segunda-feira, 26 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 27 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

27 de março de 2012.
87º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 279 dias  para acabar o ano.
Em 27/03/1862, nasce o pintor Hipólito Boaventura Caron
Hipólito Boaventura Caron (Resende, 27 de março de 1862 - Juiz de Fora, 15 de março de 1892) foi um pintor e desenhista brasileiro que pertenceu ao famoso Grupo Grimm. Fez seus primeiros estudos no Colégio Progresso, em Juiz de Fora. Em 1880 ingressou na Academia Imperial de Belas Artes. Foi aluno de Georg Grimm em 1882. Enquanto estudava na Academia ministrou aulas de desenho elementar no Liceu de Artes e Ofícios. Em 1883 retirou-se da Academia para acompanhar seu mestre Grimm, nas aulas ao ar livre que promovia em Niteroi. Teve como companheiros Castagneto, García y Vásquez, Antônio Parreiras, França Júnior e Franciso Joaquim Gomes Ribeiro. Fazia parte do grupo o alemão Thomas Georg Driendl que atuava como auxiliar e eventual substituto de Grimm. Em 1885, graças ao auxílio de sua família, pode viajar para a França a fim de aprimorar seus conhecimentos. Passou três anos na Europa onde teve como professor o paisagista Hector Hanoteau. Voltando ao Brasil, escolheu a Corte por moradia, mas logo voltaria a Juiz de Fora. Morreu prematuramente de febre amarela, aos trinta anos de idade.

Em 27/03/1913, nasce o pintor nipo brasileiro Massao Okinaka > Abaixo, tela do pintor, exposta na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Massao Okinaka (Kioto, 27 de março de 1913 --- São Paulo, 28 de julho de 2000) foi um pintor, desenhista e professor nascido no Japão que decidiu radicar-se na capital paulista e aí exercer sua atividade artística. Iniciou os estudos de arte em seu país natal. Cursou a Escola de Belas Artes de Kansai, onde teve como professores Kuroda Jyutaro e Narahara Kenzo. Com Onishi Kakyo aprende os fundamentos da antiquíssima arte denominada sumi-ê que introduziu e divulgou no Brasil. Em 1932 emigra para o Brasil, escolhendo a cidade de Lins para residir. Terminada a Segunda Guerra, puderam os pintores nipo-brasileiros reabrir o grupo Seibi-kai. Uns dos primeiros a aderir ao renascido grupo foi Okinaka, em 30 de março de 1947.

Eventos históricos

1309 – Papa Clemente V excomunga Veneza e toda a sua população.
Clemente V, nascido Bertrand de Gouth (1264 - 20 de Abril de 1314) foi Papa entre Junho de 1305 e 1314. Eleito após um pacto selado com o então rei da França Filipe, o Belo, no qual o rei, com seu poder e influência o ajudaria a alcançar o papado se Bertrand retirasse a excomunhão da família real, colocada pelo papa anterior e foi eleito após um longo conclave realizado em Perugia, onde se defrontaram os interesses dos cardeais italianos e franceses. O seu pontificado ficou marcado por duas coisas: pela mudança da Santa Sé de Roma para Avinhão em 1309, justificado pelos tumultos existentes em Itália, e pela destruição trágica da Ordem dos Cavaleiros Templários (ordem criada pela própria Igreja Católica), que defendiam e protegiam os cristãos pela Terra Santa. Clemente V foi forçado por Felipe à realizar uma investigação post mortem contra a memória do Papa Bonifácio VIII, inimigo de Felipe, que forjou acusações, porém durante oConcílio de Vienne, que se reuniu em 1311, a ortodoxia e moralidade do papa morto foi confirmada.

1513 – O explorador espanhol Juan Ponce de León avista pela primeira vez a América do Norte (especificamente a Flórida), achando se tratar de uma ilha;
1845Guerra Grande: As forças blancas de Manuel Oribe derrotam o exército dos colorados de Fructuoso Rivera na batalha de India Muerta;
1965 – Inaugurada a Ponte Internacional da Amizade ligando a cidade de Foz do Iguaçu, Brasil e Ciudad del Este, Paraguai, passando sobre o rio Paraná;
1966 – A Taça Jules Rimet, que havia sido roubada em Londres, é encontrada enrolada em jornais por um senhor de nome David Corbette que passeava com seu cão numa praça do Sul da capital inglesa;

Nascimentos.

1875Albert Marquet, pintor francês (m. 1947)
Albert Marquet (27 de Março de 1875Bordéus – 13 de Junho de 1947Paris) foi um pintor fauvista francês. Junto com Henri Matisse, Maurice de Vlaminck, André Derain, Othon Friesz, Georges Rouault, Henri Manguin, Louis Valtat e Jean Puy, exibiu algumas das suas pinturas no Salon d'AutommeImpressionados com as fortes tonalidades e a luz presente nas telas de Marquet e dos pintores que expuseram igualmente no Salon d'Automme, vários críticos de arte apelidaram-nos de "fauves" (em língua portuguesa feras), sendo assim criado o FauvismoEmbora sendo fauvista, Marquet não utilizava cores tão violentas ou brilhantes, usando e abusando dos cinzentos e do branco. Concebeu, em 1907, junto com Henri Matisse, uma série de belas vistas de cidades francesas, onde, contrariamente a Matisse, manteve a aprazível técnica perspectivista. Enquanto Matisse distorcia as formas dos edifícios, entre outros, Marquet tendia em acentuá-las, criando uma espécie de "híper-realismo".
1886 - Mies van der Rohe, arquiteto alemão (m. 1969)
Ludwig Mies van der Rohe, nascido Maria Ludwig Michael Mies, (Aachen27 de março de 1886 — Chicago17 de agosto de 1969) foi umarquiteto alemão naturalizado estadunidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.  Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitectônico. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo. 
1901 - Carl Barks, ilustrador estado-unidense (m. 2000)
Carl Barks (MerrillOregon27 de Março de 190125 de Agosto de 2000) foi um famoso ilustradordos estúdios Disney e criador de arte seqüencial, responsável pela invenção de Patópolis e muitos de seus habitantes: Tio Patinhas (1947), Gastão (1948), Irmãos Metralha (1951), Professor Pardal(1952) e Maga Patalójika (1961), entre outros. A qualidade de seus roteiros e desenhos lhe rendeu os apelidos O Homem dos Patos e O Bom Artista dos Patos. O autor de quadrinhos Will Eisnerchamou-o de "Hans Christian Andersen dos quadrinhos". 
1908Oscar Americano, engenheiro e mecenas brasileiro (m. 1974)
Oscar Americano de Caldas Filho (São Paulo27 de março de 1908 — São Paulo15 de junhode 1974) foi um engenheiro e empresário brasileiro, ex-aluno da Faculdade de engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trineto do Tte. Cel. Antônio Joaquim Pereira de Magalhães e sobrinho do cientista Dr. Vital Brazil, pelo ramo de sua bisavó materna, Francisca do Carmo Xavier de Araujo, tinha consanguinidade com o protomártir da Independência do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes. Foi um engenheiro , mecenas e grande empresário brasileiro dono da empresa CBPO. Em 1974, dois anos após a morte de sua esposa, Dona Maria Luísa Americano, criou a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano onde reuniu importante acervo de obras de arte, móveis e objetos brasileiros de valor histórico, especialmente do periodo Imperial brasileiro. Abaixo, algumas peças do acervo.

1952Maria Schneider, atriz francesa (m. 2011)
Maria Schneider (Paris27 de março de 1952 - Paris3 de fevereiro de 2011) foi uma atriz francesa. Ficou conhecida pela sua personagem Jeanne ao lado de Marlon Brando no filme O Último Tango em Paris de 1972. Faleceu no dia 3 de fevereiro de 2011 após sofrer de uma "longa enfermidade", segundo declarou um parente da atriz.
1960 - Renato Russo, cantor e compositor brasileiro (Legião Urbana) (m. 1996)
1963 - Xuxa (Maria das Graças Meneghel), apresentadora e cantora brasileira
1988 - Brenda Song, atriz estado-unidense
Brenda Song (Carmichael27 de março de 1988) é uma atrizcantoramodelo e apresentadora estadunidense. Ficou mundialmente famosa por fazer as séries Zack & Cody: Gêmeos em Ação e Zack & Cody: Gêmeos a Bordo, intepretando a engraçada London Tipton.Brenda também ficou conhecida por atuar em diversos filmes da Disney Channel Original Moviesc omo em Wendy Wu: Homecoming Warrior em que interpretou a protagonista Wendy Wu. Também atuou em Presas no Subúrbio como Natasha Kwon, em Get a Clue como Jennifer Morris e em The Ultimate Christmas Present como Sam Kwan. Brenda atuou também no filme de 2008 da Walt Disney PicturesCollege Road Trip como Nancy.

Mortes

1770Tiepolo, artista italiano (n. 1696)
Giambattista Tiepolo, ou Giovanni Battista Tiepolo (Veneza15 de março 1696 - Madri27 de março 1770), foi um dos grandes mestres da pintura italiana. Com estilo grandioso, caracteriza-se pela sofisticação e elevado senso que marcou os artistas do século XVIII, os cenários por ele criados evocam uma dimensão terrena voltada para o infinito e a ficção, cromaticamente marcado por uma paleta de cores frias e irreais, dando às suas figuras e objetos um reflexo de tom prateado, perdendo toda a consistência plástica.
1878George Gilbert Scott, arquiteto britânico (n. 1811)
Sir George Gilbert Scott (GawcottBuckinghamshire13 de julho de 1811 — 27 de marçode 1878) foi um arquiteto inglês da Era Vitoriana, associado principalmente ao desenho, construção e restauração de igrejascatedrais e cárceres. (Para ampliar a imagem, abra em janela separada).
1898 - Francisca de Bragança, Princesa do Brasil (n. 1824)
Dona Francisca Carolina Joana Leopoldina Romana Xavier de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga de Bragança (Rio de Janeiro2 de agosto de 1824 — Paris27 de março de 1898) foi a quarta filha do imperador do Brasil D. Pedro I e da imperatriz D. Maria Leopoldina

D. Pedro I do Brasil (ou D. Pedro IV de Portugal) teve ao todo 18 filhos


1) De sua esposa em primeiras núpcias, a Imperatriz Leopoldina, Arquiduquesa da Áustria, nasceram: 
  • D. Maria II, rainha de Portugal (1819-1853), casada por procuração com seu tio, D. Miguel I, rei de Portugal, em primeiras núpcias com Augusto de Beauharnais, duque de Leuchtenberg, e em segundas núpcias com o príncipe Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, rei consorte de Portugal;
  • Infante D. Miguel de Bragança (1820), príncipe da Beira;
  • Infante D. João Carlos de Bragança (1821–1822), príncipe da Beira;
  • D. Januária Maria (1822–1901), princesa imperial do Brasil, casada com o príncipe Luís de Bourbon e Duas Sicílias, conde de Áquila;
  • D. Paula Mariana (1823–1833);
  • D. Francisca (1824–1898), princesa do Brasil, casada com o Francisco Fernando de Orléans, príncipe de Joinville; (Ela, na foto abaixo).
  • D. Pedro II (1825–1891), imperador do Brasil, casado com D. Teresa Cristina de Bourbon e Duas Sicílias, princesa de Duas Sicílias.
2) De sua esposa em segundas núpcias, Dona Amélia de Leuchtenberg, imperatriz do Brasil (1829–1831), duquesa de Leuchtenberg e de Bragança:
  • D. Maria Amélia de Bragança (1831–1853), princesa do Brasil.
3) De sua amante, Domitília de Castro e Canto Melo, marquesa de Santos:
  • rapaz (1823), menino natimorto;
  • Isabel Maria de Alcântara Brasileira (1824–1898), duquesa de Goiás, casada com Ernesto José João Fischler von Treuberg, conde de Treuberg;
  • Pedro de Alcântara Brasileiro (1825–1826);
  • Maria Isabel de Alcântara Brasileira (1827–1828), duquesa do Ceará;
  • Maria Isabel II Alcântara Brasileira (1830–1896), que se casou com Pedro Caldeira Brant, conde de Iguaçu.
4) Com a francesa Noémi Thierry teve:
  • Pedro, falecido antes de completar um ano;
  • Menina, falecida antes de completar um ano.
5) Com Maria Benedita de Castro Canto e Melo, baronesa de Sorocaba e irmã da marquesa de Santos, teve:
  • Rodrigo Delfim Pereira.
6) Com a uruguaia María del Carmen García teve uma criança natimorta.


7) De sua amante francesa Clémence Saisset teve:
  • Pedro de Alcântara Brasileiro.
8) Com a monja portuguesa Ana Augusta teve outro menino de nome Pedro.

Feriados e eventos cíclicos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.