quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de agosto de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

17 de agosto de 2012.
230º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 136 dias para acabar o ano.


Em 17/08/1578, nasce Francesco Albani, pintor italiano (m. 1660).
Francesco Albani (17 de março ou 17 de agosto de 1578 - 4 de outubro de 1660) foi um pintor italiano do período barroco. 


Em 17/08/1969, morre Mies van der Rohe, arquiteto alemão (n. 1886)
Ludwig Mies van der Rohe, nascido Maria Ludwig Michael Mies, (Aachen, 27 de março de 1886 — Chicago, 17 de agosto de 1969) foi um arquiteto alemão naturalizado estadunidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright. Foi professor da Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras. Concebeu espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo. Saiba mais



    1808 - Batalha da Roliça, tendo de um lado as forças anglo lusas e, de outro, as tropas napoleônicas. A família real já se achava no Brasil e tratava-se de expulsar os franceses da Península Ibérica para restaurar a autonomia de Espanha e Portugal.
O combate da Roliça foi travado no dia 17 de Agosto de 1808, durante a primeira invasão francesa de Portugal, no âmbito da Guerra Peninsular (1807–1814). Neste combate enfrentaram-se as forças anglo-lusas comandadas pelo Tenente-General Sir Arthur Wellesley e as forças francesas comandadas pelo general de Divisão Henri-François Delaborde. Foi o primeiro confronto importante entre a força expedicionária britânica e os Franceses. Estes, embora obrigados a retirar, cumpriram a sua missão de retardar as forças de Wellesley.  Neste mesmo dia terminava o Cerco de Saragoça (1808), um fracasso dos Franceses frente à guarnição espanhola e à população da cidade que assumiram uma heroica defesa desde 15 de Junho de 1808. Saiba mais

    1833 - Início da primeira travessia em navio a vapor do Oceano Atlântico.

    1903 - Joseph Pulitzer estabelece o Prémio Pulitzer. O Prêmio Pulitzer é um prêmio americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e música. É administrado pela Universidade de Colúmbia em Nova York. Foi criado em 1917 por desejo de Joseph Pulitzer que, na altura da sua morte, deixou dinheiro à Universidade de Colúmbia. Parte do dinheiro foi usada para começar o curso de jornalismo na universidade em 1912.

    1942 - Segunda Guerra Mundial - um submarino alemão torpedeia os navios brasileiros Araxá e Itagiba.

    1945 - O livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos no Brasil, O Triunfo dos Porcos em Portugal), de George Orwell, é publicado pela primeira vez.
Animal Farm (A Revolução dos Bichos (título no Brasil) ou O Porco Triunfante/​O Triunfo dos Porcos/​A Quinta dos Ani­mais (título em Portugal)) é um romance alegórico do escritor inglês George Orwell, apontado pela revista americana Time entre os cem melhores da língua inglesa. A sátira feita pelo livro à União Soviética comunista obteve o 31º lugar na lista dos melhores romances do século XX organizada pela Modern Library List.  O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela Rússia na época de Stalin. A revolta dos animais da Manor Farm contra os humanos é liderada pelos porcos Snowball (Bola-de-Neve) e Napoleon (Napoleão). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleon é seduzido pelo poder, afasta Snowball e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos.  Para o autor, um social-democrata[4] e membro do Partido Trabalhista Independente por muitos anos, a obra é uma sátira à política stalinista que, segundo sua ótica, teria traído os princípios da revolução russa de 1917. Saiba mais


    1960 - O Gabão torna-se independente da França.
    1962 - Guardas de fronteira da República Democrática Alemã matam Peter Fechter, de 18 anos, enquanto ele tentava cruzar o Muro de Berlim.

    1977 - Jorge Amado lança o romance Tieta do Agreste, uma das obras mais vendidas do autor.

    1979 - Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa.

    1987 - Carlos Drummond de Andrade morre aos 75 anos, de parada cardíaca.

    1999 - Terramoto de İzmit provoca mais de 17 000 mortos, meio milhão de desalojados e 16 mil milhões * de dólares US$ de prejuízos materiais.


    1473 - Ricardo, Duque de York, um dos príncipes desaparecidos em 1483.
    1601 - Pierre de Fermat, matemático francês (m. 1665).

    1784 - Diogo Antônio Feijó, padre e político brasileiro (m. 1843).
Mais político que padre, chefiou a Regência Trina durante a minoridade de D. Pedro e foi, depois, nomeado para a Regência Única Provisória. Com o Golpe da Maioridade, que tornou o príncipe "maior" aos 14 anos, a influência de Feijó se dissipou, ficando a hegemonia com José Bonifácio que, até então, era o tutor de D. Pedro. Em 1940, participou do último movimento revoltoso contra a coroa, tendo como líder em Sorocaba o brigadeiro Tobias de Aguiar, e, em Minas Gerais, a liderança de Teófilo Otoni. A filha da Marquesa de Santos, mulher de Tobias de Aguiar, descreve o padre Feijó como um manquitolo de figura sinistra, que lhe metia medo só em olhar para ele.

    1841 - Fagundes Varela, poeta brasileiro e patrono da Academia Brasileira de Letras (m. 1875)

    1844 - Menelik II, imperador da Etiópia (m. 1913).
    1887 - Carlos I, imperador da Áustria (m. 1922).

    1896 - Leslie Groves, militar norte-americano, que observou a construção do Pentágono e principal líder do Projecto Manhattan (m. 1970).

O Projeto Manhattan, ou formalmente Distrito de Engenharia de Manhattan, foi um esforço durante a Segunda Guerra Mundial para desenvolver as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos da América com o apoio do Reino Unido e do Canadá. O projeto foi dirigido pelo General Leslie R. Groves e a sua pesquisa foi dirigida pelo fisico estadounidense judeu J. Robert Oppenheimer, após ter ficado claro que uma arma de fissão nuclear era possível e que a Alemanha Nazista estava também a investigar tais armas para si. Saiba mais

    1899 - Emírcio Teixeira Pinto, militar português.
    1906 - Marcelo Caetano, político do Estado Novo português (m. 1980).
    1909 - Óscar Bento Ribas, escritor luso-angolano (m. 2004).
    1911 - Mikhail Botvinnik, xadrezista soviético (m. 1995).

    1913 - W. Mark Felt, empresário norte-americano e informante do Escândalo de Watergate, oculto sob o pseudônimo de "Garganta Profunda" e só recentemente identificado como a fonte secreta que detonou o presidente Nixon. (m. 2008).

        Óscar Gálvez, automobilista argentino (m. 1989).
    1926 - Jiang Zemin, político chinês.
    1932 - Vidiadhar Surajprasad Naipaul, escritor indiano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

    1934 - João Donato, cantor e compositor brasileiro, um dos artífices da Bossa Nova.
João Donato de Oliveira Neto (Rio Branco, 17 de agosto de 1934), mais conhecido apenas como João Donato, é um pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor brasileiro.  Donato foi amigo de todos os expoentes do movimento bossanovista, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Johnny Alf, entre outros, mas nunca foi caracterizado unicamente como tal, e sim um músico muito criativo e que promove fusões musicais, de jazz e música latina, entre tantos outros. Saiba mais

    1935 - Candeia, cantor e compositor brasileiro (m. 1978).

    1937 - Geórgia Gomide, atriz brasileira (m. 2011).

    1943
        Robert De Niro, cineasta norte-americano.
        Juan María Medina Ayllón, escultor espanhol.
    1948 - Mohamed Abdelaziz, político marroquino.

    1951 - Elba Ramalho, cantora brasileira.

    1952
        Nelson Piquet, piloto automobilístico brasileiro, tricampeão mundial de Fórmula 1.
        Mario Theissen, ex-diretor técnico da BMW Sauber.
        Guillermo Vilas, ex-tenista argentino.
    1953 - Herta Müller, escritora alemã (vencedora do prêmio Nobel de literatura em 2009).
    1954 - Eric Johnson, guitarrista e compositor estadunidense.
    1957 - Robin Cousins, patinador artístico britânico.
    1958 - Belinda Carlisle, cantora norte-americana.
    1960 - Sean Penn, ator e cineasta norte-americano.
    1961 - Emilio Surita, apresentador e radialista brasileiro.
    1962
        Zezé di Camargo, cantor e compositor brasileiro.
        Gilby Clarke, ex-guitarrista da banda Guns N' Roses.
    1964 - Jorginho, ex-futebolista brasileiro.
    1966 - Rodney Mullen, skatista norte-americano.
    1967
        David Conrad, ator norte-americano.
        Michael Preetz, ex-futebolista alemão.

    1968 - Helen McCrory, atriz britânica.
Helen McCrory (nascida em Londres, 17 de agosto de 1968) é uma atriz britânica ganhadora do prêmio BAFTA, conhecida por sua atuação no filme The Queen onde interpretou Cherie Blair e na saga Harry Potter como Narcisa Malfoy. (Wikipedia)

    1969
        Donnie Wahlberg, ator e cantor norte-americano (New Kids On The Block).
        Daniela Castro, atriz e cantora mexicana.
    1970 - Jim Courier, ex-tenista estado-unidense.

    1972 - Ed Motta, cantor e compositor brasileiro.

    1976 - Marcelo Moraes Caetano, escritor e músico brasileiro.
    1977
        Tarja Turunen, cantora finlandesa, ex-vocalista da banda Nightwish.
        Thierry Henry, futebolista francês.
        William Gallas, futebolista francês.
        Nathan Deakes, atleta australiano.
    1978
        Roger Flores, futebolista brasileiro.
        Vibeke Stene, cantora norueguesa, ex-vocalista da banda Tristania.
        Mehdi Baala, atleta francês.
    1979 - Julien Escudé, futebolista francês.

    1980 - Shannon Lucio, atriz norte-americana.

        Daniel Güiza, futebolista espanhol.
        Jan Kromkamp, futebolista holandês.
    1981 - Leon Osman, futebolista inglês.
    1982
        Phil Jagielka, futebolista inglês.
        Mark Salling, ator norte-americano.
    1983 - Daniel Köllerer, tenista austríaco.

    1990 - Rachel Hurd-Wood, atriz britânica.
Rachel Julia Clare Hurd-Wood McGready (Londres, 17 de agosto de 1990) é uma atriz britânica. É quase sempre lembrada por sua interpretação como "Wendy Darling", no longa Peter Pan, baseado no livro original do escritor britânico Sir J. M. Barrie. Saiba mais

    1991 - Austin Butler, ator norte-americano.


    309 - Papa Eusébio, 31º papa.

    1850 - José de San Martín, militar argentino, considerado, como Simon Bolívar, um dos Libertadores da América (n. 1778)

    1949 - Julio Ugarte y Ugarte, filósofo e mestre espiritual da Igreja Cristã Primitiva - Doutrina da Obediência a Deus (n. 1890)

    1977 - Geraldo Vieira, escritor brasileiro (n. 1897).
    1983 - Ira Gershwin, músico norte-americano (n. 1896).
    1987
        Carlos Drummond de Andrade, poeta, contista e cronista brasileiro (n. 1902)

    1988 - Muhammad Zia-ul-Haq, ditador paquistanês (n. (1924).
    1990 - Pearl Bailey, atriz e cantora estado-unidense (n. 1918).
    2009 - Miguel Magno, ator brasileiro (n. 1951).


Mitologia romana

    Dia de Vulcano, o ferreiro dos deuses - mitologia romana - Roma antiga.

Santos do dia

    São Jacinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.