domingo, 25 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 26 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

26 de março de 2012.
86º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 280 para acabar o ano.
Em 26/03/1995, morre o artista plástico Manoel Victor de Azevedo Filho, que ilustrou alguns livros de Monteiro Lobato.
Manoel Víctor de Azevedo Filho (São Paulo, 9 de agosto de 1927 — São Paulo, 26 de março de 1995) foi um pintor, desenhista, ilustrador, cartunista e professor brasileiro. Nos EUA, matriculou-se na Art Student's League of New York, a mesma onde anos antes fora frequentada por Anita Malfatti, onde aprendeu e trouxe para o Brasil técnicas novas ainda desconhecidas dos nossos artistas, tornando-se o primeiro ilustrador brasileiro a usar o óleo nos trabalhos de ilustração. Também foi pioneiro em levar desenhos para a televisão esboçando-os ao vivo. Isto ocorreu em 1953 na TV Record de São Paulo, então uma emissora recém-fundada por Paulo Machado de Carvalho, no programa infantil produzido por Eduardo Moreira. Foi grande o seu sucesso. Em 1955 estreia nos quadrinhos, adaptando dois romances de aventura roteirizados por seu pai: Os Dramas da Floresta Virgem e República dos Palmares. Na década de 70 recebeu a incumbência de ilustrar a obra infantil de Monteiro Lobato, apresentando uma nova interpretação visual com a modernização dos personagens. Logo em seguida, contrata-o a Editora Abril para pintar as capas dos 56 fascículos da série Grandes Personagens da nossa História. São figuras magníficas em que o pintor soube transmitir para a tela a força e a forte personalidade dos nossos heróis. Para cada um desses trabalhos foi em busca de fontes e realizou cuidadosas pesquisas sobre o personagem para que o retrato fosse o mais fiel possível. 

Eventos históricos

1199Ricardo, Coração de Leão é ferido fatalmente por uma flecha disparada de uma besta durante um cerco na França. Ele morre onze dias depois e o nobre francês que executou o disparo é executado;
1484William Caxton publica sua tradução das Fábulas de Esopo;
1871 – A Comuna de Paris é estabelecida formalmente;
1934 – A Carta de condução (carteira de motorista) é introduzida no Reino Unido;
1989 - Entrou no ar, o Domingão do Faustão, com apresentação de Fausto Silva. O Brasil nunca mais foi o mesmo, seja o que essa frase pode significar.
2008Bovespa anuncia oficialmente o início do processo de fusão com a BM&F, criando a Nova Bolsa, nome provisório da nova instituição que surgiu com a fusão, que será a terceira maior bolsa de valores do mundo, e a segunda das Américas, em valor de mercado.

Nascimentos

  603K'inich J'anaab Pakal, governante maia (m. 683)
K'inich J'anaab Pakal (26 de março de 603 — 31 de agosto de 683 (80 anos) também conhecido como Pacal II ou Pacal, o Grande foi o governante do estado maia de B'aakal cuja sede era a cidade de Palenque. Pacal II é o mais conhecido dos senhores de Palenque em razão do desenvolvimento e sofisticação queB'aakal atingiu durante o seu governo, bem como pela sua tumba, considerada um dos achados arqueológicosmais importantes da Mesoamérica. Pacal era filho de K'an Mo' Hix e Sak K'uk', filha de Janaab' Pakal. Teve, com sua esposa Tz'akb'u Ajaw, três filhos e possivelmente uma filha.
1831 - Sophus Ruge, geógrafo e historiador alemão (m. 1903)
Sophus Ruge (DorumHannover26 de Março de 1831 — Dresden23 de Dezembro de 1903) foi umgeógrafo e historiador que se especializou no estudo da época dos Descobrimentos europeus, tendo publicado diversas obras sobre os Descobrimentos portugueses. Os seus estudos dão uma visão diferente da tradicionalmente seguida em Portugal, tendo boa parte merecido tradução para português e sido influentes no desenvolvimento da historiografia portuguesa. 

1866Carl Christian Mez, botânico e ilustrador alemão (m. 1944)

Veio de uma família de industriais em Freiburg im Breisgau. Era neto do empreendedor e político Karl Christian Mez (1806-1877). Já na escola secundária se interessou pela botânica e escreveu uma monografia sobre o híbrido Inula. Primeiro estudou na universidade de sua cidade, de 1883 a 1884, logo se mudando para Berlim por um semestre, retornando em 1886 a Freiburg. Escreveu sua tese de doutorado em Berlim, sobre a família Lauraceae. Depois de completar sua graduação, Mez trabalhou brevemente no Museu Botânico de Berlim, posteriormente tornando-se conferencista em Breslau. Em 1900, Mez assumiu o cargo de professor de Botânica Sistemática e Estudos Farmacêuticos em Halle, Saxony-Anhalt e, em 1910 como professor de Fisiologia Vegetal e Diretor dos Jardins Botânicos perto de Königsberg. Em 1935 foi nomeado professor emérito. Foi fundador dos "Arquivos Botânicos, e até 1938, editor. Suas áreas de estudos foram a sistemática e a fisiologia. Continuou estudando a taxonomia e a morfologia das Lauraceae, introduzindo o uso daserologia como um método de estudar as relações entre as plantas. Também estudou micologia, e escreveu sobre o podridão seca. Os gêneros botânicos Mezia Schwacke ex Niedenzu, e Meziella Schindler, foram nomeados em sua homenagem.


1896Rudolf Dassler, empresário alemão (m. 1974)

Rudolf Dassler (Herzogenaurach26 de Março de 1896 - Herzogenaurach, 27 de Outubro de 1974) foi o fundador da marca esportiva Puma_AG e irmão do fundador da marca Adidas, Adolf Dassler. Os dois tornaram-se rivais desde cedo devido à competição entre suas indústrias. Tendo inicialmente nomeado a sua empresa como "Ruda" (Rudolf Dassler), depois mudou o nome da mesma para Puma, que se mantém até hoje. Sob a sua direção, a Puma permanceceu como uma companhia pequena, provincial. Foi sob a direção de seu filho, Armin Dassler, que a empresa tornou-se a empresa mundialmente conhecida que é hoje. Rudolf Dassler morreu em 27 de outubro de 1974, de câncer de pulmão.
1926João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, empresário e industrial brasileiro (m. 2009)
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel (Franca26 de março de 1926 — São Paulo30 de janeiro de 2009) foi um engenheiro e ex-industrial brasileiro do ramo automobilístico. Ele montou em 1969 a fábrica Gurgel, com a proposta de produzir veículos 100% nacionais. Era contrário ao uso do álcool de cana-de-açúcar como combustível. Ainda assim, produziu alguns (poucos) carros com motor a álcool. Na grande maioria os veículos da sua marca eram movidos a gasolina. Segundo ele a terra deve produzir alimentos e não combustíveis. A Gurgel acabou fechando as portas no final de 1994, por questões financeiras e derrotada pelas grandes multinacionaisEm abril de 2004, o empresário Paulo Emílio Freire Lemos adquiriu a marca Gurgel. O registro desta encontrava-se expirado no INPI desde 2003. Para tornar-se seu proprietário desembolsou o valor de R$ 850,00. A família Gurgel não foi consultada e por isso decidiu mover uma ação judicial contra o empresário. A atual Gurgel nada tem a ver com a antiga fabrica de automóveis e trata-se de uma importadora que hoje tem em linha um triciclo rural e uma empilhadeira.  Sofrendo do mal de Alzheimer havia oito anos, João Gurgel morreu no dia 30 de janeiro de 2009, aos 82 anos, na sua casa, na cidade de Rio Claro (São Paulo).
1936Éder Jofre, ex-boxeador brasileiro
1944Diana Ross, cantora e compositora estado-unidense 
Diane Ernestine Ross, conhecida como Diana Ross (DetroitMichigan26 de março de 1944), é uma artista americana de soulR&B e pop, e uma das cantoras mais famosas de seu tempo. Estima-se que as vendas de seus discos e álbuns já ultrapassaram a marca de 100 milhões de cópias. 
1960 - Jennifer Grey, atriz estado-unidense
Jennifer Grey (Nova York26 de março de 1960) é uma atriz norte-americana. Filha do ator Joel Grey e da cantora Jo Wilder, tem uma carreira marcada por filmes notáveis nosanos 80, sendo o mais famoso, o clássico "Dirty Dancing" (ganhador de um Oscar e um Globo de Ouro de melhor trilha sonora). Abaixo, com Jennifer Aniston, participando de um episódio da série "Friends".
1976 - Amy Smart, atriz estado-unidense
Amy Lysle Smart (26 de março de 1976, Topanga Canyon, Califórnia) é uma atriz e modelo norte-americana. Smart nasceu em Topanga CanyonCalifórnia, filha de Judy Lysle e John Boden Smart, tem um irmão chamado Adam. Inspirada na amiga a atriz Vinessa Shaw, estudou ballet por cerca de dez anos e começou a carreira de modelo aos dezesseis, fazendo trabalhos na ItáliaFrançaMéxico e Tahiti.  Smart foi um membro do elenco da série de televisão Smith. Ela também interpretou algumas das personagens da série animada Robot Chicken, criado por Seth Green. Ela apareceu como Joy no filme Peaceful Warrior estrelado por Scott Mechlowicz e Nick Nolte. Ela interpretou Melissa no filme Seventh Moon.
1979 - Juliana Paes, atriz brasileira
Juliana Couto Paes (Rio Bonito26 de março de 1979) é uma atriz e modelo brasileira  Atriz e modelo formada em publicidade, ficou nacionalmente conhecida pelas suas atuações em telenovelas da Rede Globo e pela sua beleza e sensualidade. Foi capa da revista Playboy em maio de 2004Protagonizou a campanha "Sou da Boa", da cerveja Antarctica produzida pela AmBev. No mesmo ano, estreava como rainha de bateria da escola de samba Unidos do Viradouro, onde esteve por cinco anos. Em 2006, foi eleita uma das cem personalidades mais sensuais do mundo, segundo a revista norte-americana People. Depois deste destaque internacional, a atriz contratou um empresário, mostrando intenções de iniciar uma carreira de atriz nos EUA. Recentemente foi eleita pelos leitores da revista masculina VIP, a "Mulher mais Sexy do Mundo", em 2006 e 2007, caindo de lugar em 2008 (22° lugar) e ficando em segundo lugar em 2009, perdendo apenas para Grazi Massafera, atriz. A atriz estrelou diversas campanhas publicitárias entre elas Colorama e Hope. Atualmente, pela segunda vez, é a garota propaganda da grife Arezzo e substituirá a top Gisele Bündchen, como estrela da grife de joias Vivara.
1985 - Keira Knightley, atriz britânica
1986 - Gabrielle Costa de Sousa, modelo brasileira e Danielle Costa de Souza, modelo brasileira, gêmeas.

Mortes

1814Joseph-Ignace Guillotin, inventor francês (n. 1738)
Joseph-Ignace Guillotin (ɡijɔtɛ̃) (28 de maio de 1738, em Saintes - 26 de março de 1814, em Paris) foi um médico francês que propôs, em 10 de outubro de 1789, o uso de um dispositivo mecânico para realizar as penas de morte na França. Conquanto ele não tenha incentado a guilhotina, e de fato se opôs à pena de morte, seu nome ficou para sempre associado a ela. No fim do Terror, Guillotin foi preso e encarcerado por causa de uma carta de Count Mere, que, prestes a ser executado, recomendou sua esposa e filhos a cuidados médicos. Ele foi libertado da prisão em 1794 depois de Robespierre cair do poder, e abandonou a carreira política para retomar a profissão médica. Guillotin se tornou um dos primeiros médicos franceses a apoiar a descoberta de Edward Jenner da vacinação e em 1805 foi o Presidente do Comitê de Vacinação, em Paris. Ele também foi um dos fundadores da Académie Nationale de Médecine de ParisA associação com a guilhotina envergonhou a família de Dr. Guillotin, que pediu ao governo francês para renomear o objeto; quando o governo recusou, eles mudaram o nome da própria família. Por coincidência, uma pessoa chamada Guillotin foi realmente executada pela guilhotina - ele era JMV Guillotin, um médico de Lyon. Esta coincidência pode ter contribuído para as declarações errôneas sobre Guillotin ser condenado à morte na máquina que leva seu nome; no entanto, Guillotin faleceu em Paris em 1814 de causas naturais, e agora está enterrado no cemitério Père-Lachaise, em Paris.
1870Raymond Monvoisin, pintor, desenhista e litógrafo francês (n. 1870)
Raymond-Auguste Quinsac de Monvoisin (Bordéus31 de maio de 1790 – Boulogne-sur-Seine26 de março de 1870) foi um pintordesenhista e litógrafo francês que se radicou por dez anos na América do Sul, primeiramente no Chile, depois no PeruArgentina e Brasil.  Abaixo, a cidade do Rio de Janeiro, vista do Outeiro da Glória.
1923Sarah Bernhardt, atriz francesa (n. 1844)
Henriette Rosine Bernardt (Paris22 de outubro de 1844 — Paris, 26 de março de 1923), conhecida mundialmente por Sarah Bernhardt, foi uma atriz e cortesã francesa, já chamada por alguns durante "a mais famosa atriz da história do mundo". Bernhardt fez sua reputação nos palcosda Europa na década de 1870, e logo passou a ser exigida pelos principais palcos do continente e dos Estados Unidos. Conquistou uma fama de atriz dramática, em papéis sérios, ganhando o epítetode "A Divina Sarah". Seu papel mais marcante foi o da peça A Dama das Camélias de Alexandre Dumas. Visitou o Brasil quatro vezes, as duas primeiras ainda durante o reinado de D. Pedro II. Na última visita, durante uma encenação, sofreu um acidente que lhe gerou sérios problemas em sua perna e que culminou, anos depois, em sua morte. Sarah Bernhardt foi representada em dois filmes brasileiros, O Xangô de Baker Street e Amélia.
1976 - Josef Albers, artista alemão (n. 1888)
Josef Albers (19 de Março de 1888 - 26 de Março de 1976) foi um artista americano nascido na Alemanha, e um educador por excelência, cujas obras, tanto na Europa como nos Estados Unidos, representaram a base dos mais influentes programas sobre o estudo da arte do século XX. A obra de Josef Albers representa uma transição entre a arte europeia tradicional e a nova arte americana. Incorpora uma forma de arte influenciada nos Construtivistas e o movimento Bauhaus - a intensidade e escala de pequenas proporções são tipicamente europeias. Todavia, são os artistas americanos das décadas de 50 e 60 pelos quais Josef Albers sente um maior apego. Os pintores abstratos "Hard-edge" influenciariam a forma como Albers compôs os padrões e cores intensas, enquanto os artistas OP e outros designados conceptuais para o seu interesse e estudo pela percepção. 

Feriados e eventos cíclicos






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.