sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Em Niteroi (RJ), João Latini abre exposição inédita de fotografias, que passeia entre a arte e a arquitetura


Uma exposição de fotografias. Fotografias artísticas de arquiteturas registradas por diversas cidades do mundo. Uma arquitetura arte ou uma arte arquitetura. Assim é a exposição “Arquitetura, Arqueologia, Arquivos”, do artista e arquiteto João Latini, que será aberta, no dia 10 de outubro (quarta), às 19h, no novo Espaço Cultural Guilha one, em Niterói. 

A escolha do local destinado à exposição não foi por acaso. O espaço foi projetado pelo arquiteto e design de móveis, Sergio Rodrigues, a convite do próprio João Latini, que mantém uma amizade de muitos anos com este importante profissional. Sergio, que possui obras nas diversas galerias do mundo, tinha parcerias de trabalhos com o já falecido arquiteto de interiores, Clovis Latini, pai do expositor. 

João Latini vai apresentar cerca de 20 obras registradas em diferentes países como: Alemanha, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia e Suécia. As obras não sofreram intervenção da tecnologia e aparecem na exposição como realmente são, mas com um diferencial: são fragmentos ou partes de um todo. Um todo que cria um mistério que pode ou não ser decifrado pelo público. Fragmentos de edificações, monumentos e templos. “Minha intenção é a de que o visitante imagine as obras. Não é necessário identificá-las. A exposição é um convite à imaginação. Nada foi criado, mas reproduzido. Locais que para mim despertaram interesse e beleza. Não fotografei aleatoriamente, mas partes que me ‘disseram’ algo e que, para mim, possuem uma arquitetura especial, traduzida em pedaços estéticos gráficos. Cada local foi único e ali, em cada obra, tem uma emoção que tentei passar para os trabalhos”, explica o artista.

Assim é a mostra a ser apresentada: fragmentos de espaços físicos, que funcionam como anotações do cotidiano aonde quer que ele vá. São fotografias que não precisam de evidências, pois a identidade já está ali, no registro. São imagens concretas, mas que podem ser confundidas com abstratas, gráficas, pois assim é a imaginação que permite criar sem ser tocada.

“Trata-se de um documento artístico, monumentos que imprimem diversas culturas, porém desconstruídas, vistas de uma forma verdadeiramente arqueológica e arquivadas por diversos anos e que emergiram em busca de uma nova linguagem de uma nova proposta de expressão estética. Daí surgiu o nome da mostra. Um arquivo vivo e que poderá ser compartilhado por todos a partir do dia 10 de outubro”, finaliza João Latini .

Mais sobre o artista:

Formado em Arquitetura e Urbanismo, em 1979, e Pós-graduado em Economia Política da Urbanização, João Latini teve a base de sua formação artística na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Museu de Arte Contemporânea do Rio e na Fundação de Atividades Culturais de Niterói. Estudou com artistas como Aluísio Carvão, Anna Bella Geiger, Frederico Morais, George Racz, Ivan Serpa, Murício Salgueiro, entre outros.

Profissional com extremo potencial criativo e com uma clara síntese do pensamento contemporâneo, a vivência de João Latini não se fundamenta somente nas técnicas básicas do seu ofício, mas, principalmente, por uma experiência diferenciada de muitos profissionais de sua geração. 

Familiarizado com as artes, com a criação e com os mais refinados conceitos estéticos desde a sua infância, conviveu com artistas plásticos, cineastas, atores, fotógrafos, músicos, educadores, políticos e intelectuais de diversas áreas, que enriqueceram sua formação. 

Na casa dos pais (Maria Ester Vizella Latini – educadora – e Clovis Latini – um dos primeiros e mais renomados arquitetos de interiores do país) também foram muitas as convivências enriquecedoras. Dentre elas, Juarez Machado, Samy Mattar, Sergio Rodrigues, Sergio Bernardes, Zanini Caldas, Luciano Carneiro, Nelson Pereira dos Santos, Oscarito, Darcílio Lima, Ziraldo, Millôr Fernandes, Juca Chaves, e Ivan Serpa, além de muitos outros amigos, artistas e intelectuais cuja amizade cultivou e manteve ao longo da vida. 

Mesmo quando ainda era bastante jovem, gravitava atentamente em torno de todos esses encontros e conversas importantes e valiosas que formaram o pano de fundo das experiências artísticas e culturais, encontros estes que ficaram profundamente registrados no jovem João Latini. Assim, ele se aproximou da fotografia, da escultura, do cinema, do teatro e das artes plásticas. E, obviamente, se mantendo e se revelando a todo tempo como um arquiteto expressivo e contemporâneo. 

Serviço:
Exposição “Arquetetura, Arqueologia, Arquivos”, de João Latini
Novo Espaço Cultural Guilha One
Rua Belisário Augusto, 50 – Icaraí – Niterói 
Informações:            21 2610-2800      end_of_the_skype_highlighting
Abertura: 10 de outubro, quarta-feira, às 19h
Em cartaz até 25 de outubro
Visitação: de segunda a sábado, das 9h às 19h. Domingos e feriados não há visitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.