quinta-feira, 3 de maio de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 4 de maio de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

4 de maio de 2012.
125º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 241 dias  para acabar o ano.
Em 04/05/1770, nasce o pintor francês neoclássico François Gérard.
François Pascal Simon, Barão de Gérard (Roma12 de Março de 1770 — Paris,11 de Janeiro de 1837), mais conhecido por François Gérard, foi um pintor e gravador neo-clássico francês que se destacou como retratista. Os seus retratos, em especial os femininos, são notáveis pela delicadeza do traço e pela simplicidade e franqueza de expressão. Gérard ficou célebre pelos seus retratos e, embora a cor da sua pintura tenha sido alvo de críticas menos favoráveis, a delicadeza e pureza do traço da sua obra é notável, especialmente nos retratos femininos onde é patente um toque de franqueza e simplicidade de expressão que dá aos retratos um carácter de grande vivacidade. Uma rua (Rue François-Gérard) recorda o seu nome na toponímia de Paris. Entre os seus estudantes mais famosos conta-se o pintor alemão Heinrich Christoph Kolbe.



Eventos históricos

1493 - Concluída a bula papal Inter Coetera, que dava aos espanhóis todas as terras a 100 léguas a oeste e sul dos Açores e Cabo Verde. A Holanda deu a esse documento o nome de "Testamento de Adão", por dividir o mundo, metade para a Espanha e outra metade para Portugal.


A Bula Inter Coetera, expressão em latim que em língua portuguesa significa "entre outros (trabalhos)", foi a primeira bula do Papa Alexandre VI, editada em 4 de maio de 1493. Pelos seus termos, o chamado "novo mundo" seria dividido entre Portugal e Espanha, através de um meridiano situado a "100 léguas" a oeste do arquipélago do Cabo Verde: o que estivesse a oeste do meridiano seria espanhol, e o que estivesse a leste, português.Esta bula origina-se de termos feito doação, concessão e dotação perpétua, tanto a vós (reis), como a vossos herdeiros e sucessores (reis de Castela e Leão), de todas e cada uma das terras firmes e ilhas afastadas e desconhecidas, situadas em direção do ocidente, descobertas hoje ou por descobrir no futuro, Seja descoberto por vós, seja por vossos emissários para este fim destinados.  Este arranjo assegurava as terras descobertas no ano anterior por Cristóvão Colombo à Espanha e, a Portugal a costa africana que vinha sendo explorada com vistas ao achamento de um caminho marítimo para a Índia.Os termos da bula desagradaram à Coroa Portuguesa. Para solucionar esse impasse, foi negociado o Tratado de Tordesilhas (1494), que estabeleceu um novo meridiano a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde. Praticamente só as partes mais orientais de algumas das futuras capitanias da América portuguesa estariam garantidas se esse tratado tivesse sido aceito por Portugal como definitivo. Ou seja, cidades como São Paulo simplesmente não existiriam, pois só a parte mais oriental do Nordeste brasileiro estava assegurada a Portugal neste crucial instante da história luso-americana. Esse tratado pode ser considerado o primeiro esboço do território que seria a América Portuguesa, só depois estendido a oeste em detrimento da América Espanhola.
1814 - Napoleão Bonaparte chega a Portoferraio, na ilha de Elba, onde tem início o seu exílio.
1904 - A Companhia Francesa do Canal do Panamá entrega as suas propriedades ao representante do governo dos Estados Unidos que passam, oficialmente, a administrar a área do Canal.
1949 - O Torino Football Club foi declarado campeão pela liga italiana faltando 4 jornadas (rodadas, no Brasil), uma vez que seu avião havia se chocado contra a igreja de Superga, sem sobreviventes. Foram campeões "post mortem".


1979 - Margaret Thatcher é a primeira mulher eleita como chefe do governo britânico, após a vitória eleitoral dos conservadores.
1994 - O Primeiro-Ministro de Israel Yitzhak Rabin e o líder da OLP Yasser Arafat assinam um acordo de paz sobre a autonomia palestina, conferindo autogoverno à Faixa de Gaza e Jericó. Assinar o acordo é uma coisa, conseguir a paz é outra. Até hoje, a região permanece uma área de conflito.

2004 - Garçon à la pipe (abaixo), um quadro de Pablo Picasso, torna-se no objecto mais caro de sempre ao ser vendido em leilão por U$S 104,1 milhões de dólares, valor que foi várias vezes ultrapassado. O recorde, no momento, se encontra com "O Grito" de Munch, leiloado também pela Sotheby's em 02/05/2012 pelo valor de US$119,9 milhões.

Nascimentos

1769 - Thomas Lawrence, pintor romântico retratista inglês (m. 1830).



1852 - Alice Liddell, inspiradora do livro Alice no País das Maravilhas (m. 1934).

1890 - Franklin Carmichael, artista canadense, fundador do Grupo dos Sete (m. 1945).



1929 - Ronald Golias, ator e comediante brasileiro (m. 2005).

1929 - Audrey Hepburn, atriz inglesa de origem belga (m. 1993).
Audrey Kathleen Ruston, conhecida internacionalmente por Audrey Hepburn(Ixelles4 de maio de 1929 — Tolochenaz, 20 de janeiro de 1993), foi uma premiada atrizmodelo e humanista belga, radicada na Inglaterra e Países Baixos, eleita em 2009 a atriz de Hollywood mais bonita da história. É considerada um ícone de estilo e a terceira maior lenda feminina do cinema, de acordo com oAmerican Film Institute. Hepburn estrelou diversos filmes, entre eles Bonequinha de Luxo e A Princesa e o Plebeu, filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz, além indicações ao Globo de Ouro, ao BAFTA e ao NYFCC Award.[5] Foi a quinta artista, e a terceira mulher, a conseguir ganhar as quatro principais premiações do entretenimento norte-americano, o EGOT - acrônimo de EmmyGrammyOscar e Tony. Em 08 de fevereiro de 1960, ganhou uma estrela na Calçada da fama de Hollywood, em homenagem a sua dedicação e contribuição ao cinema mundial. Sua morte se deu em virtude de um câncer de apêndice, em 20 de janeiro de 1993, na cidade de Tolochenaz, Suíça.
1953 - Lulu Santos, músico brasileiro.
Keith Haring, artista gráfico norte-americano (m. 1990).



1992 - Ashley Rickards, atriz norte-americana.

Falecimentos

1937 - Noel de Medeiros Rosa (NOEL ROSA), músico brasileiro, considerado o criador do samba (n. 1910).
  • Paulo Setúbal, advogado, jornalista, ensaísta, poeta e romancista brasileiro (m. 1893).
2000 - Sandra Bréa, atriz brasileira (n. 1952)

Feriados e eventos cíclicos








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.