terça-feira, 10 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 11 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

11 de abril de 2012.
102º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 264 dias  para acabar o ano.
Em 1883, morre Arsênio da Silva, pintor e fotógrafo brasileiro (n. 1833).

Arsênio Cintra da Silva (Recife29 de abril de 1833 - Salvador11 de abril de 1883) foi um pintorfotógrafo e professor brasileiro. Tendo recebido os primeiros ensinamentos de arte na capital pernambucana, seguiu para a Europa, aperfeiçoando seus estudos em Roma e Paris. Em seu retorno ao Brasil, em 1860, introduziu no meio artístico desse país a técnica da pintura a guache, bem como a temática orientalista, atuando ativamente também como retratista. Na condição de professor de pintura, teve Insley Pacheco como um de seus alunos mais notáveis.  Foi um dos precursores da fotografia de cunho jornalístico no Brasil, documentando as festividades do casamento da Princesa Isabel e do Conde d'Eu, em 1864. Participou das Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA) entre 1861 e 1879. Apesar de sua importância na introdução de novas técnicas e temas no ambiente artístico brasileiro, morreu sem o reconhecimento do público e de seus pares da Academia.

Eventos históricos

1713 - Guerra da Sucessão Espanhola: assinatura do Tratado de Utrecht;
A questão da sucessão na Espanha foi solucionada em favor de Filipe V, que conservou a coroa da Espanha (1700-1746) e as respectivas colônias, mas renunciou ao direito de sucessão ao trono francês. A integridade do território francês foi preservada e a Inglaterra recebeu importantes bases marítimas - GibraltarMinorcaTerra Nova (Newfoundland), Acádia - e obteve o direito de abastecer as colônias da América Espanhola comescravos negros. A Inglaterra ganhou da França, além da Terra Nova, a baía de Hudson e St. Kitts e o reconhecimento da sucessão hanoveriana. Osul dos Países Baixos, MilãoNápoles e Sardenha passaram à Áustria. A França restituiu conquistas recentes, mas manteve tudo o que fora conseguido na Paz de Nijmegen, em 1679, além da cidade de Estrasburgo. O duque de Savóia ganhou a Sicília e aumentou as fronteiras do norteda Itália. Os holandeses asseguraram, junto ao governo austríaco, o direito de guarnecerem fortalezas no sul dos Países Baixos. A dominação francesa encontrava-se em situação difícil, mas a França ainda era uma grande potência. A Inglaterra obteve conquistas navais, comerciais e coloniais significativas, assumindo posteriormente um papel preponderante no que diz respeito às questões de ordem mundialAs negociações conducentes à assinatura deste tratado foram iniciadas em 1712, tendo representado nelas, para Portugal, o conde de TaroucaJoão Gomes da Silva, e D. Luís da Cunha. Em 1713 foi reconhecida a soberania de Portugal sobre as terras da América Portuguesa, compreendidas entre os rios Amazonas e Oiapoque. Em 1715 acordou-se a restituição aos portugueses da Colônia do Sacramento. Abaixo: 1) Territórioa reconhecidos como portugueses> 2) Mapa da Europa após o Tratado> 3) Participantes da reunião de cúpula> 4) Alegoria da Paz.



  • 1764 - O tratado entre a Rússia e a Prússia garante as constituições vigentes da Polónia e da Suécia e assegura tanto o controlo da eleição do monarca polaco como a acção conjunta contra os nacionalistas;
1775 - Última execução por bruxaria na atual Alemanha;
1899 - A Espanha cede Porto Rico aos Estados Unidos. Atualmente, Porto Rico tem o status de "estado livre associado", havendo preconceito quanto ao seu reconhecimento como estado de fato, porque sua língua oficial é espanhol e não o inglês, além do que seu povo é predominantemente latino, ao contrário dos americanos, que são anglo saxões.

1919 - Fundação da OIT (Organização Internacional do Trabalho.
1964 - O candidato de consenso Humberto Castelo Branco é eleito presidente do Brasil por uma sessão conjunta do Congresso Nacional. Deveria permanecer para presidir as eleições diretas que, pelo calendário, se realizariam em 3 de outubro de 1965. Nada foi cumprido. Seu mandato foi prorrogado até 1967, assinou 3 Atos Institucionais e, por fim, com a eleição indireta do Mal. Costa e Silva, consolidou uma ditadura que se prolongou até abril de 1985.

1979 - Deposto o ditador de Uganda, Idi Amin;
2002 - Golpe de Estado contra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que retoma o poder dois dias depois;

Nascimentos

1755 - James Parkinson, médico inglês (m. 1824).
A doença de Parkinson ou mal de Parkinson, descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817, é caracterizada por uma desordem progressiva do movimento devido à disfunção dos neurônios secretores de dopamina nos gânglios da base, que controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo humano. Não somente os neurônios dopaminérgicos estão envolvidos, mas outras estruturas produtoras de serotonina, noradrenalina e acetilcolina estão envolvidos na gênese da doença. O nome "Parkinson" apenas foi sugerido para nomear a doença pelo grande neurologista francês Jean-Martin Charcot, como homenagem a James Parkinson. A doença de Parkinson é idiopática, ou seja é uma doença primária de causa obscura. Há degeneração e morte celular dos neurônios produtores de dopamina. É portanto uma doença degenerativa do sistema nervoso central, com início geralmente após os 50 anos de idade. É uma das doenças neurológicas mais freqüentes visto que sua prevalência situa-se entre 80 e 160 casos por cem mil habitantes, acometendo, aproximadamente, 1% dos indivíduos acima de 65 anos de idade.  A doença acometeu o Para João Paulo II.

1749 - Adélaïde Labille-Guiard, pintora francesa (m. 1803).
Adélaïde Labille-Guiard, chamada também de Adélaïde Labille des Vertus (Paris11 de abril de 1749 - Paris, 24 de abril de 1803), foi uma pintora francesa dedicada a temas históricos e a retratos. Embora Labille-Guiard tenha se tornado uma mestra na pintura, sabemos pouco sobre sua formação como pintora. Isso se deve muito às práticas da época, que admitiam com exclusividade pintores do sexo masculino. Mas houve casos excepcionais, como o de Labille-Guiard. Durante a adolescência, Labille-Guiard estudou com o pintor François-Elie Vincent, um amigo de família. Devido às conexões de Vicente, suas primeiras obras foram exibidas na Académie de Saint-Luc. Foi nessa época que ela encontrou seu futuro marido, o filho de François-Elie Vincent,François-André VincentDepois de casar com Louis-Nicolas Guiard em 1769, ela aprendeu com o mestre Quentin de La Tour até o casamento de Tour em 1774. Após o estágio, ela exibiu um de seus quadros de um magistrado na Academia de Saint-Luc. Ela continuou exibindo seus trabalhos na Academia de Saint-Luc até 1776. Depois disso, ela exibiu suas obras no Salon de la Correspondance. Logo em seguida foi iniciada na pintura com François-André Vincent.





1906 - Dale Messick, cartunista norte-americano (m. 2005).  Era mulher (coisa rara no cartum, naquela época. Seu nome verdadeiro era Dalia Messik. O correio dos EUA comemorou seus 90 anos com um selo.


1929 - Almino Afonso, político brasileiro, ex-ministro do Trabalho no governo João Goulart.
Zeca Baleiro, cantor e compositor brasileiro.
1974 - Tricia Helfer, modelo e atriz canadense.
A atuação mais notável dela foi como Número Seis, uma agente Cylon na minisserie do Sci Fi Channel Battlestar Galactica (2003). A minissérie, que foi um remake da série Battlestar Galacticade 1978, foi um grande sucesso, o que levou-a a estrelar a série subsequente de 2004 como uma atriz regular do elenco. 
1994 - Dakota Blue Richards, atriz inglesa.
Dakota Blue Richards (Londres11 de abril de 1994) é uma atriz inglesa. Ficou mundialmente famosa após estrear no filme A Bússola de Ouro, onde interpretou a protagonista Lyra Belacqua. Ela também foi protagonista de outro filme, O Segredo do Vale da Lua, que foi lançado em fevereiro de 2009.

Falecimentos

1882 - Joaquim Manuel de Macedo, escritor, teatrólogo e político brasileiro (n. 1820).
 



Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.