quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Notícias e Informações > 5 de setembro de 2012 > Quarta Feira

Depois não diga que eu não avisei > Bienal começa sexta feira, dia 7 de setembro, em toda São Paulo, mas principalmente na sede do Ibirapuera http://is.gd/oHZ5C2  Beleza e arte http://is.gd/iAcG0V A arte das bienais é diferente de tudo o mais, porque em uma bienal não existem restrições de qualquer espécie. Se você levar até lá um cabo de guarda-chuva e convencer o conselho curador de que aquilo é arte, então, "aquilo é arte".  As bienais são assim a fonte de uma polêmica saudável, criam a discussão entre o que é ou não arte verdadeira. Uma bienal sem contradições não é bienal.











Fotos raras de Cartier-Bresson vão a leilão na Christie's em Nova York http://is.gd/XShnHX Cartier-Bresson no Google Imagens http://is.gd/iSAOaK

Tecnologia > Apagão da TV analógica (canais 2 a 13) vai começar em 2013 > Depois, só HDTV http://is.gd/lG4xcr  TV Digital http://is.gd/BOqAVF A data para acabar com a TV analógica é 01/01/2016, mas o governo tenciona ir fechando aos poucos o sistema, para sentir a reação do público à mudança para a HDTV. Nos Estados Unidos, o apagão se deu em 2010, mas o governo americano ofereceu conversor grátis a todos os retardatários, para garantir que nenhum cidadão ficasse impossibilitado de usar o sistema digital. NO BRASIL, vai um alerta: a quase totalidade dos edifícios brasileiros ainda não colocou antenas para recepção da HDTV e as antenas de existentes, sejam as de VHF (fora de sintonia) ou as de UHF (sintonizadas, mas direcionais) não estão preparadas para receber o sinal. Então não se trata de dar conversor grátis, ele não vai funcionar sem sinal de antena! Eu tenho 3 aparelhos de TV, cada um deles com antena interna sintonizada e ampliada, então resolvi meu problema sozinho, mas nem todo apartamento consegue receber sinal de TV com antena interna, por melhor que seja. É um detalhe que pode por a perder todo o cronograma para acabar com a TV analógica até 2016, que já está aí.

Arquitetura > Na reforma do edifício da Central do Brasil no Rio de Janeiro, projeto   preserva fachada original mas moderniza interior, garantindo o conforto dos usuários http://is.gd/hUAujn  O Edifício da Central foi projetado seguindo a coqueluche do  momento, que era a Art Deco http://is.gd/9NMLwg Uma coisa que poucos sabem é que o tombamento de um edifício, em muitos casos, preserva a fachada mas libera o interior. No edifício da Pinacoteca, em São Paulo, a fachada é a mesma projetada por Ramos de Azevedo mas, no interior, não ficou pedra sobre pedra. Eu estudei lá nos anos 40 e não consegui localizar as antigas salas de aula, pois até as janelas foram retiradas e substituídas por alvenaria para aumentar o espaço expositivo. No lado externo, vidros temperados dão a sensação (não muito convincente) de que as janelas ainda existem.

Mercado > Era uma vez em Londres > Após hibernação, Christie's recomeça, timidamente os leilões, mas as "blue chips" vão ficar para o período mais quente da temporada http://is.gd/QOgxMN Já a Sotheby's, que suspendeu seus leilões em 10 de julho, ainda não recomeçou as atividades de pregão. O mercado funciona em surtos. Quando chega a temporada, há leilões seguidos, por vezes vários no mesmo dia, aproveitando a agitação dos investidores. Depois, vem a calmaria até o novo surto.

Artista faz esculturas com palitos de dentes http://is.gd/yY6m6I  A arte de Steven J. Backman http://is.gd/BsAHrb  Mais http://is.gd/LmB6yZ Apesar de bonita e trabalhosa, não é uma arte de mercado, ninguém vai a um leilão para comprar palitos de dente ou grãos de arroz desenhados. O mercado se movimenta com a arte tradicional, que dá para pendurar na parede ou exibir em locais de destaque. Mas a arte da miniatura, se não dá preço, dá mídia, sempre é noticiada como curiosidade.

Arte popular > Grafite, dentro de casa, pode? http://is.gd/ZZomyT  Google Imagens http://is.gd/RNbosr O problema da arte mural dentro de casa é que você não pode substituí-la, a não ser acabando com a parede. Grande ou pequeno, o suporte precisa ser móvel, para que a casa não fique engessada com determinadas obras. A colecionadora e mecenas Olívia Guedes Penteado tinha, em seu palacete em São Paulo, um afresco pintado por Lasar Segall. O palacete foi derrubado para ampliação da Av. Duque de Caxias, e a obra se perdeu para sempre. A propósito, você sabe a origem do termo "mecenas"? http://is.gd/EloSJd

Mobiliário> Se disser "móveis usados", é um preço, mas se chamá-los "antiguidades", o preço é outro http://is.gd/KyxjUz 

Trompe L'oeil cinético > A terceira dimensão em movimento, agora, em seu computador http://is.gd/tlJ88J Na fotografia, o efeito é um, no filme em movimento, o realismo é outro, bem mais impactante, como se pode ver neste vídeo.

Psico pictografia > Monet or not Monet, você decide http://is.gd/xl1ulL O que é http://is.gd/vXrong  Google Imagens http://is.gd/NTxnC2 Acreditando ou não, ha coisas que não se explica na psico pictografia, como alguns médiuns que pintam o quadro inteiro com os olhos vendados, como nenhum copista conseguiria fazê-lo. Pelo sim, ou pelo não...

Eventos em destaque no dia 5 de setembro de 2012 http://is.gd/WuuQWv 

05/09 > Bom dia >



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.