sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 11 de agosto de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

11 de agosto de 2012.
224º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 142 dias para acabar o ano.


Em 11/08/1978, morre o pintor nipo brasileiro Yoshiya Takaoka (n. 1909).
Yoshiya Takaoka (Tóquio, 11 de junho de 1909 — São Paulo, 11 de agosto de 1978) foi um pintor, desenhista e professor nipo-brasileiro. Em Tóquio estudou com Shin Kurihara. Chegou ao Brasil em 1925, morou em Cafelândia, estado de São Paulo, onde trabalhou na lavoura como outros imigrantes japoneses. Em 1929, já na cidade de São Paulo, para se sustentar, foi caricaturista, pintor de paredes e vendedor de pastéis. Estudou na Escola Profissional Masculina do Brás onde teve como colega Tomoo Handa. Aos poucos foi conhecendo e formando amizades com pintores brasileiros. No ano de 1934, junto com seu inseparável amigo o pintor Yuji Tamaki mudou-se para o Rio de Janeiro. Ambos ingressaram no Núcleo Bernardelli, sendo orientados pelo pintor polonês Bruno Lechowski. Ainda que residindo no Rio de Janeiro, participaram do grupo Seibi-kai criado em São Paulo no ano seguinte por pintores japoneses imigrantes como eles.  Voltou a residir na capital paulista em 1944. Foi um dos primeiros a expor fora da colônia. Foi para Paris em 1952, onde estudou mosaico com Gino Severini e frequentou a Académie de la Grande Chaumière. Expôs na Bienal de São Paulo, no Salão Paulista e no Salão Nacional de Belas Artes. Sua obras estão no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu Nacional de Belas Artes, na Pinacoteca do Estado, entre outra instituições e importantes coleções particulares. (Fonte: Wikipedia).



Em 11/08/1956, morre Jackson Pollock, artista norte-americano (n. 1912)
Paul Jackson Pollock, (Cody, Wyoming, 28 de janeiro de 1912 — Springs, 11 de agosto de 1956) foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. A arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de ação (action painting). A tensão ético-religiosa por ele vivida o impele aos pintores da Revolução mexicana. Sua esfera da arte é o inconsciente: seus signos são um prolongamento do seu interior. Apesar de ter seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock nunca saiu dos Estados Unidos. Morreu em um acidente de carro em 11 de agosto de 1956. Saiba mais O "automatismo" de Pollock (clique no botão esquerdo do mouse para mudar a cor e divirta-se http://is.gd/WVQ3IE.

Em 11/08/1819, nasce o pintor Martin Johnson Heade
Martin Johnson Heade (Lumberville, 11 de agosto de 1819 - St. Augustine, 4 de setembro de 1904) foi um prolífico e importante pintor do romantismo norte-americano. Durante algum tempo foi incluído entre os membros da Escola do Rio Hudson, mas recentemente a crítica o tem visto como um caso à parte, pela diversidade de seus temas e pelo tratamento técnico distinto de suas obras. Saiba mais

Em 11/08/1905, nasce o pintor Oswaldo Teixeira
Oswaldo Teixeira do Amaral (Rio de Janeiro, 11 de agosto de 1905 — Rio de Janeiro, 28 de maio de 1974) foi um pintor, crítico e historiador de arte brasileiro. 
Na antiga Escola Nacional de Belas Artes foi aluno de Batista da Costa, em pintura, e Rodolfo Chambelland em desenho de modelo-vivo. Fundou e dirigiu o Museu Nacional de Belas Artes durante 25 anos, de 1937 a 1961. No Salão Nacional de Belas Artes conquistou a Grande Medalha de Prata em 1923, o Prêmio de Viagem à Europa em 1924, a Medalha de Ouro em 1928 e a Grande Medalha de Honra em 1938. Conquistou ainda as Grandes Medalhas nas mais importantes mostras brasileiras de sua época, afora a dos eventos internacionais de que participou, tendo sido o único pintor brasileiro a receber todas as honrarias posssiveis em sua categoria e um dos mais premiados pintores brasileiros. Foi membro da Academia Brasileira de Belas Artes, da Academia de Arte do Rio de Janeiro e da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa. Foi o autor do retrato (em tamanho natural) do presidente Getúlio Vargas existente no Ministério da Fazenda e o do Cardeal D.Jaime de Barros Câmara, exposto na Igreja da Candelária, Rio de Janeiro. (Fonte: Wikipedia)

Em 11/08/1965, nasce o pintor Oscar Oiwa
Oscar Oiwa (em japonês: 大岩オスカール) nasceu em São Paulo, formou-se em arquitetura pela FAU USP- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1989). Participou da 21° Bienal de Arte de São Paulo ( 1991) e na mesma época foi morar em Tóquio, onde viveu por 11 anos. Possui obras em vários acervos importantes pelo mundo como por exemplo: The National Museum of Modern Art, Tokyo; Museum of Contemporary Art, Tokyo; Phoenix Museum of Art, Prince Albert II of Monaco Foundation, entre outros .Em 1995, foi passar um ano em Londres após ganhar a bolsa The Delfina Studio Trust, artist in residence grant. Mais tarde recebeu as seguintes bolsas americanas: The Pollock-Krasner Foundation(1996), John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2001) e Asian Cultural Conciul (2002). Atualmente reside e trabalha em Nova York . Desde 1990 tem realizado cerca de 40 mostras individuais. O artista é representado pelas seguintes galerias: Galeria Thomas Cohn (São Paulo), Galerie Agathe Helion (Paris), Artfront Gallery (Tóquio), BTAP+Tokyo Gallery (Beijing/Tóquio) e Connoiseur Contemporary (Hong Kong). Saiba mais

Em 1/08/1970, nasce o pintor João Fahrion
João Fahrion (Porto Alegre, 4 de outubro de 1898[1] — Porto Alegre, 11 de agosto de 1970) foi um pintor, ilustrador, desenhista, gravador e professor brasileNa pintura deixou obra extensa, centrada nos retratos, nos auto-retratos e nas cenas de bastidores do teatro e do circo. Os retratos, embora de grande qualidade, são tipicamente conservadores, produzidos para a elite gaúcha, e lhe trouxeram uma apreciável fama dentro deste círculo. Já os auto-retratos e as cenas, em que surge nítida a influência da Nova Objetividade e do Expressionismo alemães, são os grupos, junto com suas ilustrações, em que deixou sua contribuição mais original e renovadora para a arte de seu estado natal. Hoje seu nome parece definitivamente consagrado no Rio Grande do Sul, é considerado por outros críticos brasileiros como um mestre, e é um consenso que sua obra precisa ser mais conhecida e divulgada, principalmente no restante do Brasil. Tem obras em inúmeras coleções privadas e públicas.  Saiba mais



    3114 a.C. - Começo da atual era na Contagem Longa do Calendário Maia.

    480 a.C. - Guerras Persas: os persas de Xerxes derrotam os espartanos de Leônidas na Batalha das Termópilas. No mesmo dia foi travada a batalha de Artemísio, terminada em empate.

    1738 - É criada a Capitania de Santa Catarina, através de Provisão Régia da Coroa Portuguesa, a qual desincorporou os territórios da Ilha de Santa Catarina e o Continente do Rio Grande de São Pedro da jurisdição de São Paulo, passando-os para o Rio de Janeiro.

    1826 - Fundação do Município de Tatuí.

    1827 - Instalação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil pelo imperador Pedro I, ano em que foram abertas as faculdades de Direito de São Paulo (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e de Olinda (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco).

    1829 - Em Açores ocorre a Batalha da Praia da Vitória, entre os absolutistas de D. Miguel e os liberais de D. Maria II, com a vitória desses últimos. 
Era a luta para afastar do trono D. Miguel, o Usurpador, irmão de D. Pedro I do Brasil e tio de Maria da Glória. Após dois anos de interferências contínuas de D. Pedro I nos negócios internos de Portugal, em 1931, nosso Imperador abdica do trono em favor do príncipe D. Pedro, então com 6 anos de idade, e parte para Portugal a fim de participar da luta. Um armistício ocorreu, em que o trono iria para a herdeira legítima, Maria da Glória (D.Maria II) mas, dentro do acordo, esta teve de se casar com o príncipe D. Miguel, um casamento arranjado que durou 6 meses e não se consumou de fato.

    1869 - Nuno José de Moura Barreto substitui Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo no cargo de ministro do reino de Portugal.

    1900 - É fundada a Associação Atlética Ponte Preta de Campinas.

    1903 - É fundado o Centro Acadêmico XI de Agosto, na Faculdade de Direito de São Paulo, cuja primeira gestão foi presidida por Pedro Dória.

    1909 - Primeiro navio a transmitir o pedido de SOS pelo rádio, o Arapahoe estava perdido no norte do continente americano.

    1920 - A União Soviética reconhece a independência da Letónia.
    1928 - Fundação do município Pereira Barreto.
    1930 - É fundada a Fundação Logosófica em Córdoba (Argentina).
    1945 - A Experiência Trinity (primeiro teste nuclear da História) torna-se oficialmente pública através do Relatório Smyth.
    1948 - Georgi Dimitrov torna-se secretário-geral do Partido Comunista Búlgaro.
    1960 - Independência do Chade.

    1980 - A construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos é iniciada.

    1999 - Eclipse solar total, visível em várias regiões do mundo.
    2008 - Ketleyn Quadros torna-se a primeira mulher a conquistar uma medalha em Olimpíadas para o Brasil em esportes individuais (judô).


    1313 - Aradia di Toscano, primeira bruxa na tradição italiana.

    1744 - Tomás Antônio Gonzaga, poeta e inconfidente mineiro (m. 1810).

    1778 - Friedrich Ludwig Jahn, pedagogo alemão (m. 1852).
    1781 - Joaquim Gonçalves Ledo, político e jornalista brasileiro (m. 1847).
    1826 - Andrew Jackson Davis, médium norte-americano. (m. 1910).
    1837 - Marie François Sadi Carnot, presidente da França (m. 1894)
    1863 - Gaston Doumergue, político francês (m. 1937).
    1864 - Duarte Leite Pereira da Silva, historiador e diplomata português (m. 1950).
    1892 - Eiji Yoshikawa, roteirista japonês (m. 1962).
    1901 - Carlos Bernardo González Pecotche, pensador argentino (mais conhecido pelo pseudônimo Raumsol) criador da Logosofia.
    1913 - Cristiano Portela de Araújo Pena, bispo brasileiro (m. 2000)
    1916 - Johnny Claes, piloto belga de Fórmula 1 (m. 1956).

    1921 - Aluísio Alves, político brasileiro (m. 2006).

    1926
        Aaron Klug, cientista lituano, ganhador de um Prêmio Nobel de Química.
        Pedro Antônio Marchetti Fedalto, arcebispo brasileiro.
    1932 - Fernando Arrabal, escritor e cineasta espanhol.
    1933 - Jerzy Grotowski, diretor de teatro Polonês.
    1934 - Paulo Fernando Craveiro, escritor e crítico de arte brasileiro.
    1941
        Alla Kushnir, enxadrista russo-israelita.
        John Simon, músico e produtor estadunidense.
    1942 - Tabajara Ruas, escritor e cineasta brasileiro.
    1943 - Pervez Musharraf, político paquistanês.
    1944 - Ian McDiarmid, ator escocês.
    1946 - Óscar Berger, político guatemalteco.
    1947 - Jan Henne, nadadora americana, campeã olímpica.

    1950 - Steve Wozniak, pioneiro dos computadores pessoais e co-fundador da Apple Computer.

    1952
        Nahim, cantor e compositor brasileiro.
        Antônio Muniz Fernandes, bispo brasileiro.
    1953 - Hulk Hogan, ator e wrestler norte-americano.
    1954 - Joe Jackson, cantor e músico britânico.
    1957 - Carlos Trucco, ex-futebolista boliviano.
    1959 - Gustavo Cerati, músico argentino.
    1960
        Tomislav Ivković, ex-futebolista croata.
        Sergey Krakovskiy, ex-futebolista ucraniano.

    1964 - Jim Lee, desenhista coreano.

    1965
        Shinji Mikami, criador do jogo Resident Evil.
        Gunnar Halle, ex-futebolista norueguês.
    1966
        Duff Gibson, piloto de skeleton canadense.
        Nigel Martyn, ex-futebolista inglês.
    1967 - Massimiliano Allegri, treinador italiano de futebol.
    1968 - Alan Kelly, ex-futebolista irlandês.
    1969
        Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista brasileiro.
        Ashley Jensen, atriz norte-americana.
        Adriana de Oliveira, modelo brasileira (m. 1990).
    1970
        Karina Barum, atriz brasileira.
        Aaron Lawrence, ex-futebolista jamaicano.
        Jorge Luis Campos, ex-futebolista paraguaio.
        Daniella Perez, atriz brasileira (m. 1992).
        Gianluca Pessotto, ex-futebolista italiano.
    1971 - Alejandra Barros, atriz mexicana.
    1973
        Ruberth Moran, ex-futebolista venezuelano.
        Dutra, futebolista brasileiro.
    1976
        Erick Lindgren, jogador de pôquer estadunidense.
        Hugo Vieira, futebolista português.
    1977 - Adriano Gabiru, futebolista brasileiro.
    1979 - Walter Ayoví, futebolista equatoriano.
    1980
        Alonso, futebolista brasileiro.
        Sebastián Battaglia, futebolista argentino.
        Sébastien Squillaci, futebolista francês.
    1981 - Edu Silva, futebolista brasileiro.
    1982 - Teco, futebolista brasileiro.
    1983 - Lima, futebolista brasileiro.
    1984
        Lucas Di Grassi, piloto brasileiro de corridas.
        Rafael Miranda, futebolista brasileiro.
        Pippa Mann, automobilista inglesa.
    1985 - Joel Perovuo, futebolista finlandês.
    1986
        Rhodolfo, futebolista brasileiro.
        Arouca, futebolista brasileiro.
    1987 - Jonatas Faro, ator brasileiro.
    1988
        Abubakar Bello-Osagie, futebolista nigeriano.
        Volkan Babacan, futebolista turco.
    1992 - Allison Lozano, atriz mexicana.
    1993 - Alyson Stoner, atriz norte-americana.


    353 - Magnêncio, usurpador do Império Romano (n. 303).

    1253 - Clara de Assis, santa católica (n. 1193)

    1578 - Pedro Nunes, astrónomo e matemático português (n. 1502)
    1886 - Lydia Koidula, poetisa estoniana (n. 1843)

    1908 - José Plácido de Castro, político e militar brasileiro, que participou da Revolução Acreana e governou o estado do Acre (n. 1873)

    1928 - Manuel Borba, político brasileiro (n. 1864).
    1953 - Tazio Nuvolari, automobilista italiano (n. 1892).
    1955 - Manoel da Costa Lima, desbravador e construtor brasileiro (n. 1866)
    1957 - Rudolf Weigl, biólogo polonês (n. 1883)
    1966 - Mário Tavares Chicó, historiador de arte e professor universitário português (n. 1905)
    1972 - Max Theiler, vencedor do nobel da medicina em 1951 (n. 1899).
    1973 - Karl Waldemar Ziegler, vencedor do nobel da quimica em 1963 (n. 1898).
    1974 - Irineu Bornhausen, político brasileiro (n. 1896).
    1975 - Moncho Reboiras, político e sindicalista espanhol (n. 1950).
    1978 - Vincent du Vigneaud, vencedor do Prêmio Nobel de quimica em 1955 (n. 1901).
    1981 - Alexandre Zacharias de Assumpção, militar e político brasileiro (n. 1895).
    1984 - Raul de Carvalho, ator português de teatro e cinema (n.1901)
    1994 - Peter Cushing, ator britânico (n. 1913).
    2006 - Arnaldo de Castro Nogueira, jornalista e político brasileiro (n. 1920)
    2007 - Eleu Salvador, dublador brasileiro (n. 1942)


    Dia Internacional da Logosofia.

BRASIL
    Dia do Advogado
    Dia do Pindura
    Dia do Estudante
    Aniversário de Tatuí, Município do Estado de São Paulo e Capital da Música.
    Dia do Garçom
    Dia da Pintura
    Dia da Consciência Nacional
    Dia da Televisão

Santos do dia

    Santa Clara de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.