quarta-feira, 21 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 22 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

22 de março de 2012.
82º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 284 dias  para acabar o ano.

Em 22/03/2001, morre o artista plástico Hélio Holanda Melo
Hélio Holanda Melo (Vila Antimari, Boca do Acre, 20 de julho de 1926 — Goiânia, 22 de março de 2001) foi um artista plástico, compositor, músico e escritor brasileiro, nascido no Estado do Amazonas. Foi também seringueiro, no seringal Senapólis, catraieiro, na travessia de pessoas entre as margens do rio Acre, barbeiro e vigia de empresa estatal. Melo cursou até a terceira série do 1ª grau e, aos oito anos de idade, já desenhava, como pintor autodidata, utilizando o nanquim e tintas naturais que preparava a partir do sumo que extraía de plantas. Em sua homenagem, o governo do Acre criou um espaço cultural – o Theatro Hélio Melo – com capacidade de 150 lugares. 

Em 22 de março de 1980, morre o pintor Hélio Oiticica. (Abaixo > Parangolés)
Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 26 de julho de 1937 — Rio de Janeiro, 22 de março de 1980) foi um pintor, escultor, artista plástico e performático de aspirações anarquistas. É considerado por muitos um dos artistas mais revolucionários de seu tempo e sua obra experimental e inovadora é reconhecida internacionalmente. Neto de José Oiticica, anarquista, professor e filólogo brasileiro, autor do livro O anarquismo ao alcance de todos (1945). Em 1959, fundou o Grupo Neoconcreto, ao lado de artistas como Amilcar de Castro, Lygia Clark, Lygia Pape e Franz Weissmann. Na década de 1960, Hélio Oiticica criou o Parangolé, que ele chamava de "antiarte por excelência" e uma pintura viva e ambulante. O Parangolé é uma espécie de capa (ou bandeira, estandarte ou tenda) que só mostra plenamente seus tons, cores, formas, texturas, grafismos e textos (mensagens como “Incorporo a Revolta” e “Estou Possuido”), e os materiais com que é executado (tecido, borracha, tinta, papel, vidro, cola, plástico, corda, palha) a partir dos movimentos de alguém que o vista. Por isso, é considerado uma escultura móvel. Em 1965, foi expulso de uma mostra no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro por levar ao evento integrantes da Mangueira vestidos com parangolés. A experiência dos morros cariocas fazia parte da dimensão da sua obra.

Eventos históricos

  238Gordiano I e seu filho Gordiano II são proclamados Imperadores romanos
Gordiano I e Gordiano II, pai e filho, foram imperadores romanos que permaneceram no poder por um tempo ínfimo. Sendo o primeiro descendente de Trajano, foi nomeado imperador pelos africanos durante uma sublevação contra Maximino Trácio. Foi derrotado em Cartago pelo procurador da Numídia, e governou apenas três semanas. Da mesma maneira, o filho morreu na defesa de Cartago. 


1895 – Primeira exibição (em uma tela particular) de filmes por Auguste e Louis Lumière;
1933 – O Presidente estado-unidense Franklin Delano Roosevelt assina a lei que legaliza o consumo de bebidas alcoólicas acabando com a Lei Seca;
1963Please Please Me, o primeiro álbum dos Beatles , é lançado no Reino Unido;


Nascimentos

1599Anthony van Dyck, pintor flamengo (m. 1641)
Antoon van Dyck (Antuérpia22 de março de 1599 — Londres9 de dezembro de 1641) foi um retratista flamengo que se tornou o principal pintor da corte real de Carlos I da Inglaterra. Discípulo de Rubens, ele influenciou seus artistas contemporâneos. Na Inglaterra, ficou conhecido como Sir Anthony van Dyck. 

1746 – Gérard van Spaendonck, pintor neerlandês (m. 1822)
Gérard (ou Gerrit ou Gerardus) van Spaendonck ( Tilburg22 de março de 1746 – Paris11 de maio de1822) foi um pintor , gravador de origem holandesa residente na França, especialista na pintura de flores. 
1846Randolph Caldecott, artista e ilustrador britânico (m. 1886)
Randolph Caldecott (Chester22 de março de 1846 — 12 de fevereiro de 1886) foi ilustradorbritânico. Seu nome foi dado à Caldecott Medal. Exercitou sua arte principalmente em ilustrações de livros. Suas habilidades como artista foram rápida e generosamente reconhecidas pela Royal Academy. Caldecott influenciou grandemente a ilustração de livros infantis durante o século XIX. Dois livros ilustrados por ele, cotados a um xelim cada, foram publicados a cada Natal durante oito anos seguidos. A produção de Caldecott, todavia, era maior do que isto: ele ilustrou romances e relatos de viagens ao estrangeiro, fez desenhos humorísticos retratando caçadas e a vida elegante, desenhou cartoons, fez esboços da famosa movimentação no Parlamento britânico, e exibiu esculturas e pinturas em óleo e aquarela na Royal Academy e galerias.
1921Johnny Bruck, artista plástico alemão (m. 1995)
Johnny (Johannes Herbert) Bruck (Halle an der Saale22 de março de 1921 — 6 de outubro de 1995) foi um artista plástico alemão que trabalhou com fotolitografia. Após a Segunda Guerra Mundial trabalhou como jornalista e ilustrador. De 1961 até a sua morte, ele fez 1797 capa para a série Perry Rhodan além de 218 capas para os livros de bolso da série (Romance Planetários)
1942Jorge Ben-Jor, músico e compositor brasileiro
1949 - Fanny Ardant, atriz francesa
Em 1995, faz sua estreia em Hollywood, com Sabrina de Sydney Pollack, filme estrelado por Harrison Ford e Julia Ormond. Em 1996, recebeu o César como melhor atriz por sua atuação como a dona de um restaurante gay em Pédale Douce. Neste mesmo ano, estrelou o premiado Ridicule,César de melhor filme, e este duplo sucesso fez com que fosse escolhida como atriz do ano. Seus sucessos mais recentes incluem a curiosa comédia musical de mistério Oito Mulheres (François Ozon) e Callas Forever, de Franco Zeffirelli, onde revive a cantora lírica Maria Callas. No teatro, onde já interpretou clássicos como Racine e Moliére, faz sucesso em 2006, com Mademoiselle Chanel, versão francesa do original em português de Maria Adelaide Amaral, sobre a vida da modista francesa Coco Chanel. No Brasil, o mesmo papel coube a Marília Pêra.
1955 - Lena Olin, atriz sueca
Depois dos primeiros estudos de teatro em Estocolmo, Lena participou de montagens de peças de Shakespeare e Ibsen e fez pequenas aparições em filmes de Bergman. Foi ele quem a convocou pela primeira vez, depois de ela ter sido reprovado por causa da timidez. Mais tarde, ela trabalharia com Bergman no Royal Dramatic Theatre, de Estocolmo. Sua estréia como protagonista foi num filme de Bergman (Efter repetitionen, ou "Depois do ensaio", no Brasil). Um ano antes já atuara em Fanny och Alexander. Em 1988, Lena fez seu primeiro filme estadunidense, ao lado de Daniel Day-LewisThe Unbearable Lightness of Being, o que a tornou reconhecida internacionalmente. Em 1989, foi indicada ao Óscar de melhor atriz coadjuvante por seu trabalho em Enemies: a Love Story, no qual interpretava uma sobrevivente de um campo de concentração nazista.
1961Antonia San Juan, atriz espanhola
Antonia San Juan é uma actriz espanhola, nascida a 22 de Março de 1961 em Las PalmasCanáriasEspanha. Aos dezenove anos muda-se para Madri, começando logo depois a carreira como actriz em zarzuelas e repertórios clássicos, como Fuenteovejuna, com o Grupo Agora. Já com trinta anos e depois de uma crise profissional, começa a montar os seus próprios espectáculos. Ganha notoriedade nos palcos com o monólogo Otras Mujeres, representado em bares, festas, discotecas, pubs, teatros e qualquer outro local onde houvesse público. É neste contexto que Pedro Almodóvar conhece Antonia e a convida para um teste para o Todo Sobre mi Madre. Em Janeiro de 2000 cria a sua própria produtora de teatro, continua a representar o Otras Mujeres e cria um novo espectáculo, Hombres... Y Alguma Mujer, onde aperfeiçoa um estilo muito pessoal iniciado com a produção anterior, mas agora representado por um homem, Luis Miguel Seguí. Prossegue a sua carreira no cinema com títulos importantes como Ataque VerbalAsfaltoPiedras ou Octavia. Em 2001 estrela o curta-metragem V.O., interpretada por si própria e por Luis Miguel Seguí, e prepara já o seu próximo projecto cinematográfico, La China.
1975 - Anne Dudek, atriz estado-unidense
Anne Louise Dudek (Boston22 de março de 1975) é uma atriz americana de origem polonesa, mais conhecida por sua participação na série House, no papel da personagem Amber Volakis (Cutthroat Bitch). Também participou de alguns episódios da série Bones como Tess, namorada do agente Booth, e do episódio-piloto de Psych. Fez o papel de Tiffany Wilson no filme White Chicks (br: As Branquelas).
1984 - Zhang Zilin, modelo chinesa
Zhang Zilin (chinês simplificado:张梓琳; pinyin:Zhāng Zǐlín) é a chinesa que ganhou o título de Miss Mundo 2007.[ Ela é a primeira Miss Mundo de origem asiática.  Zhang nasceu em ShijiazhuangHebei, em 22 de março de 1984. Não demorou muito até mudar-se para a capital da China, Pequim, onde frequentou a escola de 1996 a 2002. Ela terminou seus estudos na Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim e obteve diploma em administração de negócios, em 2006. Atualmente trabalha como modelo
1988 - Tania Raymonde, atriz estado-unidense
Tania Raymondeé uma atriz americana. Tornou-se mais conhecida pelo papel de Alexandra Rousseau em Lost e de Cynthia Sanders em Malcolm in the Middle, aparecendo em 5 episódios entre 2000 e 2002 como a namorada intermitente de Malcolm. Em 2002 ela estrelou o filme Children on Their Birthdays e, em 2003, fez o papel de Lauren O'Keefe na sitcom The O'Keefes que só durou 7 episódios. Durante anos ela apareceu em várias séries de televisão, incluindo Providence, The Brothers Garcia, The Nightmare Room, The Guardian e NCIS. Fez participação especial em That's So Raven.


Mortes

1602Agostino Carracci, artista italiano (n. 1557)
Agostino Carracci (ou Caracci) (Bolonha16 de Agosto de 1557 — Parma22 de Março de 1602), foi um pintor e gravadoritaliano. Era irmão de Annibale Carracci e primo de Lodovico Carracci. Foi, junto com seus irmãos, fundador da Accademia degli Incamminati, que levou mais tarde à Escola de Bolonha. Agostino Carracci nasceu em Bolonha, e estudou com o arquiteto Domenico Tibaldi. Trabalhou como gravador, reproduzindo obras de mestres como Federico BarocciTintorettoAntonio CampiVeronese e Correggio. Viajou para Veneza e Parma. Junto com Annibale e Ludovico, trabalhou em Bolonha, em um ciclo de afrescos para o Palazzo Fava. Em 1598, Carracci juntou-se a seu irmão Annibale em Roma para colaborar na decoração do Palazzo Farnese. Seu filho, Antonio Carracci, foi também pintor.
1832Johann Wolfgang von Goethe, escritor alemão (n. 1749)
1955Guido Caloi, industrial brasileiro (n. 1896)
1994Walter Lantz, cartunista estado-unidense (n. 1900)
Walter Benjamin Lanza (mais conhecido pelo nome artístico Walter Lantz) (New Rochelle,27 de abril de 1899 – Burbank22 de março de 1994) foi um desenhista e animador estadunidense, conhecido principalmente pela fundação do Walter Lantz Studio e pela criação do personagem Pica-Pau. 
1998 - Moraes Sarmento, radialista brasileiro (n. 1922)
2001 - William Hanna, animador estado-unidense (n. 1910)
William Denby Hanna (Melrose14 de julho de 1910 — Los Angeles22 de março de 2001) foi um cartunista e animador estadunidense. Alguns dos mais divertidos personagens que povoaram a infância de várias gerações, como Tom & JerryOs FlinstonesZé Colméia, e Scooby-Doo, nasceram, dos traços e da imaginação de William Hanna, que formou com Joseph Barbera (Nova Iorque, 24 de Março de 1911 - 18 de Dezembro de 2006) uma das empresas pioneiras do mundo da animação (Hanna-Barbera).
Kenzo Tange, arquiteto japonês (n. 1913)
Kenzo Tange (Osaca4 de setembro de 1913 — Tóquio22 de março de 2005) foi um arquiteto e urbanista japonês, vencedor do Prémio Pritzker em 1987. De uma concepção regionalista até 1960, após este período inicia uma nova fase em que de modo mais persistente se vão fazer sentir as influências do estilo internacional, através de um cada vez maior abstracionismo formal, utilizando matérias como o betão e o vidro para criar atmosferas que, embora dotadas de expressividade plástica, pretendem fazer um maior uso das propriedades cênicas da luz, criando fortes contrastes entre zonas sombreadas e zonas iluminadas. Assim, as suas obras são sempre dotadas de um grande dramatismo, apesar do recurso a um conjunto de materiais bastante restrito. Como exemplo da sua obra temos o Hiroshima Peace Centre (1949-1956), o "City Hall" de Kurashik(1960) e a Arena Olímpica de Tóquio (1961-1964). No capítulo do urbanismo, são mais uma vez óbvias as influências do Movimento Moderno, e em particular de Le Corbusier, onde a sua concepção de uma megaestrutura capaz de albergar simultaneamente diversos serviços e acessos a transportes corresponde às necessidades da sobrepovoada cidade japonesa.
2008 - Jade Goody, atriz britânica (n. 1981)
Jade Goody, nome completo de Jade Cerisa Lorraine Goody (LondresInglaterra5 de Junho de 1981 - EssexInglaterra22 de Março de 2009) foi uma celebridade inglesa conhecida por participar na edição do reality-show Celebrity Big Brother[3] proferindo insultos racistas na edição de 2007 contra a atriz indiana Shilpa Shetty. Jade Goody também obteve um grande sucesso na TV. se lançou atriz apresentadora e repórter de um dos programas do canal E4 (da rede de televisão inglesa ChannelMorreu enquanto dormia, em 22 de Março de 2009, um mês depois do seu casamento; após lutar por sete meses contra um câncer cervical, que também atacou o fígado e o intestino. Em 2008, ao descobrir que estava desenganada pelos médicos, decidiu transformar sua doença em um reality show, vendendo fotos e entrevistas para veículos de comunicação, com o argumento de que o dinheiro arrecadado seria revertido para a herança de seus dois filhos, após sua morte. 

Feriados e eventos cívicos










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.