são feitos prisioneiros, num total de 16 mil homens. 

    1969 - A Terapia Ocupacional é reconhecida como profissão de ensino superior no Brasil.

    1970 - As Ilhas Fiji são admitidas como Estado-Membro da ONU.
    1972 - Acidente de avião ocorrido nos Andes onde viajavam 45 pessoas, incluindo o time completo de rúgbi do colégio secundário uruguaio Christians Brothers, que sobreviveram 16 pessoas e ficou conhecido como O Milagre dos Andes.

    1977 - O Sport Club Corinthians Paulista sagra-se campeão paulista de futebol após 23 anos de jejum; a última conquista tinha sido o campeonato do quarto centenário da cidade de São Paulo em 1954 e estabelece o recorde de público do estádio do Morumbi que dura até hoje.

    1982 - Começa a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu, extinguindo as Sete Quedas.

    1997 - O presidente norte-americano Bill Clinton discursa no Palácio do Itamaraty se referindo a Santos Dumont como o pai da aviação.
Foi apenas um ato retórico, ou de marketing, não extinguindo a controvérsia mantida entre brasileiros em favor de Santos Dumont, e americanos, em favor dos Irmãos Wright, quando à real precedência na realização do primeiro voo.

    2003 - Comuna de Teulada é transferida, por lei, à província de Cagliari.

    2003 - Em visita a São Paulo, o escritor José Saramago, em entrevista, faz declaração controvertida sobre os judeus, em consideração ao conflito Israelo-palestiniano.
Um caso que tem tido alguma repercussão relacionou-se com a posição crítica do autor em relação à posição de Israel no conflito contra os palestinianos. Por exemplo, a 13 de Outubro de 2003, numa visita a São Paulo, em entrevista ao jornal O Globo, afirmou que os judeus não merecem a simpatia pelo sofrimento por que passaram durante o Holocausto… Vivendo sob as trevas do Holocausto e esperando ser perdoados por tudo o que fazem em nome do que eles sofreram parece-me ser abusivo. Eles não aprenderam nada com o sofrimento dos seus pais e avós. A Anti-Defamation League (ADL) (Liga Anti-Difamação), um grupo judaico de defesa dos direitos civis, caracterizou estes comentários como sendo anti-semitas. Segundo as palavras de Abraham Foxman, director da ADL, "os comentários de José Saramago são incendiários, profundamente ofensivos e mostram uma ignorância destes assuntos, o que sugere um preconceito contra os judeus".  Em defesa de Saramago, diversos autores afirmam que ele não se insurgiu contra os judeus, mas contra a política de Israel, como, por exemplo, num artigo publicado a 3 de Maio de 2002 no jornal Público, onde, comparando o actual conflito com a cena bíblica de Davi e Golias, o autor diz que Davi, representando Israel, "se tornou num novo Golias" e que aquele "lírico Davi que cantava loas a Betsabé, encarnado agora na figura gargantuesca de um criminoso de guerra chamado Ariel Sharon, lança a "poética" mensagem de que primeiro é necessário esmagar os palestinianos para depois negociar com o que deles restar".

    2005 - Harold Pinter, dramaturgo inglês, é galardoado com o Prémio Nobel da Literatura pela Academia Sueca das Letras.]]
    2006 - Ban Ki-Moon é escolhido novo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, sucedendo Kofi Annan.
    2010 - Resgate de 33 mineiros soterrados na mina San José, no Chile.


    1162 - Leonor Plantageneta, rainha de Castela de 1170 até sua morte (m. 1214).
    1453 - Eduardo, Príncipe de Gales, herdeiro de Henrique VI de Inglaterra (m. 1471).
    1613 - Luísa de Gusmão, rainha de Portugal (m. 1666).
    1709 - Bento Morganti, escritor português (m. ?).
    1768 - Jacques Félix Emmanuel Hamelin, explorador francês (m. 1839).
    1835 - Alphonse Milne-Edwards, zoólogo francês (m. (1900).
    1862 - Mary Kingsley, escritora e exploradora do continente africano (m. 1900).
    1887 - Jozef Tiso, político eslovaco (m. 1947).
    1904 - Wilfred Pickles, ator e radialista inglês (m. 1978).
    1905 - Coloman Braun-Bogdan, futebolista e treinador de futebol romeno (m. 1983).

    1916 - Edu da Gaita, músico brasileiro (m. 1982). Abaixo, executando "Manhã de Carnaval".

    1918 - Robert Hudson Walker, ator norte-americano (m. 1951).

    1921 - Yves Montand, ator e cantor italiano (m. 1981).

    1925 - Margaret Thatcher, política britânica.
    1931 - Raymond Kopa, ex-futebolista francês.
    1932 - Jack Colvin, ator norte-americanmo (m. 2005).
    1936 - Willy Gonser, locutor esportivo brasileiro.
    1941 - Paul Simon, cantor, compositor e músico estadunidense.
    1942 - Neil Aspinall, produtor musical inglês (m. 2008).
    1945
        Christophe, cantor e compositor francês.
        Dési Bouterse, político surinamês.
    1947 - Sammy Hagar, cantor estadunidense, ex-vocalista das bandas Van Halen e Montrose.
    1949
        Raimundo Fagner, músico brasileiro.
        Patrick Nève, ex-piloto belga de Fórmula 1.
        Nana Alexandria, enxadrista georgiana.
    1950
        Peter Sauber, ex-automobilista suíço e atual chefe de equipe da Sauber.
        Rolf Rüssmann, futebolista e dirigente esportivo alemão (m. 2009).
    1951 - Elie Onana, ex-futebolista camaronês.
    1955
        João Leite, ex-futebolista e político brasileiro.
        Joaquín Caparrós, treinador de futebol espanhol.
    1957 - Eduardo Malásquez, ex-futebolista peruano.
    1959 - Massimo Bonini, ex-futebolista samarinês.
    1960
        Joey Belladonna, músico norte-americano.
        Nico Rezende, cantor e compositor brasileiro.
    1961 - Abderrahmane Sissako, cineasta mauritano.
    1962
        Kelly Preston, atriz estadunidense.
        Margareth Menezes, cantora e atriz brasileira.
        T'Keyah Crystal Keymáh, atriz norte-americana.
    1963 - Gildardo Gómez, ex-futebolista colombiano.
    1964
        Gabriel Furlán, piloto argentino de corridas.
        Christopher Judge, ator norte-americano.
        Nie Haisheng, astronauta chinês.
    1965
        Johan Museeuw, ciclista belga.
        Anton Doboş, ex-futebolista romeno.

    1967 - Kate Walsh, atriz norte-americana.

    1968
        Tisha Campbell-Martin, atriz e cantora estadunidense.
        Carlos Marín, músico espanhol (Il Divo).
    1969
        Nancy Kerrigan, ex-patinadora artística estadunidense.
        Federico Beligoy, árbitro de futebol argentino.
        Omari Tetradze, ex-futebolista e treinador de futebol georgiano.
    1970
        Paul Potts, tenor britânico.
        Fuad Amin, ex-futebolista saudita.

    1971 - Kira Reed, atriz norte-americana.

    1971        
         Sacha Baron Cohen, ator e comediante inglês.
        André Bergdølmo, ex-futebolista norueguês.
        Luis Tosar, ator espanhol.
    1973
        Peter Dumbreck, piloto automobilístico escocês.
        Matt Hughes, lutador de MMA.
    1975 - Patrícia Lucchesi, atriz brasileira.
    1976 - Tero Koskela, futebolista finlandês.
    1977
        Antonio Di Natale, futebolista italiano.
        Paul Pierce, jogador de basquete norte-americano.
        Kiele Sanchez, atriz norte-americana.
    1978
        Markus Heikkinen, futebolista finlandês.
        Jermaine O'Neal, jogador norte-americano de basquete.
        Norberto Araujo, futebolista argentino.
    1979
        Wes Brown, futebolista inglês.
        Mamadou Niang, futebolista senegalês.
    1980
        Scott Parker, futebolista inglês.
        Rudy Mater, futebolista francês.
        Ashanti, cantora e compositora norte-americana.
        Magne Hoseth, futebolista norueguês.
    1981 - Andrade, futebolista brasileiro.
    1982
        Ian Thorpe, nadador australiano.
        Marcela Lopez, ginasta brasileira.
        Kári Árnason, futebolista islandês.
    1986
        Carlos Banteaux Suárez, pugilista cubano.
        Gabriel Agbonlahor, futebolista inglês.
    1989 - Breno, futebolista brasileiro.


        54 - Cláudio, Imperador Romano, possivelmente envenenado (n. 10 a.C.)
    1282 - Nitiren, monge budista japonês (n. 1222)
    1605 - Jellaladin Mahommed Akbar, imperador mogul (n. 1542)
    1803 - Louis Claude de Saint-Martin, o "Filósofo Desconhecido", em Aulnay-la-Rivière, na França (n. 1743)
    1879 - Henry Charles Carey, economista norte-americano (n. 1793)
    1905 - René Goblet, político francês (n. 1828)
    1909 - Francisco Ferrer, livre-pensador espanhol, criador da Escola Moderna (n. 1849)
    1928 - Dagmar, princesa da Dinamarca (n. 1847)
    1955 - Beata Alexandrina de Balazar, mística católica portuguesa (n. 1904)
    1968
        Manuel Bandeira, poeta brasileiro (n. 1886)
        Cristóvam Pavia, poeta português (n. 1933)
    1987
        Walter Houser Brattain, físico norte-americano (n. 1902)
        Apolo Corrêa, ator brasileiro (n. ?).
        Alfredo Mesquita ator brasileiro (n. ?).
    2000 - Jean Peters, atriz norte-americana (n. 1926).
    2003 - Bertram Neville Brockhouse, vencedor do nobel da física em 1994 (n. 1918)
    2008 - Bertha Rosanova, bailarina brasileira (n. 1930).
    2009 - Al Martino, cantor e ator estadunidense (n. 1927).


    Dia da Vida
    Dia Mundial do Escritor
    Dia do Fisioterapeuta
    Dia do Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.