sexta-feira, 13 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 14 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

14 de abril de 2012.
105º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 261 para acabar o ano.
Em 14/04/1896, nasce o pintor ítalo brasileiro Alfredo Volpi.
Alfredo Volpi (Lucca, 14 de abril de 1896 — São Paulo, 28 de maio de 1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios. Autodidata, começou a pintar em 1911, executando murais decorativos. Em seguida, trabalhou com óleo sobre madeira, consagrando-se como mestre utilizador de têmpera sobre tela. Grande colorista, explorou através das formas, composições magníficas, de grande impacto visual. Em conjunto com Arcangelo Ianelli e Aldir Mendes de Sousa formou uma tríade de exímios coloristas, foco de livro denominado 3 Coloristas, escrito por Alberto Beuttenmüller (Ed. IOB, julho de 1989). Trabalhou também como pintor decorador em residências da sociedade paulista da época, executando trabalho de decoração artística em paredes e murais. Realizou a primeira exposição individual aos 47 anos de idade. Na década de 1950 evoluiu para o abstracionismo geométrico, de que é exemplo a série de bandeiras e mastros de festas juninas. Recebeu o prêmio de melhor pintor nacional na segunda Bienal de São Paulo, em 1953. Participou da primeira Exposição de Arte Concreta, em 1956. Não pertenceu oficialmente ao Grupo Santa Helena, porém sempre ia visitar seus amigos que oficialmente participavam como Zanini e Rebolo , situado na Praça da Sé, em São Paulo. Faziam parte do Grupo Santa Helena os seguintes pintores: Aldo Bonadei, Mário Zanini, Clóvis Graciano, Fúlvio Penacchi, Rebolo e outros. Em 1927, Volpi conheceu o seu grande amor: uma garçonete chamada Benedita da Conceição, apelidada de Judith. É quase certo que Judith tenha sido sua modelo para o quadro Mulata (Abaixo> "Mulata" Alfredo Volpi - óleo sobre tela colada sobre madeira 1927) Fonte: Wikipedia.


Em 24/04/1945. morre em São Paulo o pintor ítalo brasileiro Ernesto de Fiori.
Ernesto De Fiori (Roma, 12 de dezembro de 1884 — São Paulo, 24 de abril de 1945) foi um pintor, desenhista e escultor ítalo-brasileiro. (Wikipedia) Muda-se para Munique aos 19 anos, onde estuda desenho com Gabriel von Hackl (1843 - 1926) na Königliche Akademie der Bildenden Künste [Real Academia de Belas Artes]. Em 1905, retorna a Roma e provavelmente recebe orientação do pintor e litógrafo alemão Otto Greiner (1869 - 1916). Entre 1911 e 1914, reside em Paris, onde realiza as primeiras esculturas, com auxílio do artista suíço Hermann Haller (1880 - 1950), e freqüenta o meio intelectual e artístico. Em 1915, um ano após passar 14 dias detido na França como espião, alista-se no Exército alemão e atua como correspondente de um periódico italiano. Depois de obter cidadania alemã, passa a combater como soldado. Em 1917, abandona o serviço militar e vai para Zurique. Entre 1918 e 1919, desenrola-se uma polêmica entre o artista e o grupo dadaísta, por divergências sobre o conceito de arte. Para De Fiori, não há arte nova sem referência ao passado, e ele se opõe a todo movimento que propõe o rompimento com a arte precedente. Em 1936, vem para o Brasil e instala-se em São Paulo. Escreve artigos para jornais das colônias alemã e italiana e, mais tarde, para O Estado de S. Paulo. Em 1938, participa do Programa de Integração das Artes do Ministério da Educação e Saúde; modela uma série de esculturas que são recusadas por não atender às exigências oficiais. Paralelamente à escultura, dedica-se à pintura. Em seus quadros observam-se contrastes produzidos pelo uso de diversas técnicas, tais como pinceladas rápidas ou diluídas em solvente, uso de instrumentos dentados, entre outras. No inicio da década de 1940, participa de encontros com críticos de arte e artistas no ateliê de Rossi Osir (1890 - 1959) para discussão sobre arte. Sua pintura tem grande influência no meio artístico paulistano.(Itaú Cultural)






Em 14/04/2004, morre o pintor gaúcho Plínio Bernhardt.
Plínio César Livi Bernhardt (Cachoeira do Sul, 1927 — Porto Alegre, 14 de abril de 2004) foi um pintor, gravador, desenhista e professor brasileiro. Formou-se em Artes Plásticas em 1948, no Instituto de Belas Artes (hoje UFRGS), e foi aluno de Iberê Camargo em 1965. Em 1950, participou do Clube de Gravura de Porto Alegre, junto com Carlos Scliar, Vasco Prado e Glênio Bianchetti, entre outros. Sua contribuição na área do ensino foi relevante como professor de Educação Artística na rede pública e, também, como professor de Desenho da Figura Humana no MARGS, onde lecionou até um mês antes de sua morte. > Wikipedia.





Eventos históricos

43 a.C. - Batalha do Fórum Gallorum: Marco Antônio, cercando o assassino de Júlio César, Marcus Junius Brutus em Mutina, derrota as forças do cônsul Pansa, que é morto.
1611 - A palavra "telescópio" é usada pela primeira vez (pelo príncipe Federico Cesi).
1865 - Abraham Lincoln, 16º presidente dos EUA morre, em consequência de um  atentado cometido por John Wilkes Booth.
1944 - Os primeiros judeus transportados de Atenas chegam a Auschwitz.

1945 - Segunda Guerra Mundial: ofensiva final de primavera, na qual a Força Expedicionária Brasileira tomou Montese e Collecchio.
1973 - O então diretor do FBI, Patrick Gray, renuncia depois de admitir que destruiu provas do escândalo Watergate.
2003 - 99% do genoma humano foi sequenciado pelo Projeto do Genoma Humano (com uma precisão de 99,99%).
  • 2010 - O vulcão islandês Eyjafjallajökull entra em erupção, causando graves transtornos ao transporte aéreo europeu.

Nascimentos

1762 - Giuseppe Valadier, arquiteto e arqueólogo italiano (m. 1839).
Giuseppe Valadier (Roma, 14 de abril de 1762 – 1 de fevereiro de 1839) foi um arquitetodesigner,urbanistaprofessor e arqueólogo, um dos grandes nomes do Neoclassicismo na Itália, e se aproximou da estética palladiana. Era filho de um ourives, Luigi, e fez alguns trabalhos de ourivesaria, além de desenhar mobiliário. Ensinou arquitetura na Academia di San Luca, foi um arqueólogo pioneiro e restaurou muitos monumentos antigos, como o Arco de Tito entre 1819 e 1821. Trabalhou para o papa Pio VI. Entre suas obras estão os relógios da Basílica de São Pedro, o acesso para o Fórum Romano, o projeto da Piazza del Popolo, oTeatro Valle, o plano urbanístico do Fiumicino, a fachada da Igreja de São Roque em Ripetta, a Villa Torlonia, o Palácio Nainer, a Igreja de Santa Maria da Saúde e o plano da Praça de São João de Latrão. Também deixou publicadas coleções de seus desenhos e projetos arquitetônicos.

1803 - Friedrich von Amerling, pintor retratista austríaco (m. 1887).


1866 - Anne Sullivan, educou Helen Keller (m. 1936).
1907 - François Duvalier, médico e ex-ditador haitiano, conhecido como Papa Doc (m. 1971).
1912 - Robert Doisneau, fotógrafo francês (m. 1994).
Robert Doisneau (14 de Abril de 1912 - 1 de Abril de 1994) foi um famoso fotógrafo nascido na cidade de GentillyVal-de-Marne, na França. Era um apaixonado por fotografias de rua, registrando a vida social das pessoas que viviam em Paris e em seus arredores, mas também trabalhou em fotografias para publicações em revistas, assim como a famosa fotografia "O Beijo do Hotel de Ville" (Paris1950) (abaixo). Doisneau foi um dos fotógrafos mais populares da França. Era conhecido por sua modéstia e imagens irônicas, misturando as classes sociais das ruas e cafés de Paris. Influenciado pela obra Atget, de Kertész e Cartier Bresson, Doisneau apresentou em mais de vinte livros uma visão encantadora da fragilidade humana e da vida como uma série de momentos calmos e incongruentes.
Katsuhiro Otomo, mangaka (ilustrador de mangás) e diretor de cinema japonês.
Sarah Michelle Gellar, atriz norte-americana.
1984 - Carolina Gaitan, atriz e cantora norte-americana.
1996 - Abigail Breslin, atriz norte-americana.

Falecimentos

1939 - José Júlio Sousa Pinto, pintor português (n. 1856).
José Júlio de Souza Pinto (Angra do Heroísmo15 de Setembro de 1856 — Bretanha14 de Abril de 1939) foi um pintor português, ligado à primeira geração naturalista. Foi irmão de Antonio Souza Pinto, também pintor, ativo no Brasil. Souza Pinto desenvolveu uma carreira de grande solidez na França, permeada por frequentes visitas a Portugal, onde expôs em mostras coletivas e individuais em Lisboa e no Porto, até 1929. Suas obras figuram nos acervos de diversos museus franceses, e foi o primeiro artista português a ter uma obra inclusa na coleção do Museu do Luxemburgo (embrião do Museu de Orsay). Apaixonou-se pela Bretanha, onde residiu da maturidade até a sua morte. Pintou obras de grande emoção, permitindo-se a utilização de alguns efeitos secundários do Impressionismo em sua vasta produção de paisagens campestres e à beira-mar, ademais de um anedotário do cotidiano rural (A colheita da batata, 1898, Museu de Orsay), dos dramas vividos pelos aldeões (O barco desaparecido, 1890, Museu do Chiado), cenas de gênero e interiores (Interior de laboratório, 1903, Museu de Arte de São Paulo). Abaixo> "Interior de laboratório", 1983 > Óleo sobre tela > 33,5 x 41,5 > Acervo do Masp-SP.

1976 - Zuzu Angel, estilista brasileira, assassinada em acidente forjado pelos órgãos de repressão da ditadura militar. 
1986 - Simone de Beauvoir, escritora e filósofa francesa (n. 1908).  Morreu de pneumonia em Paris, aos 78 anos. Encontra-se sepultada no mesmo túmulo de seu companheiro, Jean-Paul Sartreno Cemitério de Montparnasse em Paris.

2006 - Miguel Reale, filósofo e jurista brasileiro (n. 1910)

Feriados e eventos cíclicos

Angola

Brasil

  • Dia do Técnico em Serviço de Saúde.
  • Aniversário de Caçapava (São Paulo)
Aniversário de Gália (São Paulo)

[editar] Católico

Coréia do Sul

  • Black Day, dia de celebração informal para pessoas solteiras

Eventos Esportivos

1895 - Futebol: Acontece a primeira partida de foot-ball no Brasil, organizada por Charles Miller.

Índia

Internacional

  • Dia Mundial do Café.
  • Dia Pan-americano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.