segunda-feira, 16 de julho de 2012

Arte digital em São Paulo, Alberto Giacometti no MAM-Rio, Letícia Lampert em Porto Alegre e Daisy Xavier no Rio de Janeiro

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, até 19 de agosto no Centro Cultural do Sesi, São Paulo
A partir de hoje, com a abertura do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, a avenida Paulista se torna um corredor das artes digitais, com obras construídas a partir de câmeras microscópicas, painéis de LED, computadores e outros suportes eletrônicos" - descreve materia na folha digital esta manha. Nota que numa ponta da via elas ocupam o Centro Cultural Fiesp, que abriga uma efervescente ediçao do File - na outra, o Instituto Itaú Cultural realiza a última ediçao de sua bienal de arte e tecnologia 'Emoçao Art.ficial 6.0'.
SAIBA MAIS               VEJA VÍDEO             SITE EM INGLÊS


Encontro com a curadora Marisa Florido,
dia 18, 4ª feira no Rio de Janeiro



Alberto Giacometti no MAM-Rio
O Ministério da Cultura, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Fondation Alberto et Annette Giacometti, a TenarisConfab e Techint Engenharia e Construção e a Base7 Projetos Culturais, apresentam, a partir do dia 18 de julho, a exposição “Alberto Giacometti – Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris”, a primeira retrospectiva no continente sulamericano do escultor, pintor e desenhista Alberto Giacometti (1901–1966), um dos artistas mais importantes do século XX. A exposição tem curadoria de Véronique Wiesinger, diretora da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris, e conta com cerca de 280 obras provenientes da Fondation, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias e artes decorativas, realizadas entre os anos 1910 e 1960. Ao lado das obras da Fondation, está exposta a peça “Quatro mulheres sobre base” (1950), pertencente ao MAM Rio – único acervo público da América Latina a possuir um trabalho do artista. 

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
[Foyer + Espaço Monumental + Espaços 2.2 + 2.3 + 3.1 +3.2]
Abertura: 17 de julho de 2012, às 19h 
Exposição: 18 de julho a 16 de setembro de 2012
Curadoria: Véronique Wiesinger  
Realização, planejamento e produção: Fondation Alberto
et Annette Giacometti e Base7 Projetos Culturais
Patrocínio: TenarisConfab e Techint Engenharia e Construção
Mantenedores do MAM: Petrobras, Light
e Organização Techint


Letícia Lampert em Porto Alegre -RS
Daisy Xavier no Rio de Janeiro
No dia 18 de julho, quarta-feira, Anita Schwartz Galeria de Arte inaugura a exposição “Arqueologia da Perda”, com obras inéditas da artista carioca Daisy Xavier, que ocupará todo o espaço expositivo da galeria. No primeiro andar, serão apresentados um conjunto formado por uma instalação com 11 lanças de madeira (uma referência ao tríptico “A Batalha de São Romano”, de Paolo Ucello, que data do século XV); 15 esculturas, feitas em madeira e vidro, que incluem uma série de três trabalhos de parede feitos com madeira, lente de aumento e  ouro e ainda seis desenhos inéditos, em tinta óleo e nanquim sobre papel. No terceiro andar, estarão uma pintura em grande formato, seis pinturas pequenas, desenhos feitos em nankim e uma escultura de madeira e vidro. No contêiner, a artista apresentará o vídeo “Mar sem orla”, de 2010. No grande espaço térreo da galeria, com 200 metros quadrados e pé direito de mais de sete metros, Daisy Xavier apresentará cerca de 15 esculturas  inéditas, de chão e de parede, de uma nova pesquisa que a artista começou a desenvolver este ano, em que utiliza partes de móveis antigos, principalmente cadeiras. “Me interessam os veios, as curvas desses pedaços de móveis. A riqueza com a qual a madeira era esculpida antigamente dá uma ideia de fluidez e de movimento. Aproveito para abstrair o que era um móvel e criar apenas linhas, um desenho em três dimensões”, afirma. Junto a essas peças de madeira, estão objetos de vidro, todos no mesmo tom de azul, que fazem referência à água, um tema recorrente em vários outros trabalhos da artista. Esses vidros aparecem quebrados, mas sempre lembram a forma do objeto perdido. “São pedaços de vidro quebrados, mas não são cacos, eles trazem a memória de algo que se quebrou. Gosto de manter esses pedaços como se fosse um objeto que pode ser remontado. O título da exposição ‘Arqueologia da Perda’ implica nessa possibilidade de reconstrução”. No mesmo salão, será apresentada uma serie inédita de três objetos de parede, intitulada ”Simetrias”, feita a partir de pedaços de cadeiras antigas, arredondadas, encurvadas. 
Serviço:
Daisy Xavier – Arqueologia da Perda

Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio 
Abertura: 18 de julho de 2012, às 19h
Exposição: 19 de julho a 18 de agosto de 2012
Entrada Franca
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro
Telefones: 21.2274.3873 e 2540.6446
Horário: 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 12h às 18h, aos sábados
Entrada franca 
galeria@anitaschwartz.com.br
www.anitaschwartz.com.br
Fotos de Paulo Victor Brandão







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.