terça-feira, 30 de outubro de 2012

Em Porto Alegre, de 1 a 24 de novembro, a mostra "Incerto Limite", com Shirley Paes Leme


Local: Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre
Abertura: 31 de outubro de 2012

Exposição: 01 a 24 de novembro de 2012

A exposição

A exposição consiste de desenhos  realizados com a literatura de Clarice Lispector e  água do mangue sobre tela, da cidade de Vitória no Espirito Santo. Os desenhos, apresentados no segundo  andar da galeria, foram realizados com o ar de São Paulo.

Os trabalhos feitos com tinta extraída das aguas  dos mangues - material que Shirley pesquisa há 12 anos - mostram linhas que se entrelaçam com um emaranhado de palavras e frases extraídas do livro "Água Viva", de Clarice Lispector.  "Os desenhos nas paredes contêm referências tanto à literatura, à poesia, à criação feita pelo homem, quanto à percepção direta da natureza", pontua a artista.  Assim, trazem à tona a questão das formas de conhecimento e compreensão do mundo e da necessidade do homem de situar-se sempre, buscando entender permanentemente o que se encontra ao seu redor, contextualizado com o espaço e o lugar onde vive.

Shirley desenvolve, desde 1984, estudos e pesquisas sobre o conceito de heterotopia, desenvolvido pelo filósofo Michel Foucault. Em 1986, escolheu esse assunto para seu doutorado.  Segundo Foucault, heterotopias são espaços específicos que se situam "dentro" dos espaços sociais cotidianos, porém com funções diferentes e às vezes opostas. Tais espaços, que reúnem resquícios de vários outros espaços e tempos, formam um conjunto que foge do cotidiano e permitem experiências paralelas diversas.  Sons, luzes, imagens e corpos humanos em movimento ou imóveis tecem, assim, uma malha de energias que interagem entre si e criam um novo espaço.  "A pesquisa sobre espaços é permanente e continua até hoje", explica a artista, que mantém um grupo de estudos sobre o tema em São Paulo, com integrantes de vários estados brasileiros e também de outros países.

Desde 1997 Shirley tem trabalhado com  desenhos com ar de São Paulo, cidade do Mexico e Santigo do Chile. Esses trabalhos inéditos serão mostrados na Galeria.

A artista

Nascida em 1955, iniciou em 1975 sua formação artística no curso de Belas-Artes da UFMG e foi aluna de Amílcar de Castro. Entre 1981 e 1986 viajou para diversos países; estudou na Universidade do Arizona em 1983, no Instituto de Arte de San Francisco e na University of California, Berkeley, em 1984.  Em 1986, obteve o título doutora em Artes na J.F.K. University, Berkeley. Foi bolsista da Fundação Fullbright de 1983 a 1986. 

Executa desenhos, intervenções, performances e instalações. Tem recebido vários prêmios nos principais salões brasileiros e norte-americanos. Realiza exposições individuais no Brasil e no exterior.  Participa de coletivas desde 1975, com destaque para Novos Valores da Arte Latino-Americana, no Museu de Arte de Brasília, 1989; Bienal de Lausanne, 1993; VII Bienal da Polônia,1995; Deux Artistes Brésiliens: Amílcar de Castro et Shirley Paes Leme, Paris, 1996; Die Anderen Modernen, Casa das Culturas do Mundo, Berlim,1997; e Tridimensionalidade na Arte Brasileira do Século XX e Diversidade da Escultura Brasileira, Itaú Cultural, 1997. 

Em 1999 participou do programa Artista em Residência no Kunstlerhaus Bethanien, em Berlim. Em 2000 participou das seguintes mostras: II Bienal do Mercosul, Porto Alegre; VII Bienal de La Habana, Cuba; Mostra do Redescobrimento -Brasil +500, São Paulo e Século XX: Arte do Brasil, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal. Em 2001: Bienal 50 anos, São Paulo; e Côte à Côte - Art Contemporain du Brésil, musée d'art contemporain de Bourdeaux, França. 

Dentre suas mais recentes exposições individuais estão Horas, Galeria do IAV (Goiânia, 2010); "Heterotopias Cotidianas", Dragão do Mar Arte e Cultura (Fortaleza, 2009); "Ambulantes: Estructura-Acción", Intervenção Urbana, Cidade do México, (México, 2008); "Endless End (Fim sem Fim)", Sesc, (São Paulo, 2008). Agua Viva, Museu Vale, (Vitoria, E.S. 2012).

Maiores informações pelo email da galeria bolsadearte@bolsadearte.com.br, fones:  3332-6799, 3331-6459 3 9976-3600 (Código de área 051)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.