sexta-feira, 16 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 17 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

17 de março de 2012.
77º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 289 para acabar o ano.
Em 17/03/1918, nasce o pintor carioca Sylvio Pinto.
Sílvio Pinto da Silva (Rio de Janeiro, 17 de março de 1918 — Rio de Janeiro, 3 de abril de 1997) foi um pintor, cenarista e professor brasileiro. Recebeu seus primeiros estudos de pintura com seu pai, o pintor Bernardo Pinto da Silva (vulgo Pinto das Tintas, que dividia ateliê com o pintor Garcia Bento), e no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Conheceu e se aproximou de José Pancetti, Armando Viana, Manuel Santiago, Bustamante Sá, Milton Dacosta, Ado Malagoli, Tadashi Kaminagai, Yoshiya Takaoka, entre outros. Esta convivência foi fundamental para a sua formação como pintor. Participou do movimento artístico denominado Núcleo Bernardelli, no Rio de Janeiro, no início década de 1930, núcleo esse que incentivou o movimento modernista na então Capital da República. Em 1939, Pinto fez cenários para peças teatrais e alegorias de carnaval para escolas de samba do Rio de Janeiro. Em 1940 fundou o dirigiu no Jacarezinho, uma pequena escola de arte, gratuita, para crianças pobres. Em 1953-1954, viajou a Lisboa (Portugal), seguindo depois para Madrid e Sevilha (Espanha), logo alcançando Paris (França), onde fixou residência por todo o tempo do prêmio de viagem, obtido no Salão Nacional de Belas Artes. Em 1977 viajou aos Estados Unidos e realiza importante exposição internacional com suas obras. Em 1981 montou um atelier em Ellenville, onde permaneceu por alguns anos. Em 1985, entre o Rio de Janeiro e Ellenville, lança seu livro "Vida e Obra em depoimentos", escrito por seu grande amigo, o crítico e pintor brasileiro, Quirino Campofiorito. As obras de Sílvio (ou S.PINTO, como assinava), em sua grande maioria, procuraram retratar a alma fluminense, suas marinhas, suas festas populares e o "modo de ser" do povo carioca. Nos últimos anos de sua vida, Sílvio Pinto morou no bairro carioca do Leme. Ricardo Barradas, Ubirajara Pinto (filho do artista), e muitos outros marchands e artistas reuniam-se no fim de tarde, em torno do artista e, na prática boêmia, comum entre os intelectuais, relembravam fatos e casos pitorescos das artes plásticas do Rio de Janeiro. Sylvio Pinto na Bolsa de Arte 

Em 17/03/1893 (ou 15/03/1892 segundo outras fontes), morre o pintor brasileiro Hypólito Boaventura Caron
Hypólito Boaventura Caron (Resende, 27 de março de 1862 - Juiz de Fora, 15 de março de 1892) foi um pintor e desenhista brasileiro que pertenceu ao famoso Grupo Grimm. Fez seus primeiros estudos no Colégio Progresso, em Juiz de Fora. Em 1880 ingressou na Academia Imperial de Belas Artes. Foi aluno de Georg Grimm em 1882. Enquanto estudava na Academia ministrou aulas de desenho elementar no Liceu de Artes e Ofícios. Em 1883 retirou-se da Academia para acompanhar seu mestre Grimm, nas aulas ao ar livre que promovia em Niteroi. Teve como companheiros Castagneto, García y Vásquez, Antônio Parreiras, França Júnior e Franciso Joaquim Gomes Ribeiro. Fazia parte do grupo o alemão Thomas Georg Driendl que atuava como auxiliar e eventual substituto de Grimm. Em 1885, graças ao auxílio de sua família, pode viajar para a França a fim de aprimorar seus conhecimentos. Passou três anos na Europa onde teve como professor o paisagista Hector Hanoteau. Voltando ao Brasil, escolheu a Corte por moradia, mas logo voltaria a Juiz de Fora. Morreu prematuramente de febre amarela, aos trinta anos de idade.

Eventos históricos

17/03/1805 – A República Italiana, com Napoleão como presidente, torna-se o Reino da Itália, com Napoleão como Rei
Em 1805, a República Italiana, administrada pelo Primeiro Cônsul Napoleão Bonaparte, transformava-se no Reino da Itália, com Napoleão como Rei, coroado com a coroa de ferro da Lombardia em Pavia. O seu afilhado, Eugênio de Beauharnais actuaria como vice-Rei até a queda de Napoleão, em 1814. 

Coroa do Reino de Itália.
Da deposição de Napoleão (1814) até a unificação italiana(1861) nenhum monarca reclamou o título de "Rei da Itália". O Risorgimento estabeleceu com sucesso uma dinastia, a Casa de Savoia, sobre toda a península, unindo os reinos da Sardenha e das Duas Sicílias. O Reino da Sardenha já havia anexado a Lombardia, a Toscana, oReino das Duas Sicílias, os ducados de Parma e de Módena e a maior parte dos Estados Pontifícios.
A capital deste Reino estava estabelecida em Turim, mas seria transladada para Florença em 1864Veneza seria anexada dois anos depois, e Roma em 1870 (a cuja anexação se seguiu nova transladação da capital para Roma). A partir daí, seria a Casa de Savoia a governar a Itália até à constituição da atualRepública Italiana, em 1946.
17/031939 – É assinado o Pacto Ibérico por Francisco Franco (Espanha) e António de Oliveira Salazar (Portugal)
Na Guerra Civil Espanhola, deflagrada em Julho de 1936, estava fundamentalmente em causa a implantação de um regime republicano parlamentar ou por um fascista em Espanha, que poderia influenciar toda a Península Ibérica, e até mesmo o resto da Europa. Por esta razão, o Estado Novo, liderado pelo antiparlamentarista António de Oliveira Salazar, alinhou-se com o General nacionalista Francisco Franco, sendo discutido pelos historiadores se foram ou não enviadas forças militares portuguesas para Espanha (o que nunca foi reconhecido oficialmente). A posição e acção (sobretudo diplomática), a nível regional e internacional, de Portugal sobre o conflito espanhol contribuíram muito significativamente para que a causa não-parlamentar republicana vencesse em Espanha. Esta grande ajuda do Estado Novo aos nacionalistas/fascistas espanhóis levou com que Portugal e Espanha assinassem mutuamente o tratado, em 17 de Março de 1939. Nos termos do documento, os dois países reconheciam mutuamente as respectivas fronteiras, estabeleciam relações de amizade e comprometiam-se a efectuar consultas diversas entre si, com vista a uma acção concertada. Implicitamente, o que ficava consagrado era uma identidade de interesses e um pacto entre dois regimes essencialmente análogos, o Estado Novo e a ditadura do general Francisco Franco, que estava prestes a emergir da guerra civil. Curiosamente, as negociações que conduziram à assinatura do tratado tiveram o apoio activo da diplomacia do Reino Unido, que via nesta aliança um vantajoso contraponto, no próprio continente, às tentações expansionistas da Alemanha e da Itália, potências que já marcavam presença forte na Guerra Civil de Espanha. Os termos da aliança de 1939 foram precisados num protocolo adicional em 29 de Julho de 1940, que instituía com valor obrigatório certas consultas mútuas entre os Estados ibéricos. Terá sido em parte devido a estes compromissos com Portugal que a Espanha manteve a sua posição de não-beligerância ao longo da Segunda Guerra Mundial, embora alguns sectores políticos espanhóis se inclinassem para a intervenção no conflito. Com a queda dos regimes salazarista e franquista, foi assinado entre os dois países, em 1978, um novo tratado de amizade e cooperação, mas sem a mesma componente militar do tratado original. Abaixo, o ditador Antônio de Oliveira Salazar e o Generalíssimo Franco.

Nascimentos

1686Jean-Baptiste Oudry, pintor e gravador francês (m. 1755)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jean-Baptiste Oudry (Paris17 de Março de 1686 — Beauvais30 de Abril de 1755) foi um pintor e gravador francês do século XVIIIPintou quadros de flores e naturezas-mortas; mais tarde fez paisagens, representações de animais, cenas de caça e vistas de cidades.Através da encomenda do rei Luís XIV elaborou cenas de caçadas reais numa série de tapetes designada Partidas de Caça de Luís XIV. É famoso o seu quadro Cães guardando a caçaOudry foi solicitado inúmeras vezes pelo próprio Rei Luis XV para pintar, na sua presença, os seus cães. Tal deve-se ao facto de, desde 1720, e apesar de ter começado pelo retrato com o seu mestre Nicolas de Largillière, por volta de 1720 volta-se para uma nova especialidade temática, a pintura de animais, caçadas e paisagens. Oudry torna-se membro da “Académie de Peinture et de Sculpture” em 1719, em 1734 foi nomeado director da manufactura de tapetes de Beauvais e a partir de 1736 dirigiu os trabalhos das oficinas parisienses de tapetes. em 1743, torna-se professor da mesma instituição. Foi ainda mestre de Jean-Germain Drouais outro grande pintor da época. No final da sua carreira apenas pintava para grandes vultos da época tais como o Czar Pedro, o Grande, da Rússia e a Rainha da Suécia. Ilustrou as Fábulas de La Fontaine, com 275 desenhos.
17/03/1819Prudent René-Patrice Dagron, fotógrafo e escritor francês (m. 1900)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Prudent René-Patrice Dagron
Prudent René-Patrice Dagron (SartheFrança17 de março de 1819 - 13 de junho de 1900), foi um fotógrafo escritor francês, inventor de diversos aparelhos para microfotografia ou microfilmeComo estudante de química Dagron ficou interessado nos daguerreótipos quando o processo de produção dos mesmos foi anunciado em 19 de agosto de 1839. Depois de se graduar, Dagron estabeleceu um estúdio fotográfico em Paris. Aí ele se familiarizou com o processo do colódio úmido, inventado por Frederick Scott Archer em 1851, ao qual ele logo adaptaria as suas técnicas micrográficas, estabelecendo um rentoso negócio de bijouterias com microfilmes incrustados. Em 21 de junho de 1859, Dagron recebeu a primeira patente no mundo para um produto referente à microfilmagem: um visor portátil para microfilme. Publicou em 1864 Tratado de fotografia microscópica (o primeiro livro no mundo sobre microfilme) e em 1871 La poste par pigeons voyageurs ("O correio pelos pombos-correio").
17/03/1908Brigitte Helm, atriz alemã (m. 1996)
Brigitte Eva Gisela Schittenhelm  (Berlim17 de março de 1906 — Ascona11 de junho de 1996) foi uma atriz alemã. Seu mais importante trabalho foi interpretando Maria e Falsa Maria no filme Metropolis, de Fritz Lang. Depois de Metropolis, participou de pelo menos 30 filmes, como The Love of Jeanne Ney (1927), Alraune (1928), Gloria (1931), The Blue Danube (1932) e Gold (1934). Em 1935, irritada com a ascensão nazista, mudou-se para a Suíça, onde teve quatro filhos com seu segundo marido, o industriário Hugo Kunheim. Depois de ter se aposentado do cinema, recusou-se a dar entrevistas sobre sua carreira.
17/03/1931 - Eunice Gayson, atriz britânica
Eunice Gayson (Londres17 de março de 1931) é uma atriz britânica, que ficou conhecida por sua participação nos dois primeiros filmes de James Bond007 contra o Satânico Dr. No e Moscou contra 007, no início dos anos 1960, no papel de Sylvia Trench, a primeira bond girl a aparecer numa cena de um filme de 007. Gayson estava escalada pelos produtores Albert Broccoli e Harry Saltzman para viver Miss Moneypenny, a secretária de M, chefe do MI6 britânico na série, personagem que acabou sendo da atriz canadense Lois Maxwell, que o faria por mais de vinte anos nas telas. Ela foi também a primeira atriz a participar de dois filmes de Bond, voltando no mesmo papel do primeiro, em Moscou contra 007, de 1963. Como quase todas as atrizes que aparecerem nos dois primeiros filmes da série, ela também foi dublada.
17/03/1944 - Pattie Boyd, fotógrafa e modelo britânica
Patricia Anne Boyd nasceu em 17 de Março de 1944 na Inglaterra. Modelo, atriz e fotógrafa, Pattie é conhecida por seus amores do que por seu trabalho.  Foi casada cin duas grandes estrelas do rock internacional, George Harrison e Eric Clapton, além de ser inspiração para algumas das músicas mais românticas de todos os tempos. Pattie foi uma modelo de sucesso durante a década de 1960 e 70, aparecendo na capa de várias revistas de moda como a versão britânica e italiana da Vogue George Harrison e Eric Clapton continuaram bons amigos apesar da disputa por Pattie. George conheceu Olivia Trindade Aires em 1974 e em 1 de agosto de 1978 nasceu seu primeiro e único filho, Dhani Harrison. George e Olivia, casaram-se em 2 de setembro do mesmo ano, um mês após o nascimento do filho. Eric Clapton conheceu em 1999 a artista Melia McEnery, de 23 anos, em Los Angeles. Eles se casaram em 2002 na cidade natal de Clapton, Ripley, na Inglaterra, e tiveram 3 filhas. Já foi afirmado que John Lennon e Mick Jagger também flertaram com Pattie, Jagger admitiu que na década de 80 ele tentou (e falhou) seduzi-la por anos. Ela teve um caso com o futuro Rolling Stone Ronnie Wood em 1973, no fim de seu casamento com George. Pattie quebrou seu coração, influenciando o trabalho de outro músico, como a música "Breathe On Me".
17/03/1948 - Theo Jansen, artista e escultor holandês
Theo Jansen (Haia17 de março de 1948) é um artista e escultor cinético holandês. A sua obra é especialmente conhecida pelos trabalhos de grandes dimensões que se assemelham a esqueletos de animais e que são capazes de caminhar utilizando a energia do vento. As suas obras são uma mistura de arte e engenharia; em um comercial de televisão da BMW, Theo Jansen afirma que "as fronteiras entre arte e engenharia existem apenas em sua mente". Diversos vídeos mostrando os seus trabalhos podem ser encontrados no Youtube. Jansen dedica-se a criar vida artificial através de algoritmos genéticos, que simulam a evolução dentro de seu código.Algoritmos genéticos podem ser modificados para resolverem uma variedade de problemas.Suas criações possuem cérebros primitivos, baseados em contagem binária,que são utilizados para lozalizar sua posição na praia.Seus "animais" necessitam localizar-se para ficarem longe de seus principais perigos: o oceano, o fim da praia e principalmente tempestades.
17/03/1953Humberto Campana, artista plástico brasileiro
Os Irmãos Campana (Humberto Campana, Rio Claro17 de março de 1953, e Fernando Campana, Brotas19 de maio de 1961) são respectivamente, formado em Direito pela Universidade de São Paulo, e seu irmão em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo. Hoje possuem um reconhecimento internacional por seus trabalhos de Design-Arte. Onde, a partir de elementos do cotidiano ou simplesmente produtos sem nenhum valor, são transformados em peças de caráter extremamente artísticos, com uma linguagem única e de uso possível. Profissionais que despertam o interesse internacional, são os uns dos poucos brasileiros com peças no acervo do MoMA, em Nova Iorque.
17/03/1956 - Patrick McDonnell, cartunista americano
Patrick McDonnell (17 de março de 1956) é o criador da tira Mutts. Ele tem também ilustrado a coluna do Sunday Observer de Russell Baker na revista New York Times e criou a banda desenhada mensal Bad Baby para a revista Parents. Ele contribuiu para a Sports IllustratedReader's Digest,ForbesTimee muitas outras, e é co-autor do livro Krazy Kat: a Arte Cômica de George Herriman. 
17/03/1969 - Alexandre Baptista, artista plástico português
Alexandre Baptista (n. 17 de Março de 1969), é um artista plástico português. Licenciado em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Expõe desde 1988, começando com uma exposição colectiva e em 1989 realiza a sua primeira exposição individual. Desde então, tem participado em inúmeras exposições, quer individuais quer colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Em 1997 foi-lhe atribuído o prémio de Desenho "Montepio Geral" no X Salão de Primavera do Casino Estoril, com a obra "Tacto". A sua obra está ainda documentada em diversos livros e catálogos, bem como está representado em várias colecções particulares em Portugal e estrangeiro.
17/03/1973 - Amelia Heinle, atriz americana

Mortes

17/03/ 180 – Marco Aurélio, Imperador Romano (n. 121)
César Marco Aurélio Antonino Augusto (em latim Caesar Marcus Aurelius Antoninus Augustus), conhecido como Marco Aurélio (26 de abril de 121 — 17 de março de 180), foi imperador romanodesde 161 até sua morte. Nascido Marco Ânio Catílio Severo (Marcus Annius Catilius Severus), tomou o nome de Marco Ânio Vero (Marcus Annius Verus) pelo casamento. Ao ser designado imperador, mudou o nome para Marco Aurélio Antonino, acrescentando-lhe os títulos de imperador,césar e augustoAurelius significa "dourado", e a referência a Antoninus deve-se ao facto de ter sido adoptado pelo imperador Antonino Pio. Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra os partas, e na fronteira norte, contra os germanos. Foi o último dos cinco bons imperadores, e é lembrado como um governante bem-sucedido e culto; dedicou-se à filosofia, especialmente à corrente filosófica do estoicismo, e escreveu uma obra que até hoje é lida, Meditações.
17/03/1956 - Irène Joliot-Curie, física francesa (n. 1897)
Irène Joliot-Curie (Paris12 de setembro de 1897 — Paris, 17 de março de 1956) foi uma física francesa.

Irène Curie + Frédéric Joliot (1934)
Recebeu o Nobel de Química de 1935. Filha de Pierre Curie e Marie Curie, mulher de Frédéric Joliot, todos físicos e químicos famosos. Trabalhou toda a sua vida com com seu marido, no campo da estrutura do átomo e da física nuclear. Demonstraram a existência do nêutron, e descobriram em 1934 a radioatividade artificial, o que lhes valeu o Nobel de Química de 1935. Obteve no ano seguinte o posto de subsecretária de estado para a Investigação Científica, na França. Faleceu em 17 de março de 1956. Encontra-se sepultada no Sceaux CemeteryAltos do SenaIlha de França na França.
17/03/2009Clodovil Hernandes, estilista, apresentador de televisão e político brasileiro (n. 1937)
Clodovil Hernandes (Elisiário17 de junho de 1937 — Brasília17 de março de2009) foi um estilistaatorapresentador de televisão e político brasileiro. Atuou como estilista e apresentador de programas em diversas emissoras. Tornou-se o terceiro deputado federal mais votado do País, com 493.951 votos ou 2.43% os votos válidos. Desconversava quando indagado sobre candidatar-se à Prefeitura de São Paulo.[2] Foi conhecido principalmente pela postura de polemizador e por declarações consideradas impróprias ou indelicadas, muitas vezes dirigidas a outras personalidades famosas. Entre outras polêmicas, estão acusações de racismo e antissemitismo.

Feriados e eventos cíclicos






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.