quinta-feira, 22 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 23 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

23 de março de 2012.
83º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 283 para acabar o ano.
Em 23 de março de 2011, morre a atriz Elizabeth Taylor, a divina Liz > Foi retratada por vários pintores, em especial pelo mestre da Pop Art, Andy Warhol.




Elizabeth Rosemond TaylorDBE, conhecida mundialmente por Liz Taylor (Londres27 de fevereirode 1932 — Los Angeles23 de março de 2011) foi uma premiada atriz norte-americana nascida naInglaterra. Filha dos americanos Francis Leen Taylor (1897–1968) e Sara Viola Rosemond Warmbrodt (1895–1994), mudaram-se para os Estados Unidos em 1939. Começou a carreira cinematográfica ainda criança, quando foi descoberta aos dez anos. Contratada pela Universal Pictures, filmou There's One Born Every Minute, mas não teve o contrato renovado. Assim como o amigo pessoal Mickey Rooney, revelou talento participando de filmes infanto-juvenis, como na estreia em 1943 num pequeno papel da série Lassie. A partir de então, apaixonou-se pela profissão e permanecer no estúdio tornou-se o maior sonho, realizado em toda sua plenitude. Taylor tratou vários problemas de saúde ao longo dos anos, incluindo as questões relativas à insuficiência cardíaca crônica. Em 2009, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Ela usava uma cadeira de rodas havia mais de cinco anos para lidar com sua dor crônica na região cardíaca. Em fevereiro de 2011, apareceram novos sintomas relacionados à sua insuficiência cardíaca. Não aguentando de dor no peito e com muita falta de ar, foi internada no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles para fazer uma cirurgia emergencial, mas não resistiu, e veio a falecer de parada cardíaca. Liz morreu na manhã do dia 23 de março, aos 79 anos de idade.. A informação foi confirmada pelo agente da actriz e por um familiar.Encontra-se sepultada no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Glendale, Los Angeles, nos Estados Unidos.

Eventos históricos

  625 - Batalha de Uhud, a segunda batalha pela conquista de Meca pelas forças muçulmanas comandadas por Maomé
Meca (em árabeمكةtransl. Makka; por inteiro: مكة المكرمة, Makka ou Makka al-Mukarrama, "Meca, a Honrada") é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos, situada na província homônima. A tradição islâmica atribui sua fundação aos descendentes de Ismael, que era filho de Abraão com a escrava Agar, e que é considerado a base da formação do povo árabe. No século VII, o profeta islâmico Maomé proclamou o Islã na cidade que era, então, um importante centro comercial. Após 966, Meca passou a ser governada por xarifes locais. Com o fim da autoridade do Império Otomano sobre a região, em 1916, os governantes locais fundaram o Reino Hashemita do Hejaz. O reino, inclusive Meca, foi absorvido pela dinastia sauditaem 1925. Durante o período moderno, a cidade vivenciou uma expansão colossal, tanto em termos de tamanho quanto de infraestrutura. Situada na histórica região do Hejaz, tem uma população de 1,7 milhões de habitantes (2008), e localiza-se a 73 quilômetros da cidade litorânea de Jidá, num vale estreito a 277 metros acima donível do mar. Meca é considerada a cidade mais sagrada para a religião islâmica, e seus adeptos costumam orar voltados para ela. Anualmente mais de 13 milhões de muçulmanos a visitam, incluindo os milhões que realizam a peregrinação conhecida como Hajj. Como decorrência disto, Meca se tornou uma das cidades mais cosmopolitas e diversificadas do mundo islâmico. A entrada na cidade, no entanto, é proibida a pessoas que não sejam muçulmanas.
1553Duarte da Costa é nomeado governador-geral do Brasil;
1843 – O Chile toma posse do Estreito de Magalhães e mantém a soberania sobre ele até hoje
O estreito de Magalhães é uma passagem navegável de aproximadamente 600 km imediatamente ao sul da América do Sul continental. Situa-se entre o continente a norte e a Terra do Fogo e cabo Horn a sul. Este estreito é a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O navegador português Fernão de Magalhães foi o primeiro europeu a navegar pelo estreito em 1520, durante sua viagem de circum-navegação. Como Magalhães entrou no estreito dia 1 de novembro, foi chamado inicialmente de estreito de Todos os SantosChile tomou posse do estreito em 23 de março de 1843, e em 1881 o território foi dividido entre a Argentina (província da Terra do Fogo) e o Chile (província da Terra do Fogo). O estreito ainda é conhecido pela dificuldade de navegação, devido ao clima hostil e à sua pequena largura. Mesmo assim, antes da criação do Canal do Panamá, o estreito de Magalhães era a única passagem utilizada para atravessar do Atlântico ao Pacífico, evitando assim o tempestuoso cabo Horn. O estreito foi atravessado, entre outros, por Francis Drake e Charles Darwin. Os caçadores de ouro, durante a corrida do ouro na Califórnia, em 1849, também usaram essa rota.
1857 – O primeiro elevador de Elisha Graves Otis é instalado em Nova Iorque;
1869Luís Alves de Lima e Silva recebe o título de Duque de Caxias, se tornando o último duque do Império do Brasil;

1919 – Em Milão, Itália, Benito Mussolini funda seu movimento político fascista;

1933 – O parlamento alemão concede plenos poderes ao governo de Hitler;
2001 – A estação espacial russa Mir é desativada, e se fragmenta na atmosfera antes de cair no sul do Oceano Pacífico, perto das ilhas Fiji.
Mir (em russoМир; significa simultaneamente pazmundo e universo) foi uma estação espacial soviética (e, mais tarde, russa). Foi a primeira estação de pesquisa científica habitada permanentemente e a longo prazo no espaço. Depois de várias colaborações conjuntas se tornou internacional, permitindo a acessibilidade a cosmonautas e astronautas de diferentes países. A Mir foi construída a partir da junção de vários módulos, enviados separadamente para o local, de 19 de Fevereiro de 1986 a 1996. Originalmente concebida para se manter no espaço até 1991, ela continuou em funcionamento até 23 de Março de 2001. (Na foto, o interior da estação)


Nascimentos

1749Pierre Simon Laplace, matemático francês (m. 1827)
Pierre Simon, Marquis de Laplace (Beaumont-en-Auge23 de março de 1749 — Paris5 de marçode 1827) foi um matemáticoastrônomo e físico francês que organizou a astronomia matemática, sumarizando e ampliando o trabalho de seus predecessores nos cinco volumes do seu Mécanique Céleste (Mecânica celeste) (1799-1825). Esta obra-prima traduziu o estudo geométrico da mecânica clássica usada por Isaac Newton para um estudo baseado em cálculo, conhecido como mecânica física.Ele também formulou a equação de Laplace. A transformada de Laplace aparece em todos os ramos da física matemática — campo em que teve um papel principal na formação. O operador diferencial de Laplace, da qual depende muito a matemática aplicada, também recebe seu nome. Ele se tornou conde do Império em 1806 e foi nomeado marquês em 1817, depois da restauração dos Bourbons.
1809Jean-Hippolyte Flandrin, pintor francês (m. 1864)
Jean-Hippolyte Flandrin (Lyon23 de março de 1809 – Roma21 de março de 1864) foi umpintor da França. Desde cedo mostrou interesse pela arte, mas seus pais queriam que ele se tornasse um homem de negócios. Tendo pouco treinamento, iniciou sua carreira como pintor de miniaturas. Em 1829 se mudou para Paris, estudando com Louis Hersent e depois com Ingres, tornando-se seu amigo e instrutor em seu atelier. Em 1832 ganhou o Prêmio de Roma e com isso a celebridade. Voltando a Paris em 1856 recebeu uma encomenda importante de pintar a capela de São João na igreja de S. Séverin, o que serviu para torná-lo ainda mais conhecido, assegurando-lhe uma clientela constante até o fim da vida, realizando numerosos retratos e pinturas murais. Foi eleito acadêmico em 1856 e em 1863 sentiu-se doente, transferindo-se para Roma a fim de buscar um clima mais ameno, mas lá contraiu varíola e veio a falecer.
1887 - Juan Gris, artista espanhol (m. 1927)
Juan Gris, pseudónimo de Juan José Victoriano González (Madrid1887 — Boulogne-sur-Seine1927), foi um dos mais famosos e versáteis pintores e escultores cubistas espanhóis. Apesar de ter falecido jovem, Juan Gris representa o expoente máximo do cubismo sintético. Iniciou a sua formação ingressando na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Após este período tornou-se aluno do pintor José Moreno Carbonero, começando também a ilustrar algumas revistas modernistas de poesia da época. No ano de 1906, mudou-se para Paris, a "cidade-luz", centro mundial das artes. Ali conhece artistas como Guillaume ApollinaireAndré SalmonMax Jacob e, o que mais o marcou e influenciou, Pablo Picasso. Através deste último, conhece também Georges Braque. Em 1912, passou, finalmente, a integrar o movimento cubista, tornando-se assim, conhecido em todo o mundo. Celebrou também, a sua primeira exposição individual, realizada na Galeria Sagot. Continuou a expor nas melhores galerias de arte, até 1927, ano em que faleceu, com 40 anos de idade.
1905 - Joan Crawford, atriz estado-unidense (m. 1977)
    1905 - Paul Grimault, animador francês (m. 1994)
    Paul Grimault (Neuilly-sur-Seine23 de março de 1905 — Yvelines29 de março de 1994) foi um dos mais importantes animadores da França. Realizou muitos filmes com animação tradicional, delicados em estilo, satíricos e líricos. Seu trabalho mais importante é La Bergère et le Ramoneur. Começou a fazer o filme em 1948. Como o trabalho estava muito atrasado, o sócio de Grimault, André Sarrut, exibiu o filme inacabado em 1952, contra a vontade de Grimault. Isso causou um atrito entre os sócios e parou a produção. Em 1967, Grimault tomou posse judicialmente do filme e terminou-o sob um novo título, Le Roi et l'oiseau (O Rei e o pássaro), em 1980.
    1910 - Akira Kurosawa, cineasta japonês (m. 1998)
    1917Wálter Forster, ator e pioneiro da radionovela e da televisão brasileira (m. 1996) (Abaixo, em cena na TV com Vida Alves. Os dois protagonizaram o primeiro beijo na televisão).
    1926Berta Loran, comediante e atriz brasileira
    Moacyr Scliar, escritor brasileiro (m. 2011). Era primo do pintor Carlos Scliar.
    1943Célio Hott, desenhista, cartunista e escritor brasileiro
    Célio Antonio Pereira Hott (Caratinga, 23 de março de 1943) é desenhista, cartunista e escritor. Criador de várias bandeiras e brasões conhecidos, citados como exemplo da cidade de Caratinga e Imbé de Minas. Como cartunista, cresceu com personalidades conhecidas em todo Brasil, sendo jurado de concurso de charges como no Salão de Humor de Caratinga, com destaque na 1ª edição onde fez exposição de seus trabalhos, organizado pelo também cartunista EDRA e com diversas participações de nomes conhecidos como Ziraldo, Aroeira, Rico, Caruso, Zero, Maitena. Recebeu, em 2005, junto com o artista plástico Leonardo Xavier o "voto de louvor e aplauso" da Câmara Municipal de Caratinga e o prêmio de Excelência em 2006, pelo Grupo ZOZ Comunicação. (Abaixo, a bandeira de Caratinga, desenhada por Célio Hott).
    1952Francesco Clemente, pintor italiano
    Francesco Clemente (Nápoles23 de março de 1952) é um pintor italiano. Passou a infância na sua cidade natal onde estudou Latim, Grego, Literatura Moderna e Filosofia. Desde muito cedo se familiarizou com outras culturas e diferentes tradições artísticas, acompanhando os pais nas suas viagens. Com oito anos decide começar a pintar. Já desde os seus quatro anos de idade, a sua mãe começou a recolher os poemas que ele escrevia e, apesar de se opor à ideia, acabaram por ser publicados em 1964. Em 1970 muda-se para Roma onde começa a estudar Arquitetura na Universidade de Roma e onde conhece Joseph Beuys, Cy Twombly e Alighiero Boetti (os três artistas que influenciaram o desenvolvimento do seu trabalho). Em 1973 viaja para a Índia e estabelece-se em Madras em 1978 adquirindo um estúdio. Na Índia estuda línguas orientais, religião e o trabalho de artistas locais com quem frequentemente colabora. Em 1974 empreende uma viagem através do Afeganistão com o seu amigo Alighiero Boetti. Clemente volta a Roma em 1979 mas decide começar a viver em Nova York quando para lá viaja em 1980 e adquire um estúdio em 1983. Divide o seu tempo entre Nova York, Roma e Madras com a sua esposa Alba e os seus quatro filhos. Movimento e deslocação são de importância vital para Clemente. A sua existência nômada entre estas três cidades influencia largamente o seu trabalho. As viagens constantes alimentam a perpétua mudança do seu estilo e técnica.
    1973 - Mori Chack, designer gráfico japonês
    Mori Chack (23 de Março de 1973) é um designer gráfico japonês, nascido em SakaiOsaka. Ficou famoso por sua linha de produtos ,a Chax,e principalmente pelo seu personagem Gloomy Bear, um urso sanguinário e cor-de-rosa de 2 metros de altura que sempre aparece com manchas de sangue nas garras e machucando seu dono,o garotinho Pity. A estética criada por Chack contraria a de outros personagens como os da Sanrio, Disney e outros, pois ele acredita que a relação 'homem-animal' é incompatível e que é um tanto quanto estranha a figura de um urso,ou qualquer outro animal selvagem ao lado de um humano,então por mais cruel que pareça, ele demonstra Gloomy Bear como uma caricatura de um urso de verdade,fofo e feroz. Os produtos da Chax fazem sucesso no Japão e no mundo todo,principalmente pelos adoradores de design e toy art. 
    1976 - Keri Russell, atriz estado-unidense
    Keri Lynn Russell (Fountain ValleyCalifórnia23 de Março de 1976) é uma atriz estadunidense. Foi vencedora de um Globo de Ouro para melhor actriz dramática, pela sua interpretação em Felicity, série que a lançou para a fama. 
    Nicholle Tom, atriz estado-unidense, que participou da série "The Nanny".
    Nicholle Tom (Hinsdale, Illinois, 23 de março de 1978) é uma atriz estadunidense, mais conhecida pelo seu papel como Maggie Sheffield, no seriado "The Nanny" (1993). Recentemente, protagonizou o filme da CBS "The Book of Ruth" (2004)(TV). Co-estrelando com a ganhadora do Emmy, Christine Lahti, Nicholle retrata uma jovem mulher emocionalmente abalada procurando independência de sua super-protetora mãe. 
    1990 - Eugénia de York, princesa britânica
    Princesa Eugénia de Iorque (nascida Eugenie Victoria HelenaLondres23 de março de 1990) é um membro da Família Real Britânica e neta da Rainha Isabel II. A Princesa Eugénia é a sexta na linha de sucessão ao trono britânico, desde seu nascimento. 

    Mortes.

    1842Stendhal, escritor francês (n. 1783)
    Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal (Grenoble23 de janeiro de 1783 - Paris23 de marçode 1842) foi um escritor francês reputado pela fineza na análise dos sentimentos de seus personagens e por seu estilo deliberadamente seco. 
    1914 - Rafqa Pietra Choboq Ar-Rayès, santa libanesa (n. 1832)
    Rafqa Pietra Choboq Ar-Rayès (Árabe: رفقا بطرسيّة شبق ألريّس) nasceu aos 29 de junho de 1832 na cidade de Himlaya, distante uns 30 km de Beirute, capital do Líbano e faleceu aos 23 de março de1914 no Mosteiro de São José em Jrabta (na região do Monte Líbano) e distante aproximadamente 54 km de Beirute. Também conhecida como Santa Rafka, é uma santa católica maronita libanesa canonizada pelo Papa João Paulo II em 10 de junho de 2001.  Igreja Maronita é uma Igreja particular sui juris católica, do rito oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica, ou seja, reconhece a autoridade do Papa, o Sumo Pontífice da Igreja Católica. Esta comunhão total foi reafirmada em 1182. Tradicional no Líbano, a Igreja Maronita possui ritual próprio, diferente do rito litúrgico latino adotado pela esmagadora maioria dos católicos ocidentais. O rito oriental maronita, que pertence à tradição litúrgica de Antioquia, prevê a celebração da missa em língua aramaica e em língua siríaca. Os maronitas tiveram vários de seus religiosos canonizados ou beatificados pela Igreja Católica, como São Maron (o fundador da Igreja Maronita), São Charbel, Santa Rafqa Pietra Choboq Ar-Rayès e, mais recentemente, São Nimatullah Kassab Al-Hardini. A Eparquia maronita no Brasil foi ereta canonicamente por meio da Constituição Apostólica Quod providente, de 29 de novembro de 1971, do Papa Paulo VI. É uma circunscrição eclesiástica da Igreja Maronita, uma das 23 Igrejas sui juris da Igreja Católica. O primeiro bispo (ou eparca) maronita no Brasil foi Dom Francis Zayek. Eleito no dia 30 de maio de 1962, foi sagrado bispo no dia 5 de agosto de 1962. Foi o primeiro bispo nomeado para a diáspora, fora do Patriarcado maronita no Médio Oriente. Chegou ao Brasil, tomou posse estabelecendo sua sede em São Paulo.
    1953Raoul Dufy, pintor francês (n. 1877)
    Raoul Dufy (Le Havre3 de junho de 1877 --- Forcalquier23 de março de 1953) foi um pintor, gravador e decorador francês. francêsImpressionista a princípio, evoluiu gradativamente para o fauvismo, depois de travar contato com Matisse. 
    Artur Bernardes, político brasileiro e 12º Presidente do Brasil (n. 1875)

    1957Patrick Abercrombie, arquiteto e urbanista britânico (n. 1879)
    Patrick Abercrombie nascido em 6 de Junho de 1879 em Ashton upon Mersey — morto a 23 de Março de 1957 in Aston TirroldBerkshire) foi um arquitecto e urbanista britânico, que se tornou conhecido em 1916 com um projeto para o reordenamneto de Dublin. Mais tarde realizou projetos para oitra grandes cidades, incluindo o da reconstrução de Londres depois dos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial.
    1984Paulo Duarte, biógrafo, poeta, arqueólogo e memorialista brasileiro
    Paulo Alfeu Junqueira Duarte (São Paulo17 de novembro de 1899 — 23 de março de 1984) foi um biógrafopoetaarqueólogomemorialistajornalista e professor universitário brasileiro. Paulo Duarte participou da Revolução Constitucionalista de 1932 e foi professor de pré-história na Universidade de São Paulo, da qual foi um dos fundadores, sendo ainda um grande iniciador da arqueologia e da proteção do patrimônio no Brasil. Cassado pela ditadura em 1969, deixou grande documentação pessoal como doação para a Universidade Estadual de Campinas, onde se encontra hoje, custodiada no IEL. A publicação do documento Pela Dignidade Universitária, no primeiro volume da revista Idéias do IFCH, em 1994, por Pedro Paulo Funari, foi um marco na recuperação da memória científica da USP e do Brasil, tendo sido tombado o documento pelo arquivo da FFLCH/USP. Foi editor do jornal O Estado de São Paulo. Escreveu diversas obras, entre as quais Sob as Arcadas,Agora nósVersos de TrilussaPrisão, Exílio, LutaPalmares pelo avessoMário de Andrade por ele mesmoAmadeu Amaral e Júlio de Mesquita. Também publicou, durante vários anos a "Anhembi", uma revista em formato de livro, com conteúdo universitário.
    1988Hélio Pellegrino, psicanalista, escritor e poeta brasileiro (n. 1924)

    Feriados e eventos cíclicos







    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.