sexta-feira, 9 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 10 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

10 de março de 2012.
70º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 296 dias  para acabar o ano.
10/03/1822 Nasce o pintor holandês Willem Roelofs (m. 1897)
Willem Roelofs (Amsterdã10 de março de 1822 — Antuérpia12 de maio de 1897) foi um pintor holandês. É considerado um dos precursores da Escola de Haia, um grupo de pintores que se concentrava na atmosfera e no jogo de luzes da natureza. Durante a época que viveu em Bruxelas (1847-1887), Roelofs formou uma ligação entre a Escola de Barbizon francesa e a Escola de Haia, outro movimento realista que se opunha ao movimento romântico. Não obstante, seus primeiros trabalhos refletiam o estilo dominante da época, o romantismo. Paisagens dramáticas como Landschap bij naderend onweer (1850) demonstram a grandeza e o poder da natureza.

Eventos históricos

10/03/1557 – Pastores enviados por João Calvino e diversos teólogos leigos franceses, celebram o primeiro culto evangélico no Brasil. É o primeiro registro de culto protestante no Brasil, resultante da invasão francesa ao Rio de Janeiro.
Em 1555, uma expedição com cerca de cem homens, distribuídos em dois navios, comandada por Nicolas Durand de Villegagnon, dirigiu-se à baía de Guanabara, visando a estabelecer um núcleo de colonização. Inicialmente, aportaram à Isle Rattier (atual Forte Tamandaré da Laje), tentando erguer uma bateria defensiva, sendo expulsos pela alta da maré. Dirigiram-se, em seguida, à ilha de Serigipe (atual ilha de Villegagnon), onde se estabeleceram definitivamente, erguendo o Forte Coligny. A denominada França Antártica abrigava colonos protestantes calvinistas e elementos católicos que procuravam evitar as guerras religiosas que então dividiam a Europa. Em 1558 Villegagon retornou à França, após incidentes causados pela indisciplina de alguns colonos que procuravam as indígenas locais e pelas rixas entre católicos e protestantes. Condenou à morte e executou vários colonos, expulsando os calvinistas para as margens da baía.
10/03/1876Alexander Graham Bell faz a primeira chamada telefônica dizendo: "Senhor Watson, venha aqui, eu quero vê-lo"
Alexander Graham Bell (Edimburgo3 de Março de 1847 — Nova Escócia2 de Agosto de 1922) foi um cientistainventor e fundador da companhia telefónica Bell. Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269. Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell nosa nos 1870. Bell não só assumiu legitimamente os direitos de fabricação e comercialização, como se apropriou, de forma ilegítima, dos direitos de paternidade do invento. Abaixo, Antonio Meucci e o telefone original.

10/03/1952Fulgencio Batista lidera um golpe de Estado bem-sucedido em Cuba
Fulgencio Batista y Zaldívar (Banes16 de janeiro de 1901 — Marbella6 de agosto de 1973) foi quem ostentou o poder de facto em Cuba de 1933 a 1940 e o presidente oficial do país de 1940 a 1944 e novamente de 1952 a 1959, como ditador. Foi deposto por Fidel Castro em 1959 e obteve exílio permanente na Ilha da Madeira e no Estoril em Portugal e depois em Espanha, morrendo emGuadalmina, Espanha. No primeiro período de seu governo entre 1933 e 1944, exerceu um governo forte. Batista consolidou o seu poder concentrando em si todas as nomeações para os cargos públicos. Durante o primeiro mandato de Batista, Cuba cooperou na Segunda Guerra Mundial com os aliados e declarou guerra ao JapãoAlemanha e ItáliaEm Março de 1952 regressou ao poder, novamente através de um golpe militar. Passou então a governar como um verdadeiro ditador, contando com o reconhecimento diplomático e apoio militar dos EUA. Instaurou um regime autoritário, mandando prender os seus opositores e restringindo as liberdades através do controle da imprensa, da universidade e do congresso, usando métodos terroristas e fazendo fortuna para si e para seus aliados  O regime de Batista foi derrubado em 1959 por um ataque de forças rebeldes comandadas por Fidel Castro.

Nascimentos

10/03/1777Louis Hersent, pintor francês (m. 1860)
10/03/1876Edvard Eriksen, escultor dinamarquês (m. 1959)
Edvard Eriksen (10 de março de 1876 — 12 de janeiro de 1959) foi um escultor dinamarquês. Foi conhecido pela sua obra "Pequena Sereia" terminada em 1913 e situada em Copenhage, na Dinamarca. 
10/03/1928Sarita Montiel, atriz e cantora espanhola
Sarita Montielnome artístico de María Antonia Alejandra Vicenta Elpidia Isidora Abad Fernández, (Campo de Criptana, província de Montiel, Ciudad Real), Espanha10 de marçode 1928) é uma atriz e cantora espanhola, com atuação no México e nos Estados Unidos (Hollywood).  Sara Montiel (conhecido na Espanha como Sarita Montiel) teve destaque em Hollywood; manteve certa amizade com personalidades muito importantes do cinema, como Marlon Brando, James Dean, ou a filha de Alfred Hitchcock. Uma fotografia que Sara fez com Dean, é a última que se conhece do mito de Juventude Transviada. Foi com esta mesma foto que se anunciou a morte de James Dean num acidente de carro por todo o mundo. Como cantora conseguiu grandes sucesso em sua carreira, sobretudo quando trouxe de volta a moda o “cuplé” com sua insinuante forma de cantar. Seu estilo pessoal é inconfundível; boleros como Contigo Aprendí ou Besame Mucho deram a volta ao mundo com sua voz. Mas sem dúvida a canção com a qual sempre será identificada é Fumando espero, que na época de sua gravação, fumar era tido como algo elegante, mas que hoje é mal-visto. Seu último filme, Cinco almohadas para una noche, não conseguiu o sucesso das anteriores, O cinema espanhol vivia a época do “destape” (uma espécie de chanchada dos fins do governo de Franco). Sara Montiel decidiu então separar-se desse tipo de filme e se entregou por inteiro ao teatro, como já haviam feito outras estrelas. Espetáculos musicais como Doña Sara de la Mancha, demonstraram incrível capacidade para encantar o público, agora a partir de um cenário, de onde podiam ver a diva ao vivo, diretamente. Saritísima ou Saritízate são dois exemplos dos muitos espetáculos teatrais que Sara Montiel apresentou com bastante êxito. Na televisão protagonizou dois programas: Sara y punto, realizado por Eduardo Stern e Vem al paralelo com o qual esteve duas temporadas, sendo então a indiscutível rainha do espetáculo de Barcelona u de TVE-2 (rede educativa estatal espanhola).
10/03/1945Wanderley Cardoso, cantor brasileiro
Wanderley Conti Cardoso (São Paulo10 de março de 1945) é um cantor brasileiro.  Foi apresentador de rádio e televisão e participou como um dos trapalhões no programa "Os Adoráveis Trapalhões" na extinta TV Excelsior, ao lado de Renato AragãoTed Boy Marino e Ivon Curi. O cantor aparece em um número musical no filme de 1966 de Renato Aragão, Na Onda do Iê-iê-iê, no qual também pode ser visto Wilton Franco, que criou o famoso programa humorístico para a TV Excelsior.  Ao longo de sua carreira, gravou mais de 900 músicas e vendeu cerca de dezesseis milhões de cópias de seus 84 discos. Morando no Rio de Janeiro, atualmente é evangélico e canta músicas da áurea época da Jovem Guarda, e suas mais novas canções Gospel. Recentemente lançou um DVD, com participações de vários artistas brasileiros. 
10/03/1958 - Sharon Stone, atriz estado-unidense
Sharon Vonne Stone (Meadville10 de março de 1958) é uma atrizmodelo e produtora americana. Aos dezenove anos, foi candidata a Miss Pensilvânia, mudou-se para Nova Jersey e foi contratada pela agência Ford Models. Após viver na Europa por algum tempo e participar de comerciais das empresasBurger King e Maybelline, retornou aos Estados Unidos decidida a atuar profissionalmente e conseguindo seu primeiro papel no filme Stardust Memories, de Woody Allen, em 1980. A atriz chegou a posar nua na revista Playboy, ná época do filme Basic Instinct. Além do inglês, fala fluentementeitaliano. Possui uma estrela na Calçada da Fama. Na franquia cinematográfica sobre Alan Quatermain contracenou com o ator Richard Chamberlain, famoso pelo seriado Dr. Kildare. Participou de um episódio da série de longas Loucademia de Polícia. Teve três casamentos, o último com o jornalista e executivo Phil Bronstein, mas hoje está solteira. Tem três filhos adotivos (Roan Joseph Brostein, Laird Vonne Stone e Quinn Stone), o primeiro quando ainda estava unida a Bronstein. A atriz é filha de Joseph Stone e Dorothy Stone e tem dois irmãos (Mike Stone e Patrick Stone) e uma irmã (Kelly Stone). Em 1984, chegou a ser cotada para fazer o filme Indiana Jones and the Temple of Doom (Indiana Jones e o Templo da Perdição) mas o papel de Willie Scott, namorada de Indiana Jones, foi interpretado por Kate Capshaw.
10/03/1970 - Fofão, atleta de voleibol brasileira
Hélia Rogério de Souza Pinto, mais conhecida como Fofão (São Paulo10 de março de 1970), é uma jogadora de voleibol brasileira que atua como levantadora. Pela Seleção Brasileira, de 1991 a2008, disputou 340 partidas e esteve presente em cinco edições consecutivas dos Jogos Olímpicos, iniciando em 1992. É a atleta mais vitoriosa do vôlei brasileiro pois, além de ter sido campeã olímpica em 2008, foi medalhista de bronze em 1996 e 2000, sendo a única a conseguir tal feito.  Em 7 de Setembro de 2008 Fofão se despede da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei conquistando a medalha de ouro no Torneio de Voleibol Final Four em Fortaleza (Brasil), vencendo a equipe da República Dominicana por 3 x 0.Sendo este o seu 340° jogo defendendo a camisa verde amarela.Fofão é eleita a melhor levantadora e a jogadora MVP do torneio. 
10/03/1973 -  modelo tcheca
Eva Herzigová (Litvínov10 de Março de 1973) é uma modelo e atriz checaEva Herzigová, aos dezesseis anos, aproveitando uma visita com os pais a Praga, participou num concurso de manequins realizado pela agência francesa Metropolitan. Curiosamente, na sua juventude, a modelo checa nunca pensou em fazer carreira na moda e dedicava-se bastante ao desporto, achando que sua irmã poderia ter mais sorte como modelo. Mas esta não quis entrar no concurso e Eva tentou a sua sorte. Acabou por vencer e, meio ano depois, já estava em Paris para dar início a uma bem sucedida carreira como manequim internacional, onde ganhou mais fama nas revistas de moda do que nas passerelas.  A imagem de Eva acabou por ser associada à da actriz norte-americana Marilyn Monroe, um pouco como aconteceu com Claudia Schiffer. Aliás, foi sem espanto que, em 1992, sucedeu à modelo alemã como rosto da Guess?. Esta associação à marca de roupa Guess? tornou-a conhecida em todo o mundo. Pouco tempo depois fez a capa da revista Elle e assinou contrato com a casa de lingerie Wonderbra, onde também passou a ser a cara da empresa, o que transformou Eva, definitivamente, numa das mais conceituadas manequins internacionais.
10/03/1984 - Carol Castro, atriz brasileira
Carolina Osório de Castromais conhecida como Carol Castro (Rio de Janeiro10 de março de1984), é uma atriz brasileira filha do ator e diretor de teatro Lucca de Castro e da terapeuta corporal Cecília Castello Branco.  Foi alvo de uma controvérsia jurídica quando fez a matéria de capa da revista Playboy, em agosto de 2008, mês em que a revista completou 33 anos de sua edição brasileira. O ensaio foi realizado em vários pontos históricos da cidade de Salvador simulando cenas da obra de Jorge Amado. Numa das fotografias, apareceu segurando um crucifixo, o que gerou protestos dos católicos. O caso virou matéria do jornal italiano La Repubblica, dizendo que novas edições da revista com a foto em questão foram proibidas por decisão judicial.  A ação foi aberta pelo Instituto Juventude Pela Vida, do Rio de Janeiro, e por um padre de GoiásA decisão do Juiz Oswaldo Peixinho, da 29ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou que a Editora Abrilestava proibida de realizar ensaios, com quaisquer modelos, utilizando motivos religiosos. A editora também foi proibida de utilizar a referida foto , da Playboy, em outras revistas do grupo. A revista, justificou a foto em questão: "É simples: no ensaio inteiro, ela representa personagens de Jorge Amado. Foi tudo no contexto da personagem". Já Carol Castro desculpou-se: "Peço desculpas se ofendi alguém".

Mortes

10/03/1769Marceliano de Araújo, escultor português (n. 1690)
Marceliano de Araújo (Braga, c. 1690 - 10 de Março de 1769) foi um escultor português. Trabalhou tanto a madeira como a pedra, sendo conhecido pelos seu trabalhos em talha em diversas igrejas, sobretudo da região de Braga. De salientar os seus trabalhos:Igreja da Misericórdia de BragaIgreja de São Paulo (Braga)Fonte do Pelicano, no centro da Praça do Município (Braga). Abaixo, entalhe feito por Marceliano de Araújo para acomodação do órgão da Igreja Sé de Braga.
1826João VI de Portugal (n. 1767), pai de D. Pedro I do Brasil (depois D. Pedro IV de Portugal)
Em 4 de março de 1826, Dom João, vindo do Mosteiro dos Jerônimos onde almoçara, recolheu-se ao Paço da Bemposta sentindo-se mal. Iniciaram vômitos, convulsões e desmaios, que duraram alguns dias. O enfermo pareceu melhorar, mas por prudência designou sua filha, a infanta Isabel Maria, como regente. Na noite do dia 9 a moléstia se agravou, e perto das 5 horas do dia 10, faleceu. Os médicos não puderam determinar exatamente acausa mortis, mas suspeitou-se de envenenamento. Seu corpo foi embalsamado e sepultado no mausoléu dos reis de Portugal, o Panteão dos Braganças, no Mosteiro de São Vicente de Fora. A infanta assumiu imediatamente o governo interino e Dom Pedro foi reconhecido legítimo herdeiro, como Dom Pedro IV de Portugal. Recentemente uma equipe de pesquisadores exumou o pote de cerâmica chinesa que continha as suas vísceras. Fragmentos do seu coração foram reidratados e submetidos a análises, que detectaram uma quantidade de arsênico suficiente para matar duas pessoas, confirmando as suspeitas de que o rei foi em verdade assassinado. As suspeitas recaíram sobre sua mulher, Carlota Joaquina, mas não existe nenhum indício  seguro de que ela teve participação no acontecimento.
1959Adolfo Fonzari, pintor, cenógrafo e decorador brasileiro (n. 1880)
Adolfo Fonzari (Gorizia7 de abril de 1880 — São Paulo10 de março de 1959) foi um pintordesenhistacenógrafo e decorador ítalo-brasileiro. Amigo do também pintor José Pancetti que, quando moço, trabalhou como ajudante na oficina de decoração mantida por Fonzari. Foi aluno de Oscar Pereira da Silva e estudou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Abaixo, quadro com uma vista do Rio Tamanduateí, em São Paulo.
10/03/1994Aurelio Gallepini, desenhista italiano (n. 1917)
Aurelio Galleppini, conhecido como Galep, (Casale di Pare20 de agosto de 1917 — Chiavari10 de março de 1994) foi um desenhista italiano, conhecido por dar à personagem Tex. Depois que a Segunda Guerra Mundial terminara, Galep dedica-se à pintura e passa a ministrar aulas em dois colégios de Cagliari, até Nerbini chamá-lo para adaptar Pinóquio e alguns episódios de Mandrake. Em junho de 1948 Galep muda-se para Milão, onde dedica-se inteiramente num novo projeto com G. L. Bonelli, então na Editora Audace. Ambos criaram Occhio Cupo e algum tempo depois Galep desenhou o primeiro roteiro de Tex. Inicialmente, as 32 tiras semanais que compunham cada edição de Tex eram produzidas inteiramente por Galep, mas este, aos poucos, vai sendo obrigado a recorrer à ajuda de amigos como Virgílio Muzzi e Francesco Gamba, que se revezam com ele, ora fazendo os esboços, ora finalizando seu lápis.
10/03/2008 - Rogério Ribeiro, artista plástico português (n. 1930)
Rogério Ribeiro (Estremoz31 de Março de 1930 - Lisboa10 de Março de 2008) foi um artista plástico português. Fez a sua formação acadêmica em pintura, na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, actual Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Foi sócio-fundador da Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses (1956), onde desenvolveu intensa atividade como gravador. Trabalhou em cerâmica e em tapeçaria por encomenda de particulares, empresas e organismos oficiais. Em 1961 iniciou a sua actividade de professor de Pintura e Tecnologia na Escola de Artes Decorativas António Arroio (Lisboa). Primeiros trabalhos no âmbito do Design de Equipamento e Gráfico (1964) e colaboração com vários arquitetos nos estudos de cor e integração de materiais e trabalhos artísticos. Foi professor da ESBAL desde 1970, instituição onde, em 1974, coordenou o grupo de trabalho de reestruturação do currículo escolar na área do Design. Em 1983 foi co-autor do projeto da Galeria de Desenho do Museu Municipal de Estremoz, com Joaquim Vermelho, Armando Alves e José Aurélio, entre outros.

Feriados e eventos cíclicos







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.