quinta-feira, 12 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 13 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

13 de abril de 2012.
104º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 262 dias  para acabar o ano.
No dia 13/04/1831, era executado, pela primeira vez, o Hino Nacional Brasileiro, mas a letra era outra, comemorando a abdicação de D. Pedro I, ocorrida 6 dias antes.
A música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro I. Posteriormente, à época da coroação de Dom Pedro II, sua letra foi trocada e a composição, devido a sua popularidade, passou a ser considerada como o hino nacional brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal. Após a proclamação da República os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Miguez. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o presidente da República, Deodoro da Fonseca, oficializou como Hino Nacional Brasileiro a composição de Francisco Manuel da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Miguez seria o Hino da Proclamação da República. Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada tornou-se oficial. A orquestração do hino é de Antônio Assis Republicano e sua instrumentação para banda é do tenente Antônio Pinto Júnior. A adaptação vocal foi feita por Alberto Nepomuceno e é proibida a execução de quaisquer outros arranjos vocais ou artístico-instrumentais do hino.  (Saiba mais) Há ainda a magnífica Fantasia ao Hino Nacional Brasileiro, feita pelo regente e compositor teutoamericano Louis Moreau Gottschalk.

Eventos históricos

1598 - O rei Henrique IV da França decreta o Edito de Nantes, conferindo liberdade de religião aos huguenotes (calvinistas).
1829 - O Parlamento do Reino Unido concede liberdade de religião aos Católicos Romanos
1945 - II Guerra Mundial: O exército vermelho toma Viena. Estamos, então, a dois meses do Armistício, ocorrido em 10 de maio, e as tropas brasileiras da FEB, incorporadas ao V Exército Americano, lutavam pela liberdade nos campos da Itália.
1987 - Portugal e China assinam a "Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau", um acordo sobre a devolução de Macau em 1999 à República Popular da China.

Nascimentos

1506 - Pierre Favre, co-fundador da Companhia de Jesus.
1755 - Oliver Evans, inventor norte-americano (m. 1819),  criador de um motor a vapor de alta pressão, usado em protótipo de veículo automotor e numa máquina dedragagem.
1769 - Thomas Lawrence, pintor retratista inglês (m. 1830).
Sir Thomas Lawrence (Bristol13 de Abril de 1769 — Londres7 de Janeiro 1830) foi um pintor inglês que se distinguiu como retratista. Foi discípulo de Reynolds e como ele fez diversos quadros da família real inglesa. Algum tempo após ter recebido o título de Sir (1818) em sua terra natal, Thomas Lawrence viajou (1818) pelo continente europeu, passando pela cidade de Aachen, localizada no atual estado (Land) da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, e por importantes centros culturais como VienaÁustria, e RomaItália, onde foi recebido com muito afeto e condecorações por príncipes por causa de seu notável desempenho artístico.



1808 - Antonio Meucci, inventor italiano (m, 1889), Ele foi reconhecido pelo Congresso Americano como o real inventor do telefone, cuja patente foi dada irregularmente a Alexandre Graham Bell.
1860 - James Ensor, pintor e gravador belga (m. 1949).
James Ensor (Ostende13 de Abril de 1860 — 19 de Novembro de 1949) foi um pintor e gravador belga dos séculos XIX e XX. Era filho de James Frederic Ensor, um engenheiro de origem inglesa e de Maria Catherina Haegheman, de origem local modesta. Estudou em Bruxelas e, nas suas primeiras obras, sofre a influência de Reps. Ensor foi ao longo de toda a sua vida um ser marginal e solitário e é difícil encontrar um outro artista do século XIX e XX cuja obra seja tão complexa, estranha e tão rica de interpretações. Começando impressionista, o estilo de Ensor pouco a pouco adquiriu características peculiares. Artista visionário, algumas das suas obras aproximam-se, pelo espírito, das dos velhos mestres flamengos, como Bosch e Bruegel, a cuja família estética pertence. Tecnicamente, a arte ensoriana revitalizou a pintura belga do século passado, influindo sobre o expressionismo e o surrealismo. Notável gravador, deixou 133 gravuras em metal, muito procuradas por colecionadores. O rei Alberto I da Bélgica fê-lo barão em 1929.


1881 - Ludwig Binswanger, psicólogo suíço pioneiro na área da psicologia existencial (m. 1966).
1901 - Jacques Lacan, psicanalista e semanticista francês (m. 1981).
1906 - Samuel Beckett, dramaturgo e escritor irlandês (m. 1989)
1921 - Dona Ivone Lara, compositora e sambista brasileira.
1923 - Mario Cravo, desenhador, pintor, gravador e escultor brasileiro.
Mario Cravo Junior (Salvador13 de abril de 1923) é um desenhistapintorgravador eescultor brasileiro. Faz parte da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia, ao lado de Carlos Bastos e Genaro de Carvalho. Em 70 anos de atividade como artista plástico, ele reúne inúmeras exposições individuais e coletivas, prêmios, esculturas em espaços abertos em muitos pontos do Brasil, sobretudo em Salvador, além de obras adquiridas por museus internacionais.

1939 - Paul Sorvino, actor e escultor norte-americano.
1954 - Roberto Dinamite, ex-futebolista brasileiro, atual presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama.
1957 - Saundra Santiago, actriz norte-americana, atriz da série "Miami Vice".
Caroline Rhea, actriz canadense,  famosa por ter interpretado a tia Hilda de Sabrina, Aprendiz de Feiticeira. Também fez alguns episódios na série Zack & Cody: Gêmeos em Ação.
1980 - Kelli Giddish, actriz norte-americana, mais conhecida por interpretar Annie Frost na série Chase.
1992 - Emma Degerstedt, atriz norte-americana.

Falecimentos

1695 - Jean de La Fontaine, poeta e fabulista francês (n. 1621)
1966 - Carlo Carrà, pintor italiano do futurismo (n. 1881)
Carlo Carrà (Quargnento1881 — 1966), foi um pintor italiano do futurismo. Participou em diversas edições da Bienal de Arte de São Paulo. Na sua obra utiliza o mesmo repertório de George de Chirico, mas com tons e objetivos efectivamente diferentes. Em Carrá, a reação ao dinamismo futurista e a adesão ao mundo imóvel da metafísica coincide com uma vocação pessoal. Morre então em Milão, a 13 de Abril de 1966. Na foto estão, da esquerda para a direita > Luigi Lussolo, Carlo Carrá, Filippo Tommaso 
Marinetti, Humberto Baccioni e Gino Severini.




2002 - Oswaldo Sargentelli, radialista, apresentador de televisão e empresário da noite brasileiro (n. 1924)


Feriados e eventos cíclicos

Eventos internacionais

Eventos regionais - Brasil

Eventos regionais Tailandia

Eventos religiosos

Santos do dia






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.