domingo, 8 de julho de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 9 de julho de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

9 de julho de 2012.
191º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 175 dias para acabar o ano.



Em 9 de julho de 1939, morre o pintor de naturezas mortas George Elpons.
George Fisher Elpons (Berlim, Alemanha 1865 - São Paulo SP 1939). Pintor, professor. Realiza sua formação artística em Munique, Alemanha. Vem ao Brasil em 1912, e viaja para o Amazonas. Fixa residência em São Paulo, onde participa em 1913 da 2ª Exposição Brasileira de Belas Artes, no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo - Laosp, com três quadros representando rosas. Em seu período no Brasil, o artista dedica-se principalmente a naturezas-mortas. Em 1914, funda um dos primeiros cursos de pintura em São Paulo, com Wasth Rodrigues (1891 - 1957). Dá aulas a importantes pintores modernistas brasileiros, como Tarsila do Amaral (1886 - 1973), Di Cavalcanti (1897 - 1976) e Anita Malfatti (1889 - 1964) e outros. Participa da Exposição de Pintores Alemães, em 1928, com uma paisagem da represa de Santo Amaro, uma das poucas composições do gênero realizadas por Elpons no Brasil. Em 1939, seus ex-alunos organizam uma homenagem aos 25 anos do curso de pintura implantado por ele. Fonte: Itaú Cultural 


1540 - Dissolução do casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Ana de Cleves (celebrado a 6 de Janeiro)
1810 - Napoleão oficialmente torna os Países Baixos (Holanda) parte de seu império.

1816 - A Argentina proclama sua independência da Espanha, dentro do contexto da invasão napoleônica à Península Ibérica e a nomeação de José Bonaparte como imperador da Espanha.
  • 1850 - O Báb, precursor da Fé Bahá'í, foi martirizado em praça pública, na cidade de Tabriz,
  • 1877 - Teve início a primeira versão do Torneio de Wimbledon, na Inglaterra, com 21 tenistas amadores. A princípio só era permitida a participação dos homens.
  • 1887 - Relatado o uso de guardanapos pela primeira vez por John Dickinson, nos EUA, no jantar anual das companhias.
1890 - Foi fundada a cidade de Boa Vista, hoje capital de Roraima.

1932 - Início da Revolução Constitucionalista, no Brasil, predominantemente no Estado de São Paulo, já que Minas Gerais desistiu de participar dela. No Rio Grande do Sul, formou-se um flanco chefiado pelos até então arqui inimigos Borges de Medeiros e João Batista Luzardo, mas não foi à frente, pela desistência do governador gaúcho (Oswaldo Aranha) em participar.




1960 - No Brasil entra no ar a Rede Excelsior de Televisão. Foi sucedida pela Rede Manchete e, posteriormente, pela Rede TV!. Em São Paulo, ocupava o Canal 9 e tinha estúdios e auditório instalados no Teatro de Cultura Artística. próximo à Praça Roosevelt, que leva à frente um painel de Di Cavalcanti.
2006 - A Seleção Italiana de Futebol sagra-se tetracampeã da Copa do Mundo na Alemanha.
1797 - Domingos José de Almeida, importante Ministro da República Rio-Grandense durante a Guerra dos Farrapos.
1879 - Carlos Chagas, médico e cientista brasileiro (m. 1934).
1956 - Ana Botafogo, bailarina brasileira.
1980 - Megan Parlen, atriz estadunidense.
1995 - Georgie Henley, atriz britânica, conhecida por sua participação em "As Crônicas de Narnia".
1980 - Vinícius de Moraes, poeta, compositor e diplomata brasileiro (n. 1913)
Vinícius de Moraes  (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta ecompositor brasileiro.  Poeta essencialmente lírico, também conhecido como "poetinha", apelido que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida e suas esposas foram, respectivamente: Beatriz Azevedo de Melo (mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra. Tudo sobre Vinícius

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.