quarta-feira, 28 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 29 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

29 de março de 2012.
89º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 277 dias  para acabar o ano.
Em 29/03/1802, nasce o pintor alemão Rugendas, o "ilustrador da vida brasileira"






Johann Moritz Rugendas (Augsburgo, 29 de março de 1802 — Weilheim an der Teck, 29 de maio de 1858) foi um pintor alemão que viajou por todo o Brasil durante o período de 1822 a 1825, pintando os povos e costumes que encontrou. Rugendas era o nome que usava para assinar suas obras. Cursou a Academia de Belas-Artes de Munique, especializando-se na arte do desenho. Chegou ao Brasil em 1821 como espião com uma missão científica do barão de Langsdorff, viajando pelo país para coletar material para pinturas e desenhos. Acabou por se dedicar ao registro dos costumes locais, nos quais se pode notar o traço classificatório da arte botânica a detalhar os tipos humanos, as espécies vegetais e sua relação na paisagem. Quando se observa atentamente um desenho seu a bico-de-pena, por exemplo, entrevemos algumas de suas escolhas na conformação de sua narrativa plástica, para tornar legível a cena apresentada. Sabia «perfeitamente que a correção representativa não podia ser medida pela fidelidade à realidade, mas sim pela capacidade de transpô-la para a realidade da própria arte, o que envolvia um sem-número de convenções.»
Com apoio do naturalista Alexander von Humboldt, fez publicar suas memórias de viagem e transformou desenhos e aquarelas nas litografias do luxuoso álbum «Viagem pitoresca ao interior do Brasil».  Passou pelo Brasil, outra vez, em 1831, quando ele embarcou por conta própria em outra viagem à América e visitou diversos outros países com o mesmo objetivo, até 1846. Sua temática era predominantemente paisagística e de representação de cenas do cotidiano. Deixou desenhos a grafite e bico-de-pena de tipos americanos, brasileiros ou latino-americanos, estudos de plantas, índios, negros, retratos, vistas urbanas, paisagens.

Eventos históricos

1549 - Chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil
Desde 1549 chegara ao Brasil (Bahia) o primeiro grupo de seis missionários liderados por Manuel da Nóbrega, trazidos pelo governador-geral Tomé de Sousa. Certamente a maior obra jesuítica em terras brasileira consistiu na fundação de São Paulo de Piratininga em torno do seu famoso colégio, ponto de origem da expansão territorial e da colonização do interior do país. As missões jesuítas na América Latina foram controversas na Europa, especialmente na Espanha e em Portugal, onde eram vistas como interferência na ação dos reinos governantes. Os jesuítas opuseram-se várias vezes à escravidão indígena. Eles fundaram uma série de aldeamentos missionários - chamados missões ou misiones no sul do Brasil, ou ainda reducciones, no Paraguai - organizados de acordo com o ideal católico, que, mais tarde, acabaram sendo destruídos por espanhóis, e principalmente por portugueses, à cata de escravos. Segundo o historiador Manuel Maurício de Almeida, desde o fim do século XVI houve expansão hispano-jesuítica a partir de Asunción (Assunção) no atual Paraguai, em três frentes pioneiras: 1) NParaná, onde se fundou em 1554 OntíverosCiudad Real del GuayráVila Rica del Espiritu Santu e outras reduções na então República do Guairá. 2) Rumo ao Mato Grosso do Sul. Fundada a vila de Santiago de Xerez, que seria o centro da Província de Nueva Vizcaya, havia missões que aldeavam os representantes das comunidades primitivas do Itatim. Projeto com apoio do Estado e da Igreja, para assegurar o controle do vale do rio Paraguai e articular as missões do Itatim com as de Mojos e Chiquitos, de modo a assegurar proteção ao altiplano mineiro na atual Bolívia. 3) Em trechos do atual território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, aldeias do Tape, Uruguai e Sierra. 

1549 - É fundada a cidade de Salvador, a primeira capital do país
  • 1638 – Os suecos chegam nos navios Kalmare Nyckel e Fågel Grip à América, e estabelecem o primeiro assentamento permanente em Delaware, chamado Nova Suécia
1693 – É fundada a cidade de Curitiba (Paraná) por Matheus Leme
1934Albert Einstein, físico alemão, perde a cidadania alemã
1951Julius e Ethel Rosenberg são condenados por espionagem
Julius Rosenberg (12 de maio de 1918 – 19 de junho de 1953) e Ethel Greenglass Rosenberg(25 de setembro de 1915 – 19 de junho de 1953) foram judeus comunistas estadunidenses que foram executados em 1953 após serem condenados por espionagem. As acusações foram em relação à transmissão de informações sobre a bomba atômica para a União Soviética. A execução deles foi a primeira de civis por espionagem na História dos Estados Unidos. Desde a execução, telegramas soviéticos descodificados parecem confirmar que Julius agiu como mensageiro e recrutador para os soviéticos, mas as dúvidas em relação ao nível de envolvimento de Ethel na trama persistem. A decisão de executar o casal foi e ainda é controversa. Os outros espiões capturados pelo FBI não foram executados. O irmão de Ethel, David Greenglass, que forneceu documentos a Julius, cumpriu 10 dos 15 anos de sua pena.Harry Gold, o mensageiro de Klaus Fuchs, que forneceu informações muito mais detalhadas aos soviéticos sobre a bomba atômica, cumpriu 15 anos.[6] Morton Sobell, julgado junto com os Rosenbergs, cumpriu 17 anos e 9 meses. Em 2008 ele admitiu que era espião e confirmou que Julius estava em "uma conspiração que entregava aos soviéticos informações militares e industriais confidenciais".
1973Guerra do Vietnã: Os últimos soldados dos Estados Unidos da América deixam o Vietnã do Sul
1998 – Inauguração da Ponte Vasco da Gama, sobre o rio Tejo

Nascimentos

1835Emil Odebrecht, empresário brasileiro (m. 1912)
1860 - Francisco Meneguzzo, escultor brasileiro (m. 1930)
Francisco Meneguzzo foi um entalhador e escultor ítalo-brasileiro. Nascido em Musolana, província deVicenza, na Itália, em 29 de março de 1860, veio para o Brasil em meados de 1891, fixando-se em Caxias do SulRS, onde faleceu em 21 de julho de 1930. Possivelmente Francisco já houvera trabalhado como escultor em seu país natal, mas ao chegar a Caxias do Sul foi aprimorar-se no atelier de Tarquinio Zambelli, que veio a imprimir uma marca perceptível na produção posterior do seu discípulo. Suas obras, na apreciação de Athos Damasceno, são um tanto limitadas e sem arroubos criativos, mas de fatura expressiva e correta. Um de seus trabalhos mais importantes é o altar-mor da Catedral de Caxias do Sul, uma bela estrutura de delicada talha em estilo neogótico.
1907 - Braguinha, compositor brasileiro (m. 2006)
1924 - Poty Lazzarotto, artista plástico brasileiro (m. 1998)
Napoleon Potyguara Lazzarotto, conhecido simplesmente como Poty (Curitiba29 de marçode 1924 — Curitiba, 8 de maio de 1998) foi um desenhistagravuristaceramista e muralistabrasileiro. Ao longo de sua vida, trabalhou principalmente com desenhos, gravuras, murais, serigrafia, litografia. Os murais são representativos de sua obra, embora tenha sido o desenho o seu principal veículo de expressão, notadamente as ilustrações que realizou para os mais diversos autores, destacando-se entre esses Dalton Trevisan, considerado o maior contista brasileiro. Em sua execução, Poty empregava materiais diversos, como madeira, vidro (vitrais), cerâmica, azulejo e concreto aparente, esse último um de seus materiais de predileção. Há obras de Poty espalhadas por diversas cidades do Brasil e do exterior, incluindo murais em Portugal, na França e na Alemanha.
1930 - Lima Duarte, ator, diretor e dublador brasileiro
1943 - Antonio Fernando Costella, escritor, pintor e gravador brasileiro
Lúcio Kodato, fotógrafo brasileiro
1955 - Marina Sirtis, atriz britânica
Marina Sirtis (29 de março de 1955) é uma atriz nascida no Reino Unido e naturalizada americanacujo papel de maior destaque foi o da Conselheira Deanna Troi na série de televisão Star Trek: The Next Generation e nos longa-metragens para o cinema relacionados à série. A atriz também emprestou sua voz ao personagem Demona, na série de animação Gargoyles. 
1958Pedro Bial, jornalista brasileiro
1968Lucy Lawless, atriz e cantora neozelandesa
Lucille Frances Ryan (Auckland29 de março de 1968), mais conhecida como Lucy Lawless, é uma atriz e cantora neozelandesa. Teve suas primeiras aparições na televisão aos vinte anos quando protagonizou duas temporadas de um programa exibido na Ásia e na Oceania. Como atriz, Lawless é reconhecida por seu papel de Xena na série de Televisão Xena: Warrior Princess (em português Xena: A princesa guerreira). Em 1997, de uma só vez, Lawless foi considerada pela revista People uma das Cinquenta mulheres mais belas do mundo, uma das quarenta atrizes de TV mais fascinantes e, uma das 25 pessoas mais intrigantes do ano.
1983 - Vanessa Giácomo, atriz brasileira
Começou a atuar aos treze anos, época em que fazia cursos de teatro e balé. Suas primeiras atuações foram no teatro, em peças infantis e adultas, como Valsa Número 6monólogo de Nélson Rodrigues montado pelo grupo de teatro Proscenium. Vanessa estreou na televisão em 2004 (já com o sobrenome Giácomo, que veio de seu avô materno, João Jácomo), ao assumir a personagem principal do remake da telenovela Cabocla. Para interpretar Zuca, papel que foi de Glória Pires em 1979, concorreu com outras quinze candidatas. Antes desse trabalho, só havia feito figurações em Malhação, na minissérie Presença de Anita, em Linha Direta e feito uma série incontável de testes para vários papéis. Viveu a personagem Juliana em remake de 2006 da telenovela Sinhá Moça de 1986. Em novembro de 2006, estreou no cinema com Canta Maria, de Francisco Ramalho Jr.. Em janeiro de 2007 esteve no elenco da minissérie Amazônia - De Galvez a Chico Mendes, interpretando Ilzamar Mendes, mulher de Chico Mendes e em Duas Caras, telenovela de Aguinaldo Silva. Em 2011, participou da telenovela Morde & Assopra.

Falecimentos

1891Georges Seurat, pintor francês (n. 1859)
Georges-Pierre Seurat (Paris2 de dezembro de 1859 - Paris29 de março de 1891) foi umpintor francês e pioneiro do movimento pontilhista, também chamado divisionismo.  A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital. Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica usando rectângulos de ouro nas suas pinturas.


1915 - Rosalvo Ribeiro, pintor brasileiro (n. 1865)
    1915 - William Wallace Denslow, ilustrador e caricaturista estado-unidense (n. 1856)
    1994Paul Grimault, animador francês (n. 1905)
    Célia Helena, atriz brasileira (n. 1936)
    2011José Alencar, ex-vice-presidente brasileiro (n. 1931)
    José Alencar Gomes da Silva (Muriaé, 17 de outubro de 1931 — São Paulo, 29 de março de 2011), também conhecido popularmente como José Alencar, o Batalhador ou o Forte, por sua luta e força de espírito contra o câncer, foi um empresário e político brasileiro. Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011. Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais. Construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010. José Alencar possuía um delicado histórico médico. A partir do ano 2000, enfrentou um câncer na região abdominal, tendo passado por mais de quinze cirurgias - uma delas com duração superior a 20 horas. Em sua longa batalha contra o câncer, submeteu-se a um tratamento experimental nos Estados Unidos, com resultado inconclusivo. Em 2010, após repetidas internações e intervenções médicas, decidiu desistir de se candidatar ao Senado. Durante 12 anos, venceu a morte mas, em 29 de março de 2011, a morte venceu o velho guerreiro. Fica o exemplo de tenacidade e, sobretudo, de integridade moral, pouco comum na carreira política.

    Feriados e eventos cíclicos



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.