sábado, 17 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 18 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

18 de março de 2012.
78º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 288 dias  para acabar o ano.
18/03/1980 - Morre a pintora polonesa Tamara de Lempicka (n. 1898)
Tamara de Lempicka, nascida Maria Górska, (Varsóvia16 de maio de 1898 — Cuernavaca,18 de março de 1980) foi uma notável pintora art déco polonesa. Sua primeira grande exposição teve lugar em Milão em 1925, tendo pintado 28 novas obras em seis meses. Rapidamente tornou-se uma das mais importantes artistas de sua geração, pintando membros da nobreza européia e socialites. Sua primeira grande exposição teve lugar em Milão em 1925, tendo pintado 28 novas obras em seis meses. Rapidamente tornou-se uma das mais importantes artistas de sua geração, pintando membros da nobreza européia e socialites.

Retrato de Tamara de Łempicka em bronze
Tamara foi também uma notável figura da boemia parisiense, tendo conhecido nomes como Pablo Picasso e Jean Cocteau. Famosa por sua beleza física, era abertamente bissexual e seus casos com homens e mulheres causavam escândalo à época. Na década de 1920 esteve associada intimamente com mulheres lésbicas e bissexuais em círculos de artistas e escritores, como Violet TrefusisVita Sackville-West e Colette. Seu marido, supostamente não contente com seu comportamento, a abandonou em 1927 e o divórcio efetivou-se no ano seguinte. Obcecada por seu trabalho e vida social, Tamara não negligenciou apenas seu marido, mas raramente via sua filha Kizette, imortalizada em vários quadros: Kizette em Rosa de 1926; Kizette na Sacada de 1927; Kizette Dormindo de 1934; Retrato da Baronesa Kizette de 1954-1955 etc. Em outros quadros, as mulheres retratadas tendem a parecer Kizette. 


Eventos históricos

18/03/3952 a.C. – De acordo com o Venerável Beda, o mundo foi criado

18/03/1314Jacques de Molay, o 23º e último grão-mestre dos Cavaleiros Templários morre queimado na fogueira.

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (em latim "Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici"), mais conhecida como Ordem dos Templários, Ordem do Templo (em francês "Ordre du Temple" ou "Les Templiers") ou Cavaleiros Templários (algumas vezes chamados de: Cavaleiros de Cristo, Cavaleiros do Templo, Pobres Cavaleiros, etc), foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria. A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. Os seus membros fizeram voto de pobreza e castidade para se tornarem monges. Usavam mantos brancos com a característica cruz vermelha, e o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros. Em decorrência do local onde originalmente se estabeleceram (o Monte do Templo em Jerusalém, onde existira o Templo de Salomão, e onde se ergue a atual Mesquita de Al-Aqsa) e do voto de pobreza e da fé em Cristo denominaram-se "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão". 

Templários condenados à fogueira pela Santa Inquisição.
No Século XIV, Filipe IV de França pensou em apropriar-se dos bens dos Templários, e por isso havia posto em andamento uma estratégia de descrédito, acusando-os de heresia. A ordem de prisão foi redigida em 14 de Setembro de 1307 no dia da exaltação da Santa Cruz, e no dia 13 de Outubro de 1307 (uma sexta-feira) o rei obrigou o comparecimento de todos os templários da França. Os templários foram encarcerados em masmorras e submetidos a torturas para se declararem culpados de heresia, no pergaminho redigido após a investigação dos interrogatórios, no Castelo de Chinon, no qual Filipe IV de França (Felipe, o Belo), influenciado por Guilherme de Nogarethavia prendido ilicitamente o último grão-mestre do Templo e alguns altos dignitários da Ordem. O Pergaminho de Chinon atesta que o Papa Clemente V absolveu os templários das acusações deheresia, evidenciando, assim, que a queda histórica da Ordem deu-se por causa da perda de sua missão e de razões de oportunismo político. Da perda de sua missão, o que caracterizou não mais uma vida austera como no início da ordem, se aproveitou Filipe, o Belo, para se apoderar dos bens da Ordem, acusando-a de ter se corrompido. Ele encarcerou os Superiores dos Templários, e, depois de um processo iníquo, os fez queimar vivos, pois obtivera deles confissões sob tortura, que eram consideradas nulas pelas leis da Igreja e da Inquisição, bem como pelos Concílio de Vienne (França) em 1311 e Concílio regional de Narbona 

18/03/1940Segunda Guerra Mundial: Forças do EixoAdolf Hitler e Benito Mussolini se reúnem em Passo do Brennero, nos Alpes, e concordam em formar uma aliança contra a França e o Reino Unido.
O passo do Brennero (em italiano Passo del Brennero e em alemão Brennerpass) é um passo nos Alpes, ao longo da fronteira entre a Itália e a Áustria. Devido à sua altitude relativamente baixa (1.370 metros), é um dos principais passos na cadeia, e um dos poucos na região do Tirol; por este motivo, foi muito cobiçado ao longo da história. Sob o passo, as elevadas pastagens alpinas vêm sendo utilizada há séculos como pasto para o gado leiteiro, o que disponibiliza o espaço disponível nas altitudes mais baixas para o cultivo e a colheita de feno destinado à alimentação no inverno. Muitas destas pastagens estão localizadas em altitudes superiores a 1000 metros. O ponto é estratégico e sempre foi disputado pelas grandes potências. O controle do passo de Brennero foi conquistado de Verona pela República de Veneza em 1178, por representar uma ligação vital com as minas de prata da Alemanha. O passo consistia de pouco mais que uma trilha para carroças puxadas por mulas, até que uma estrada para veículos maiores foi aberta em cerca de 1770. Uma ferrovia foi construída na segunda metade do século XIX, e é até hoje a única rota ferroviária transalpina sem qualquer túnel. Com o Tratado de Saint-Germain-en-Laye, em 1919, quando as fronteiras internacionais foram alteradas após a Primeira Guerra Mundial, o controle do passo passou a ser compartilhado entre a Itália e a Áustria; anteriormente, ambos os lados do passo estavam dentro das fronteiras do Império Austro-Húngaro. Simbolicamente, durante a Segunda Guerra Mundial, o líder alemão Adolf Hitler e seu equivalente italiano Benito Mussolini se encontraram no passo para celebrar publicamente seu pacto, em 18 de março de 1940.
18/03/1965 – O cosmonauta soviético Aleksei Leonov, deixa a nave espacial Voskhod 2 por 12 minutos e torna-se a primeira pessoa a caminhar no espaço.
18/03/1989 - Em São Paulo é inaugurado o Memorial da América Latina, um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer com o conceito e o projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

Nascimentos

18/03/1838José Maria Lisboa, jornalista brasileiro, um dos pioneiros da imprensa brasileira  (m. 1918)
José Maria Lisboa (Lisboa18 de março de 1838 - São Paulo20 de novembro de 1918) foi um jornalista luso-brasileiro. Em Portugal, trabalhou no Diário de Notícias e em outros jornais menores. Vindo para o Brasil, deu continuidade à sua vida como tipógrafo e jornalista, radicando-se na cidade de São Paulo em 1856, sendo logo contratado pelo Correio Paulistano. Depois dessa primeira experiência, trabalhou e ajudou a fundar vários periódicos. O mais importante deles foi o diário "A Província de São Paulo", fundado em 4 de janeiro de 1875, que mais tarde viria a chamar-se O Estado de S. Paulo e tornar-se um dos mais importantes jornais do Brasil. A Província era dirigida por Francisco Rangel Pestana e Américo Brasílio de Campos e tinha José Maria Lisboa como gerente e redator. Em 1884, Américo de Campos José Maria Lisboa desligam-se do jornal. Alberto Sales substituiu Lisboa, passando a atuar como redator e tornado-se co-proprietário do jornal. Sales permaneceu ligado ao jornal até 1886 quando foi substituído por Júlio Mesquita.
18/03/1858Rudolf Diesel, inventor alemão (m. 1913)
Rudolf Christian Karl Diesel (Paris18 de Março de 1858 — Canal da Mancha30 de Setembrode 1913) foi um engenheiro mecânico alemão, inventor do motor a diesel. Era o segundo de três filhos de Theodor e Elise Diesel, imigrantes alemães (bávaros) na França. Diesel idealizou um dos mais importantes sistemas mecânicos da história da humanidade. Rudolf Diesel elaborou um motor a combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química, um fenômeno natural, que acontece quando o óleo é injetado num recipiente com oxigênio, causando uma explosão ao misturar-se. Para conseguir controlar tal reação e movimentar uma máquina foi necessária uma infinidade de outros inventos, como a bomba injetora, elaborar sistemas de múltiplas engrenagens e outros acessórios controladores para que pressão de liberação atuasse precisamente na passagem do êmbolo do pistão no ângulo de máxima compressão.
18/03/1919Tatiana Belinky, escritora brasileira
18/03/1939Zilda Cardoso, atriz e humorista brasileira
Zilda Cardoso (São Paulo4 de janeiro de 1936) é uma Humorista e atriz brasileira. Estreou na televisão em 1962, logo chamando atenção por sua veia cômica. Ganhou no mesmo ano um programa na TV Paulista, "Zilda 23 Polegadas". dai torno-se humorista Brasileira de diversos programas. Sua personagem mais famosa foi Catifunda, que ela interpretou em vários programas.
18/03/1963 - Júlia Lemmertz, atriz brasileira
Estreou na carreira de atriz ainda criança, tendo feito a sua primeira atuação no cinema, aos 5 anos de idade, ao lado da mãe, no filme As Amorosas, em 1968. Mais tarde, em 1971, atuou no filme Cordélia, Cordélia. Em 2006 interpretou Dona Júlia, a mãe do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, na minissérie JK e, também esteve no filme Gatão de Meia Idade, protagonizado por seu marido. Em 2007 participou de mais uma minissérie na emissora, Amazônia, de Galvez a Chico Mendes. Atuou ainda no filme Onde Andará Dulce Veiga? e na novela Desejo ProibidoEm 2008 anunciou que daria um tempo nas novelas ao recusar convites para atuar em Três Irmãs e Caminho das Índias, alegando que gostaria de dedicar-se mais ao cinema e teatro, tendo atuado nos filmes Meu Nome Não É Johnny, Mulheres Sexo Verdades Mentira, e, em 2009, Bela Noite Para Voar e o polêmico, Do Começo ao Fim, em que vive Julieta, mãe dos jovens Thomás e Francisco, que após a morte da mãe tornam-se amantes. Também em 2009 foi protagonista da série Tudo Novo de Novo e esteve em cartaz com a peça Maria Stuart. É torcedora do Internacional.
18/07/1976 - Giovanna Antonelli, atriz brasileira
18/03/1979 - Danneel Harris, atriz e modelo americana
Elta Danneel Graul, mais conhecida pelo seu nome artístico Danneel Harris (Lafayette18 de março de 1979) é uma atriz Estadunidense. Ficou conhecida por seus papéis como Shannon McBain em One Life to Live (2003-2004) e, como Rachel Gatina em One Tree Hill (2005-2009). Foi criada na pequena cidade de Eunice St. Landry Parish. Se mudou para Los Angeles e continuou sua formação atuando com John Homa, Calmeson e Calmeson, e Craig Wargo. Danneel trabalhou como modelo em empresas como a Big Sexy Hair e Juicy Jeans, estreiando pela primeira vez em um comercial de televisão. Sua primeira grande aparição como atriz foi no filme Independente The Plight of Clownana.
18/03/1980 - Sophia Myles, atriz britânica
Sophia é filha de um sacerdote da Igreja Anglicana e de uma publicitária. Foi aceita naUniversidade de Cambridge, é fluente em três línguas (inglêsalemão e francês) e aprecia montar cavalosesquiar e nadar. Um diretor de casting da BBC a descobriu em uma peça de teatro de seu colégio aos dezesseis anos de idade e a convidou para a versão televisiva de O Príncipe e o Mendigo. Ela também atuou na minissérie Big Women, no seriado Mansfield Park, em uma adaptação para a televisão da biografia de Oliver Twist e fez uma participação em Doctor Who no papel de Madame de Pompadour. No cinema, ela participou de diversos filmesDo InfernoThe Life and Adventures of Nicholas NicklebyThe Abduction ClubUnderworld (Anjos da Noite - Underworld), Out of BondsThunderbirds (Os Thunderbirds), Tristan + Isolde (Tristão e Isolda) e outros. Atualmente é co-protagonista do seriado Moonlight, no qual interpreta Beth Turner, uma jornalista que se apaixona pelo detetive-vampiro Mick St. John (Alex O’Loughlin), que a salvou no passado.
18/03/1996Madeline Carroll, atriz norte-americana
Madeline Carroll (Los AngelesCalifórnia18 de março de 1996) é uma atriz norte-americana.  Filha de uma dona de casa e de um empreiteiro, Carroll já apareceu em várias séries de televisão, incluindo a NCISCold CaseGrey's Anatomy,Lie to MeNight StalkerThe Cleaner e Lost. No cinema, atuou em Meu Papai é Noel 3 e Resident Evil: A Extinção. Seu primeiro grande papel foi em2008 no filme Promessas de Um Cara de Pau com Kevin Costner, seguido por Missão Quase Impossível, em 2010, com Jackie Chan. Ela também estrelou em dois comerciais, um deles com os Jonas Brothers e Demi Lovato. Madeline foi a protagonista em Flipped (Meu Primeiro Amor) de 2010. 

Mortes

18/03/1711Jean-François Duclerc, corsário francês (n. ?), que morreu assassinado no Rio de Janeiro.
Em 10 de Maio de 1710, levantou ferros de La Rochelle como comandante de uma pequena armada aprestada no porto de Brest para atacar a cidade do Rio de Janeiro, na costa do Brasil, porto por era escoado o ouro das Minas Gerais com destino a Portugal. A armada era constituída por seis navios, transportando um efetivo estimado entre 800 e 1200 homens. No fim de Agosto desse ano alcançou a entrada da baía de Guanabara e tentou conquistar a cidade. Os portugueses foram avisados de sua chegada, pelo que perdeu o efeito surpresa. Desse modo, o planejado ataque revelou-se um fracasso: a pequena força foi esmagada sem dificuldade: 400 Franceses pereceram e 700 foram capturados, inclusive o próprio Duclerc, encurralados no chamado "trapiche", área do antigo porto do Rio de Janeiro onde eram armazenado o açúcar, gênero importante na pauta das exportações da capitania. A 11 ou 18 de Março de 1711, Duclerc foi assassinado em condições misteriosas, por um grupo de mascarados, na casa onde estava detido. De acordo com o cônego Fernandes Pinheiro, Duclerc seria uma pessoa que particularmente incomodava o então governador Francisco de Castro Morais, "…que não sabia como desfazer-se dele…". À época, encontravam-se na cidade 600 prisioneiros franceses, o que era um número expressivo. Cogitou-se em remetê-los para a capitania de Pernambuco, mas João V de Portugal deliberou que a Bahia seria o melhor destino.

Feriados e eventos cíclicos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.