sábado, 8 de setembro de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 9 de setembro de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

9 de setembro de 2012.
253º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 113 dias para acabar o ano.


Em 09/09/1922, nasce o pintor Ruben Valentim
Rubem Valentim foi um pintor, escultor, gravador e professor baiano. É considerado um dos grandes pintores construtivistas brasileiros. Valentim foi autodidata e iniciou suas atividades de pintura nos anos 40. Apesar de formado em Odontologia, pela Universidade Federal da Bahia em 1946, exerceu a profissão apenas por um tempo, aos poucos se afastou e rumou em direção à pintura, dedicando-se integralmente a esta a partir de 1948. Também estudou jornalismo na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e concluiu o curso em 1953. Em 1957 muda-se para o Rio de Janeiro, onde vive até 1963, e trabalha como professor assistente de Carlos Cavalcanti, que ministrava o curso de história da arte, no Instituto de Belas Artes. Entre 1966 e 1968 foi professor na Universidade de Brasília. Rubem Valentim desde o início de sua produção faz referências às tradições populares do nordeste brasileiro. Entre os anos 1946 e 1947 integra o Movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, junto com Mario Cravo Júnior, Carlos Bastos, entre outros.  A partir da década de 1950, recebe influências das religiões de base africana, como o candomblé e a umbanda, e faz referência ao simbólico através de suas formas geométricas, muitas vezes presentes em signos e emblemas destas religiões. Valentim alia a geometria ao uso de cores de forma criativa, intensas e diversas. No final dos anos 60 realiza murais, relevos e grandes esculturas em madeira, mantendo a linha geométrica mestra. Rubem Valentim possui obra no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Fonte: Wikipedia.


Em 09/09/1994, morre o pintor Iberê Camargo
Iberê Bassani de Camargo (Restinga Seca, 18 de novembro de 1914 — Porto Alegre, 9 de agosto de 1994) foi um pintor, gravurista e professor. Embora Camargo tenha estudado com figuras marcantes representativas de variadas correntes estéticas e formas de vista, não se pode afirmar que tenha se filiado a alguma. Suas obras estiveram presentes, e sempre reapresentadas, em grandes exposições pelo mundo inteiro, como na Bienal de São Paulo e na Bienal de Veneza. Com personalidade original, Iberê Camargo não gostava de cachorros nem de crianças e teve apenas uma filha, Gerci, fruto de um romance passageiro na década de 1930. Gerci Camargo deu-lhe dois netos, Carlos Iberê e Doralice, e três bisnetos, Roberta, Fernando e Maissa. Nãop obstante, Iberê encontrou o verdadeiro companheirismo em 1983, no gato Martim, o seu "cucuruco", como o chamava. O pintor colocava o bichano no bolso do macacão enquanto preparava seus quadros e fazia questão de que sua esposa, Maria Coussirat Camargo, pusesse um prato de comida para o gato na mesa de jantar. "O animal é melhor do que o homem, que hoje come na tua mesa e amanhã te faz velhacaria", comparava. Saiba mais

Em 09/09/1569, morre Pieter Bruegel (O Velho), pintor flamengo (n. 1525).
Pieter Brueghel, "O Velho" (Breda, 1525/1530 — Bruxelas, 9 de setembro de 1569) foi um pintor de Brabante, célebre por seus quadros retratando paisagens e cenas do campo. Pieter Brueghel, conhecido como Pieter Brueghel, "O Velho" (para distingui-lo de seu filho mais velho), foi o primeiro de uma família de pintores flamengos. Assinou como Brueghel até 1559, ano em que retirou o "h" do sobrenome, como viria a acontecer também com seus filhos. 
"O Velho", que é considerado um dos melhores pintores flamengos do século XVI, é também o membro mais importante da família. Provavelmente, nasceu em Breda, nos Países Baixos. Trabalhou também no atelier de Rubens e pintou fundos de paisagem para que este artista acrescentasse em seguida as figuras de primeiro plano. Saiba mais



Em 09/09/1901, morre Henri Toulouse-Lautrec, pintor francês (n. 1864). Foi o precursor da Art Noveau, que surgiria décadas depois.
Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (Albi, 24 de Novembro de 1864 — Saint-André-du-Bois, 9 de Setembro de 1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Saiba mais


       9 d.C. - Batalha da Floresta de Teutoburgo: uma aliança de tribos germânicas, chefiada por Armínio, dizima três legiões romanas.
    1000 - Batalha de Swold no Mar Báltico entre Noruega e os demais países escandinavos.
    1379 - O Tratado de Neuberg divide as terras da Casa de Áustria entre o Duque Alberto III e Leopoldo III.
    1513 - Jaime IV da Escócia é derrotado e morre na Batalha de Flodden Field.

    1543 - Mary Stuart, aos nove meses de idade, é oficialmente coroada Rainha da Escócia na cidade de Stirling.
Maria Stuart (em inglês: Mary, Queen of Scots; em gaélico escocês: Mairi Ire) (Castelo de Fotheringhay, 8 de dezembro de 1542 — Palácio de Linlithgow, 8 de fevereiro de 1587) tornou-se rainha da Escócia com uma semana de idade, após a morte do seu pai, Jaime V da Escócia da Casa de Stuart. Foi educada em França — a mãe era uma Guise — e com dezesseis anos casou-se com o Delfim de França, futuro Francisco II de França, que morreria dois anos mais tarde. Foi uma das mais famosas rainhas do século XVI. Os soberanos Jaime V da Escócia e Maria de Guise foram os pais de Maria Stuart. Desta forma, Maria Stuart descendia dos reis ingleses por parte de seu pai, filho de Margaret Tudor, filha do rei inglês Henrique VII; ao passo que por via materna, descendia da casa ducal da Lorena. Saiba mais

    1668 - Estréia da peça teatral L'avare ("O avarento", em português) de autoria de Molière. No Brasil, foi a última peça interpretada por Paulo Autran (vídeo abaixo)

    1769 - Carta de lei portuguesa que sanciona o direito de renovação pela chamada equitativa batolina.
    1776 - Estados Unidos: o Congresso Continental autoriza o nome United States of America.

    1791 - Fundação de Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos.

    1807 - As forças inglesas do general Whitelocke abandonam Montevidéu.
    1850
        Criação do território estadunidense de Utah, vizinho da Califórnia.
        Califórnia torna-se o 31º estado norte-americano.

    1884 - É inventado o "hot dog" (cachorro quente)
Colocado tradicionalmente em um pão vienense, comprido, tinha mesmo o formato de um cão bassé. No Rio de Janeiro, ele chegou por por volta de 1926, quando o empresário Francisco Serrador, idealizou a famosa Cinelândia, no centro da cidade do Rio de Janeiro, lançando o sanduiche em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928, a marchinha de Carnaval “Cachorro-Quente”. Em São Paulo, o cachorro quente começou a ser conhecido após a Segunda Guerra, vendido que era pelas Lojas Americanas, na rua Direita. Pagando um cruzeiro e cinquenta centavos, o cliente recebia o sanduíche e mais uma Coca-Cola em garrafa individual de 200 mililitros, para beber no próprio vasilhame. As "Americanas" introduziram pela mesma época outra grande novidade, a matéria plástica, que, no reaproveitamento da mão de obra excedente no pós guerra, começou a ser produzida e exportada pelos EUA no formato de ioiôs, pratos, xícaras e outras inutilidades, em material de péssima qualidade, mas que venderam bem, em função da novidade e de suas cores atraentes. Saiba mais

    1888 - A armada do Chile toma posse da Ilha de Páscoa.
    1892 - Edward Barnard descobre a lua de Júpiter Amalteia.
    1922 - Reconquista de Esmirna aos gregos pelas forças nacionalistas turcas, um acontecimento que marca o fim da Guerra Greco-Turca de 1919-1922.
    1932 - Guerra do Chaco, entre Paraguai e Bolívia.

    1939 - Segunda Guerra Mundial: A Alemanha de Adolf Hitler invade a Polônia.

    1943 - Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos iniciam a ocupação de Salerno

    1944 - Bulgária: os comunistas, com o apoio do exército soviético, dão um golpe de Estado e implantam uma ditadura.

    1947 - Argentina: a lei 13.010 reconhece o sufrágio universal: direito de votar e ser eleito para homens e mulheres.

    1948 - Independência da Coreia do Norte, comunista, que passou a existir sob a influência político militar da União Soviética, enquanto a Coréia do Sul passou a receber apoio dos Estados Unidos, dentro do processo da Guerra Fria entre as duas potências.

    1971 - Começa a Rebelião de Attica que durou quatro dias e acabou com 39 mortos.
    1973 - Criação do Movimento das Forças Armadas em Portugal 
    1975 - NASA lança sonda Viking 2 (v. Programa espacial dos Estados Unidos).
    1991 - O Tadjiquistão declara sua independência da URSS.
    1996 - Croácia e Iugoslávia estabelecem relações diplomáticas completas depois de cinco anos de guerra.
    2001 - Ahmad Shah Massoud, líder da Aliança do Norte, é assassinado no Afeganistão.


      384 - Flávio Augusto Honório, imperador romano (m. 423).

    1583 - Girolamo Frescobaldi, músico italiano (m. 1643).
Era organista e se considera um dos maiores compositores de peças para o cravo. Sua obra se destaca pela composição de fugas, com a exemplificada abaixo.

    1585 - Armand Jean Du Plessis, o Cardeal de Richelieu, duque e político francês (m. 1642).

    1737 - Luigi Galvani, médico italiano (m. 1798), criador do processo de galvanoplastia, até hoje utilizado na cromação de peças.
Luigi Galvani (Bolonha, 9 de Setembro de 1737 — Bolonha, 4 de Dezembro de 1798) foi um médico e investigador italiano. Foi professor de anatomia da Universidade de Bolonha, cidade onde viveu e morreu.  
A partir de estudos realizados em coxas de rã, descobriu que músculos e células nervosas eram capazes de produzir eletricidade, que ficou conhecida então como eletricidade galvânica. Mais tarde, Galvani demonstrou que essa eletricidade é originária de reações químicas. Saiba mais Galvanoplastia é um processo de blindagem onde os íons de metais em uma solução são levados a partir de um campo elétrico para revestir o eletrodo. O objeto cuja superfície usa o pólo negativo de uma fonte de energia, o cátodo, onde ocorrerá a redução do metal que será depositado na superfície, enquanto o metal que sofre a oxidação deve ser ligado a um polo positivo, o ânodo. No processo, as reações não são espontâneas. É necessário fornecer energia eléctrica para que ocorra a deposição dos elétrons (eletrólise). Trata-se, então, de uma eletrodeposição na qual uma corrente contínua passa pelos eletrodos, fazendo com que o metal que dá o revestimento seja ligado ao polo positivo. Saiba mais



    1754 - William Bligh, oficial e administrador colonial britânico (m. 1817).

    1806 - José Joaquim da Veiga Vale, escultor brasileiro (m. 1874).
José Joaquim da Veiga Valle (Arraial da Meia Ponte, atual Pirenópolis, 9 de setembro de 1806 – Goiás, 24 de janeiro de 1874, em geral conhecido simplesmente por Veiga Valle, foi um artista escultor e dourador em Goiás. Sua formação artistica é pouco conhecidae e supõe-se que seja autodidata. Na sua trajetória de santeiro, o artista produziu uma variedade imensa dos mais diversos santos, que na época expressava-se conforma a devoção de cada pessoa que encomendava. Saiba mais

    1823 - Joseph Leidy, paleontólogo estadunidense (m. 1891).

    1828 - Liev (Leon) Tolstói, escritor russo (m. 1910).
Lev Nikolayevich Tolstoy (Russo: Лев Никола́евич Толсто́й, mas conhecido em português como Liev Tolstói) (Yasnaya Polyana, 9 de setembro de 1828 — Astapovo, 20 de novembro de 1910) é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza. Junto a Fiódor Dostoiévski, Gorki e Tchecov, Tolstói foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura. Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples. Saiba mais

    1842 - Elliott Coues, cirurgião militar estadunidense (m. 1899).
    1850 - Leopoldo Miguez, compositor e músico brasileiro (m. 1902).
    1852 - John Henry Poynting, físico inglês (m. 1914).
    1855 - Houston Stewart Chamberlain, escritor britânico (m. 1927).
    1871 - Ralph Hodgson, poeta britânico (m. 1962).

    1873 - José Plácido de Castro, político e militar brasileiro (m. 1908), redentor do Estado (antes Território) do Acre.
José Plácido de Castro (São Gabriel, 9 de setembro de 1873 — Seringal Benfica, 11 de agosto de 1908) foi um político, militar idealista brasileiro, líder da Revolução Acreana e que governou o Estado Independente do Acre. Morreu vitimado por uma emboscada, acontecimento trivial no Acre e tornou-se uma figura simbólica no Estado. Saiba mais

    1887
        Sérgio Loreto, magistrado e político brasileiro (m. 1937).
        António Sardinha, poeta e político português (m. 1925).
    1890
        Harland David Sanders (Coronel Sanders), fundador da Kentucky Fried Chicken (KFC) (m. 1980).
        Kurt Lewin, psicólogo alemão (m. 1947).
    1892 - Anastásia Mikhailovna de Torby, aristocrata britânica, bisneta de Pushkin (m. 1977)
    1894 - Arthur Freed, compositor e produtor cinematográfico norte-americano (m. 1973).
    1900 - James Hilton, escritor e roteirista inglês (m. 1954).
    1908 - John Heaton, piloto de skeleton e bobsleigh norte-americano (m. 1976).
    1909 - Foguinho, ex-futebolista brasileiro (m. 1996).
    1918 - Oscar Luigi Scalfaro, ex-presidente da Itália.
    1922
        Hans Georg Dehmelt, físico alemão, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1989.
        Warwick Estevam Kerr, cientista brasileiro.
    1923
        Daniel Carleton Gajdusek, biólogo estadunidense.
        Cliff Robertson, ator estadunidense.
        Daniel Carleton Gajdusek, médico virologista e Nobel de Fisiologia/Medicina.
    1924 - Jane Greer, atriz norte-americana (m. 2001).
    1927 - Elvin Jones, músico estadunidense (m. 2004).
    1929 - Claude Nougaro, cantor francês (m. 2004).

    1937 - Beto Carrero, empresário e empreendedor brasileiro (m. 2008).

    1941
        Dennis Ritchie, cientista da computação estadunidense.
        Otis Redding, cantor norte-americano de soul (m. 1967).
    1942 - Raul Durão, apresentador e jornalista português (m. 2007).
    1948 - Eduardo Azeredo, político brasileiro.
    1949
        John Curry, patinador artístico britânico (m. 1994).
        Susilo Bambang Yudhoyono, político indonésio.
    1951
        Ramón Puerta, político argentino.
        Michael Douglas, ator estadunidense.
    1952
        Angela Cartwright, atriz britânica.
        David A. Stewart, músico britânico.
    1956 - Silviu Lung, ex-futebolista romeno.
    1960 - Hugh Grant, ator e músico britânico.
    1962 - Renato Gaúcho, ex-futebolista e treinador brasileiro de futebol.
    1963 - Roberto Donadoni, ex-futebolista italiano.
    1964 - Aílton Graça, ator brasileiro.
    1965 - Constance Marie, atriz americana.
    1966
        Adam Sandler, ator estadunidense.
        Neto, ex-futebolista e comentarista esportivo brasileiro.
        Licurgo Spinola, ator brasileiro.
    1967 - Anna Malle, atriz norte-americana (m. 2007).
    1968
        Daniel, cantor brasileiro.
        Jocelyn Seagrave, atriz tailandesa.

    1969 - Rachel Hunter, apresentadora de televisão e ex-modelo neozelandesa.

    1970
        Warren Barrett, ex-futebolista jamaicano.
        Natalia Streignard, atriz venezuelana.
    1972 - Goran Višnjić, ator croata.
    1974 - Ana Carolina, cantora e compositora brasileira.
    1975 - Michael Bublé, ator e cantor canadense.
    1976 - Lúcia Moniz, atriz e cantora portuguesa.
    1977
        Gina Gogean, ex-ginasta romena.
        Saulo Fernandes, cantor e compositor brasileiro.
        Maria Rita, cantora brasileira.
        Soulja Slim, rapper norte-americano (m. 2003).
        Cristina Ferreira, apresentadora de televisão e atriz portuguesa.
    1979
        Wênio, futebolista brasileiro.
        Pedro Moutinho, futebolista português.
    1980
        Michelle Williams, atriz estadunidense.
        Jani Liimatainen, guitarrista finlandês.
    1983
        Rodrigo Souto, futebolista brasileiro.
        Vitolo, futebolista espanhol.
    1985 - Martin Johnson, vocalista da banda Boys Like Girls.

    1987 - Andrea Petkovic, tenista alemã, nascida na Sérvia.

    1989 - Johnny Cecotto, Jr., piloto venezuelano de corridas.
    1991 - Oscar, futebolista brasileiro.
    1992 - Damian McGinty Jr., ator e cantor irlandês.


    1000 - Rei Olaf I da Noruega (n. década de 1960).
    1087 - Rei Guilherme I de Inglaterra (n. 1027).
    1438 - Rei Duarte I de Portugal (n. 1391).
    1488 - Francisco II, Duque da Bretanha (n. 1433).
    1513 - Rei Jaime IV da Escócia (n. 1473).
    1834 - James Weddell, navegador e explorador britânico (n. 1787).
    1841 - Augustin Pyrame de Candolle, botânico suíço (n. 1778).
    1849 - Miguel Pavlovich da Rússia, Grão-duque do Império Russo, filho mais novo do czar Paulo I (n. 1798).
    1892 - Friedrich Traugott Kützing, botânico alemão (n. 1807).
    1909 - Guimarães Passos, poeta brasileiro (n. 1867).
    1917 - Madge Syers, patinadora artística britânica (n. 1881).

    1923 - Hermes da Fonseca, presidente do Brasil (n. 1855). Era casado, em segundas núpcias, com a caricaturista Nair de Teffé, mulher de idéias bastante avançadas para sua época.
O Marechal Hermes da Fonseca, Presidente entre 1910 e 1914, era sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro Presidente do Brasil. Esteve diretamente envolvido, como mentor, nas revoltas de 1922, envolvendo o Forte de Copacabana, a Vila Militar, a Escola Militar do Realengo, um quartel em Mato Grosso e outro no Paraná. Por essa razão, logo após, teve sua prisão decretada, num lance que se tornou anedótico, pois só havia no Rio de Janeiro um marechal, o único de patente suficiente para prender Hermes. Acontece que, por ser da reserva, o executor não conseguia encontrar uma farda em condições de vestir executar o mandado que lhe foi confiado. Encontrada a farda. dirigiu-se à casa de Hermes, mas a esposa deste, Nair de Tefé, insistiu em acompanhar o marido até o local e, no caminho, com sua sagacidade e inteligência de jornalista, insistiu com o mandante para expor o embasamento legal da detenção do marido, colocando o executor em situação bastante embaraçosa. No segundo lance, o Marechal Hermes foi levado ao quartel e aprisionado sob o comando de um coronel (subalterno), o que trouxe novamente o conflito de patentes e aí foi o Marechal Hermes quem interpelou seguidamente o coronel sobre a irregularidade, já que Hermes, sendo marechal, poderia dar uma contra ordem e exigir do coronel a sua libertação. Foi libertado logo após, em ataque dos revolucionários.

    1947 - Ananda Coomaraswamy, filósofo e historiador indiano (n. 1877).
    1976 - Mao Tse-Tung, estadista chinês (n. 1893).
    1980 - Fontana, jogador de futebol brasileiro (n. 1940).
    1981 - Jacques Lacan, psicanalista francês (n. 1901).
    1997 - Burgess Meredith, ator estadunidense (n. 1907).
    1999 - Ruth Roman, atriz norte-americana (n. 1922).
    2001 - Ahmad Shah Massoud, militar afegão (n. 1953).
    2003 - Edward Teller, físico nuclear búlgaro (n. 1908).
    2005 - Tarzan Taborda, lutador de luta livre português (n. 1935).
    2006
        Ubiratan Guimarães, militar e político brasileiro (n. 1943).
        Jacob Lekgetho, futebolista sul-africano (n. 1974).


Brasil
    Dia do médico veterinário[1]
    Dia do administrador[2]

Turquia
    Dia da Libertação (Kurtuluş Günü) - feriado em Esmirna, na Turquia, que comemora a reconquista da cidade aos gregos pelas forças nacionalistas turcas, um acontecimento que marca o fim da Guerra Greco-Turca de 1919-1922.

Esmirna, cidade bíblica mencionada no Apocalipse, é hoje terceira maior cidade da Turquia e o segundo mais importante porto do país, Esmirna era uma cidade antiga de uma região habitada durante milhares de anos antes de Cristo. A antiga cidade foi destruída pelos lídios em 600 a.C. e reconstruída pelos gregos no final do 4º século a.C. A cidade ganhou nova vida, e pode ser descrita como uma cidade que morreu e tornou a viver. Durante o domínio romano, Esmirna se tornou um centro de idolatria oficial, conhecida como Guardião do Templo (grego, neokoros). Foi a primeira cidade da Ásia a construir um templo para a adoração da cidade (deusa) de Roma (195 a.C.). Em 26 d.C., foi escolhida como local do templo ao imperador Tibério. Foram descobertas imagens, na praça principal da cidade, de Posêidon (deus grego do mar) e de Deméter (deusa grega da ceifa e da terra). Na época do Novo Testamento, provavelmente tinha uma população de aproximadamente 100.000. Por ser um porto excelente, facilitando o comércio entre a Ásia e a Europa, era uma cidade próspera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.