terça-feira, 3 de abril de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 4 de abril de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

4 de abril de 2012.
94º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 271 dias  para acabar o ano.
Em 04/04/1887, nasce o pintor polono-brasileiro Bruno Lechowski.
Bruno Bronislaw Lechowski (Varsóvia, 4 de abril de 1887 - Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1941) foi um músico, pintor, desenhista e professor polonês que se radicou no Brasil. Pintor, desenhista, professor, arquiteto e músico. Estuda na Academia de Belas Artes de Kiev, Ucrânia, e completa seus estudos em São Petersburgo, Rússia, em 1913. No ano seguinte, torna-se professor da Academia Nacional de Belas Artes, em Varsóvia. Entre 1922 e 1924, desenvolve o projeto da Casa Internacional do Artista, instituição que deve ter sede no maior número possível de países, permitindo aos artistas de todas as áreas produzir e viver de sua arte. Nesses locais, qualquer artista pode residir, trabalhar e receber uma parte da receita proveniente da venda dos ingressos para exposições coletivas e permanentes. Dessa forma, o artista não precisa adaptar-se ao mercado para vender suas obras. Em 1924, Lechowski aceita uma aposta para provar a viabilidade do projeto: em troca de uma soma em dinheiro que destina para a construção da primeira sede em Varsóvia, ele deve viajar por todos os continentes, falando somente polonês e vivendo apenas da venda de ingressos para suas exposições portáteis. Constrói uma tenda de lona com estruturas e armações desmontáveis e grandes caixas para o transporte do material, que utiliza para fazer a primeira mostra quando chega ao Rio de Janeiro, em 1925. Viaja em direção ao sul do Brasil, demorando-se em Curitiba, onde participa da vida cultural e realiza mais uma exposição portátil. Continua a viagem, passa um tempo em São Paulo e, em 1931, volta ao Rio de Janeiro. Nessa época, desenvolve um equipamento de exposição para lugares fechados. Participa da criação do Núcleo Bernardelli e é mentor de vários jovens pintores, como José Pancetti. Em 1940, transfere-se para um sítio em Campo Grande, Rio de Janeiro, e ali morre no ano seguinte. São realizadas três retrospectivas póstumas sobre o artista: Retrospectiva, no Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, Rio de Janeiro, em 1942; a mostra itinerante Bruno Lechowski - A Arte como Missão, no Museu de Arte do Paraná - MAP, Curitiba, no MNBA e no Museu Lasar Segall, São Paulo, em 1991; e Bruno Lechowski, no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, que herda o acervo do artista, em 2006.

Em 04/04/1928, morre o pintor ítalo-brasileiro Frederico Trebbi.
Frederico Alberto Crispin Francisco Arnoldi Trebbi (Roma, 22 de maio de 1837 — Pelotas, 4 de abril de 1928) foi um comerciante, fotógrafo, pintor e professor de arte ativo no Rio Grande do Sul entre os séculos XIX e XX. Fez estudos artísticos na Academia de Belas Artes, em Roma. Deixou a Itália aos vinte anos a negócios, residindo, entre 1858 e 1864, no Chile, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai. Eclodindo a Guerra do Paraguai, mudou-se para o Brasil, para cujas forças armadas realizou importantes serviços de mapeamento topográfico e documentação fotográfica, sendo agraciado com o título de Comendador e Cavaleiro da Coroa. Pretendia voltar à Itália ao término do conflito, mas a convite do padre D'Argencio, capelão do exército brasileiro, visitou Mostardas em 1869, onde conheceu sua futura esposa, e com isso veio a fixar-se definitivamente no Rio Grande do Sul. Como a pequena vila não oferecia campo para seu trabalho, mudou-se imediatamente após o casamento para Pelotas. Encerrou ali suas atividades comerciais e abriu um atelier e curso de desenho e pintura, consagrando o resto de sua vida à arte, e excercendo expressiva e benéfica influência no ambiente artístico local. Durante alguns anos residiu em Porto Alegre, a partir de 1896, onde dedicou muito de seu tempo à fotografia, assumindo a direção do ateliê fotográfico de Jacinto Ferrari. Depois disso retornou a Pelotas, onde veio a falecer. Durante muitos anos exerceu o cargo de agente consular da Itália. Seu método de ensino se baseava principalmente na cópia, embora sempre incentivasse também a criação a partir da natureza, para melhor compreensão e captação dos efeitos de luz e das cores e formas originais. Foi ele quem introduziu na região de Pelotas o estudo do nu, embora sempre com alunos do sexo masculino, uma vez que o tema era ainda um tabu. Com o crescimento de seu prestígio passou a ocupar a cadeira de desenho na Academia de Comércio de Pelotas, onde atuou por longos anos. Foram seus alunos Leopoldo Gotuzzo e Abadie Faria Rosa. Em sua obra pessoal seguia a escola neoclássica, e seus trabalhos, ainda que não tenham chegado a níveis superiores, podem ser considerados corretos, limpos e espontâneos, e fiéis à escola que o formou. Privilegiou o retrato, embora também tenha realizado muitas obras com cenas de gênero, paisagens e cenas regionalistas e históricas.

Eventos históricos

1581 - Francis Drake completa uma circunavegação da Terra e é sagrado cavaleiro por Elizabeth I de Inglaterra e da Irlanda.

1931 - Revolta da Madeira - Tem início aquela que ficou conhecida como a Revolta da Farinha, levada a cabo por militares e populares da Ilha da Madeira (Portugal) contra a ditadura militar. Sem apoio internacional e para evitar um banho de sangue, os revoltosos acabaram por render-se a 2 de Maio do mesmo ano, face à resposta de força do poder. Foram, quase todos, deportados para Cabo Verde.

1949 - É assinado em Washington o Tratado do Atlântico Norte, que dá origem à OTAN que, durante décadas, foi o contraponto do Pacto de Varsóvia, este último, liderado pela União Soviética, dentro do processo da Guerra Fria.

1968 - Martin Luther King é assassinado em Memphis.

Eventos de ficção

Nascimentos

1876 - Maurice de Vlaminck, pintor fauve francês (m. 1958).
Maurice de Vlaminck (Paris4 de abril de 1876 — Rueil-la-Gadelière11 de outubro de 1958) foi um pintor francês. Ao lado de André Derain e Henri Matisse, é considerado um dos principais nomes do movimento fauvista, um grupo de artistas modernos que estiveram unidos, de 1904 a 1908, no uso de cores intensas em suas obras. 





1884 - Isoroku Yamamoto, almirante japonês, planejou o ataque a Pearl Harbor (m. 1943). Foi morto em emboscada, por ação dos Estados Unidos, em retaliação ao ataque planejado por ele em 1941.

1918 - Torresmo, palhaço brasileiro (m. 1996).

1958 - Cazuza, cantor e compositor brasileiro (m. 1990).

1991 - Jamie Lynn Spears, atriz e cantora norte-americana.
Jamie Lynn Marie Spears (McCombMississippi4 de abril de 1991) é uma atrizcantora e apresentadora americana, irmã mais nova da popstar Britney Spears.  

Falecimentos

1968 - Assis Chateaubriand, jornalista e político brasileiro (n. 1891), colecionador de arte e idealizador do Museu de Arte de São Paulo.

2000 - Tommaso Buscetta, mafioso italiano (n. 1928).

Feriados e eventos cíclicos

Angola

  • Dia da Paz

Brasil

Aniversário da cidade de Coremas, Paraíba

Hong Kong

  • Dia das Crianças

Hungria

  • Dia da Libertação

Lesoto

Roma antiga

Senegal

  • Dia da Independência

Taiwan

  • Dia das Crianças

Todo santo dia

Isidoro de Sevilha, Bispo e Dr. da Igreja, Espanha - Padroeiro dos historiadores, dos internautas e da Internet.
Isidoro de Sevilha (em castelhanoSan Isidoro de Sevilla; em latimSanctus Isidorus Hispalensis) (Cartagena560 - Sevilha4 de Abril de 636) foi um teólogomatemático e doutor da Igreja, além de arcebispo de Sevilha, considerado um dos grandes eruditos e o primeiro dos grandes compiladores medievais. A obra influenciou largamente toda a produção intelectual na Espanha medieval.  Isidoro escreveu sobre matemática, astronomia, medicina,anatomia humana, zoologia, geografia, meteorologia, geologia, mineralogia, botânica e agricultura, não acrescentando nada de inovador ou original, não realizou qualquer experiência, não fez novas observações ou reinterpretações e não descobriu nada, mas a influência na Idade média e no Renascimento foi grande. Foi canonizado em 1598, e em 1722 o papa Inocêncio XIII o declarou Doutor da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.