terça-feira, 25 de setembro de 2012

Gabriela Machado com exposição na Bolsa de Arte de Porto Alegre


Será inaugurada em Porto Alegre, no próximo dia 26 às 19 horas, a mostra “Cadência”, da artista plástica catarinense, residente no Rio de Janeiro, Gabriela Machado, aliás a primeira mostra da artista no Rio Grande do Sul, iniciando uma nova parceria com a Bolsa de Arte.

A mostra compõe-se de pinturas de grandes formatos, sobre tela e sobre papel, em tamanhos variados e com um vídeo sobre a artista.

No texto do crítico Frederico Coelho, intitulado Força Bruta,  sobre o trabalho da artista, destaca-se:

“Há nos trabalhos e na obra de Gabriela Machado uma alegria incontida de braços dados a uma fruição contemplativa.

Alegria e contemplação que nos remetem ao prazer da pintura, ao vitalismo da arte.

Uma das primeiras apropriações que podemos fazer da pintura abstrata de Gabriela diz respeito ao seu ritmo de cores e à sutil observação do caminho que elas seguem, esparramadas em telas de tamanhos variados. Essa explosão sincopada e essa abundância de cor em um espaço limpo e equilibrado são movimentos que fornecem a base para sua Força Bruta.

No trabalho de Gabriela, Bruta é a matéria cor em sua plena potência física e poética. Bruta é a força  que nos move quase inconscientemente para um mundo onírico, de puro prazer das formas, em detrimento do circuito opressor diário do real ou do documento. Suas pinturas nos apresentam os meandros desse embate diário do pintor com cores, pigmentos, óleos, resinas e texturas. Na composição aberta, espontânea, em progresso, suas cores não competem, se abraçam. “

A mostra estará aberta para visitação de 27 de setembro até 25 de outubro de 2012 na Rua Visconde do Rio Branco, 365 Bairro Floresta, telefones 051 33326799/99763600, bolsadearte@bolsadearte.com.br e www.bolsadearte.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.