quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Parte Lage, no Rio de Janeiro > Dia 24 de agosto: quatro novas exposições serão abertas na EAV Parque Lage


Quatro novas exposições serão abertas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – no dia 24 de agosto, às 19h. São elas: “O amor do pássaro Rebelde”, da artista Brigida Baltar, com curadoria de Marcelo Campos; “Experiência pintura”, dos alunos do curso ‘Experiência pintura II’, com curadoria de Suzana Queiroga; “Anotações”, dos alunos do curso ‘Meios múltiplos’, também com curadoria de Suzana Queiroga; e “Elisabeth Heindl”, da artista alemã Elisabeth Heindl. 

Mais sobre as mostras:

- O amor do pássaro rebelde – 
Um verso adaptado de “Habanera”, a ópera de Carmen de Bizet. Exposição de Brígida Baltar, com curadoria de Marcelo Campos. Para a mostra, a artista se inspirou na cantora lírica Gabriella Besanzoni, que viveu no Casarão do Parque Lage, na década de 30. Brígida resolveu reconstruir a história e formou um teatro na mata do Parque Lage para recriar, a partir da ária “Habanera”, de Bizet, uma atmosfera operística com cantora e personagens. Para a filmagem, convidou a cantora lírica mezzo soprano Carla Odorizzi, atualmente cantora permanente do Theatro Municipal, para cantar e interpretar o amor do pássaro rebelde. Além dos filmes (um com ária Carreau Piquet e outros três em pequenos formatos da ária Habanera, dentro de objetos, caixas teatros), a exposição conta com duas esculturas: uma maquete da própria casa em madeira como um ninho de pássaros e ‘A queda’, um grande lustre com 120 centímetros de diâmetro suspenso por um fio, com um centímetro do chão, sugerindo um movimento de queda. Projeto contemplado pelo Edital Artes Visuais 2011. Em cartaz até 28 de outubro.

- Experiência Pintura –
A mostra é o resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo dos dois últimos anos por alunos do curso Experiência Pintura II, orientado pela artista e professora Suzana Queiroga. Este curso faz parte da etapa “Desenvolvimento” do Programa de Ensino da EAV. Segundo Queiroga “os artistas participantes possuem mais diferenças do que semelhanças e, por ser esta uma exposição ligada aos processos em suas particularidades, não se pode falar de uma curadoria nos termos de uma reunião em torno de um projeto comum ou coletivo, mas, ao contrário, como uma conversa de curadoria às avessas ou, simplesmente, a tentativa de avizinhar diferenças”. Participam Betelhem Makonnen, Cláudia Laux, Fabiano Devide, Gabriela Simões, Helena Martinho da Rocha, Jozias Benedicto, Liz Lopes, Luciana Lyrio, Ricardo Toledo e Viviane Teixeira. Cerca de 15 pinturas fazem parte da exposição. Em cartaz até 23 de setembro.

- Anotações –

A exposição mostra o trabalho de pesquisa realizado sobre ‘livros de artistas’ no curso ‘Meios múltiplos’, que aconteceu na oficina de Litografia de março a agosto de 2011, orientado pela professora e artista Suzana Queiroga. Como uma experiência de introdução aos diferentes meios gráficos disponíveis ao grupo de alunos e realizado a partir da circulação pelos espaços e pela introdução às técnicas das diversas oficinas, pouco a pouco, as anotações deste percurso propiciaram o terreno para uma reflexão a cerca da própria noção de percurso. “A partir deste momento, a proposta passou a ser conectada às vivências e às percepções particulares dos participantes em relação à cidade, às cartografias, às vizinhanças, ao espaço urbano, à natureza, à memória e ao coletivo, formando uma interessante escrita reveladora das diferentes escolhas no grupo acerca desta infinita paisagem mental”, explica a curadora. Participam Agnes Castilho, Antonia de Thuin, Gabriela Caspary, Herbert Macário, Jonatas Martin Puga, Leo Sales, Luciana Grizotti, Luiz Rocha, Patrícia Burrowes, Renan Monteiro e Thiago Antonio. Cerca de 10 trabalhos, entre fotografias e instalações, compõem a mostra. Em cartaz até 23 de setembro.

- Elisabeth Heindl –

A artista alemã apresenta seu trabalho desenvolvido durante a residência na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, iniciada no dia 8 de agosto deste ano. Esta é a segunda mostra realizada na EAV no âmbito da parceria com a Galeria Gedok, de Munique. O fascínio pelo espaço sempre foi parte integrante e nunca deixou de existir na vida artística de Elisabeth Heindl. Com diferentes aspectos e técnicas, ela encanta o observador com suas fantasias de espaço. Com meios controlados de forma soberana – quadros|murais|placa de alumínio que formam estruturas entrelaçadas com tiras de borracha – ela esboça um espaço aberto como uma composição mesclada de percepção de espaço real e virtual. Seu trabalho pode ser comparado com a arte de artistas tais como: Paul Klee, De Stijl e Bauhaus que, de maneira especial, trabalharam com espaço. Nesta mostra, a artista apresentará trabalhos e, formatos e técnicas variadas, como verniz, alumínio e borracha. Em cartaz até 23 de setembro.

Serviço:
Abertura de quatro exposições na EAV Parque Lage
Dia 24 de agosto, a partir das 19h
Cavalariças | Brígida Baltar
Visitação: de segunda a quinta-feira, das 12h às 20h, e sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h
Em cartaz até 28 de outubro

Galerias 1 e 2 | Experiência Pintura
Visitação: de segunda a quinta-feira, das 9h às 21h, e sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h
Em cartaz até 23 de setembro
Galeria EAV | Anotações
Visitação: de segunda a quinta-feira, das 9h às 21h, e sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h
Em cartaz até 23 de setembro

Capela | Elisabeth Heindl 
Visitação: de segunda a quinta-feira, das 12h às 20h, e sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h
Em cartaz até 23 de setembro
A EAV Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Mais informações: 3257-1800/ www.eavparquelage.rj.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.