quinta-feira, 8 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 9 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

9 de março de 2012.
69º dia do ano no calendário gregoriano,
Faltam 297 dias  para acabar o ano.
09/03/1734 – Nasce Francisco Bayeu, pintor espanhol (m. 1795)
Francisco Bayeu y Subías (Saragoça9 de março de 1734 — Madri4 de agosto de 1795) foi um pintor espanhol, cunhado de Francisco de Goya. Seu estilo era um misto de rococó francês com o classicismo acadêmico de Mengs. Bayeu criou afrescos para a Catedral de Nossa Senhora do Pilar e de Toledo; fora nomeado pintor da corte de Carlos III em 1767 e decorou os palácio reais de MadriLa GranjaEl Pardo e AranjuezAbaixo, o quadro da Sagrada Família. A propósito, já se disse que os grandes mestres pintavam Madonas maravilhosas, mas os bebês... como eram feios os bebês!

Eventos históricos

09/03/1497 – Nicolau Copérnico registra sua primeira observação: um eclipse da estrela Aldebarã.
Alpha Tauri (α Tau) conhecida como Aldebarã ou Aldebaran é a estrela mais brilhante da constelaçãoTaurus. É também designada pelos nomes de Cor TauriParilicium ou ainda, pelos códigos HR 1457 e HD 29139. Na Grécia antiga era conhecida como "tocha" ou "facho". Pela ASTRONOMIA, ela se situa a 72 anos-luz da Terra e que é 360 vezes mais luminosa que o Sol (outras, ainda, referem apenas 100 vezes mais luminosa). Em 1997, uma equipa de astrônomos (incluindo Artie P. Hatzes e William D. Cochran) anunciou a descoberta de um corpo satélite que pode ser um grande planeta ou uma anã castanha que terá, no mínimo, 11 vezes a massa de Júpiter e que orbitaria a uma distância de 1.35 UA. A descoberta não foi, contudo, ainda confirmada por outros astrónomos, sendo referidas outras explicações para os dados apresentados. Pela ASTROLOGIAAldebarã é considerada uma estrela propícia, portadora de honra e riqueza. Segundo Ptolomeu, é da natureza de Marte. O astrólogo e alquimista Cornelius Agrippa escreveu que "o talismã feito sob Aldebarã com a imagem de um homem voando, confere honra e riquezaÉ uma das quatro “estrelas reais” (a guardiã do leste), assim designadas pelos Persas, cerca de 3000 a.C.. Também como guardiã do leste corresponde, na tradição, ao arcanjo Miguel ("o que é como Deus"), o Comandante dos Exércitos Celestes. Indicou o equinócio de outono no hemisfério norte em uma fase inicial da história a que se referem escrituras védicasPara os cabalistas é associada à letra inicial do alfabeto hebraico, Aleph, e portanto à primeira carta do Tarô, O Mago. Segundo a mitologia própria daStregheria, ou bruxaria tradicional italiana, Aldebarã é um anjo caído que, durante o equinócio da Primavera, marca a posição de Guardião da porta oriental do céu. Abaixo, uma idéia comparativa do tamanho de Aldebarã em relação ao Sol.
09/03/1796 – Casamento de Napoleão Bonaparte com a sua primeira mulher Josefina de Beauharnais.
Josefina de Beauharnais (nascida Marie Josèphe Rose Tascher de la PagerieMartinica23 de Junho 1763Île-de-France29 de Maio 1814) foi a primeira mulher de Napoleão Bonaparte, sendo, portanto, a mulher mais influente da França durante o Primeiro Império. Com a idade de quinze anos, foi para a França para casar com o Visconde de Beauharnais. Após ter dois filhos com Josephina, Alexandre foi guilhotinado em consequência dos anos de Terror, em meio a Revolução FrancesaNo ano de 1796, viúva e com dois filhos voltou a casar, dessa vez com o General Napoleão Bonaparte, que mais tarde viria a se tornar 1° Imperador dos Franceses. É sabido que Napoleão gostava muito dos filhos de Josefina, ao ponto de os adotar oficialmente como seus, não permitindo que os chamassem de adotivos. Tornou-se Imperatriz da França, quando Napoleão se auto coroou na catedral de Notre-Dame, que fora o local para executar essa cerimônia, ocasião em que retirou a coroa das mãos do Papa Pio VII, colocando ele mesmo a coroa na cabeça. Imediatamente depois, o próprio Imperador coroou a sua esposa. Hortênsia de Beauharnais, filha de Josefina se casou com Luís Bonaparte, irmão de Napoleão e Rei da Holanda(posição que conseguiu graças a Napoleão, tal como sua patente no exercito anos antes). Hortênsia era contra o casamento, e só aceitou sob influência de Josefina, que temia um desentendimento familiar. Em 1809, o Imperador decidiu divorciar-se dela — Josefina teria ficado estéril, não podendo dar à França um herdeiro —, ocasião em que a imperatriz se retirou para o seu lugar preferido, o castelo de Malmaison. Relatos históricos comprovam que Napoleão desconfiava que sua esposa o traia. Ainda que mandasse cartas desesperadas, sabedor da volúpia de Josefina, a perdoou até descobrir a infertilidade da esposa, Josefina faleceu no ano de 1814 aos 51 anos.

da história, onde o USS Monitor da União enfrentou o CSS Virginia da Confederação.
09/03/1954Macartismo: a CBS transmite pela televisão o episódio See It Now, "Uma Denúncia sobre o Senador Joseph McCarthy", produzido por Edward R. Murrow.
Macartismo (em inglês McCarthyism) é o termo que descreve um período de intensa patrulhaanticomunista, perseguição política e desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos que durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950. Foi uma época em que o medo doComunismo e da sua influência em instituições americanas tornou-se exacerbado, juntamente ao medo de ações de espionagem promovidas pela OTAN. Originalmente, o termo foi cunhado para criticar as ações do senador americano Joseph McCarthy, tendo depois sido usado para fazer referências a vários tipos de condutas, não necessariamente ligadas às elaboradas por McCarthy. Durante o Macartismo, muitos milhares de americanos foram acusados de ser comunistas ou filocomunistas, tornando-se objeto de investigações agressivas. A maior parte dos investigados pertencia ao serviço público (como Alger Hiss), à indústria do espetáculo ( ex.Barbara Bel Geddes), cientistas (David Bohm), educadores e sindicalistas. As suspeitas eram freqüentemente dadas como certas mesmo com investigações baseadas em conclusões parciais e questionáveis, além da magnificação do nível de ameaça que representavam os investigados. Muitos perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída e alguns foram até mesmo presos e levados ao suicídio. O Macartismo realizou o que alguns denominaram "caça às bruxas" na área cultural, atingindo atores,diretores e roteiristas que, durante a guerra, manifestam-se a favor da aliança com a União Soviética e, depois, a favor de medidas para garantir a paz e evitar nova guerra. O caso mais famoso nesta área foi Charlie Chaplin. Já entre os delatores, o nome mais famoso é o do produtor cinematográfico Walt Disney.

Nascimentos

09/03/1743Johann Kaspar Füssli, pintor e entomólogo suíço (m. 1786)
Johann Kaspar Füssli (Zurique9 de março de 1743 — Winterthur4 de maio de 1786) foi um pintor e entomólogo suíço. Sua especialidade era a representação de plantas e insetos. Füssli também foi bibliotecário e professor de desenho num orfanato em Zurique. Era filho de Johann Caspar Füssli (1706-1782) e de Anna Elisabeth Waser, e irmão do também pintor Heinrich Füssli (1741-1825).
09/03/1854Francesco Matarazzo, empresário brasileiro (m. 1937)
Francesco Antonio Maria Matarazzo, Conde Matarazzo (Castellabate9 de março de 1854 — São Paulo10 de dezembro de 1937), mais conhecido no Brasil como Francisco Matarazzo, foi um agricultor italiano que, em 1881, emigrou para o Império do Brasil, tornando-se, neste país, mascate e, posteriormente, empresário. Matarazzo morreu na condição de homem mais rico do país, com uma fortuna de 10 bilhões de dólares estadunidenses, sendo o criador do maior complexo industrial da América Latina do início do século XX. A riqueza produzida por suas indústrias ultrapassava o PIB de qualquer estado brasileiro, exceto São Paulo] Sendo um dos três patriarcas do ramo ítalo-brasileiro da família MatarazzoFrancesco não pertencia à nobreza italiana nem à nobreza de outros países da Europa, no entanto, no Brasil, já bilionário, vem a ajudar a Itália durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1917), enviando milhões de dólares estadunidenses e demais mercadorias. Em reconhecimento a ajuda milionária, recebe do rei Vítor Emanuel III o título nobiliárquico de O Muito Honorável Conde Matarazzo, no ano do término da guerra - 1917 -. A importância de Francesco Matarazzo para o cenário econômico do Brasil só é comparável à que teve o visconde de Mauá no Segundo Reinado do Império brasileiro, tendo sido um dos marcos da modernização do país. Após sua morte. o império se esfacelou nas mãos dos sucessores.


09/03/1859João Vaz, pintor português (m. 1931)
João José Vaz (Setúbal9 de Março de 1859 — Lisboa17 de Fevereiro de 1931) foi um pintor e professor português. Matriculou-se em 1872 na Academia das Belas-Artes de Lisboa, onde teve, entre outros professores, Silva Porto. Concluiu o curso em 1878. Primeira exposição na Sociedade de Geografia de Lisboa, em 1881. Participou, com óleos e aguarelas, em exposições da Sociedade Promotora de Belas-Artes, do Grémio Artístico, da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Integrou o Grupo do Leão. É especialmente conhecido como pintor decorador e como marinhista. O Grupo do Leão foi uma tertúlia de artistas portugueses que se reunia na Cervejaria Leão de Ouro em Lisboa, entre 1881 e 1889. O grupo contava com jovens artistas que viriam a destacar-se como Silva PortoJosé Malhoa e os irmãos RafaelColumbano Bordalo Pinheiro, sendo responsável pela divulgação e pelo sucesso da pintura do Naturalismo em Portugal. Em 1885 o "Grupo do Leão" foi imortalizado num óleo sobre tela com o mesmo nome, da autoria do pintor Columbano Bordalo Pinheiro.
09/03/1863 - Antônio Rafael Pinto Bandeira, pintor brasileiro (m. 1896)
Antônio Rafael Pinto Bandeira (Niterói9 de março de 1863 - Rio de Janeiro28 de agosto de 1896) foi um pintor e professor brasileiro da segunda metade do século XIX. Descendente de escravos, Antônio Rafael Pinto Bandeira ingressou na Academia Imperial de Belas Artes aos dezesseis anos. Entre 1879 e 1884, foi discípulo de Zeferino da Costa. Em 1887, Pinto Bandeira muda-se para Salvador, onde permaneceu por vários anos. Na capital baiana, foi professor de desenho e paisagem do Liceu de Artes e Ofícios. Em 1890, retorna à sua cidade natal, onde tenta, em vão, fundar uma "Escola de Belas Artes". É considerado um dos maiores paisagistas e marinhistas brasileiros do século XIX. Abaixo, o quadro "Cabeça de homem".
09/03/1953Lucinha Lins, atriz e cantora brasileira
Lúcia Maria Werner Vianna Lins, conhecida como Lucinha Lins, (Rio de Janeiro9 de março de1953) é uma atriz e cantora brasileira.  No começo dos anos 70, já casada com Ivan Lins, Lucinha participou dos shows do cantor como vocalista e percussionista. Paralelamente, Lucinha Lins cantou em festivais de música brasileira e começou a gravar jingles. Vieram, então, os comerciais de televisão, que acabaram por revelar o belo rosto escondido atrás daquela bela voz.  Como atriz de TV, estreou na série Plantão de Polícia. Posteriormente trabalhou na série Sítio do Picapau Amarelo como a personagem Rapunzel e foi uma das protagonistas da minissérie Rabo-de-Saia, com direção de Walter Avancini, onde vivia uma das três mulheres do personagem de Ney Latorraca. Viveu ainda a personagem Mocinha, na novela Roque Santeiro (1985). Mas seu papel mais lembrado pelo publico e pela critica foi Estela, da novela A Viagem, onde ela brilhou em cenas de grande intensidade dramatica e mostrou ser uma das mais talentosas atrizes do Brasil. 
09/03/1955 - Ornella Muti, atriz italiana
Ornella Muti, nome artístico de Francesca Romana Rivelli, (Roma9 de março de 1955) é uma atriz italiana. Ornella, modelo infantil, estreou no cinema em 1970, ainda com quatorze anos, no filme La Moglie Più Bella , de Damianio Damiani. Nos anos 70 e 80 trabalhou com alguns dos maiores cineastas da Europa, como Volker Schlöndorff e Marco Ferreri, além de atuações em filmesnorte-americanos. Seus filmes mais conhecidos são Um Amor de Swann , com Jeremy Irons e Crônica de uma Morte Anunciada, baseado no livro de Gabriel Garcia Marquez, de Francesco Rosi, os dois nosanos 80. Em 1994 foi eleita "A Mulher Mais Bonita do Mundo" por pesquisa internacional entre os leitores da revista Class.
09/03/1964 - Juliette Binoche, atriz francesa
Juliette Binoche (Paris9 de março de 1964) é uma atriz francesa.  Binoche nasceu em Paris, filha do cineasta, ator e escultor Jean-Marie Binoche, e de Monique Stalens, professora, realizadora, e atriz. A mãe de Juliette Binoche é de ascendência polaca, e os seus avós maternos de origem polaca e católica estiveram presos em Auschwitz por serem considerados intelectuais. Binoche tem também ascendência francesa, flamenga, brasileira e marroquina  Em 1996, a enfermeira canadense Hana, seu papel em The English Patient trouxe-lhe a consagração, simbolizada pelo Óscar de melhor atriz coadjuvante, tendo superado a favorita Lauren Bacall, cuja experiência a Academia de Hollywood preferiu ignorar. Nos bastidores, Juliette afirmou que Lauren é que merecia o prêmio. Em 2000, foi indicada para o Óscar de melhor atriz por seu trabalho em Chocolat, mas foi vencida por Julia Roberts (por Erin Brockovich). Além do cinema (é a artista mais bem-paga do cinema francês), Juliette também atua nos palcos da Broadway.
09/03/1983 - Maite Perroni, atriz e cantora mexicana, participante da novela "Rebelde" e do grupo RDB.
Maite Perroni Beorlegui (Cidade do México9 de março de 1983) é uma atrizcantoradançarinamodelo e compositora mexicana. Antes de estudar no CEA, Maite já demonstrava seu talento: quando criança, participou de dois comerciais, Pelón Pelo Rico (comercial de doces) e Pintura Acuario. Em 2001, participou do videoclipe 'Veneno de Amor' da cantora Nina, famosa no México na época. Após algumas peças dentro do CEA, Maite foi convidada a fazer testes para a nova novela de Pedro Damián, Rebelde, conseguindo o papel de Lupita, que na versão original saíria no final da primeira temporada da novela juvenil, porém com o posto de uma das cantoras do grupo formado dentro da novela, RBD, e o número alto de pessoas que gostavam tanto dela quanto do personagem, o papel prosseguiu até o final do drama juvenil. Com o RBD, grupo integrado por Anahí, Dulce María, Christian Chávez, Christopher Uckermann, Alfonso Herrera e Maite, lançaram 5 álbuns em espanhol, 3 versões em português, 1 em inglês e 2 coletâneas com os maiores sucessos. Além de 7 DVDs que gravaram as imagens dessa trajetória, sendo 3 deles gravados no Brasil. Com mais de 15 milhões de discos vendidos, o grupo mexicano se tornou um fenômeno musical e mundial no período de 2004 à 2008, quando foi anunciado o fim do grupo. No ano de 2009 foi lançado o CD Para Olvidarte de Mí e o DVD Live in Brasília que deu por fim os trabalhos do grupo.
09/03/1992 - María Eugenia Suárez, atriz e cantora argentina
María Eugenia Suárez Riveiro, mais conhecida como Eugenia Suárez (Buenos Aires9 de marçode 1992) é uma atrizcantora e modelo argentina. Ficou famosa por interpretar Jazmín na novela Casi Ángeles e por ter feito parte da banda Teen Angels.


Mortes

09/03/1892 - Benno Adam, pintor alemão (n. 1812)
Benno Raffael Adam (Munique15 de Julho de 1812 - Kehlheim9 de Março de 1892) foi um pintor naturalista alemão, especializado em retratos de animais e cenas de caçanaturezas-mortas ou cenas de mercados. Era filho do pintor Albrecht Adam. Muitos dos seus estudos de animais foram popularizados em litografias
09/03/2007 - Gerardo Melo Mourão, jornalista e escritor brasileiro (n. 1917)
Gerardo Majella Mello Mourão (Ipueiras8 de janeiro de 1917 — Rio de Janeiro9 de março de 2007) foi um jornalistapoeta e escritor brasileiro. Era membro da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Brasileira de Hagiologia e do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Era um dos mais respeitados escritores brasileiros no exterior. Católico praticante, pertenceu ao movimento integralista, tendo estado preso dezoito vezes durante as ditaduras de Getúlio Vargas e de 1964-1985. Numa delas, ficou no cárcere cinco anos e dez meses (19421948). No documentário "Soldado de Deus" (2004), dirigido por Sérgio Sanz, Gerardo Mello Mourão declara que saiu do integralismo no período em que esteve preso pelo Estado Novo de Getúlio Vargas, e afirma, contundentemente, que "foi" integralista e não o era mais desde então. Em 1968 é novamente preso, acusado dessa vez de comunismo pelo AI-5 no período da ditadura militar; nessa ocasião divide cela com nomes como Zuenir VenturaZiraldoHélio Pellegrino e Osvaldo Peralva.  Já na maturidade, foi candidato a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 1979. Em 1999ganhou o Prêmio Jabuti pelo épico Invenção do Mar. Gerardo Mello Mourão é pai do artista plástico Tunga, que tem sua obra reconhecida internacionalmente.

Feriados e eventos cíclicos

Reino Unido

  • Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Igreja Católica

Brasil

Aniversário da Cidade de Joinville- Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.