quinta-feira, 7 de junho de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 8 de junho de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

8 de junho de 2012.
160º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 206 para acabar o ano.
Em 08/06/2010, morre o pintor luso brasileiro Antônio Poteiro.
Antônio Batista de Sousa, mais conhecido como Antônio Poteiro, (Aldeia de Santa Cristina da Pousa, 10 de outubro de 1925 - Goiânia, 8 de junho de 2010) foi um escultor, pintor e ceramista nascido em Portugal e radicado no Brasil. Era considerado um dos mestres da pintura primitiva no Brasil. Nascido em Portugal, iniciou-se na vida artística como artesão, produzindo cerâmicas para o uso doméstico, máscaras e bonecos, de onde adveio o "Poteiro" de seu nome artístico. Mudou-se para Goiânia, onde permaneceu até a sua morte. Incentivado por Siron Franco e Cléber Gouvea, começou a pintar em 1972. Em 1976, participou do documentário Artistas de Goiás, produzido pela Goiastur. Em 1978 lecionou cerâmica no Centro de Atividades do Sesc, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, lecionou cerâmica nas Feiras Internacionais de Hannover e Düsseldorf. Em 1983 foi produzido o documentário Antônio Poteiro: o Profeta do barro e das cores, dirigido por Antônio Eustáquio. Em 1985 recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA 1984) na categoria escultura. Em 1987 recebeu a Comenda Ofiacialato da Ordem do Mérito, concedida por Portugal. Um novo documentário sobre o artista foi produzido por Ronaldo Duque em 1991. Em 1999 recebeu a Medalha Henning Gustav Ritter, do Conselho Estadual de Cultura de Goiás. Em 08/06/2010, Antônio Poteiro falece, por causa de paradas cardiorespirátorias, depois de mais de 20 dias internado no Hospital Jardim América, em Goiânia. Seu velório ocorreu no Cemitério Jardim das Palmeiras em Goiânia.




        68 - Galba é declarado imperador pelo Senado romano.


      452 - Átila invade a Itália.

Átila, o Huno (406 – 453), também conhecido como Praga de Deus ou Flagelo de Deus, foi o último e mais poderoso rei dos hunos. Governou o maior império europeu de seu tempo desde 434 até sua morte. Suas possessões se estendiam da Europa Central até o mar Negro, e desde o Danúbio até o Báltico. Durante seu reinado foi um dos maiores inimigos dos impérios romanos Oriental e Ocidental: invadiu duas vezes os Bálcãs, esteve a ponto de tomar a cidade de Roma e chegou a sitiar Constantinopla na segunda ocasião. Marchou através da França até chegar a Orleães, antes que o obrigassem a retroceder na batalha dos Campos Cataláunicos (Châlons-sur-Marne) e, em 452, conseguiu fazer o imperador Valentiniano III fugir de sua capital, Ravena. 
Ainda que seu império tenha morrido com ele e não tenha deixado nenhuma herança notável, tornou-se uma figura lendária da história da Europa. Em grande parte da Europa Ocidental é lembrado como o paradigma da crueldade e da rapina. Alguns historiadores, por outro lado, retrataram-no como um rei grande e nobre, e três sagas escandinavas o incluem entre seus personagens principais.

      536 - São Silvério se torna Papa (data provável).


      570 - Em Meca é fundado o Islã.

Meca (em árabe: مكة, transl. Makka; por inteiro: مكة المكرمة, Makka ou Makka al-Mukarrama, "Meca, a Honrada") é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos, situada na província homônima. A tradição islâmica atribui sua fundação aos descendentes de Ismael. No século VII, o profeta islâmico Maomé proclamou o Islã na cidade que era, então, um importante centro comercial. Após 966, Meca passou a ser governada por xarifes locais. Com o fim da autoridade do Império Otomano sobre a região, em 1916, os governantes locais fundaram o Reino Hashemita do Hejaz. O reino, inclusive Meca, foi absorvido pela dinastia saudita em 1925. Durante o período moderno, a cidade vivenciou uma expansão colossal, tanto em termos de tamanho quanto de infraestrutura. 
Situada na histórica região do Hejaz, tem uma população de 1,7 milhões de habitantes (2008), e localiza-se a 73 quilômetros da cidade litorânea de Jidá, num vale estreito a 277 metros acima do nível do mar.


Meca é considerada a cidade mais sagrada para a religião islâmica, e seus adeptos costumam orar voltados para ela. Anualmente mais de 13 milhões de muçulmanos a visitam, incluindo os milhões que realizam a peregrinação conhecida como Hajj. Como decorrência disto, Meca se tornou uma das cidades mais cosmopolitas e diversificadas do mundo islâmico.[4] A entrada na cidade, no entanto, é proibida a pessoas que não sejam muçulmanas



      632 - Abu Bakr, general árabe e companheiro (sahaba) de Maomé torna-se o primeiro califa do Islão.


    1191 - Ricardo Coração de Leão chega a Terra Santa para sua cruzada.


    1624 - Um terremoto atinge o Peru.
    1769 - Alvará que cria uma fábrica de louça fina em Lisboa.
    1867 - Francisco José I e Isabel da Áustria são coroados Reis da Hungria.
    1868 - O barco Le Puebla é o primeiro a utilizar petróleo como combustível para a navegação a vapor, no Rio Sena.
    1883 - Convenção de Marsa. A França reafirma as cláusulas do Tratado do Bardo e o seu protectorado sobre a Tunísia.


    1887 - Patenteado o sistema de leitura de cartões pefurados, criado por Herman Hollerith.


    1912 - O produtor alemão Carl Laemmle funde sua IMP com outras empresas, criando a Universal Pictures.
    1917 - I Guerra Mundial: tropas dos Estados Unidos da América desembarcam em Liverpool.
    1928 - Inicia em Genebra a Conferência Internacional do Trabalho.
    1941 - II Guerra Mundial: tropas francesas e britânicas invadem a Síria.


    1949 - Lançado o livro "1984" de George Orwell, com a figura sinistra do Big Brother (Grande Irmão), onipotente, onisciente e onipresente. Embora seu objetivo central era fazer apologia do capitalismo, contra os perigos do comunismo, o Big Brother acabou por se tornar  metáfora do mundo atual, cibernético, onde câmeras e e internet fazem uma devassa na vida das pessoas, eliminando todos os limites de privacidade.


    1959 - Realizada a primeira (e única) entrega do míssil-correio.


    1968 - James Earl Ray é preso pelo assassinato de Martin Luther King Jr.


    1982 - Um avião Boeing 727 que fazia o Vôo VASP 168 colide com uma colina pouco antes de pousar em Fortaleza.
    1986 - Kurt Waldheim, ex-Secretário-geral das Nações Unidas, é eleito presidente da Áustria.


    1990 - Começa a 14ª copa do mundo de futebol na Itália com o jogo de abertura Camarões 1 x 0 Argentina. Numa de suas piores performances, o Brasil ficou em 9º lugar. A Alemanha sagrou-se campeã, ao derrotar a Argentina nos pênaltis.


    1992 - É celebrado o primeiro Dia Mundial dos Oceanos coincidindo com a ECO-92 que ocorria no Rio de Janeiro.
    2004 - Ocorre o primeiro Trânsito de Vênus pelo Sol do milênio.
    2007 - Ocorre o 28º lançamento do ônibus espacial Atlantis.




    1625 - Giovanni Domenico Cassini, astrónomo italiano (m. 1712).
    1671 - Tomaso Albinoni, compositor italiano (m. 1751).
    1743 - Cagliostro, viajante e maçom italiano (m. 1795).
    1792 - Joseph Bates, um dos pioneiros e fundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
    1810 - Robert Alexander Schumann, músico e compositor alemão (m. 1856).


    1829 - John Everett Millais, um dos fundadores da Irmandade Pré-Rafaelita (m. 1896)
SIR John Everett Millais,1.º Baronete (Southampton, 8 de Junho de 1829 — Londres, 13 de Agosto de 1896) foi um pintor e ilustrador inglês. Fundou, juntamente com Dante Gabriel Rossetti e William Holman Hunt, em 1848, a Irmandade Pré-Rafaelita, um grupo artístico entre o espírito revivalista do romantismo e as novas vanguardas do século XX.

    1867 - Frank Lloyd Wright, arquiteto norte-americano (m. 1959).

Frank Lloyd Wright (Richland Center, 8 de junho de 1867 — Phoenix, 9 de abril de 1959) foi um arquiteto, escritor e educador estadunidense de ascendência galesa. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos, dos quais mais de quinhentos construídos,[1] Wright influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX. Foi a figura chave da arquitetura orgânica, exemplificada pela casa da cascata, um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International style europeu. Foi o lider da Prairie School, movimento da arquitetura ao qual pertencem os projetos da Robie House e a Westcott House, e também desenvolveu o conceito de Usonian home, do qual a Rosenbaum House é um exemplo. Sua obra inclui exemplos originais e inovativos de edifícios dos mais diferentes tipos, incluindo escritórios, templos, escolas, hotéis e museus. Frequentemente detalhava também os elementos a serem empregados no interior de suas construções, tais como mobília e vitrais.


    1895 - Santiago Bernabéu, ex-futebolista e presidente do Real Madrid (m. 1978).
    1903 - Marguerite Yourcenar, escritora francesa (m. 1987).
    1912 - Maurice Bellemare, político canadense (m. 1989).
    1913 - Roberto Gomes Pedrosa, futebolista brasileiro (m. 1954).
    1916 - Francis Crick, cientista britânico, ganhador do Nobel de Fisiologia/Medicina (m. 2004).
    1919 - Monte Hale, ator dos EUA, famoso por fazer parte de vários filmes faroestes B.
    1921
        Suharto, general e ex-ditador indonésio (m. 2008).
        Alexis Smith, atriz canadense que fez carreira em Hollywood (m. 1993).
    1925 - Barbara Pierce Bush, ex-primeira-dama dos EUA.
    1937 - Bruce McCandless, astronauta norte-americano.
    1939 - Eudes de Orleans e Bragança, herdeiro da Família Imperial Brasileira.


    1940 - Nancy Sinatra, cantora norte-americana, filha de Frank Sinatra.

Nancy Sandra Sinatra (Jersey City, 8 de junho de 1940) é uma cantora e atriz estadunidense. É filha do famoso cantor Frank Sinatra com sua primeira esposa Nancy Barbato. Seu maior sucesso como cantora foi a canção "These Boots Are Made for Walkin'", que, lançada na metade dos anos 60, se tornou um hino do movimento feminista. Uma das canções que gravou, "Bang Bang" (originalmente gravada por Cher) é trilha sonora do filme Kill Bill de Quentin Tarantino. Em 1967 gravou a música tema do filme You Only Live Twice estrelado por Sean Connery.



    1941 - Padre Zezinho, padre, apresentador e cantor brasileiro.
    1943 - Willie Davenport, atleta estadunidense, campeão olímpico.
    1946 - Camacho Costa, ator português (m. 2003).
    1947 - Joan La Barbara, cantora norte-americana.


    1950 - Sónia Braga, atriz brasileira.


    1951 - Bonnie Tyler, cantora e compositora galesa.
    1953 - Ivo Sanader, primeiro-ministro da Croácia.
    1954 - Irina Levitina, enxadrista russo-estadunidense e ex-campeã mundial de bridge.


    1955 - Tim Berners-Lee, inventor do World Wide Web, que significa, ao pé da letra, "teia da largura do mundo". É o protocolo "www", que se acrescentou ao protocolo "http" e que permitiu o entrelaçamento geral e completo dos servidores de internet espalhados pelo universo, permitindo a comunicação global e irrestrita, com a democratização completa dos meios de comunicação. Sem o "www", a internet, tal como a conhecemos hoje, não poderia existir.


    1956 - Brian Benben, ator estadunidense.


    1957 - Scott Adams, cartunista norte-americano.


    1960
        Gary Trousdale, cineasta norte-americano.
        Mick Hucknall, vocalista, compositor e principal membro da banda Simply Red.
    1961 - Juan Carlos Osorio, treinador e ex-futebolista colombiano.
    1962 - Nick Rhodes, tecladista do Duran Duran.


    1966 - Julianna Margulies, atriz norte-americana.


    1968 - Eduardo Moscovis, ator brasileiro.
    1969 - Dariusz Wosz, ex-futebolista alemão (nascido na Polônia).


    1970 - Seu Jorge, músico e ator brasileiro.


    1971 - Cláudio Abreu, ex-futebolista angolano.
    1973 - Gennaro Iezzo, futebolista italiano.
    1974 - Zé Alcino, futebolista brasileiro.
    1976
        Lindsay Davenport, tenista norte-americana.
        Homero Richards, piloto mexicano de corridas.
        Eion Bailey, ator norte-americano.
    1977
        Kanye West, cantor norte-americano de R&B e Hip Hop.
        Falcão, jogador de futebol de salão brasileiro.
    1978 - Maria Menounos, atriz e apresentadora norte-americana.
    1979
        Toifilou Maoulida, futebolista francês.
        Pedro Granger, ator, apresentador e dublador português.
        Ruben Houkes, judoca holandês.
    1980
        Pulpo González, futebolista espanhol.
        Reinaldo, futebolista brasileiro.
        Gustavo Manduca, futebolista brasileiro.
    1981 - Alex Band, cantor norte-americano, vocalista da banda The Calling.


    1982 - Nadia Petrova, tenista russa.


    1983
        Kim Clijsters, tenista belga.
        Coby Karl, jogador de basquete dos EUA.
        Éverton Ramos, futebolista brasileiro.
        Mark Worthington, jogador de basquete australiano.
    1984
        Javier Mascherano, futebolista argentino.
        Maxi Pereira, futebolista uruguaio.


        Andrea Casiraghi, filho mais velho da Princesa Caroline de Mônaco.


    1985 - Elicarlos, futebolista brasileiro.
    1986 - Marcela Menezes, ginasta brasileira.
    1987 - Diego Ifrán, futebolista uruguaio.
    1988 - Reinaldo Zavarce, ator venezuelano.
    1989
        Maria Gabriela Fernanda de Orleans e Bragança, herdeira da Família Imperial Brasileira.
        Timea Bacsinszky, tenista suíça.
    1990 - Alessandro Tuia, futebolista italiano.
    1998 - Jaden Smith, cantor, ator e dançarino norte-americano.




   632 - Maomé, fundador do Islã (n. 570).


    1042 - Rei Canuto II de Inglaterra (n. 1018).


    1290 - Beatrice Portinari, musa de Dante Alighieri (n. 1266).

Beatriz Portinari, em italiano Beatrice (Bice) Portinari, (1266 — 8 de junho de 1290) foi, segundo alguns críticos literários, a figura histórica que inspirou o personagem Beatriz, de Dante. Embora não unânime, a tradição que identifica a filha do banqueiro Folco Portinari com a Beatriz amada por Dante é muito enraizada. O próprio Giovanni Boccaccio, no comentário à Divina Comédia, faz explicitamente referência à jovem.



    1376 - Eduardo, Príncipe de Gales (n. 1330).
    1714 - Sofia, Condessa Palatina de Simmern (n. 1714


    1795 - Luís XVII, Rei da França (n. 1785).


    1809 - Thomas Paine, político e jornalista norte-americano (n. 1737).
    1845 - Andrew Jackson ex-presidente norte-americano (n. 1767).
    1924 - George Mallory, montanhista britânico, talvez o primeiro a atingir o topo do Everest (n. 1886).
    1924 - Andrew Irvine, montanhista britânico, parceiro de Mallory (n. 1902).
    1970 - Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow (n.1908).
    1982 - Edson Queiroz, empresário brasileiro.


    2000 - Lia Borges de Aguiar, atriz e apresentadora brasileira (n. 1927).


    2006 - Fiori Gigliotti, radialista esportivo brasileiro (n. 1928),


        Abu Musab al-Zarqawi, terrorista jordaniano (n. 1966),
    2007 - Richard Rorty, filósofo pragmatista estadunidense (n.1931).
    2011 - Alan Rubin, Trompetista da banda Blues Brothers (n.1943)




    Arujá - São Paulo.
    Eldorado do Sul - Rio Grande do Sul.
    Iguaba Grande - Rio de Janeiro.


    Santa Maria Madalena (Rio de Janeiro) - Rio de Janeiro, cidade natal da atriz Dercy Gonçalves.


    Taquaritinga - São Paulo.


    Dia do Citricultor
    Dia Nacional dos Oceanógrafos e Oceanólogos.


Internacional


    Dia Mundial dos Oceanos.


    Dia Mundial da Saudade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.