segunda-feira, 5 de março de 2012

Milestones > Eventos em destaque no dia 6 de março de 2012 > Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

6 de março de 2012.
66º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 300 dias  para acabar o ano.
06/03/1475 – Nasce Michelangelo, pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano (m. 1564)
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese6 de Março de 1475 — Roma18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo ou Michelangelo, foi um pintorescultorpoeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio. Michelangelo foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de admiradores. Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.

Eventos históricos

1429Joana d'Arc encontra Carlos VII, o Delfim em Chinon
Aos 16 anos, Joana foi a Vaucouleurs, cidade vizinha a Domrèmy. Recorreu a Robert de Baudricourt, capitão da guarnição armagnac estabelecida em Vaucouleurs para lhe ceder uma escolta até Chinon, onde estava o delfim, já que teria que atravessar todo o território hostil defendido pelos aliados ingleses e borguinhões. Quase um ano depois, Baudricourt aceitou enviá-la escoltada até o delfim. A escolta iniciou-se aproximadamente em 13 de fevereiro de 1429. Entre os seis homens que a acompanharam estavam Poulengy e Jean Nouillompont (conhecido como Jean de Metz). Jean esteve presente em todas as batalhas posteriores de Joana d'Arc. Portando roupas masculinas até sua morte, Joana atravessou as terras dominadas por Borguinhões, chegando a Chinon, onde finalmente iria se encontrar com Carlos, após uma apresentação de uma carta enviada por Baudricourt. Chegando a Chinon, Joana já dispunha de uma grande popularidade, porém o delfim tinha ainda desconfianças sobre a moça. Decidiram passá-la por algumas provas. Segundo a lenda, com medo de apresentar o delfim diante de uma desconhecida que talvez pudesse matá-lo, eles decidiram ocultar Carlos em uma sala cheia de nobres ao recebê-la. Joana então teria reconhecido o rei disfarçado entre os nobres sem que jamais o tivesse visto antes. Joana teria ido até ao verdadeiro rei, se curvado e dito: "Senhor, vim conduzir os seus exércitos à vitória". Sozinha na presença do rei, ela o convenceu a lhe entregar um exército com o intuito de libertar Orléans. Porém, o rei ainda a fez passar por provas diante dos teólogos reais. As autoridades eclesiásticas em Poitiers submeteram-na a um interrogatório, averiguaram sua virgindade e suas intenções. Convencido do discurso de Joana, o rei entrega-lhe às mãos uma espada, um estandarte e o comando das tropas francesas, para seguir rumo à libertação da cidade de Orléans, que havia sido invadida e tomada pelos ingleses havia oito meses.
1817Brasil Colônia: Início da Revolução Pernambucana – Movimento de revolta contra o domínio português
A chamada Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, eclodiu em 6 de março de 1817 na então Província de Pernambuco, no Brasil. Dentre as suas causas destacam-se a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e a influência das idéias Iluministas, propagadas pelas sociedades maçônicas. Tropas enviadas da Bahia avançaram pelo sertão pernambucano, enquanto uma força naval, despachada do Rio de Janeiro, bloqueou o porto do Recife. Em poucos dias 8000 homens cercavam a província. No interior, a batalha decisiva foi travada na localidade de Ipojuca. Derrotados, os revolucionários tiveram de recuar em direção ao Recife. Em 19 de maio as tropas portuguesas entraram no Recife e encontraram a cidade abandonada e sem defesa. O governo provisório, isolado, se rendeu no dia seguinte. No Ceará, Bárbara de Alencar e seu filho Tristão Ararípe aderiram ao movimento, mas foram detidos por José Pereira Filgueiras que também participou da luta pela independência do Brasil no Maranhão e recebeu o título de capitão-mor do Crato. Tristão e Filgueiras se uniram contra o governo imperial na Confederação do Equador. Apesar de sentenças severas, um ano depois todos os revoltosos foram anistiados, mas, ainda assim, quatro haviam sido executados. O dia 6 de março foi declarado a Data Magna de Pernambuco, por conta da Revolução Pernambucana.
1855Manuel da Mota Coqueiro entrou para a história como o último condenado à morte que teve a pena executada no Brasil
Manuel da Mota Coqueiro, apelidado de "A Fera de Macabu", foi um rico fazendeiro da região norte fluminense condenado à pena de morte por ter - supostamente - mandado matar toda uma família de colonos residente em suas terras. O caso é um dos crimes mais famosos do Brasil, pois muitos consideram que foi executado um inocente, além do que foi enforcado um homem branco e rico, o que era incomum na época.  Mota Coqueiro penou por alguns anos em cárceres do Rio de Janeiro enquanto esperava o resultado das suas apelações. Recebeu apenas a visita de seu enteado, filho de Úrsula das Virgens. Quando foi negada a graça imperial, foi levado para uma prisão de melhores condições onde recebeu boa alimentação e medicação para recuperar a saúde. Depois foi levado para Macaé onde foi executado na forca três anos depois do massacre, a 6 de março de 1855. Os seus cúmplices foram enforcados no dia 23 de junho do mesmo ano. O local do enforcamento é atualmente a pista de atletismo do Colégio Estadual "Luiz Reid" em Macaé. O "caso Mota Coqueiro" entrou para a história como um dos maiores erros judiciários do Brasil.
1945 – Adotado na Conferência Interamericana sobre Problemas de Guerra e Paz, na Cidade do México, a Acta de Chapultepec .
A Ata de Chapultepec foi uma declaração de solidariedade interamericana firmada na Cidade do México, em 6 de Março de 1945. A acta proclamava que a agressão perpetrada contra qualquer Estado americano seria considerada como dirigida contra todos os signatários. A Argentina não assistiu à conferência, mas concedeu o seu apoio formal à declaração, no dia 27 de Março de 1945. Representava um renascimento da Doutrina Monroe e do Pan-Americano, com o ressurgimento do lema: "A América para os Americanos", frase que, no pós guerra acabou ganhando um duplo sentido, face à ingerência dos Estados Unidos em países do continente. Abaixo, o Castelo de Chapultepec, onde se deu a Conferência.
1997 – A pintura de Picasso, Tête de Femme, é roubada de uma galeria de Londres e recuperada uma semana depois
Tête de Femme ou Cabeça de Mulher é um quadro do pintor espanhol Pablo PicassoO modo como Picasso pinta o rosto da amante e a expressividade que os cabelos desta transmitem ao espectador, levaram vários críticos a associarem o autor da obra ao movimento fauvista e, nalguns casos, a crê-lo mesmo como o "salvador do fauvismo". São também de relevo, na obra, as cores vivas e exaltantes que formam o rosto (pintado este em zig-zag) de Jacqueline. Antiga propriedade de Irving Kay, foi adquirida por este na década de 60, após ter sido exposta na Galerie Louis Leiris, na bela "cidade-luz", ParisLeiloado em 2006 na Sotheby's, em Nova Iorque, este óleo sobre tela impressionista e moderno é um retrato de sua esposa Jacqueline, datado de1963. Desde 1967 sem exposições, foi leiloado novamente em 2010 na casa Christie's de Londres por cerca de 9 milhões de euros Sinta o clima de tensão no leilão, que durou em torno de 5 minutos.

Nascimentos

1619Cyrano de Bergerac, soldado e poeta francês (m. 1655)
Hector Savinien de Cyrano de Bergerac ( Saviniano Hércules Cyrano de Bergerac)(Paris6 de março de 1619 — Sannois26 de julho de 1655) foi um escritor e duelista que se tornou mais conhecido pelos muitos trabalhos de ficção que têm sido feitos sobre sua vida. Nessas histórias, ele é sempre retratado com um grande nariz, em especial na peça feita por Edmond Rostand sobre sua vida. 
06/03/1847 - Federico Andreotti, pintor italiano (m. 1930).   É conhecido por retratar muito a figura feminina, paisagens, e por ter feito muitos afrescos. 

1861Victor Horta, arquiteto belga (m. 1947)
Victor Horta (Gante, 6 de Janeiro de 1861 — Bruxelas9 de Setembro de 1947) foi um arquitecto belga, o pioneiro do Art nouveau na Bélgica. Horta foi o primeiro arquiteto a ganhar o Prêmio Godecharle, em 1884, quando tinha 23 anos. Na Bélgica, o art nouveau amadureceu e encontrou a sua mais alta expressão na arquitetura de Victor Horta, que influenciou outros países. Entre as suas obras-primas, marcadas por pródigas decorações, estão a Casa Tassel (1892-1893), em Bruxelas, sua obra-prima, o Palacete Solvay(1895-1900), a Casa do Povo (1896-1899) e a sua própria residência no bairro de Saint-Gilles, em Bruxelas (1898-1899), mais tarde transformada no actual Museu Horta.  Continua a tradição das construções de Bruxelas, no entanto, os seus interiores são fantásticos pela utilização ousada dos novos materiais: ferro, vidro, madeira. Na casa Tassel uniu as artes maiores (arquitectura) com as artes menores (mosaico, vitral, carpintaria...); deu grande importância à luminusidade e à decoração. A decoração e a estrutura formam um todo.

06/03/1900 - Joubert de Carvalho, médico e compositor brasileiro (m. 1977)
Contrariando o arquétipo do artista, Joubert de Carvalho nunca bebeu, nunca foi boêmio; bares e botequins jamais o atraíram. Homem culto e refinado, chegou também a escrever um romance: Espírito e Sexo, que se aproxima do ensaio social. Como médico, também foi muito talentoso e um dos pioneiros no Brasil em Medicina Psicossomática. Autor de mais de setecentas composições editadas, no final da vida, Joubert se afastou do mundo musical, pois os novos estilos surgidos deixaram pouco espaço ao romantismo do seresteiro que, de certa forma, ele foi. Joubert de Carvalho morreu no dia 20 de setembro de 1977, vítima de pneumonia, deixando importante legado para a música popular brasileira. Uma de suas canções mais conhecidas, "Maringá" serviu de inspiração para o nome de uma cidade no Norte do Paraná.
06/03/1917 - Will Eisner, ilustrador e cartunista estado-unidense (m. 2005)
William Erwin Eisner (Nova York6 de março de 1917 — Flórida3 de janeiro de 2005) é considerado um dos mais importantes artistas de histórias em quadrinhos e uma das maiores influências no desenvolvimento do gênero. Além de sua carreira como quadrinista, Eisner ensinou Técnicas de Quadrinhos na Escola de Artes Visuais de Nova York, e escreveu obras fundamentais na criação de histórias em quadrinhos: Os Quadrinhos e a Arte Sequencial (Comics and Sequential Art) e A Narrativa Gráfica (Graphic Storytelling). Em 1988 a indústria dos quadrinhos prestou tributo à Eisner criando o Prêmio Will Eisner, mais conhecido como "Eisners", que servem como uma premiação pelo "conjunto da obra" nas histórias em quadrinhos. Will Eisner morreu em 3 de janeiro de 2005 em Laurderdale Lakes, Flórida, devido a complicações cardíacas depois de uma cirurgia em 22 de dezembro.
Tatsuo Yoshida, pioneiro da animação japonesa (m. 1977)
1951Natália do Valle, atriz brasileira
Antes de se tornar atriz, foi miss Rio de Janeiro em 1969. A primeira novela de que participou foi Gabriela (1975), na Rede Globo, baseada no romance homônimo do escritor Jorge Amado. O reconhecimento de seu talento veio somente com Água Viva (1980), de Gilberto Braga e Manoel Carlos, que a levou para as capas das revistas e aparições no Fantástico. A partir daí interpretou diversos personagens importantes na TV Globo, como Lúcia Toledo, de Baila Comigo (1981), Sandra Rivoredo, de Sétimo Sentido (1982), Débora Brandão, de Final Feliz (1982), e Andréia Souza e Silva de Cambalacho (1986), quando interpretou a grande vilã da história, uma alpinista social sem escrúpulos. Em sua carreira, também obteve destaque como Suzanne Webert de Que Rei Sou Eu?, como a Sílvia de Mulheres Apaixonadas e a Carmem de Páginas da Vida. Já no teatro, o divisor de águas foi A Partilha (1991), de Miguel Falabella, que ficou seis anos em cartaz.
06/03/1979 - Vanessa Prieto, atriz brasileira

Mortes

1842Constanze Weber, atriz austríaca (n. 1763), casada com o compositor Wolfgand Amadeus Mozart.
Constanze Weber (Zell5 de janeiro de 1762 — Salzburgo6 de março de 1842) foi a esposa docompositor Wolfgang Amadeus Mozart. Quando a família Weber conheceu Mozart em 1777 ou 1778, passavam por sérias dificuldades financeiras. A princípio Mozart havia negado o fato de querer se casar com Constanze, mas assumiu mais tarde estarapaixonado por ela. O famoso compositor chegou até a escrever algumas peças para ela interpretar, uma vez que, vindo de uma família de músicos (donde se salientam as suas irmãs, Josepha e Aloysia Weber), sendo, porém, a menos talentosa, Constanze apresentava uma extensão vocal e agilidade bem satisfatórias.  Os dois tiveram seis filhos, Raimund Leopold (1783), Carl Thomas (1784-1858), Johann Thomas Leopold (1786), Theresia Constanzia Adelheid Friederike Maria Anna (1787-1788), Anna Maria (1789) e Franz Xaver Wolfgang Mozart (1791-1844). A morte de Constanze Weber se deu seis meses após erguerem uma estátua de Mozart em Salzburgo, diante da casa ocupada por ela. Morreu às 3:45 da madrugada, de parada respiratória, de acordo com o registro de óbitos da Catedral de Salzburgo.  Uma mulher independente e determinada, incomum para a época, sempre cuidou de sua imagem, não se sabe se inocente ou culpada das tantas acusações feitas pelos historiadores.
1867Peter von Cornelius, pintor alemão (n. 1783)
Peter von Cornelius (23 de Setembro de 1783Düsseldorf – 6 de Março de 1867Berlim) foi um pintor alemãodo Romantismo, pertencente ao movimento dos nazarenos. Cornelius e Johann Friedrich Overbeck são os dois pintores mais destacados deste estilo.  O nome Nazarenos foi adoptado por um grupo de pintores do Romantismo alemão do início do século XIX, que pretendia reviver a honestidade e a espiritualidade da arte cristã. O nome Nazarenos veio de um termo jocoso usado contra eles pela sua aparência, de uma maneira bíblica, de vestir e de pentear. 
1941Gutzon Borglum, escultor estado-unidense (n. 1867)
John Gutzon de la Mothe Borglum (Bear LakeIdaho25 de março de 1867 — Chicago6 de março de1941) foi um escultor estadunidense, muito conhecido por ser o autor das efígies dos quatro presidentes dos Estados Unidos no Monte RushmoreDakota do Sul. Nascido perto de Bear LakeIdaho, e estudou arte em San Francisco e em Paris, especializando-se em esculturas de temática americana. Em 1916 começou a talhar a Stone Mountain na Geórgia, um gigantesco baixo-relevo comemorativo da Confederação, até que desavenças com as autoridades pararam a obra. Trabalhou no monumento do monte Rushmore de 1927 até à sua morte em 1941. Este conjunto monumental consta das cabeças em tamanho colossal dos presidentes George WashingtonThomas JeffersonTheodore Roosevelt e Abraham Lincoln. Os rostos, que se encontram a uma altura de 152 m, medem de 15 a 21 m, o que não impede que sejam dotados de grande realismo na sua expressão e detalhe. Depois da sua morte, o seu filho Lincoln terminou o projecto. Borglum foi também o autor da Medalha Centenário de David Livingstone. Gutzom Borglum encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale)Glendale (Califórnia)Los Angeles, nos Estados Unidos.
1960Jean Puy, pintor francês (n. 1876)
Jean Puy (Roanne1876 - 6 de Março de 1960) foi um pintor fauvista, conhecido como um dos principais intervenientes deste movimento artístico, surgido em 1905. Puy é igualmente lembrado como sendo um dos primeiros «fauves», já que participou na escandalosa exposição no Salon d'Automne, junto a Henri MatisseHenri ManguinGeorge Rouault e Derain. 
1992Maria Helena Vieira da Silva, pintora portuguesa (n. 1908)
Maria Helena Vieira da Silva (Lisboa ,13 de junho de 1908 — Paris6 de março de 1992) foi uma pintora portuguesanaturalizada francesa em1956. Era filha do embaixador Marcos Vieira da Silva, e neta de José Joaquim da Silva Graça, fundador do jornal O Século, tendo vivido na casa do avô, em Lisboa. Despertou cedo para a pintura. Aos onze anos ingressou na Academia de Belas-Artes, em Lisboa, onde estudou desenho e pintura. Motivada também pela escultura, estudou Anatomia na Faculdade de Medicina de Lisboa. Em 1928 foi residir para Paris, onde estudou com Fernand Léger, e trabalhou com Henri de Waroquier (1881-1970) e Charles Dufresne. Em Paris conheceu seu futuro marido, o também pintor Árpád Szeneshúngaro, com quem se casou em 1930Devido ao facto de seu marido ser judeu e de ela ter perdido a nacionalidade portuguesa, eram oficialmente apátridas. Então, o casal decidiu residir por um longo tempo no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial e no período pós-guerra. No Brasil, entraram em contato com importantes artistas locais, como Carlos Scliar e Djanira. Ambos exerceram grande influência na arte brasileira, especialmente entre os modernistas. Participou na Europália, em 1992, e veio a morrer nesse ano. Para honrar a memória do casal de pintores, foi fundada em Portugal a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, sediada em Lisboa e Escola Vieira Da Silva em Carnaxide
06/03/2010 - Bruce Graham, arquiteto estadunidense (n. 1925)
Bruce Graham (1 de dezembro de 1925 - 6 de março de 2010) foi um arquiteto americano. Dentre suas mais notáveis construções está o Sears Tower. 

Feriados e eventos cíclicos








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.