sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 15 de setembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

15 de setembro de 2012.
259º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 107 dias para acabar o ano.


1856 - José Júlio Sousa Pinto, pintor português (m. 1939).
José Júlio de Souza Pinto (Angra do Heroísmo, 15 de Setembro de 1856 — Bretanha, 14 de Abril de 1939) foi um pintor português, ligado à primeira geração naturalista.[1] Foi irmão de Antonio Souza Pinto, também pintor, ativo no Brasil. Saiba mais Abaixo, o quadro "Barco desaparecido".


    1514- D. Manuel I concede foral ao Montijo.
Uma Carta de Foral, ou simplesmente Foral, foi um documento real utilizado em Portugal no seu antigo império colonial, que visava estabelecer um Concelho e regular a sua administração, limites e privilégios. A palavra "foral" deriva da palavra portuguesa "foro", que por sua vez provém do latina "fórum"; é equivalente à espanhola "fuero", à galega "foro", à catalã "fur" e à basca "foru". Um pelourinho estava diretamente associada à existência de um Foral. Era erguido na praça principal da vila ou cidade quando o Foral era concedido e simboliza o poder e autoridade municipais.  Saiba mais De foral, derivam os termos foro (forum) e aforamento, tão comuns ainda hoje em nossa linguagem jurídica.



    1590 - O Cardeal Giambattista Castagna é eleito Papa, com o nome de Papa Urbano VII.
    1644 - O Cardeal Giambattista Pamphili é eleito Papa, com o nome de Papa Inocêncio X.
    1821 - A Guatemala, a Costa Rica, a Nicarágua, El Salvador e Honduras declaram a independência da Espanha.
    1862 - Forças confederadas de Jackson uniram-se com as de Lee na Guerra Civil Americana.

    1928 - O cientista Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina

A penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicillium chrysogenum (ou P. notatum). Ela foi descoberta em 15 de setembro de 1928, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso. 
O nome penicilina é usado também para outros antibióticos relacionados. Saiba mais Foi a maior descoberta do Século 20 mas, como tantas outras invenções, somente se tornou conhecida do público após a Segunda Guerra Mundial, quando seu uso foi vulgarizado e o cidadão passava pela farmácia para tomar penicilina, geralmente sem receita médica, para combater qualquer mal, desde a catapora até doenças venéreas, com a complacência do farmacêutico ou prático de farmácia. Suas restrições e o perigo colateral de imunizar o corpo contra o remédio, inutilizando seus efeitos curativos, somente foram sendo conhecidos com o tempo e hoje o uso da penicilina e dos antibióticos que surgiram a partir dela, só pode ser feito com receita controlada. 


    1944 - Força Expedicionária Brasileira, sob o comando do Marechal Mascarenhas de Morais, parte para a guerra na Itália.
Foram 5 escalões de aproximadamente 5.000 soldados cada um, incorporadors ao 4º Corpo do 5º Exército americano, que ficaram 9 meses no Nordeste da Itália, até o fim da guerra. Nesta primeira leva, em dois navios transporte dos Estados Unidos, seguiram os dois primeiros escalões, comandados respectivamente pelos generais de brigada (2 estrelas) Zenóbio da Costa e Cordeiro de Faria, tendo ainda Mascarenhas de Morais, também general de brigada, como comandante em chefe da FEB. Fora estes, todo o restante do generalato permaneceu no Brasil, significando que não tivemos, nos campos da Itália nenhum general de divisão nem general do exército. Os atos heroicos dos pracinhas brasileiros na Itália foram comandados pela jovem oficialidade, entre eles o tenente coronel Humberto de Alencar Castelo Branco. O único general de exército que pisou em campo de guerra foi Eurico Gaspar Dutra, ministro da Guerra que, em viagem rápida, passou as tropas em revista e voltou ao Brasil no mesmo avião, trazendo consigo o coronel Teixeira Lott, cuja participação foi recusada por Mascarenhas. É a história por trás da História. Veja na Pitoresco um importante dossiê sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra  http://is.gd/uZcMWt Em tempo> Destaque-se que a Força Aérea Brasileira, em pequeno número, também participou da guerra. O dístico da FAB era "Senta a Pua" enquanto a FEB usada como identificação "A cobra fumando" e essas figuras tinham como finalidade identificar os soldados brasileiros em relação aos americanos e em relação aos soldados inimigos.

    1965 - Lei 4.771 institui o Novo Código Florestal Brasileiro.
    1971 - A ONG Greenpeace é fundada.
    1976 - URSS lança nave Soyuz 22.
    1982 - Massacre de Sabra e Shatila no Líbano.

    2008 - O banco norte-americano Lehman Brothers declarou falência, o que foi considerado o ápice da crise financeira de 2008-2009. Começa aqui a crise que, há quatro anos, corrói a economia mundial, sem perspectivas de um fim a curto e médio prazo.

    2009 - A Federação Internacional do Automóvel anuncia a volta da equipe Lotus à Fórmula 1.


    1765 - Bocage, poeta português (m. 1805).

Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage (Setúbal, 15 de Setembro de 1765 – Lisboa, 21 de Dezembro de 1805) foi um poeta português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano. Embora ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX.
Era primo em segundo grau do zoólogo José Vicente Barbosa du Bocage. Saiba mais Sua obra ficou de injustamente ofuscada com o anedotário que se criou em torno dele, reforçado por sua vida boêmia. A propósito, anedota não significa necessariamente piada, mas sim uma coisa inédita, contada pela primeira vez. Toda piada é uma anedota, mas nem toda anedota é piada, pode ser também uma coisa muito séria.



    1793 - Marquês de Sapucaí (m. 1875).

    1830 - Porfirio Díaz, presidente do México (m. 1915).
    1857 - William Howard Taft, presidente americano (m. 1930).
    1881 - Ettore Bugatti, empresário e engenheiro italiano (m. 1947).

    1890 - Agatha Christie, escritora britânica (m. 1976).

    1894 - Jean Renoir, cineasta francês (m. 1979).

Jean Renoir (15 de setembro de 1894, Paris — 12 de fevereiro de 1979, Beverly Hills, Califórnia) foi um cineasta, escritor, argumentista, encenador e ator francês. 
Foi o segundo filho do pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir e de Aline Victorine Charigot. Criado entre as artes, Renoir cresceu envolvido pela sensibilidade artística em um apartamento cujas paredes eram abarrotadas de quadros do seu pai. Saiba mais Na imagem abaixo, o filho, pintado pelo pai.





    1904 - Tom Conway, ator americano (m. 1967).
    1915 - Helmut Schön, treinador de futebol alemão (m. 1996).

    1924 - Lucebert, poeta e artista plástico holandês (m. 1994).

Lucebert, pseudônimo de Lubertus Jakobus Swaanswijk (Amsterdam, 15 de setembro de 1924 - Alkmaar, 10 de maio de 1994) foi um poeta e artista plástico holandês considerado o principal poeta do grupo COBRA e um dos poetas holandeses modernos de mais difícil leitura. Fonte: Wikipedia.

    1932 - Antônio Abujamra, ator, apresentador e diretor teatral brasileiro.

    1933 - Monica Maughan, atriz australiana (m. 2010).
    1933 - Quarentinha, ex-futebolista brasileiro (m. 1996).
    1937 - Fernando de la Rúa, político argentino.
    1938 - Lya Luft, escritora brasileira.
    1942 - Wen Jiabao, político chinês.
    1945 - Carmen Maura, atriz espanhola.
    1946
        Oliver Stone, diretor cinematográfico e roteirista estadunidense.
        Tommy Lee Jones, ator estadunidense.
        Ola Brunkert, músico sueco (m. 2008).
    1950 - Al Bernstein, escritor e comentarista esportivo norte-americano.
    1951 - Federico Jiménez Losantos, jornalista espanhol.
    1956 - Juan Ramón Carrasco, treinador e ex-futebolista uruguaio.

    1964 - Gabriela Rivero, atriz mexicana.

Gabriela Rivero Abaroa, mais conhecida como Gaby Rivero (Cidade do México, 15 de setembro de 1964), é uma atriz e cantora. Muito lembrada como a professora Helena, das novelas Carrusel e Carrusel de las Américas. 
Começou sua carreira como modelo e dançarina. Em 1984, apresenta um programa voltado ao público jovem e, posteriormente, participa de várias telenovelas, como O Caminho Secreto (ao lado de Daniela Romo) e Carrossel (ao lado de Augusto Bento). Foi o anfitriã da El Club de Gaby em 1993.


    1966
        Fernanda Torres, atriz brasileira.
        Rose Nascimento, cantora brasileira.
    1968 - Angelita Feijó, atriz, socialite e ex-modelo brasileira.
    1969 - Márcio Santos, ex-futebolista brasileiro.
    1972 - Letizia Ortiz, princesa da Espanha.
    1975
        Danilo Aceval, futebolista paraguaio.
        Tom Dolan, nadador americano.
    1979 - Amy Davidson, atriz norte-americana.
    1982
        Edmilson, futebolista brasileiro.
        Andrea Pisanu, futebolista italiano.
    1984
        Príncipe Harry, príncipe de Gales.
        Maxi Biancucchi, futebolista argentino.
        Renato Cajá, futebolista brasileiro.
    1985 - Kayden Kross, atriz norte-americana.
    1986 - Vítor Júnior, futebolista brasileiro.

    1988 - Chelsea Staub, atriz estadunidense.

    1989 - Steliana Nistor, ginasta romena.
    1990 - Matt Shively, ator norte-americano.


    1830 - Joaquim Xavier Curado, marechal, governador, barão e conde de São João das Duas Barras (n. 1746)

    1945 - Anton Webern, compositor dodecafônico austríaco (n. 1883)
No dodecafonismo as 12 notas da escala cromática são tratadas como equivalentes, ou seja, sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica. As notas são organizadas em grupos de doze notas denominados séries as quais podem ser usadas de quatro diferentes maneiras; 1) série original, 2) série retrógrada (a série original tocada de trás para frente), 3) série invertida (a série original com os intervalos invertidos) e 4) retrógrado da inversão (a série invertida tocada de trás para frente).[2] Todo o material de alturas utilizado em uma composição dodecafonica, seja melódico (estruturas horizontais) quanto harmônico (estruturas verticais), deve ser originado com base na série. Saiba mais Abaixo, uma peça dodecafônica para clarineta, com som e partitura.

    1995 - Lírio Mário da Costa, o humorista Costinha (n. 1923).

    2001 - Frederick de Cordova, cineasta e produtor de TV estadunidense (n. 1910).
    2004 - Johnny Ramone, guitarrista do The Ramones.
    2006 - Rodney Gomes, dublador brasileiro (n. 1936).
    2007 - Colin McRae, piloto escocês de ralis (n. 1968).
    2008 - Richard Wright, tecladista do Pink Floyd.


    Início do Yom Kippur.
O Yom Kipur ou Kippur é um dos dias mais importantes do judaísmo. No calendário hebreu começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro ou Outubro), continuando até ao seguinte pôr do sol. Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 25 horas e reza intensa. Conheça o calendário do Yom Kippur até 2020. שמחת יום כיפורים

    Dia do Idoso Japonês.

    Mitologia chinesa: Aniversário da Lua, instituído pelo imperador Ming Wong.

Portugal
    Feriado municipal em Setúbal.
    Feriado municipal no Fundão.

Brasil
    Feriado municipal em Miracatu, São Paulo - Dia da Padroeira, Nossa Senhora das Dores.
    Feriado municipal em Açucena, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora da Piedade
    Feriado municipal em Barbacena - Dia da padroeira, Nossa Senhora da Piedade.
    Feriado municipal em Boa Esperança, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora das Dores
    Feriado municipal em Cruz das Almas, Bahia - Dia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da cidade.
    Feriado municipal em Guaxupé, Minas Gerais - Dia da padroeira, Nossa Senhora das Dores.
    Feriado municipal em Ibiraci, Minas Gerais - Dia de Nossa Senhora das Dores
    Feriado municipal em Itaguara, Minas Gerais - Dia da padroeira, Nossa Senhora das Dores.
    Feriado municipal em Januária, Minas Gerais - Dia da padroeira do município.
    Feriado municipal em Lima Duarte, Minas Gerais - Dia da padroeira
    Feriado municipal em Pará de Minas, Minas Gerais - Dia da padroeira, Nossa Senhora da Piedade.
    Feriado municipal em Dores do Indaiá, Minas Gerais - Dia da padroeira, Nossa Senhora das Dores.
    Feriado municipal em Várzea Paulista, São Paulo – Dia da padroeira, Nossa Senhora da Piedade.
    Feriado municipal em Lençóis Paulista, São Paulo – Dia da padroeira, Nossa Senhora da Piedade.
    Feriado municipal em Magé, Rio de Janeiro - Dia da padroeira, Nossa Senhora da Piedade.
    Feriado municipal em Porto Real, Rio de Janeiro - Dia da padroeira, Nossa Senhora das Dores.
    Feriado municipal em Rio Claro, Rio de Janeiro - Dia da padroeira
    Feriado municipal em Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro
    Feriado municipal em Tubarão - Dia da padroeira, Nossa Senhora da Piedade.
    Feriado municipal em Caruaru, Pernambuco - Dia da padroeira, Nossa Senhora das Dores.
    Feriado municipal em Brotas - Dia da Padroeira, Nossa Senhora das Dores
    Feriado municipal em Artur Nogueira, São Paulo - Dia da Padroeira, Nossa Senhora das Dores.
    Feriado municipal em José Bonifácio, São Paulo - Falecimento do Monsenhor Angelo Angioni
    Aniversário do município de Barra do Garças, Mato Grosso
    Aniversário do município de Limeira, São Paulo
    Aniversário do município de Avaré, São Paulo
    Aniversário do município de Cajazeiras, Paraíba - Dia da padroeira, Nossa Senhora da Piedade
    Aniversário do município de Ponta Grossa, Paraná
    Aniversário do município de Jaguariaíva, Paraná

Igreja Católica
    Dia de Nossa Senhora das Dores, também chamada de Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora da Soledade.

    Dia da Virgem do Caminho (que, dependendo dos locais, também é comemorado a 5 de outubro)

A Virgem do Caminho (em espanhol: Virgen del Camino) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria, venerada sobretudo em Espanha. É padroeira de Leão, da sua província e de Pamplona. O nome "do Caminho" está ligado ao Caminho de Santiago, a grande rota de peregrinação da Península Ibérica. É celebrada a 5 de outubro e a 15 de setembro. Segundo a lenda, a Virgem apareceu a um pastor de Velilla de la Reina (município de Cimanes del Tejar, na província de Leão, em 1505. Alvar Simón Fernández recolhia o seu gado quando viu a Virgem entre luzes muito intensas. O santuário da Virgem do Caminho encontra-se na localidade de La Virgen del Camino, no município de Valverde de la Virgen. A Virgem do Caminho foi nomeada em 1914 pela Santa Sé como padroeira da "Região leonesa" (Leão e a sua província) e o seu santuário é um centro de romarias populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.