sábado, 7 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 8 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

8 de abril de 2012.
99º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 267 dias  para acabar o ano.
Em 08/04/1973, morre o pintor espanhol Pablo Picasso, nascido em 1881.
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, Espanha, 25 de outubro de 1881 — Mougins, França, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia. Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. A obra de Picasso é muitas vezes classificada em períodos: Azul (1901–1904), Rosa (1905–1907), Africano (1908–1909), Cubismo Analítico (1909–1912) e Cubismo Sintético (1912–1919). Período Azul Consiste em obras sombrias em tons de azul e verde azulado, ocasionalmente usando outras cores. Desenhava prostitutas e mendigos e sua influência veio de viagens pela Espanha e do suicídio de seu amigo Carlos Casagemas. Ele pintou vários retratos de seu amigo, culminando com a pintura obscuramente alegórica de La Vie. O mesmo tom está na água-forte The Frugal Repast, que mostra um cego e uma mulher perspicaz, ambos emagrecidos, sentados perto de uma mesa vazia. A cegueira é um tema recorrente no período e está também em The Blindman's Meal e no retrato Celestina. Outros temas frequentes são artistas, acrobatas e arlequins. O arlequim se tornou um símbolo pessoal para Picasso. Período Rosa > O Período Rosa (1905–1907) é caracterizado por um estilo mais alegre com as cores rosa e laranja, e novamente com muitos arlequins. Muitas das pinturas são influenciadas por Fernande Olivier, sua modelo e seu amor na época. Período Africano > O Período Africano de Picasso (1907–1909) começou com duas figuras inspiradas na África em seu quadro Les Demoiselles d'Avignon. Ideias deste período levaram ao posterior Cubismo. Cubismo analítico > É um estilo de pintura (1909–1912) que Picasso desenvolveu com Braque usando cores marrons monocromáticas. Eles pegaram objetos e os analisaram em suas formas. A pinturas de Picasso e Braque eram muito semelhantes nesse período. Cubismo sintético > É um desenvolvimento posterior (1912–1919) do Cubismo no qual fragmentos de papel (papel de parede ou jornais) eram colados em composições, marcado o primeiro uso da colagem nas artes plásticas. Classicismo e surrealismo > No período seguinte ao caos da Primeira Guerra Mundial, Picasso produziu obras em um estilo neoclássico. Este "retorno à ordem" é evidente no trabalho de vários artistas europeus na década de 20, incluindo Derain, Giorgio de Chirico, e os artistas do New Objectivity Movement. As pinturas e textos de Picasso deste período frequentemente citam o trabalho de Ingres.





Em 08/04/1887, nasce em Pelotas (RS) o pintor Leooldo Gotuzzo.
Leopoldo Gotuzzo (Pelotas, 8 de abril de 1887 — Rio de Janeiro, 11 de abril de 1983) foi um pintor brasileiro. Estudou artes em Porto Alegre e em Roma, na Itália, para onde foi após 1909. Também estudou em Madri e Paris. Retornou em 1919 para o Brasil. Ganhou inúmeros prêmios por seus trabalhos. Viveu novamente em Paris entre 1927 e 1930. Sua obra apresenta trabalhos de fina qualidade em flores e nus, paisagens e retratos. Tecnicamente, notabilizou-se pelo domínio do desenho, pelo tratamento da cor e da luz, pelo equilíbrio da composição. Gotuzzo alinha-se entre os pintores gaúchos que obtiveram maior reconhecimento ao nível da nação. E devido a sua longevidade, é também um dos que deixaram as mais numerosas produções individuais de obras de arte. Entre os temas que elegeu, destaca-se a figura humana, e o nu feminino em particular; as paisagens apresentando uma pincelada mais solta; as naturezas mortas e as flores. Seus famosos croquís atestam a firmeza e a agilidade de seu desenho.

Eventos históricos

1553 - Fundação da vila de Santo André da Borda do Campo, atual cidade de Santo André, no ABC Paulista.
Na verdade, a vila de Santo André da Borda do Campo existiu em local desconhecido, entre Santo André e São Bernardo e não se encontrou até hoje vestígios que permitam fixar sua localização. Por recomendação vinda de Portugal, João Ramalho foi compelido a eliminar a vila e transferir-se para São Paulo de Piratininga para, junto com os Jesuítas, garantir a fortificação desta nova vila. É a partir daí que começa a história da cidade de São Paulo, anterior à inauguração da "igrejinha" do padre José de Anchieta. Em 25 de janeiro de 1554, quando se inaugurou a igreja e o colégio, a vila já estava organizada.



1640 - Sai de Lisboa a esquadra que leva ao Brasil (Bahia) o primeiro Rei nomeado para este país, o Marquês de Montalvão

Jorge de Mascarenhas, marquês de Montalvão, foi um fidalgo e administrador colonial português. Foi governador de Mazagão (1615-1619), de Tânger(1622-1624) e do Algarve. No contexto da Dinastia Filipina, tendo caído em desgraça o conde da Torre (sucedido por uma Junta Governativa tríplice), Mascarenhas foi nomeado por Filipe IV de Espanha como 1º vice-rei do Brasil (1640). Este era um título honorífico, de caráter pessoal, e não somava autoridade. Segundo explica o escritor brasileiro Vivaldo Coaracy em sua obra «O Rio de Janeiro do século XVII», página 103, «só em 1714 foi o governo do Estado do Brasil elevado à categoria de vice-reino. Antes disso, porém, por circunstâncias especiais, excepcionalmente, tiveram dois governadores-gerais o título de vice-reis: o marquês de Montalvão em 1640 e o conde de Óbidos em 1648.»  Não tem maior importância para a História do Brasil, porquanto, no mesmo ano, iniciava-se a restauração do trono português, que, desde a morte de D. Sebastião, em 1580, se achava no domínio espanhol. Abaixo, o brasão de armas da família.



1963 - Fundação do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo.

Nascimentos

566 a.C. - Sidarta Gautama, o Buda, religioso e filósofo indiano (m. 486 a.C.)
Sidarta Gautama (em sânscrito सिद्धार्थ गौतम, transl. Siddhārtha Gautama, em páli Siddhāttha Gotama), popularmente dito e escrito simplesmente Buda, foi um príncipe da região nordeste da Ásia Meridional que tornou-se professor espiritual e fundou o budismo. Na maioria das tradições budistas, ele é considerado como o "Supremo Buda" (Sammāsambuddha) de nossa era, Buda significando "o desperto". A época de seu nascimento e de sua morte são incertos: a maioria dos primeiros historiadores do século XX datava seu tempo de vida como sendo de por volta de 563 a.C. a 483 a.C.; mais recentemente, contudo, num simpósio especializado nesta questão, a maioria dos estudiosos apresentaram opiniões definitivas de datas dentro do intervalo de 20 anos antes ou depois de 400 a.C. para a morte do Buda, com outros apoiando datas mais tardias ou mais recentes. Gautama, também conhecido como Śākyamuni ou Shakyamuni ("sábio dos Shakyas"), é a figura chave do budismo: os budistas creem que os acontecimentos de sua vida, bem como seus discursos, e aconselhamentos monásticos foram preservados depois de sua morte e repassados para outros povos pelos seus seguidores. Uma variedade de ensinamentos atribuídos a Gautama foram repassados através da tradição oral e, então, escritos cerca de 400 anos depois. Os primeiros estudiosos ocidentais tendiam a aceitar a biografia do Buda apresentada pelas escrituras budistas como verdadeira, mas, hoje em dia, "os acadêmicos são cada vez mais relutantes em clamar como aptos os fatos históricos dos ensinamentos e da vida do Buda."
1605 - Rei Filipe IV de Espanha, III de Portugal (m. 1665).
1956 - Christine Boisson, atriz francesa.
1963 - Zeca Camargo, apresentador e jornalista brasileiro

1963 - Julian Lennon, cantor e músico inglês, filho do ex-Beatle John Lennon.
1968 - Patricia Arquette, atriz norte-americana, ex cunhada da atriz Courteney Cox Arquette, a Monica da série "Friends".
1973 - Emma Caulfield, atriz norte-americana.
Emma Caulfield (San Diego, California8 de abril de 1973) é uma atriz americana mais conhecida pelo seu papel como o ex-demônio da vingança Anya Jenkins na série de TV Buffy the Vampire Slayer, e também como Susan Keats, interesse amoroso de Brandon Walsh na série Beverly Hills, 90210. 

Falecimentos

1835 - Wilhelm von Humboldt, lingüista, diplomata e filósofo alemão (n. 1767)
Friedrich Wilhelm Christian Karl Ferdinand, Barão von Humboldt (22 de junho de 1767Potsdam - 8 de abril de 1835Berlim), funcionário do governo, diplomatafilósofo, fundador da Universidade de Berlim (hoje, Humboldt-Universität), amigo de Goethe e especialmente de Schiller, é principalmente conhecido como um linguista alemão que fez importantes contribuições à filosofia da linguagem, à teoria e prática pedagógicas e influenciou o desenvolvimento da filologia comparativa. É particularmente reconhecido como tendo sido o pai do sistema educacional alemão, que foi usado como modelo em países como os Estados Unidos e Japão. Seu irmão mais novo Alexander von Humboldt ficou famoso na área de Ciências Naturais. Humboldt é reconhecido como sendo o primeiro linguista europeu a identificar a linguagem humana como um sistema governado por regras, e não simplesmente uma coleção de palavras e frases acompanhadas de significados. Essa ideia é uma das bases da teoria da Linguagem de Noam Chomsky (gramática transformacional). Chomsky frequentemente cita a descrição de Humboldt da linguagem como um sistema que "faz infinitos usos de meios finitos", significando que um número infinito de frases pode ser criado usando um número finito de palavras.
1924 - Philo Remington, inventor norte-americano do fuzil e da máquina de escrever

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

China

  • Dia da deusa do fogo, Chin Iki Tchöen.

Japão

Festival das Flores, em que é celebrado o nascimento de Buda



Internacional

Santo do dia









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.