sábado, 29 de setembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 30 de setembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

30 de setembro de 2012.
274º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 92 dias para acabar o ano.


    1061 - É eleito o Papa Alexandre II, 157º papa.
    1399 - Henrique Bolingbroke invade Inglaterra, num golpe contra o primo Ricardo II

    1452 - Surge o primeiro livro impresso: A Bíblia de Gutenberg. Não foi o primeiro livro impresso por Gutenberg, mas foi seu trabalho de maior fôlego, por isso é considerado o marco para o início da imprensa.
 "Incunábulo" é um livro impresso nos primeiros tempos da imprensa com tipos móveis. A popularização da imprensa começa a ser mais percebida em 1450, com Gutenberg. Os livros publicados de 1450 a 1500 levam o nome de incunábulos. Trata-se de livros que imitavam o manuscrito. Assim, demorou-se 50 anos para que o livro impresso passasse a ter suas próprias características, abandonando, paulatinamente, as características do livro manuscrito. A sua origem vem da expressão latina in cuna (no berço), referindo-se assim ao berço da tipografia. Refere-se às obras impressas entre 1455, data aproximada da publicação da Bíblia de Gutenberg, até 1500. A Bíblia de Gutenberg é o incunábulo impresso da tradução em latim da Bíblia, por Johann Gutenberg, em Mainz, também conhecida em português como Mogúncia, Alemanha. A produção da Bíblia começou em 1450, tendo Gutenberg usado uma prensa de tipos móveis. Calcula-se que tenha terminado em 1455. Essa Bíblia é considerada o incunábulo mais importante, pois marca o início da produção em massa de livros no Ocidente. Uma cópia completa desta Bíblia possui 1282 páginas, com texto em duas colunas; a maioria era encadernada em dois volumes. A Bíblia contém 73 livros, dividida em Antigo Testamento e Novo Testamento. Acredita-se que 180 cópias foram produzidas, 45 em pergaminho e 135 em papel. Elas foram impressas, rubricadas e iluminadas à mão em um período de três anos.  Saiba mais (tradução mecânica pelo Google Traduz)

    1514 - Matosinhos recebe foral de D. Manuel I.
    1769 - Em Portugal, são criadas medidas legislativas contra o contrabando.

    1791 - Dissolução da Assembleia Nacional Constituinte da França. Nova Constituição em vigor.

    1791 - Estreia-se a ópera de Mozart, A Flauta Mágica.
    1808 - Franz Schubert é levado por seu pai para participar de um concurso de coristas.
    1845 - Pedro Paulo de Figueiredo da Cunha e Mello é designado como Cardeal pelo Papa Gregório XVI.
    1860 - Victor Emanuel conclui derrota dos exércitos papais em Ancona.
    1881 - Extintas as dioceses de Castelo Branco e de Elvas, sendo incorporadas à de Portalegre.

    1883 - A cidade de Mossoró, torna-se a primeira cidade do Rio Grande do Norte a libertar os escravos cinco anos antes da Lei Áurea
Mossoró não era dependente de mão de obra escrava e trabalhadores em regime de escravidão eram poucos, o que favoreceu a medida, sem grandes reações dos senhores. Os abolicionistas foram favorecidos pelas condições locais, onde praticamente não houve reação à realização dos seus objetivos. A abolição dos escravos sendo efetivada antes da Lei Áurea, trouxe de volta a atenção da nação para o Norte, com seus personagens e cidades antecipando-se aos centros mais importantes do país, colocando estes abolicionistas na vanguarda da libertação de uma população oprimida e injustiçada. Saiba mais

    1888 - Num só dia, Jack o Estripador faz duas vítimas fatais.
    1906 - Um governo provisório norte-americano presidido pelo general Taft é formado em Cuba, dando fim à República Cubana.
    1915
        Em Nova York, ocorre a primeira transmissão de rádio.
        Fundação da cidade de São Gotardo (Minas Gerais, Brasil).

    1921 - A França levanta as sanções econômicas contra a Alemanha. Tais sanções foram impostas pelo Tratado de Versalhes, assinado após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O Brasil participou dessa guerra, ao lado dos aliados, em pequena escala. Mandamos para a Europa um ambulatório médico e um contingente formado por cerca de 100 médicos e enfermeiros. Em 18 de agosto de 1918, a Missão Médica, chefiada pelo Dr. Nabuco Gouveia e orientada pelo General Napoleão Aché, partiu com 86 médicos. Em 24 de setembro de 1918, a Missão Médica brasileira chegou à terra francesa pelo porto de Marselha, depois de uma viagem acidentada. Uma missão foi enviada ao teatro de guerra europeu com a finalidade de instalar um hospital. Integravam a missão 92 médicos, sendo dez militares e os demais mobilizados e convocados nos respectivos postos privativos de oficiais. Além dos médicos, integravam a missão acadêmicos, farmacêuticos, pessoal de apoio administrativo e um pelotão de segurança. A contribuição da missão médica brasileira materializou-se no apoio dado à população francesa contra um surto de gripe que assolava aquele país, o que garantiu a continuidade do apoio logístico às tropas da frente de combate. A Missão Médica foi extinta em fevereiro de 1919. Saiba mais

    1928 - Alexander Fleming descobre a Penicilina.

    1929 - Um avião da companhia alemã Opel AG que utiliza um motor de foguete levanta vôo, pela primeira vez, pilotado por Fritz von Opel

    1937 - O general Eurico Gaspar Dutra e o presidente Getúlio Vargas divulgam o Plano Cohen. O documento forjado citava uma conspiração comunista para tomar o poder.
Foi a manipulação da verdade, transformando o boato em fato para justificar o golpe do Estado Novo que viria a seguir, o que foi reconhecido, mais tarde, pelo ministro da Guerra de Getúlio, o general Eurico Gaspar Dutra. Um tenente (Mourão Filho) foi designado por seu superior a preparar um "plano subversivo" como base para treinamento de soldados contra ataques guerrilheiros e deu-se a esse plano o nome de Plano Cohen, inspirado no nome de um anarquista europeu chamado Bella Khan. Apanhado em flagrante, nas dependências do Exército,  redigindo o plano, foi preso e, nos dias subsequentes, Getúlio convenceu o Congresso a entrar em recesso, dando-lhe amplos poderes para conter a suposta tentativa de tomada do poder. Ato contínuo, deu o golpe de Estado, colocando em vigor uma Constituição outorgada, cujo texto vinha sendo trabalhado há meses pelo general Góes Monteiro e pelo jurista Francisco Campos (Chico Ciência). Quando a verdade começou a vazar, o Estado Novo já era uma situação de fato irrevogável. O Estado Novo deveria se extinguir cinco anos depois, por plebiscito mas, tomando como pretexto a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Getúlio permaneceu no poder até 1945 quando, por ironia do destino, foi derrubado por seu ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, e pelo chefe do Estado Maior, general Góis Monteiro, seus homens da maior confiança no governo. Só para lembrar, na Revolução de 1930, que derrubou a Primeira República, o chefe civil era Getúlio Vargas e o chefe militar era o então coronel...Góes Monteiro. Irreconciliáveis, mas sempre juntos. Quanto a Mourão Filho, teve abortada sua carreira militar, chegando apenas ao posto de tenente coronel, até que, no governo de  Juscelino Kubitschek, obteve um Tribunal de Justificação, sendo absolvido e promovido a coronel. Em 1964, já como general de brigada (2 estrelas) iniciou em Juiz de Fora o movimento militar que derrubou o presidente João Goulart e implantou a ditadura militar no Brasil. (Paulo Victorino)

    1942 - A Argentina rompe suas relações diplomáticas com a Alemanha.
    1947 - Paquistão e Iêmen são admitidos como Estados-Membros da ONU.
    1947 - Os principais partidos comunistas da Europa concordam na criação de um "Comitê Internacional de Informação" (Kominform) para fixar a estratégia comunista.
    1957 - É criada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
    1958 - Novo governo iraquiano realiza reforma agrária no país.
    1966 - O ex-comandante da Juventude Hitlerista, Baldur von Schirach, conclui sua prisão por crimes contra a Humanidade.
    1966 - Independência de Botswana.
    1974 - O general Costa Gomes assume a presidência da república, em Portugal, substituindo António de Spínola.

    1980 - Publicado o padrão da Ethernet, base para o surgimento da banda larga. No Brasil, a banda larga só viria a iniciar, em caráter experimental, vinte anos depois.


    1981 - É abolida a pena de morte na França.


    1516 - Hartmann Beyer, matemático, teólogo e reformador alemão (m. 1577)
    1732 - Jacques Necker, estadista francês de nacionalidade suíça (m. 1804)
    1765 - José María Morelos, líder independentista mexicano (m. 1815)
    1828 - Lahiri Mahasaya, yogue indiano (m. 1895).
    1840 - Johan Svendsen, compositor, maestro e violinista norueguês (m. 1911).

    1917 - Chacrinha, apresentador de televisão brasileiro (m. 1988).

    1919 - Roberto Bonomi, automobilista argentino (m. 1992).
    1921
        Aldo Parisot, músico brasileiro-americano.
        Deborah Kerr, atriz britânica (m. 2007).
    1924 - Truman Capote, escritor e jornalista norte-americano (m. 1984).
    1934
        Udo Jürgens, compositor e cantor austríaco.
        Alan A'Court, futebolista inglês (m. 2009).
    1935 - Johnny Mathis, cantor e compositor norte-americano.
    1937 - Daniel Filho, ator, diretor e produtor brasileiro.
    1941 - Reine Wisell, piloto de corridas sueco.
    1943 - Johann Deisenhofer, químico alemão.
    1945 - Ehud Olmert, político israelense.
    1946 - Jochen Mass, ex-piloto de F-1 alemão.
    1948 - Raúl Reyes, guerrilheiro colombiano (m. 2008).
    1950 - Mariano García Remón, treinador de futebol espanhol.
    1952 - Jack Wild, ator britânico (m. 2006).
    1957
        Durval Lima (Xororó), cantor brasileiro de música sertaneja.
        Fran Drescher, atriz norte-americana.
    1961
        Eric van de Poele, piloto belga de automobilismo.
        Jorge Ricardo, jóquei brasileiro.
        Eric Stoltz, ator norte-americano.
    1962 - Frank Rijkaard, ex-futebolista e treinador de futebol neerlandês.

    1964 - Monica Bellucci, atriz e modelo italiana.

    1969 - Sérgio Reoli, baterista brasileiro dos Mamonas Assassinas (m. 1996).
    1970 - Tony Hale, ator norte-americano.
    1971
        Jenna Elfman, atriz norte-americana.
        Leila Barros, jogadora de voleibol brasileira.
    1974 - Jorgelina Aruzzi, atriz argentina.
    1975
        Marion Cotillard, atriz francesa.
        Alessandra Scatena, modelo e apresentadora brasileira.
        Jorge Delgado, futebolista uruguaio.
    1976 - Evaristo Costa, jornalista brasileiro.
    1978 - Candice Michelle, wrestler norte-americana.
    1980
        Fábio, futebolista brasileiro.
        Dante Amaral, jogador de voleibol brasileiro.
        Martina Hingis, ex-tenista suíça.
    1981
        Fábio Bala, futebolista brasileiro.
        Kristina Barrois, tenista alemã.
        Igor Kunitsyn, tenista russo.

    1982 -  Lacey Chabert, atriz norte-americana.

    1983 - Andreea Răducan, ex-ginasta romena.


    420 - Jerónimo de Strídon (São Jerônimo), tradutor da Bíblia do aramaico para o latim, versão conhecida como Vulgata (n. 340)
    1778 - Miguel de Bulhões e Sousa, bispo português (n. 1706)

    1897 - Teresa de Lisieux, mais conhecida como Santa Teresinha, religiosa francesa (n. 1873)

    1913 - Rudolf Diesel, engenheiro mecânico alemão, inventor do motor cujo combustível é atribuído ao seu sobrenome 8(n. 1858)

    1955 - James Dean, ator estadunidense (n. 1931)
    1968 - Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta), escritor brasileiro (n. 1923)
    2007 - Lois Maxwell, actriz, antiga Moneypenny dos filmes 007 (n. 1927)
    2009 - Ivan Saidenberg, quadrinista brasileiro. (n. 1940)


Brasil
    Aniversário de emancipação da cidade de Viçosa, Minas Gerais.
    Aniversário da cidade de São Gotardo, Minas Gerais.
    Aniversário da cidade de São Jerônimo, Rio Grande do Sul.

Judaismo
    Fim do ano Judaico Rosh Hashaná (2008).

Santos do dia
    São Jerônimo, sacerdote e Doutor da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.