domingo, 22 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 23 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

23 de abril de 2012.
114º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 252 para acabar o ano.
Em 23/04/1893, nasce o pintor e poeta Jorge de Lima
Jorge Mateus de Lima (União dos Palmares, 23 de abril de 1893 — Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1953) foi político, médico, poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor e pintor brasileiro. Inicialmente autor de belíssimos alexandrinos, posteriormente transformou-se em um modernista. Era filho de um comerciante rico e mudou-se para Maceió em 1902, com a mãe e os irmãos. Em 1909 foi morar em Salvador onde iniciou os estudos de medicina. Concluiu o curso no Rio de Janeiro em 1914, mas foi como poeta que projetou seu nome. Neste mesmo ano publicou o primeiro livro, XIV Alexandrinos. Voltou para Maceió em 1915 onde se dedicou à medicina, além da literatura e da política. Quando se mudou de Alagoas para o Rio, em 1930, montou um consultório na Cinelândia, transformado também em ateliê de pintura e ponto de encontro de intelectuais. Reunia-se lá gente como Murilo Mendes, Graciliano Ramos e José Lins do Rego. Nesse período publicou aproximadamente dez livros, sendo cinco de poesia. Também exerceu o cargo de deputado estadual, de 1918 a 1922. Com a Revolução de 1930 foi levado a radicar-se definitivamente no Rio de Janeiro. Em 1939 passou a dedicar-se também às artes plásticas, participando de algumas exposições. Em 1952, publicou seu livro mais importante, o épico Invenção de Orfeu. Em 1953, meses antes de morrer, gravou poemas para o Arquivo da Palavra Falada da Biblioteca do Congresso de Washington, nos Estados Unidos da América.







Eventos históricos

1936 - Abertura do campo de concentração português do Tarrafal em Cabo Verde. Era o prolongamento do Estado Novo de Antônio de Oliveira Salazar, implantado por golpe de estado em 1932, e que viria a durar 40 anos. Abaixo, frase de Salazar gravada em azulejos e as celas individuais com campo de concentração.




1962 - A máquina fotográfica 360º do brasileiro Sebastião Carvalho Leme é patenteada.

Nascimentos

1539 - Jorge de Albuquerque Coelho, Segundo Donatário da Capitania de Pernambuco, filho de Duarte Coelho Pereira.

1564 - William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês (m. 1616).

1897 - Pixinguinha, compositor brasileiro (m. 1973).


1908 - Geraldo Pereira, sambista e compositor brasileiro (m. 1955), autor de "A falsa baiana".

1923 - Helio Jaguaribe, sociólogo, cientista político e escritor brasileiro.

1928 - Shirley Temple, atriz norte-americana.

1962 - Wagner Rodrigues, artista plástico, fotógrafo e publicitário brasileiro.
Wagner Rodrigues, nascido em 23 de abril de 1962, é artista plásticofotógrafo e publicitário.  Wagner Rodrigues e natural da cidade de Jaguariúna, Estado de São Paulo, Brasil. Viveu até a adolescência na região mogiana, depois mudou-se para a cidade de São Paulo para completar os estudos de arte na Escola Panamericana de Arte onde formou-se em ilustração (menção honrosa) e publicidade. Em Mogi Guaçu, cidade cerâmica, aos 7 anos de idade, começa sua vida artística esculpindo em argila (nas horas de molecagem) quando ia nadar nos rios. Aos 13 anos, começa a trabalhar como auxiliar de escritório onde conhece os jornais e compra sua primeira coleção de livros de mestres da pintura. Nesse mesmo período compra seus primeiros pincéis e bisnagas de tinta a óleo. Começa então sua produção artística em telas. Passa toda sua adolescência ajudando seus pais nas finanças domésticas. Nessa época, trabalhou na indústria cerâmica e na indústria de papel e produzia quadros que, pela falta de compradores, os presenteava a seus amigos. Aos 23 anos, já em São Paulo, produz intensamente, estuda pintura, ilustração, escultura, fotografia, artes gráficas e produção e edição digital de imagens. Possui diversas obras de arte no Brasil e Exterior. Entre as mais importantes está a tela - Jesus de Pe. Isidro e Pe. Luiz Miguel - está tela decorou o quarto do Pe. Isidro Fernandez Freire - OSA, como presente, quando esteve enfermo no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, Brasil e depois seguiu para a Espanha, para acompanhá-lo nos seus últimos dias de vida. Algumas de suas pinturas poderão ser apreciadas na Igreja de Santo Agostinho, em São Paulo, onde restaurou grande parte das pinturas antigas e criou outras. 
1969 - Yelena Shushunova, ex-ginasta soviética.

1979 - Jaime King, atriz e modelo norte-americana.
1990 - Dev Patel, ator britânico.

Falecimentos


1616 - Miguel de Cervantes, escritor espanhol (n. 1547), autor de D. Quijote de la Mancha.

1942 - Olga Benário Prestes, militante comunista alemã (n. 1908).
2007 - Boris Yeltsin, ex-presidente russo (n. 1931)
2010 - Natalia Lavrova, ginasta russa (n. 1984). Morreu em acidente de carro, aos 26 anos.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Dia de São Jorge:
Rio de Janeiro: Dia do Síndico

Espanha

Catalunha: celebrado como Dia de St. Jordi (São Jorge no dialeto catalão), se dá presentes de livros e rosas nesse dia. Abaixo, feira de rosas em Barcelona.


Inglaterra

  • Dia da Pátria

Internacional

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, instituido pela UNESCO em 1996, em honra de Cervantes e Shakespeare, que faleceram neste dia, em 1616.

 Letônia antiga

Festival de Jurgi  > Festival que era realizado na Letônia no dia 23 de abril. É o primeiro dia de trabalho agrícola e pastoreio ao ar livre. É também o dia consagrado ao deus Usins, figura importante na mitologia letã.

Mitologia nórdica

Turquia





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.