domingo, 11 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 12 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

12 de março de 2012.
71º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 294 para acabar o ano.
12/03/1909 - Nasce o pintor naïf José Antonio da Silva

José Antonio da Silva (Sales de Oliveira, 12 de março de 1909 – São Paulo, 1996) foi um pintor brasileiro. Artista (pintor e escritor) autodidata, pintou o desbravamento e a implantação da agricultura na região noroeste do estado de São Paulo. Viveu a maior parte de sua vida na cidade de São José do Rio Preto onde existe um museu, fundado por êle próprio, com algumas de suas obras. É considerado um artista naif ou primitivo. Autor de livros, como o "Romance de minha vida", publicado em 1949, "Maria Clara" em 1970 e "Sou pintor, sou poeta" em 1981, Também gravou dois Long Plays em Vinil contando "causos" e falando sobre sua vida. Foi retratado em um curta-metragem dirigido por Carlos Augusto Calil " Quem não conhece o Silva?". Retratou em sua obra a transformação da mata em lavoura e a transformação de um país agrário em urbano.Foi e ainda é discriminado pela elite cultural colonizada que adota padrões estéticos europeus.

Eventos históricos

12/03/ 515 a.C. – É completada a construção do Segundo Templo de Jerusalém
O Segundo Templo foi o templo que o povo judeu construiu após o regresso a Jerusalém, finda a Cativeiro Babilônico, no mesmo local onde o Templo de Salomão existira antes de ser destruído. Foi destruído no ano 70 pelos romanos. Segundo o relato bíblico, a reconstrução do templo foi designada pelo imperador persa Ciro II.No ano 539 a.C., Ciro apodera-se da Babilônia e ordena o repatriamento dos judeus mantidos em cativeiro e a reconstrução do seu templo, que, segundo a descrição presente no livro de Esdras (capítulo 1, versículos 1 a 4), terá tido lugar sob Zorobabel, sendo apoiada pelo funcionário Esdras e pelos profetas Zacarias e Ageu.
12/03/1572 - São publicados os Lusíadas de Luis Vaz de Camões
Os Lusíadas é uma obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente. A obra é composta de dez cantos, 1102 estrofes que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana. A acção central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português. Abaixo, capa da edição de 1572.
12/03/1945 – Anne Frank, menina alemã de religião judaica, morre de tifo no campo de extermínio nazista de Bergen-Belsen, sua adolescência e seu trágico destino ficaram mundialmente conhecidos graças a um diário pessoal encontrado no final da Segunda Guerra Mundial.
Annelisse Maria Frank, mais conhecida como Anne Frank (Frankfurt am Main, 12 de Junho de 1929 — Bergen-Belsen, 31 de Março de 1945), foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do holocausto, que morreu aos quinze anos de idade num campo de concentração. Ela se tornou mundialmente famosa com a publicação póstuma de seu diário, no qual escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus dos Países Baixos. O conjunto de relatos, que recebeu o nome de Diário de Anne Frank, foi publicado pela primeira vez em 1947 e é considerado um dos livros mais importantes do século XX. Embora tenha nascido na cidade alemã de Frankfurt am Main, Anne passou a maior parte da vida em Amsterdã, nos Países Baixos. Sua família se mudou para lá em 1933, ano da ascensão dos nazistas ao poder. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o território neerlandês foi ocupado e a política de perseguição do Reich foi estendida à população judaica residente no país. A família de Anne passou a se esconder em julho de 1942, abrigando-se em cômodos secretos de um edifício comercial. Durante o período no chamado "anexo secreto", Anne escrevia no diário suas intimidades e também o cotidiano das pessoas ao seu redor. E lá permaneceu por dois anos até que, em 1944, um delator desconhecido revelou o esconderijo às autoridades nazistas. O grupo foi, então, levado para campos de concentração. Anne Frank e sua irmã Margot foram transferidas para o campo de Bergen-Belsen, onde morreram de tifo em março de 1945. Otto Frank, pai de Anne e único sobrevivente da família, retornou a Amsterdã depois da guerra e teve acesso ao diário da filha. Seus esforços levaram à publicação do material em 1947. O diário, que foi dado a Anne em seu aniversário de 13 anos, narra sua vida de 12 de junho de 1942 até 1 de agosto de 1944. É, atualmente, um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.
12/03/2000 – Em um gesto inédito, o Papa João Paulo II pede o perdão de Deus pelos pecados da Igreja Católica cometidos através dos anos contra judeus, mulheres e minorias.


12/03/2011 – Manifestação da Geração à rasca em várias cidades portuguesas, pelo direito ao emprego, à educação, pela melhoria das condições de trabalho, o fim da precariedade e pelo reconhecimento das qualificações, competência e experiência.
Geração à rasca é o nome dado a um conjunto de manifestações ocorridas em Portugal e outros países, as maiores manifestações não vinculadas a partidos políticos desde a revolução dos cravos. O nome é um jogo de palavras com a expressão geração rasca usado para descrever a geração que protestou durante os anos 90 do século XX as políticas da então ministra da Educação, Manuela Ferreira Leite. O movimento de protesto, auto-intitulado "apartidário, laico e pacífico", iniciou-se no Facebook e reivindica melhorias nas condições de trabalho, principalmente para jovens qualificados. O manifesto publicado no grupo da rede social incitava à participação numa manifestação em Lisboa no dia 12 de Março de 2011 para todos os "desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal.


Nascimentos
12/03/1613André Le Nôtre, paisagista francês (m. 1700)

André Le Nôtre (Paris12 de março de 1613 — Paris, 15 de setembro de 1700) foi o maior paisagista dobarroco francês. Ficou famoso pelo projeto dos jardins do Palácio de Versailles e pelos Jardins das Tulherias. As Tulherias, projetadas por Le Nôtre em 1667, aparecem claramente na cabeceira das avenidas de Champs Elysées, em Paris, onde está localizado o Arco do Triunfo. Abaixo, os jardins de Versalhes.
12/03/1788Pierre Jean David, escultor francês (m. 1856)
Pierre Jean David (12 de março de 1788 - 4 de janeiro de 1856), comumente chamado de David d'Angers, foi um escultor da França.  A fama de David repousa inesquecível no pedimento do Panteão, em seu Filopemen Ferido em mármore, abrigado no museu Louvre, e o seu monumento ao General Gobert no cemitério Père Lachaise (Victor Hugocerta vez teceu o seguinte comentário sobre a estátua: "É difícil de se ver qualquer coisa mais bonita neste mundo; esta estátua se une ao grandor de Pheidias à maneira expressiva de Puget"). Além da estátua de Gobert, ele também produziu sete outras estátuas para mausoléus do mesmo cemitério (por exemplo, osbustos de bronze do escritor Honoré de Balzac e do médico Samuel Hahnemann). 

12/03/1818 - William Nichol Cresswell, pintor britânico (m. 1888)
William Nichol Cresswell (ShoreditchLondres12 de Março de 1818 – Seaforth19 de Junho de 1888) foi um pintor inglês que imigrou para o Canadá em 1848. É essencialmente conhecido pelas suas aguarelas ou quadros a óleo de paisagens e praias canadianas.
12/03/1841Franz Benque, fotógrafo alemão (m. 1921)
Franz Benque, conhecido no Brasil como Francisco Benque (Ludwigslust12 de março de 1841 — Villach(Áustria), 30 de março de 1921), foi um fotógrafo alemão. Filho de um professor de surdos-murdos, Benque nasceu em Ludwigslust, hoje uma cidade localizada nodistrito homónimo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Recebeu uma formação fotográfica de C.C. Hersen antes de mudar-se para a cidade italiana Trieste em 1864 onde abriu um estúdio em parceria com orelojoeiro italiano Guglielmo Sebastianutti (1825-1881), casando a enteada de Sebastianutti, Isabella, em1868. Mesmo reconhecido pela imprensa local e órgãos especializados, recebendo - entre outros - uma medalha de prata na Exposição mundial de Paris em 1867, Benque retornou para Alemanha em 1869 e abriu um estúdio com seu primo Conrad Kindermann em Hamburgo. Um ano depois, em 1870imigrou com a família para o Brasil. Com Alberto Henschel (1827-1882), umalemão natural de Berlim que migrou para o Brasil em 1866, dono da empresa "Photographia Allema de Alberto Henschel & C." com estúdios em Bahia e Pernambuco, estabeleceu a parceria "Henschel & Benque Photographia Allema" que se tornaria numa das mais renomadas casas de fotografia brasileiras na época. Em 1878 Benque voltou para Trieste e continuou trabalhar com Sebastianutti. Em 1903 mudou-se para cidade austríaca Villach, onde morreu em 1921.
12/03/1882Manuel Bastos Tigre, engenheiro, bibliotecário, escritor, publicitário e poeta brasileiro (m. 1957)
Manuel Bastos Tigre (Recife12 de março de 1882 — Rio de Janeiro1 de agosto de 1957) foi um bibliotecáriojornalistapoetacompositor,humorista e destacado publicitário brasileiro. Estudou no Colégio Diocesano de Olinda, onde compôs os primeiros versos e criou o jornalzinho humorístico O Vigia. Diplomou-se pela Escola Politécnica, em 1906. Trabalhou como engenheiro da General Electric e depois foi ajudante de geólogo nas Obras Contra as Secas, no Ceará. Foi homem de múltiplos talentos, pois foi jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, além de engenheiro e bibliotecário. E em todas as áreas obteve sucesso, especialmente como publicitário. "É dele, por exemplo, o slogan da Bayer que correu o mundo, garantindo a qualidade dos produtos daquela empresa: "Se é Bayer é bom". Foi ele ainda quem fez a letra para Ary Barroso musicar e Orlando Silva cantar, em 1934, o "Chopp em Garrafa", inspirado no produto que a Brahma passou a engarrafar naquele ano, e veio a constituir-se no primeiro jingle publicitário, entre nós." (As vidas..., p. 16). Prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional (1915) com tese sobre a Classificação Decimal. Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde serviu por mais de 20 anos. Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, é considerado o primeiro bibliotecário por concurso, no Brasil. No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário, que foi instituído em sua homenagem.  O slogan criado para a Bayer foi usado, por décadas, no Brasil e em países de língua espanhola.

12/03/1932Barbara Feldon, atriz e ex-modelo americana, que protagonizou a série "Agente 86"
Barbara Feldon, nome artístico de Barbara Hall (Bethel Park12 de Março de 1932), é uma atriz e modelo dos Estados Unidos da América, conhecida pela personagem Agente 99 do cultuado seriado de televisão Agente 86. Barbara ganhou fama, na década de 1960, por atuar com Don Adams como sua parceira de trabalho e futura esposa no seriado, a agente 99. Ela também estrelou em Cheers e, como atriz-convidada de Paul Reiser, interpretou uma espiã em Mad About You.
12/03/1946 - Liza Minnelli, atriz e cantora americana
Liza May Minnelli (Los Angeles, 12 de março de 1946) é uma atriz e cantora americana. É filha do diretor Vincent Minnelli e da atriz e cantora Judy Garland (a menina de "O Mágico de Oz". Eternizou-se no cinema como a dançarina Sally Bowles, no filme que lhe rendeu um Oscar de melhor atriz, Cabaret. Abaixo, representada na Pop Art por Andy Warhol.
12/03/1965Naomi Morinaga, atriz japonesa
Naomi Morinaga (森永 奈緒美 Morinaga Naomi?KanagawaJapão12 de março de 1964) é uma atrizdublê e coreógrafa japonesa. Atuou em alguns seriados Tokusatsu em seu país natal, onde os maiores destaques foram Shaider, onde viveu Annie, e Spielvan, encarnando Helen. Nas duas séries, Naomi também participou, interpretando as canções Annie no Omakase (em Shaider) e Kanashimi no Helen (em Spielvan). Também teve um pequeno papel em Kamen Rider ZO, em 1993. No início da década de 1990, deixa a ramo e entra no mercado erótico, trabalhando como modelo de nudez e atriz de filmes eróticos. Faz certo sucesso nesse ramo, angariando fãs mais adultos. Posteriormente, casou-se em 1998 e se retira do meio artístico, dedicando-se à vida no lar. É mãe de um garoto de 11 anos. (fonte: Wikipedia japonesa) No Brasil, foi dublada por Patrícia Scalvi em Spielvan e Marisa Leal no Shaider.
12/03/1978 - Arina Tanemura, mangaka (ilustradora de mangás) japonesa
Arina Tanemura (種村 有菜, Tanemura Arina), vulgo Arinacchi, (Aichi, 12 de março de 1978) é uma mangaká muito conhecida pelo seu ótimo traço, que faz shoujo mangás. Seu nome real também é Arina Tanemura. Ela se formou em um colégio na prefeitura de Aichi, sua cidade natal, decidindo que seria uma mangaká. Começou com seu trabalho aos 18 anos, lançando sua primeira obra na revista Ribon, onde publica seus trabalhos até hoje. Suas obras mais conhecidas são Full Moon wo Sagashite e Kamikaze Kaitou Jeanne, ambos com 7 volumes, que também ganharam uma versão animada. Time Stranger Kyoko possui um OVA com 15 minutos. Shinshi Doumei Cross um mangá popular, sempre entrava no ranking dos mais vendidos toda vez que um 'tankoubon' era lançado. Terminou com 11 volumes. 

Mortes

12/03/1507César Bórgia, general e estadista italiano (n. 1475)
César Bórgia, Duque de Valentinois, (Setembro de 1475 - 12 de Março de 1507), Cesare Borgia, Duca Valentino em italiano, foi um príncipe italiano da Renascença européia.  Como a maioria dos segundos filhos da nobreza italiana, César foi educado em seus primeiros anos para se tornar um homem da Igreja, como seu pai. Indubitavelmente seu caráter não era de um religios]. Como o pai, César foi um sensual, e suas ligações femininas são amplamente reconhecidas desde sua adolescência. Foi apontado como amante de sua irmã Lucrécia Bórgia, embora tal informação não possua grandes confirmações. Abandona a carreira eclesiástica (para a qual tinha pouco gosto), utilizando como justificativa o assassinato do irmão João, o qual deveria substituir nos assuntos temporais (João era capitão das forças militares do papado). Feito Duque Valentino em 1498 pelo rei Luís XII de França, que queria um papa aliado, César Bórgia tornou-se modelo para o livro O Príncipe, de Maquiavel. Calculista e violento, tentou, com o apoio do pai, constituir um principado na Romanha em 1501No dia 31 de dezembro de 1502, para se livrar de seus inimigos (entre eles, Oliverotto de Fermo), convidou-os para seu palácio de Senigallia, depois aprisionou-os e assassinou-os. Após a morte de seu pai, foi encarcerado sucessivamente pelo Papa Júlio II e pelo rei de Castela. Escapando daquele reino, serviu como soldado no exército de Navarra (que tinha por rei o cunhado de César), e morreu aos trinta e um anos, no ano de 1507, em Viana, na Espanha. No cinema, César Bórgia foi representado por Orson Welles no filme Prince of Foxes, e nos video-games, César Borgia apareceu como o vilão no jogoAssassin's Creed Brotherhood. Encontra-se sepultado na Iglesia de Santa María de Viana, Viana, Navarrana Espanha. Abaixo > A vida da família Bórgia, por desregrada, sempre foi um referencial importante para escritores, cineastas, dramaturgos e, também pintores, como Bartolomeo Veneziano (2ª imagem).


12/03/1969Ademar Pereira de Barros, político brasileiro (n. 1901)
Adhemar Pereira de Barros (Piracicaba22 de abril de 1901 – Paris12 de março de1969) foi um aviadormédicoempresário e influente político brasileiro entre as décadas de1930 e 1960. Pertencente a uma família de tradicionais cafeicultores de São Manuel, no interior do estado de São Paulo, foi prefeito da cidade de São Paulo (1957–1961), interventor federal (1938–1941) e duas vezes governador de São Paulo (1947–1951 e 1963–1966). Seus seguidores, até hoje existentes, são chamados de "ademaristas". Concorreu à presidência da república do Brasil em 1955 e em 1960, conquistando, nestas duas eleições, o terceiro lugar. Os bairros paulistanos Cidade Ademar e Jardim Ademar de Barros, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Adhemar de Barros, no bairro do Campo Limpo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente, o Estádio Adhemar de Barros, em Araçatuba, e a Rodovia Adhemar de Barros são nomeados em sua homenagem.
12/03/2002Jean-Paul Riopelle, pintor e escultor canadense (n. 1923)
Jean-Paul Riopelle (Montreal7 de outubro de 1923 - Isle-aux-Grues12 de março de 2002) foi um pintor e escultor canadense. Nascido em Montreal, estudou com Paul-Émile Borduas em 1940 e foi membro do movimento Les Automatistes. Foi um dos signatários do manifesto Refus Global. Em 1949 muda-se para Paris onde continuou sua carreira como artista, lá vendeu uma imagem de "selvagem canadense". Em 1959 começou um relacionamento com a pintora estadunidense Joan Mitchell. Eles mantinham casas e estúdios separados perto de Giverny, onde Monet viveu. O casal era influenciado mutuamente, tanto intelecto como artisticamente, mas sua relação era tumultuosa, alimentada pelo álcool. O relacionamento terminou em 1979 . Sua pintura de 1992, Hommage à Rosa Luxemburg, é um tributo de Riopelle para Mitchell, que morreu naquele ano, e é considerada como um ponto alto de sua obra posterior. O estilo de Riopelle mudou gradualmente do Surrealismo para o Expressionismo abstrato, o qual usava uma miríade de cubos de cores suaves, aplicada à superfícies planas com uma espátula, em grandes telas para criar atmosferas com grande impacto visual.

Feriados e eventos cíclicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.