sábado, 12 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 13 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

13 de maio de 2012.
133º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 232 para acabar o ano.
Em 13/05/2012, morre o pintor Expedito Camargo Freire.
Expedito Camargo Freire (Campinas, 9 de Junho de 1908 --- Campos do Jordão, 13 de maio de 1991) foi um pintor, desenhista e professor brasileiro. Sentindo vocação para as artes, em 1936 abandona Campinas e dirige-se à capital da República levando uma carta de apresentação do pintor campineiro Salvador Caruso para Ado Malagoli com solicitação de ajuda ao jovem Expedito. Assim, estudou, a princípio, no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e, em seguida, participou em companhia de José Pancetti, Bustamante Sá, Silvio Pinto, do próprio Ado Malagoli e outros artistas do "Núcleo Bernardelli".  Em fevereiro de 1941, vítima da tuberculose, foi enviado por seu médico para Campos do Jordão a fim de tratar de sua precária saúde. Aos poucos foi se recuperando e com essa melhora surge a disposição para o trabalho. Fazia caminhadas pelas ruas e estradas da cidade o que lhe ajudava a sentir-se melhor. Numa dessas caminhadas, chegou a um lugar denominado Toriba, onde pouco depois seria construído um confortável hotel para turistas. Entusiasmou-se pela beleza da paisagem e colocou-a na tela. Terminada a obra, enviou-a para o Salão Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. O quadro foi aceito e Camargo Freire pela primeira vez premiado. Recebeu a medalha de bronze. Isso aconteceu no final do mesmo ano em que chegara em péssimas condições físicas às montanhas de Campos do Jordão. Voltou outras vezes a expor no Salão Nacional, sempre com sucesso, pois, depois da medalha de bronze já citada, medalhas de prata, ouro e os prêmios de viagem ao país (1948) e ao estrangeiro (1956). Em goso dessa última premiação, dirigiu-se a Paris onde completou seus estudos na Académie de la Grande Chaumière Como muitos outros, acabou se apaixonando pela beleza da cidade e nela se fixando pelo resto de sua existência. Foi professor de desenho em escolas locais, públicas e particulares. Foi membro da Academia de Letras de Campos do Jordão. Expedito Camargo Freire tem pinturas que estão expostas em importantes museus, como no Museu Nacional de Belas Artes onde se pode encontrar a obra intitulada Alto do Lageado, exuberante paisagem sobre as montanhas e vales de Campos do Jordão, cidade que o adotou e que nela viveu até o último dia de sua vida.







Eventos históricos

1501 - João da Nova descobre a Ilha de Ascensão, próxima à Ilha de Santa Helena, onde Napoleão esteve preso até a morte.

1809 - Com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil é fundada a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, predecessora da Polícia Militar do Distrito Federal e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro;
1888 - Sanção da Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil.



1917 - Três crianças (pastorinhos) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal.

1967 - Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes.
2007 - O Papa Bento XVI inaugura a Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida, no último dia da sua visita ao Brasil.

Nascimentos

1699 - Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal (m. 1782).
1765 - Francisco Vieira, pintor português (m. 1805).

1882 - Georges Braque, pintor francês (m. 1963). Ele e Picasso, juntos, foram os fundadores do Cubismo.
Georges Braque (Argenteuil13 de maio de 1882 — Paris31 de agostode 1963) foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso. Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras (fauvismo). No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914, devido à Grande Guerra se separaram. Braque foi ferido na cabeça em 1915, tendo sido agraciado com a Cruz de Guerra e da Legião de Honra. Durante dois anos, devido ao ferimento esteve afastado da pintura, tendo retornado em 1917 focando-se em naturezas-mortas e pinturas figurativas, sempre dentro de uma formulação cubista.



1928 - Ângela Maria, cantora brasileira.
  • 1931 - Jim Jones, líder religioso do Templo do Povo, famoso por ter promovido um suicídio em massa (m. 1978).
1933 - Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro (m. 2008).
1975 - Patrícia Maldonado, jornalista e apresentadora de televisão brasileira.

1977 - Samantha Morton, atriz inglesa. Abaixo, contracenando no flme "Poucas mas boas", de Woody Allen (1999)
1993 - Debby Ryan, atriz norte-americana.

Falecimentos

1961 - Gary Cooper, ator estadunidense (n. 1901). Abaixo, ele está contracenando com a atriz Grace Kelly, que, mais tarde, abandonaria a carreira para casar-se com o Príncipe de Mônaco.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.